Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Alguem já usou Flagyl no aquario?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 08:38Responder ao tópico

Ando novamente com problemas com os parasitas internos.
As molly  acabaram por morrer todas, pensei tinha acabdo com este pesadelo, quando agora vejo a platty que sempre foi gordinha, magra.

A ultima vez que vi as suas fezes eram pretas mas tinhas uns bocadinhos brancos, mas como era intercalados com bocadinhos pretos, não liguei.
Agora não a tenho visto a largar as fezes...

Mas ela nada de uma maneira estranha, a cauda meia curvada para baixo mas as barbatanas lateraisnão estão encolhidas, estão normais mas a dorsal está sempre encolhida...

Não está tão activa mas tambem não está parada, e come sempre um floco...

Na quinta estava assim:

Andei a pesquisar e li que o JBL SPIROHEXOL é eficaz no tratamento dos parasitas, eu tenho o Flagyl mas nunca resultou com as mollys ...

Também quaria saber o que acham de fazer o tratamento no aquario principal uma vez que quando as mollys ficaram afectadas, acabaram por morrerem 1 a 1....

Na semana passada fiz o tratamento de 3 dias com esha2000

Não queria perder mais peixes Sad

Última edição por sandrass em Ter 30 Jul 2013, 08:59, editado 1 vez(es)

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 12:13Responder ao tópico

Nem todos os parasitas internos têm o mesmo medicamento para curar. Geralmente é o Flagyl. O problema é que são peixes pequenos e geralmente quando dás conta já os orgãos internos estão afectados e não há muito a fazer.
O Flagyl é o que é mais utilizado, existe outro, mas não trata tantos parasitas. A Sera também tem o Nematol mas tendo o Flagyl era preferível usares. Podes fazer o tratamento ao aquário todo, que mal também não lhes faz.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 12:29Responder ao tópico

Acabei de colocar a platty no aquario hospital com 10lt de agua + 30 g de sal e 1/4 do comprimido flagyl...

Achas melhor fazer então o flagyl no aquario principal tambem?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 13:48Responder ao tópico

Olá Sandra. A Platy duvido muito que se safe, mas fazes bem em tantar. A mancha que deste conta já era consequência de ela estar doente.
Altera a dosagem do sal, acrescenta mais 15 gr, para ficar na proporção de 4,5g sal por litro.
A dosagem do Flagyl normalmente é 750 mg para 100 litros. Tratamento único durante 3 dias. Depois mudança de água total.
Se ela aguentar o tratamento, continua a deixá-la isolada e trata apenas com o sal pelo mais mais uma semana.

Para tratamento ao aquário pricipal contra parasitas já fiz mas não usei Flagyl, foi outro. Não sei se te afecta as bactérias.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 15:20Responder ao tópico

Já deitei mais sal...
Qual o produto mais recomendado para o aquario principal?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 16:48Responder ao tópico

Olá Sandra. A alternativa sai um bocado mais cara, pelo que se pudesses usar o Flagyl que já tens melhor, poupavas € por já ter e por ser um medicamento mais barato.
Eu não sei, mas com certeza há por aqui pessoal que sabe se o Flagyl ataca ou não as bactérias. Tenta descobrir 1º se faz mal ás bactérias. Se não fizer é preferível usares, se fizer então digo-te qual a alternativa, ou se o teu marido passar por aqui arranjo-te o suficiente para fazeres o tratamento.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 19:39Responder ao tópico

Ok, vou esperar então mais opiniões Wink
Obrigado Wink

Quanto ao meu marido passar aí, agora é complicado, na semana passada acabou de ficar sem emprego ... falta de trabalho...crise...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Dom 28 Jul 2013, 19:51Responder ao tópico

Bolas, isso é que é pior, boa sorte para um novo emprego.
Aguarda então por quem saiba a acção do Flagyl e depois logo se vê o que fazer.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Seg 29 Jul 2013, 15:14Responder ao tópico

Ninguém sabe se posso usar o flagyl no aquario ou se ataca as bacterias?

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 09:00Responder ao tópico

Algém já usou o Flagyl no aquario?

E como fizeram com a temperatura já li que se deve aumentar para 34º What a Face  mas eu perdi peixes e plantas aos 32 Sad 

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 09:13Responder ao tópico

Boas Sandra;

Desculpa a demora na resposta, mas infelizmente não tive a menor oportunidade de vir ao forum este fim de semana.

Eu uso o Flagyl no me comunitario de 3 em 3 meses por prevenção, e já utilizei uma vez como tratamento.

O Flagyl não afecta as bacterias.

Como prevenção: 1/2 comprimido por cada 50L de Agua - 1x por dia durante 3 dias

Como Tratamento: 1/2 cumprimido por cada 50L de Agua - 2x por dia durante 7 dias

Modo de utilização: desfazer os cumprimidos até ficarem em pó, Misturo o Pó dos cumprimidos com artemia congelada (deixo a artemia descongelar), junto um pouco de agua para disolver melhor e coloco no aquario.

A utilização do Flagyl misturada na comida vai aumentar a eficassia.

Quando fiz o tratamento dos 7 dias 2x por dia, que foi o tratamento mais agressivo, não tive qualquer baixa, e todos os peixes recuperaram muito bem.

PS: Durante os 3 primeiros dias de tratamento, eu ainda adicionei a mistela de flagyl com artemia umas gotas de EHSA Optima para ajudar na recuperação.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 09:40Responder ao tópico

Como os meus peixes só comem flocos vou então desfazer o 1/2 comprimido e deito no aquario.
Acho que vou fazer só os 3 dias, pois até agora só a platty foi atingida ou achas melhor fazer o tratamento dos 7 dias?
Não faz mal aos alevins?

Tenho de comprar o esha optima...

E vou começar a fazer como tu, de 3 em 3 meses como prevenção Wink

José Elias

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 10:43Responder ao tópico

Boas;

Acho melhor fazeres o tratamento de 7 dias, pois mal não faz e é mais seguro.

Ainda mais, porque eles não vão comer directamente o flagil, visto que não é facil misturar com flocos.

Mudando ligeiramente de assunto, não deverias dar apenas flocos aos peixes, por melhor qualidade que os flocos tenham, deves fazer uma alimentação variada, pois caso contrario, o sistema digestivo dos peixes vai ficar debilitado.

Eu aos meus dou:

Flocos JBL Premmium (Acho que deve ser a melhor comida em flocos do mercado)
Granulado JBL
Pastilhas com spirolina
Artemia congelada

Assim, vou variando todos os dias o tipo de alimentação.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 13:24Responder ao tópico

Ok, então logo a noite vou iniciar o tratamento de 7 dias, tu aumentas a temperatura?

Quanto a alimentação, eu estou a dar flocos, sera vipan alternado com tetramin.
A Mara já me falou de uns flocos da JBL proprios para viviparos mas confesso que com as ferias esqueci-me de procurar e comprar.
Dou 1 pastilha (comprei mix de pastilhas ao Jorge Oliveira) por dia às corys mas os outros peixes acabam sempre por comer tb ...

A artemia parece-me uma "coisa" complicada What a Face 
O granulado não pensei que devia dar, pensei que os flocos como eram variados chegava...

Cheguei a comprar bloodworms para o betta, mas ele morreu no dia que chegaram 😢 

José Elias

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 13:46Responder ao tópico

Boas Sandra;

Não aumentei a temperatura.

Em relação à artemia, não é nada complicado, pelo menos se for congelada.

A artemia congelada bem em tabletes, em doses individuais, devidamente lacrado, como tal, é só comprar, colocar no congelador.

Quando quiseres dar artemia, tiras um cubo de artemia congelada da tablete e colocas dentro do aquario, nada mais simples.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 14:14Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Boas Sandra;

A artemia congelada bem em tabletes, em doses individuais, devidamente lacrado, como tal, é só comprar, colocar no congelador.

Quando quiseres dar artemia, tiras um cubo de artemia congelada da tablete e colocas dentro do aquario, nada mais simples.

serio? Embarassed Embarassed  eu li em alguns topicos como se fazia a artemia...não sabia que já havia pronta Embarassed 

Sempre a aprender e coisas básicas que já devia saber Embarassed Razz 

Lá vou eu as compras :lol: já agora onde compras?
Costumo comprar a comida ao Jorge Oliveira mas ele não tem artemia...pelo menos não tem topico...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Ter 30 Jul 2013, 19:06Responder ao tópico

Não quer dizer que dês só artémia. Eu costumo comprar um mix de congelados que traz artémia, larvas de mosquito e tubifex, sai relativamente barato, 3 e poucos €. Eles adoram e faz-lhes bem.
Deves é ter em conta a qualidade da comida congelada, pois esta pode ser um "óptimo condutor" para parasitas.
Faz lá o tratamento do Flagyl como o J. Elias recomendou que ele sabe o que faz. Desde as Mollys que alguma coisa não bate certo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 08:17Responder ao tópico

Citação :
Eu costumo comprar um mix de congelados que traz artémia, larvas de mosquito e tubifex, sai relativamente barato, 3 e poucos €
Onde compras?

Já iniciei o tratamento, 1/2 comprimido durante 7 dias Wink
Alguns peixes até comeram uns bocadinhos de comprimido....

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 12:02Responder ao tópico

Compro cá em Viseu. Isto não tem muita coisa, mas pelo menos comida congelada arranja-se. Se fosse outro tipo de comida até te arranjava um desses packs, mas congelado pelo correio, foi-se.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 13:12Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Boas Sandra;

Desculpa a demora na resposta, mas infelizmente não tive a menor oportunidade de vir ao forum este fim de semana.

Eu uso o Flagyl no me comunitario de 3 em 3 meses por prevenção, e já utilizei uma vez como tratamento.

O Flagyl não afecta as bacterias.

Como prevenção: 1/2 comprimido por cada 50L de Agua - 1x por dia durante 3 dias

Como Tratamento: 1/2 cumprimido por cada 50L de Agua - 2x por dia durante 7 dias

Modo de utilização: desfazer os cumprimidos até ficarem em pó, Misturo o Pó dos cumprimidos com artemia congelada (deixo a artemia descongelar), junto um pouco de agua para disolver melhor e coloco no aquario.

A utilização do Flagyl misturada na comida vai aumentar a eficassia.

Quando fiz o tratamento dos 7 dias 2x por dia, que foi o tratamento mais agressivo, não tive qualquer baixa, e todos os peixes recuperaram muito bem.

PS: Durante os 3 primeiros dias de tratamento, eu ainda adicionei a mistela de flagyl com artemia umas gotas de EHSA Optima para ajudar na recuperação.

Parece-me interessante o uso preventivo Idea , irei adoptar para o meu aqua.

Apenas uma dúvida: A dosagem do Flagyl é de 250g Question

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 13:17Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Compro cá em Viseu. Isto não tem muita coisa, mas pelo menos comida congelada arranja-se. Se fosse outro tipo de comida até te arranjava um desses packs, mas congelado pelo correio, foi-se.

Alguma marca em particular Question

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 13:35Responder ao tópico

O meu é do Flagyl 250g, já tinha comprado há alguem tempo atrás por indicação da Mara.

Citação :
Compro cá em Viseu.
cá no Marco duvido que haja... vou ter de procurar online ou no Porto ...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 19:52Responder ao tópico

Citação :
Compro cá em Viseu.
cá no Marco duvido que haja... vou ter de procurar online ou no Porto ...

[/quote]

Comprares online não sei se será boa ideia por causa do transporte, a não ser que onde compres tenha um acondicionamento direccionado para o transporte de congelados caso contrário aquilo descongela. No Porto há de certea absoluta.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 19:54Responder ao tópico

Nuno

O Flagyl é o de 250 mg

Quanto á comida, tenho que me sujeitar ao que há por aqui, só aquela loja é que tem e a marca é da Tropical

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Alguem já usou Flagyl no aquario?   Qua 31 Jul 2013, 22:06Responder ao tópico

Olá Sandra;
Lamento a lentidão de ajuda que teve, eu como não estou dentro do assunto não me pronunciei, espero que o tratamento resulte. Não leve a mal, porque eu também deixei uma questão no meu tópico desde Domingo e Moderadores...nada.
Em relação à alimentação congelada, sei que tem na Loja em Lousada junto ao Modelo (100 metros do Modelo em direção ao centro de Lousada, do Lado esquerdo, antes dos semáforos). Tem várias opções e as caixas são assim:

É fácil escolher, pois no exterior da caixa informa o tipo de peixe a que se destinam.
Custam cerca de 2 ou 3 euros e trazem 35 doses.
Pode colocar diretamente no Aquário ou para jogar pelo seguro, colocar em água num copo, deixar derreter, passar por água limpa e então deitar no Aquário. Eu comprei larva de mosquito vermelha cultivada e todos os meus peixes adoram.
Até breve.
G.Mestre.

Alguem já usou Flagyl no aquario?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-