Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Reactor de CO2 V1.00

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Reactor de CO2 V1.00   Sab 27 Jul 2013, 18:27Responder ao tópico

Boas.

Desde que instalei o sistema de CO2 no meu plantado que tenho testado alguns difusores sem que tenha ficado completamente satisfeito com nenhum deles. Isto levou-me a alguma pesquisa sobre os reactores mas o preço dos mesmos deixou-me sempre com um pé atrás...

Assim sendo, decidi focar as minhas pesquisas nos reactoes DIY. Encontrei alguma informação bastante útil, nomeadamente, no que respeita ao reactor interno que o Tom Barr (podem ver aqui - DIY internal Reactor, great for Yeast CO2 users!) desenvolveu em 2006 e  foi com base neste que decidi avançar. Foram feitas algumas alterações de acordo com o material disponível e também com as minhas ideias. Razz

Este foi o esboço do projecto:

O reactor é bastante simples de construir e, como grande vantagem, fica barato! Very Happy

Vou-vos deixar aqui uma lista do material que usei e os preços do mesmo:

- Bomba centrifuga (ViaAqua VA-130A que tem um caudal máximo de 600L/h): 13,85€
- Copo hermético Domplex (comprado no Jumbo): 1,39€
- 3 juntas de canto 4/6mm - 0,60€ (embalagem de 10 custou aprox. 2€)
- 3 cm de tubo eheim 12/16 (ja tinha em casa)
- 6 cm de tubo ultra flex da fluval (já tinha em casa)
- Silicone para aquários (só será usado após a fase de teste Wink)
- Ferramentas usadas: Dremel serie 300, machos para rosca, x-acto

Resumidamente, os custos do reactor não chegaram aos 20€.

1ª Fase: Preparação do copo

De acordo com o que tinha definido, comecei por marcar com uma caneta de acetato, as localizações dos furos que tinha de fazer. Foram feitos três furos de aproximadamente 4mm de diâmetro (para a entrada de CO2 em baixo, para o tubo de escape (Venturi) e o furo de segurança) e um furo de aproximadamente 12mm onde encaixou o bocal da bomba. Os furos mais pequenos foram todos feitos com a Dremel e para o furo maior, tive de recorrer a um macho de 10mm e depois "dar" pequenos toques com a Dremel para alargar um pouco de modo a que conseguisse colocar o bocal da bomba.
Nos furos de entrada de CO2 e de escape, foram colocadas duas juntas de canto

Tendo em conta que pretendia que o fluxo de água saído da bomba estivesse o mais próximo possível do copo, foi colocado no bocal da bomba, o tubo 12/16 da eheim. A finalidade de ter a saída da água o mais próximo possível do copo tem a ver com o facto de assim, o vórtice provocado pela movimentação da água ser mais forte e com isso, ter força suficiente para "empurrar" a água para baixo e sair pela parte inferior do copo.

2ª Fase: Preparação da bomba

Na bomba, era necessário colocar a outra extremidade do tubo de escape (Venturi). Para isso, usei a Dremel para alargar um pouco uma das partes laterais por onde entra a água e ali coloquei uma junta onde irá entrar o tubo. Já na parte interior da bomba, coloquei um pequeno tubo de modo a que fique junto à zona de entrada da água no rotor da bomba.

Provavelmente, já se questionaram para que servira este tubo de escape. Numa breve explicação, poderei dizer que, no caso do fluxo de CO2 necessitar de ser aumentado e, a "bolha" dentro do copo atingir o tubo de escape, o gás irá sair por este tubo directamente para a zona de entrada de água na bomba, o que, introduzirá novamente o gás no ciclo. Esta passagem pelo rotor da bomba também servirá para que as bolhas de CO2 sejam "cortadas" e entrem no circuito mais pequenas e com maior probabilidade de total dissolução.  

3ª Fase: Montagem final

Esta foi a parte mais rápida. :)Foi montado o copo na bomba e feita a ligação do tubo de escape.

E assim, o reactor está pronto para dar inicio à fase de testes. Com o difusor que tinha anteriormente, estava com um fluxo de CO2 de aprox. 6 bolhas por segundo mas como espero que com este reactor, a dissolução do gás seja mais eficaz, vou dar inicio aos testes com apenas uma bolha por segundo.

Aqui fica um pequeno video do reactor em funcionamento:

Como referi no inicio, se tudo correr bem durante a fase de testes, irei aplicar silicone de aquário (em prinicipio será o Dana Lim 578 se este puder ser aplicado junto aos tubos de silicone) nas juntas com o copo e no bocal da bomba de modo a não ter qualquer fuga (que até agora ainda não notei existirem).

Se tiverem questões e/ou segestões, é só dizer! Wink

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Reactor de CO2 V1.00   Dom 28 Jul 2013, 21:39Responder ao tópico

Boas!

Para manter a malta informada, hoje é o dia 2 da fase de teste. Very Happy 

Dado que o meu dropchecker apenas ficou verde escuro ontem (já liguei o reactor a meio do período em quem o CO2 está ligado), hoje coloquei o fluxo de CO2 a 2 bps. Neste momento, já tenho o DC a verde claro e os fetos de java já fazem pearling! :cheers: 

Ainda assim, amanhã quero colocar mais uma bps para ver ser meto o DC a verde lima mais rapidamente. Se os habitantes não se queixarem, é sinal que posso adicionar sempre mais um pouco de CO2 e as plantas agradecem. Wink 

Abraço

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Reactor de CO2 V1.00   Sex 02 Ago 2013, 15:03Responder ao tópico

Boas Domm;

antes de mais parabens pelo projecto.

Tenho muitas duvidas em relação à utilidade real desse tubo de escape, mas... é como tudo, mal não faz.

O projecto é muito parecido com o meu, e pelo menos no meu caso, talvez pelo fluxo de CO2 ser muito grande, ainda vejo umas pequenas bolhas a sair do copo, apesar de nada ter a ver com um difusor tradicional.

O que tenho na cabeça, é o meu proximo reactor ter um genero de serpentina para aumentar o tempo entre a agua sair da bomba e voltar ao aquario, mas ainda está em estudo.

O que há de muito positivo a tirar deste teu DYI, é que por um valor baixo, conseguis-te um produto mais eficiente do que com um difusor dispendioso.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Reactor de CO2 V1.00   Dom 04 Ago 2013, 20:25Responder ao tópico

Boas Zé!

Realmente, o tubo de escape é, digamos um primeiro método de segurança mas como disse, este reactor foi baseado no projecto do Tom Barr que tinha como prinicipal objectivo, ser usado com CO2 caseiro. Assim sendo, o débito de CO2 seria continuo e era necessário ter alguma forma de segurança.

Como eu tenho CO2 pressurizado e o sistema tem válvula solenóide, o gás que se acumula na parte superior do copo não chega perto da saída do tubo de escape.! Wink

O grande mal deste reactor é mesmo o volume que ocupa...mas em termos de eficiencia, é melhor do que qualquer difusor que tenha experimentado!

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reactor de CO2 V1.00   Responder ao tópico

Reactor de CO2 V1.00

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-