Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda aquario plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 11:42Responder ao tópico

Boa tarde, tenho um aquario de 56 litros e pretendo fazer um plantado, quanto á iluminação tenho uma lampada economizadora de 18w, uma calha com uma lampada fluorescente de 13w e vou colocar outra calha com mais uma lampada de 13w( para estas calhas so há lampadas de 13w). O conjunto destas lampadas da-me 44w, acham que com esta potencia de luz ja posso ter um plantado ou pelo menos algumas plantas? Quanto ao substrato estou a pensar colocar flourite da seachem(em principio black ou dark).

Agradeço a vossa ajuda, dicas e sugestoes sao bem vindas,
Obrigado Smile

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 14:03Responder ao tópico

Olá amigo, bem acho que teremos de falar sobre esse aquario plantado.
Em primeiro lugar aconselho-te a pensar bem esse projecto, pois olhando ao tamanho do aquario... teras de começar a pensar em primeiro lugar as plantas que queres usar e os peixes. ora um aquario de pequenas dimensões é na minha opinião algo de estabilizar para um plantado que seja não totalmente pensado e executado.
MAs falando em plantas eu aconselharia plantas de pouca carencia de luz e pouco exigentes um exemplo eu tenho um aquario mega plantado com anubias, fetos musgo e sem uma migalha de susbtrato fertil e a funcionar com uma calha de leds de 20w (acho eu).

Bem de maneira a não confudir muito as coisas, primeiro pensa nos peixes que queres, depois a luz, depois as plantas depois o susbtrato. após ter uma ideia do que pretendes começa a pensar no layout eu adoro tronco ramificados que preenchem bem os espaços e dáo uma agradavel imagem ao aquario, vou seguir este teu topico abraço

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 15:28Responder ao tópico

Olá, e antes de mais obrigado pela resposta ao tópico Wink,

A iluminação vai ser uma lampada economizadora de 18w e mais duas calhas com uma lampada cada uma de 13w, é importante referir que o aquario ja esta montado e com peixes, pretendo apenas transforma-lo num plantado, quanto ao substrato estou apensar usar cascalho da flourite(seachem) que supostamente ja fornece tudo o que as plantas precisam, ja tenho um tronco , pedras etc... é importante tambem referir que não tenho quaisquer conhecimento acerca do ph da agua nem outras composições, sei que na minha zona ronda os 7... As minhas maiores duvidas são acerca do substrato e se consigo ter plantas com 44 w para 56 litros... ja tenho uma ideia de como fazer tudo , so preciso mais informações antes de começar.
Obrigado,
cumprimentos Wink

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 16:17Responder ao tópico

Nao tens de agradecer a resposta, esse é o objectivo do fórum.
Bem queria perceber que tipo de plantado queres fazer, se um aquário com muitas plantas ou algo tipo aquascaping e ai depois ja te posso dar a minha opinião pessoal. Aguardo

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 16:57Responder ao tópico

O meu objectivo é ter algumas plantas,dentro do possível dadas as dimensoes do aquario e facilidade de encontar para compra, queria dispo-las de forma a que o aquario ficasse com um aspecto natural mas bonito, pedia se fosse possivel alguns conselhos acerca do substrato que penso utilizar, obrigado,
cumprimentos Wink

gurkaz

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sab 20 Jul 2013, 22:24Responder ao tópico

se queres algo barato, e de pouca manutençao, aposta em troncos com musgos e plantas de baixa manutençao. posso-te dar um exemplo que tenho de um aquario low tech, tem uma lampada de 24w, nao tem substrato fertil, leva com muito pouca fertilizaçao liquida, e as plantas estao minimamente agradaveis e pouco tempo perco de volta do aquario em termos de manutençao! cerca de 1 hora de 2 em 2 semanas, ou de 3 em 3 semanas..!

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Dom 21 Jul 2013, 00:19Responder ao tópico

Tens que ser mais explicito. Se estás a pôr tanta luz calculo que não busques um low-tech, mas tens que dizer mais ou menos o que pretendes para podermos dar opinião. Queres plantas tapete, sim, não? Plantas de crescimento rápido ou lento? Vai ter CO2? São pormenores essenciais.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Dom 21 Jul 2013, 10:52Responder ao tópico

O que pretendo é colocar musgo de java preso a um tronco, possivelmente fazer uma carpete com Eleocharis parvula, colocar uma Anubias afzelii ou algo parecido, tambem vai depender das plantas que encontrar á venda ... nao vou utilizar co2. Peço sugestoes para plantas adequadas Wink Obrigado,
cumprimentos Smile

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Seg 22 Jul 2013, 15:01Responder ao tópico

Olá amigo. não sou nenhum expert na materia mas pelo que me diz a minha experiencia acho que vais ter dificuldade em manter essa Eleocharis parvula em perfeitas condições, pois requer um substrato rico e um iluminação com qualidade para que ela cresça saudavel.
Como subtrato eu optaria por algo tipo Tropica Plant Growth Substrate que não é muito caro, ou então por Elos Bottom Mineral que gosto bastante mas muito mais caro.
Como plantas eu escolheria plantas de facil manutenção, tal como Cryptocoryne anubias, fetos de java, Hydrocotyle, tens imensas plantas que podem combinar, o importante para mim é isolar bem o substrato fertil da coluna de agua pois caso contrario num aquario desse tamanho vais ter um boom de algas. Gostaria de saber o tamanho do aquario e ver umas fotos dele e do material que tens pois assim será muito mais facil de teres a opinião de mais membros, na minha assinatura tens os aquarios que tenho mantido dá uma olhada pode ser que tenhas mais alguma ideia, abraço e força com isso

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Seg 22 Jul 2013, 19:58Responder ao tópico

Boa tarde

A mim parece-me que ele pretende por iluminação de 13+13+18W, já não é mau de todo, o maior problema será provavelmente a falta do CO2. mas isso fica para o pessoal dos plantados.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Seg 22 Jul 2013, 23:10Responder ao tópico

Quanto ao substrato estava a pensar encomendar da loja tiendanimal...já que vou encomendar mais coisas,dos que estão para venda qual ou quais me aconselham? http://www.tiendanimal.pt/fertilizante-plantas-c-23_237.html?page=1

cumprimentos Wink

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Seg 22 Jul 2013, 23:50Responder ao tópico

JBL Aquabasc Plus é na maioria das vezes o recomendado por aqui em termos de relação qualidade/preço.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Ter 23 Jul 2013, 08:07Responder ao tópico

Quando digo que a luz pode não ser a mais indicada, não digo na quantidade de w pois isso parace ser suficiente mas sim na qualidade dessas lampadas, como sabes por vezes a quantidade não corresponde a qualidade.
Não podemos só falar em luz mas sim em exposição das plantas a essa luz, num aquario tão pequeno um tapete com outras plantas de maiores dimensões como anubias, irá criar diversas areas de sombra o que à partida inviabiliza o crescimento saudavel das Eleocharis parvula, e escrevo isto por aquilo que me tem sucedido nas diversas montagens que tenho feito.
Quanto ao substrato volto a referir, eu compro o substrato mediante a quantidade e necessidades das plantas que pretendo usar em cada montagem, nunca usei esse JBL Aquabasc Plus por isso não posso dar a minha opinião, mas deves apostar num substrato inerte para isolar bem esse JBL Aquabasc Plus.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

AdminístradorPeixeFauna

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Ter 23 Jul 2013, 21:17Responder ao tópico

Obrigado pela ajuda Smile Quanto ao substrato vou apostar no JBL Aquabasis Plus e vou isolar com uma camada de areão Wink

atlt93

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Ter 23 Jul 2013, 21:31Responder ao tópico

Só tenho uma dúvida... ao enterrar as raízes das plantas e passa-las pelo areão não vou danifica-las muito?

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Ter 23 Jul 2013, 23:12Responder ao tópico

Em principio não tens qualquer tipo de problema, eu uso uma pinça para ajudar na plantação, dá sempre muito jeito. A minha até é de plástico, ficou mais barato!Wink 

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Qui 08 Ago 2013, 21:16Responder ao tópico

No meu aquário para plantar utilizei pinça de bico fino com auxílio de dedo de apoio, não tive problema.

No seu aquário sugiro que faça uma associação de Cryptocoryne sp. com a Eleocharis parvula, que com a disposição cautelosa, lembrando atenção na disposição do galho e da rocha, para evitar sobreamento. Caso queira uma espécie que passe a metade da coluna d'água, sugiro que escolha Vallisnéria americana, como forma de com espécimes como estas possa criar um ótimo diagrama.

E como forma barata de fornecer CO² o que garantirá beleza as suas plantas (maior e melhor aproveitamento dos nutrientes), sugiro a aquisição do Sistema de Fertilização com CO2 Nutrafin, sendo um meio que trás pouca preocupação, e resultados excelentes.

Não entendi seu sistema de iluminação.

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Ajuda aquario plantado   Sex 09 Ago 2013, 23:09Responder ao tópico

boas.só agora e que reparei neste tópico.acho muito bem a tua escolha relativamente ao substrato fértil.eu sempre usei e uso aquabasis mas ja que vais investir num bom substrato fértil porque não pensas comprar também um bom substrato inerte,tipo manado ou um qualquer que gostares.esta quantidade de luz de que tu falas para este aquário sem adição de co2 e muito.vais ter um grande boom de algas.em relaçao ao parvula com este substrato fértil e alguma fertilização liquida consegues mantê-la mas o tapete vai fechar muito lentamente(como por exemplo no meu aquário "the root")mas no teu lugar tendo em conta o tamanho do aquário eu optava pela parvula sp. mini.em relaçao ao resto das plantas primeiro gostava de saber mais pormenores acerca do aquário e as tuas ideias acerca do layout,fauna e tudo.coloca umas fotos;) 

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Ajuda aquario plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-