Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Boas pessoal (duvidas)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

JorgeIniciado

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 15:34Responder ao tópico

Boas pessoal sou o Jorge Gabriel e tenho algumas duvidas (pois quero começar nisto de aquariofilia)

1º Gostaria de saber um aquário bom para por os meus peixinhos la pois quero reproduzir mas acima de tudo quero ter eles numas condições dignas.

2º O que ter dentro do Aquário...

3º Que peixinhos ter para criar eu gostava de ter Guppys que acham?

Desde já agradeço imenso a quem me tirar estas duvidas... eu iria ate a loja para me informar mas já me informei uma vez quando era mais velhinho já tinha um aquário e nunca consegui criar nada porque qualquer bicho para eles é o seu pedido se eu pedir machos é tudo machos se pedir fêmeas tudo vira fêmeas peço desculpa por chatear.

Obrigado.

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 15:39Responder ao tópico

Boas e bem vindo começa por ler o post abaixo e os outros referidos nele que vais aprender muito

http://www.peixefauna.com/t12637-capitulo-i-manual-do-aquariofilista-iniciante-introducao-e-tipos-de-aquario

Abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 16:24Responder ao tópico

Boas,

Tal como te foi sugerido, tens vários tópicos que a equipa do Fórum preparou e que se traduziram no Manual do Aquariofilista Iniciante. Ao leres esses tópicos verás que montar um aquário não é somente “pegar” num recipiente, colocar água e peixes.

Não te esqueças de ler atentamente o tópico do Ciclo do Azoto, para novas montagens é imprescindível que seja tido em conta.

De resto, estamos aqui para ajudar no que for preciso.

Abraço

JorgeIniciado

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 16:49Responder ao tópico

vocês usam termos de pessoas "profissionais " e não consigo perceber muito bem :c

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 16:55Responder ao tópico

Quais são os termos que não percebes?

O Manual do aquariofilista iniciante está muito simples, até porque o principal autor (eu) é um verdadeiro Nooby Smile

De qualquer maneira, o meu conselho vai:

1º comprar o maior aquario que o teu orcamento suporte e que tenhas local para o colocar. (minimo 60L)

2º Comprares um filtro externo adquado para o aquario. (com um caudal minimo de 5x o volume do aquario)

3º escolheres o tipo de aquario que pretendes (plantado, comunitarios, Biotopo, etc).

4º Escolheres a decoração, substratos e afins em consonância com o que escolhes-te no 3º ponto.

Mas coloca ai as duvidas concretas que o pessoal ajuda.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 16:58Responder ao tópico

Já agora, no capitulo 2 do manual do aquariofilsta iniciante podes encontrar o equipamento que tens de comprar

http://www.peixefauna.com/t12589-capitulo-ii-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-que-preciso-comprar

JorgeIniciado

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sex 19 Jul 2013, 18:37Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Quais são os termos que não percebes?

O Manual do aquariofilista iniciante está muito simples, até porque o principal autor (eu) é um verdadeiro Nooby Smile

De qualquer maneira, o meu conselho vai:

1º comprar o maior aquario que o teu orcamento suporte e que tenhas local para o colocar. (minimo 60L)

2º Comprares um filtro externo adquado para o aquario. (com um caudal minimo de 5x o volume do aquario)

3º escolheres o tipo de aquario que pretendes (plantado, comunitarios, Biotopo, etc).

4º Escolheres a decoração, substratos e afins em consonância com o que escolhes-te no 3º ponto.

Mas coloca ai as duvidas concretas que o pessoal ajuda.

Que isso?

plantado, comunitarios, Biotopo, etc

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Sab 20 Jul 2013, 09:41Responder ao tópico

Caro amigo, antes de mais bem vindo ao forum. Como deves imaginar este mundo da aquariofilia é enorme e não existe verdades absolutas, certamente que te surgiram duvidas e questões sem resposta até quando chegar a altura em que achas que já sabes alguma coisa, e é por isso que os fóruns existem, para nos ajudarmos uns aos outros.
Verifico que tens duvidas mais que normais para quem inicia este maravilhoso hobby que requer alguma leitura principalmente quando nos iniciamos e aconselho-te que tentes ler sobre o mais basico pois com o tempo e os erros vamos compreendo cada vez melhor o que deveríamos ter feito e não fizemos. Ora o José Elias fez uma boa síntese do que deves fazer e de uma forma simples eu poderia dizer-te que plantado é um aquário que muitas plantas requer fertilização do substrato (camada do fundo do aquário), podas das plantas, requer um planeamento exaustivo, se este é de facto a tua 1º experiência com aquários eu não te aconselhava optar por algo assim.
Comunitário é um aquario onde podes ter plantas, requer também uma fertilização mas o que se refere aqui é o facto de criares um aquário com peixes de vários locais do mundo mas compatíveis em parâmetros e comportamentos ( pois existem peixes que não coabitam entre eles) normalmente juntamos nesses aquarios os seguintes peixes Guppies, platies, espadas bettas, neons, corydoras, não desta forma baralhada mas não impossível de ser feito.
Biotopo- é um aquario diria especializado num tipo de peixes de um determinado local(rio), com as característica o mais aproximadas a esse local, tentando recriar as condições que esses peixes ou invertebrados tem em estado selvagem.
Deixo-te aqui um link de um video de um biotopo: http://www.peixefauna.com/t2430-habitats-asiaticos-hongkong-biotopo-existente-em-torno-da-cidade?highlight=Biotopo

Espero ter ajudado

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Seg 22 Jul 2013, 10:19Responder ao tópico

Boas,

Como disse o Nuno, não é nada fácil entrar no mundo da aquariofilia, são muitos conceitos, muitos termos e principalmente muitos nomes “estranhos” com que temos de lidar diariamente. Mas como te disse, o primeiro passo é pesquisar, ler e perguntar ao pessoal quando se tem alguma dúvida (principalmente antes de se avançar com o que quer se seja).

Boa sorte com a nova aventura.

Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Seg 22 Jul 2013, 11:11Responder ao tópico

Jorge, como eu te compreendo, passei pelas mesmas dificuldades que tu estás a passar.

Foi por esse motivo que resolvi criar o Manual do aquariofilista iniciante.

Se leres todos os capitulos irás ficar com uma ideia muito mais precisa do que é este mundo e irás começar a compreender os termos e conceitos.

Mers93

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Qui 25 Jul 2013, 12:09Responder ao tópico

boas,

na minha opiniao ainda nao montaste o aquario nem o ciclaste ja esta a pensar que peixes deves ter para criação

primeiro acho q deves pesquisar muito e aproveitas pra ler os topicos inamovíveis deste forum para aprenderes mais, nao é so montares o aquario e fazer criacao ja esta

comeca por um filtro com pelo menos 3x a quantidade de agua que tens
com bastantes materias filtrantes( lã, ceramicas, carvao, bioballs, esponja)
depois um termostato com o dobro da potencia necessaria para o teu aqua, a diferenca de € nao é muita mas poupas muito mais na electrecidade pois nao esta a toda a hora ligado
se quiseres fazer plantado, faz uma boa camada de aquabasic é o melhor depois manado e por fim se quiseres um areao
se quiseres o aqua so para criacao( o q acho q deves primeiro ganhar "calo" e so depois passar para a criacao ) no aqua colocas um areao muito grosso para q os ovos caiam para o areao, fiquem entre as pedras para nao serem comidos pelos pais
dedica te a ler umas boas horas os topicos e se precisares de ajuda nao exites
so mais uma coisa nao te esquecer que o ciclo de um aquario sao 28 dias( sem acelaradores biologicos) o ciclo é o tempo q o aquario demora a estabilizar todos os parâmetros na agua, caso metas logo os peixes podes levar com um pico de amonia que no dia a seguir vais ao aquario e estejam todos a boiar

espero ter ajudado, cumprimentos

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Qui 25 Jul 2013, 12:57Responder ao tópico

boas Mers por acaso há aqui algumas coisas com que não concordo muito Razz
primeiro filtraçao 3x o tamanho do aquário e pouco
segundo utilização de um termostato com o dobro de potencia de que o tamanho de agua e um pouco muito,em relaçao ao gastos tens razão que um maior liga menos vezes mas sempre que liga vai gastar mais que um pequeno e a final a conta vai dar ao mesmo.
tens razão em relaçao ao utilização de aquabasis ou outro substrato fértil para um plantado mas em relaçao ao colocação de areia ou areoa por cima de manado ja não.o manado e um substrato inerte que já não precisa de levar nada por cima,se ele não gostar do efeito do manado pode optar por qualquer substrato inerte mas não vale a pena estragar manado para ser coberto com outro substrato.em relaçao ao colocação de areoa para um aquário onde se vai fazer criação desaconselho totalmente porque acumula muita sujidade e pode provocar picos de amónia.se ele quiser fazer algum tipo de criação no aquário mesmo assim há poucas probabilidades de conseguir com peixes oviparos em aquário comunitário porque estes requerem alguns cuidado especiais em aquário especialmente montados para o caso mas com um aquário bem plantado consegue ter sucesso com uns viviparos.
cumprimentos e espero que não levas mal os meus comentários,um abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Mers93

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Qui 25 Jul 2013, 13:10Responder ao tópico

boas cristian

claro que nao levo a mal, estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros

no meu aqua de 500l tenho um caudal de 1500 e nunca tive problemas

quanto ao termostato vai dar tudo ao mesmo x)

quanto ao manado, eu tambem so uso manado por cima mas como eu tambem sabes que no inicio as pessoas gostam mais de colocar areao colorido por cima

eu e um colega meu estamos a abrir uma empresa em braga de venda, criacao e manutenção, tudo a base da aquariofilia e posso dizer que ja fizemos alguns trabalhos e a todas as casas que vamos as pessoas gostam muito de ver areões coloridos por cima, o que nao compreendo x)

Mers93

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Qui 25 Jul 2013, 13:19Responder ao tópico

quanto ao areao grosso, eu tenho em dois nanos areao grosso mais ai usso um filtro com 10x o caudal porque é como tu dizes, acumula muito lixo e depois tenho uns camaroes para ajudar na limpeza x)

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Boas pessoal (duvidas)   Responder ao tópico

Boas pessoal (duvidas)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-