Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

AquAnjos - Um quadro natural

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Qui 18 Jul 2013, 15:48Responder ao tópico

Deixa de meter fertilizante, essas plantas nao precisam dele.
passa trocar TODAS AS SEMANAS 1/3 do volume do aquario.

A reposiçao de agua nao tira nutrientes do aquario, apenas a H2O se evapora, os poluentes ficam na mesma na agua e por isso nao conta como manutençao.

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Qui 18 Jul 2013, 15:52Responder ao tópico

OK, entendi!

Tenho de tirar e repor água com mais frequência.

Quanto ao Co2 que adquiri, poderei aproveita-lo colocando plantas?

Quais, p.e.?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Qui 18 Jul 2013, 16:35Responder ao tópico

SE mudar o tipo de plantas para plantas de crescimento rapido, sim pode usar o CO2.
Mas atençao, a utilizaçao de CO2 implica:
Iluminaçao
Fertilizaçao macros e micros
Plantas que efectivamente precisam desses elementos

Nao sou a melhor pessoa para indicar tipos de plantas que beneficiem de CO2, sou mais do contrario Smile

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Qui 18 Jul 2013, 16:49Responder ao tópico

Ok!
Então agora necessito de saber quais as plantas de crescimento rápido que poderei colocar no aqua, de modo a rentabilizar o investimento feito no Co2 DIY, implicando eventuais alterações na iluminação...

Em relação à fertilização macros e micros estou a zero, terei de pesquisar ou aguardar ajuda.

Agradeço a tua disponibilidade cable-man, obrigado!

Entretanto voltarei à carga a pedir ajuda!

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Qui 18 Jul 2013, 17:48Responder ao tópico

Boas!

Todas as plantas beneficiam da introdução de CO2, Macros e Micros em condições!

Quanto à necessidade é relativa.

Como o cable te disse, se só tens anúbias, penso que não te compensa teres o CO2, até porque te faltam os restantes elementos para o necessário equilíbrio!

Dá uma leitura aos tópicos inamovíveis na secção dos plantados para teres mais umas noções.

Se precisares de ajuda com alguma dúvida "apita"!

Abraço!

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 19 Jul 2013, 14:32Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Todas as plantas beneficiam da introdução de CO2, Macros e Micros em condições!

Quanto à necessidade é relativa.

Como o cable te disse, se só tens anúbias, penso que não te compensa teres o CO2, até porque te faltam os restantes elementos para o necessário equilíbrio!

Dá uma leitura aos tópicos inamovíveis na secção dos plantados para teres mais umas noções.

Se precisares de ajuda com alguma dúvida "apita"!

Abraço!

Tá! Agradeço a tua ajuda e disponibilidade Idea

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Seg 22 Jul 2013, 23:48Responder ao tópico

Olá vizinho, pelos vistos alem de sermos da mesma zona também temos aquários iguais, após ler o teu tópico e dando um esclarecimento no caso do meu não mudei a iluminação, ainda tenho a original (se não me engano é de 15 ou 18 watts e chega bem tem que se ter um certo cuidado com as plantas que se compra e escolher de preferência as de fácil manutenção) quanto a fertilização tenho usado os produtos da easy life (carbo e profito) porque para as dimensões do aquário em conjunto com as plantas que tenho é mais que suficiente e não fica caro.
Boa continuação com o aquário.

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Ter 23 Jul 2013, 16:24Responder ao tópico

MSantos escreveu:
Olá vizinho, pelos vistos alem de sermos da mesma zona também temos aquários iguais, após ler o teu tópico e dando um esclarecimento no caso do meu não mudei a iluminação, ainda tenho a original (se não me engano é de 15 ou 18 watts e chega bem tem que se ter um certo cuidado com as plantas que se compra e escolher de preferência as de fácil manutenção) quanto a fertilização tenho usado os produtos da easy life (carbo e profito) porque para as dimensões do aquário em conjunto com as plantas que tenho é mais que suficiente e não fica caro.
Boa continuação com o aquário.  

Então MSantos, somos vizinhos?!

És de onde?!

Estive a ver o teu aqua e parece que estiveste com alguns problemas... acontece a todos, mais tarde ou mais cedo lá calha!

Parece que realmente temos aquas iguais Exclamation Exclamation 

Gostei do teu aqua, mas o problema que tens com a bio box... pois, eu também Exclamation 

Ando há que tempos a "namorar" filtros exteriores, mas ainda não tive "tempo" :cry:

O problema da iluminação surge quando pretendemos alterá-la, pelo facto do aqua ter tampa.

Ainda estou a estudar o assunto mas à partida irei reforçá-la, porque estou a pensar introduzir a, curto prazo, plantas que irão necessitar de mais luz...

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 30 Ago 2013, 11:13Responder ao tópico

Já há muito que não colocas fotos Razz 

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 30 Ago 2013, 17:13Responder ao tópico

Pois não sandrass, tens razão Shocked 

Entretanto coloco.

Agradeço a nota Idea

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 13 Set 2013, 20:01Responder ao tópico

Ótimo post, lindo aquário!!!
Muito boas repostas, realmente muito útil

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sab 14 Set 2013, 01:36Responder ao tópico

Desculpa, mas teria como você colocar a atual população de animais, pois no transcorrer deste tópico parece que aquilo listado no primeiro post não é mais a realidade, certo?

>> segundo me ensinaram uma densidade máxima para manter em baixa exigência de manutenção uns 0,3 vezes volume de água do aquário, no seu caso seria 18 animais (peixes + invertebrados), e se fores manter uma densidade máxima em alta exigência de manutenção poderia de acordo a mesma linha de calculo manter algo perto dos 27 animais (perigoso e contra-indicado);

>> no caso de inserção de mais espécimes a flora de seu aquário ficaria com o musgo cristimas já mencionado;

>>> uma nota importante de se lembrar é que quanto mais animais na água mais excreções se acumulam (amônia, nitrato e nitrito); e também que as plantas disputam oxigênio com os animais (elas usam oxigênio durante período escuro);
- explicado mais: acho que o problema não está com iluminação pensando na descrição da atual situação do aquário ( uma vez li na embalagem de uma lâmpada 18W forneceria o mesmo que uma lâmpada eletrônica fluorescente (rosca) de 20W seguindo as orientações das embalagens esta seria teria a mesma potência de uma lâmpada de 80W incandecente), seguindo o que expus tenho a impressão que uma T8 15W bem instalada num aquario de 60 litros estaria fornecendo iluminação para plantas de grande exigência.

>>> Voltando a teoria que tiver ao ler este tópico é que se a lâmpada fornece 1W por litro de água (que atende a plantas de alta exigência, principalmente de crescimento rápido); o uso de refletor corrigiria a taxa de lúmens (se os raios de luz chegam em boa proporção ao fundo (coluna de água);

>>> para finalizar este post digo que para manter nível de amônia, nitrato e nitrito e excesso de nutrientes (se possível) deve se conseguir no seu caso numa troca de 18 litros a cada 10-15 dias; acho que deves rever a filtragem do seu aquário se as mídias estão dentro da validade e seu regime de troca. Acho que sua vontade de colocar um filtro externo será sua solução caso opte por um modelo parecido do Filtro externo atman hf-600..

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Ter 12 Nov 2013, 14:15Responder ao tópico

Renato MS escreveu:
Desculpa, mas teria como você colocar a atual população de animais, pois no transcorrer deste tópico parece que aquilo listado no primeiro post não é mais a realidade, certo?

>> segundo me ensinaram uma densidade máxima para manter em baixa exigência de manutenção uns 0,3 vezes volume de água do aquário, no seu caso seria 18 animais (peixes + invertebrados), e se fores manter uma densidade máxima em alta exigência de manutenção poderia de acordo a mesma linha de calculo manter algo perto dos 27 animais (perigoso e contra-indicado);

>> no caso de inserção de mais espécimes a flora de seu aquário ficaria com o musgo cristimas já mencionado;

>>> uma nota importante de se lembrar é que quanto mais animais na água mais excreções se acumulam (amônia, nitrato e nitrito); e também que as plantas disputam oxigênio com os animais (elas usam oxigênio durante período escuro);
- explicado mais: acho que o problema não está com iluminação pensando na descrição da atual situação do aquário ( uma vez li na embalagem de uma lâmpada 18W  forneceria o mesmo que uma lâmpada eletrônica fluorescente (rosca) de 20W seguindo as orientações das embalagens esta seria teria a mesma potência de uma lâmpada de 80W incandecente), seguindo o que expus tenho a impressão que uma T8 15W bem instalada num aquario de 60 litros estaria fornecendo iluminação para plantas de grande exigência.

>>> Voltando a teoria que tiver ao ler este tópico é que se a lâmpada fornece 1W por litro de água (que atende a plantas de alta exigência, principalmente de crescimento rápido); o uso de refletor corrigiria a taxa de lúmens (se os raios de luz chegam em boa proporção ao fundo (coluna de água);

>>> para finalizar este post digo que para manter nível de amônia, nitrato e nitrito e excesso de nutrientes (se possível) deve se conseguir no seu caso numa troca de 18 litros a cada 10-15 dias; acho que deves rever a filtragem do seu aquário se as mídias estão dentro da validade e seu regime de troca. Acho que sua vontade de colocar um filtro externo será sua solução caso opte por um modelo parecido do Filtro externo atman hf-600..
Obrigado Renato MS, pela tua opinião Exclamation

Lamento só agora agradecer, mas por qualquer motivo não foi notificado do teu post e só agora é que o vi Mad

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Dom 30 Mar 2014, 23:24Responder ao tópico

Novidades e fotos?? Suspect 

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 11 Abr 2014, 14:33Responder ao tópico

Olá Vera!

Agradeço o contacto.

Tenho andado arredado daqui, mas brevemente trarei fotos novas.

Não há grandes alterações no aqua, também por causa da austeridade  Mad

Sandra Costa

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 11 Abr 2014, 15:51Responder ao tópico

Já tinha pensado em ti e como estavas em falta a publicar fotos  :cry: 

José A. Campos

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Sex 11 Abr 2014, 18:08Responder ao tópico

Ora cá estamos á espera das fotos  Smile 

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Dom 04 Maio 2014, 03:53Responder ao tópico

De tanto esperar, já estou a dormir como o bótia!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Dom 04 Maio 2014, 15:37Responder ao tópico

Vera a essa hora não querias ter sonito.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: AquAnjos - Um quadro natural   Hoje à(s) 20:49Responder ao tópico

AquAnjos - Um quadro natural

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-