Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como minimizar temperatura do aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Como minimizar temperatura do aquário   Seg 08 Jul 2013, 18:02Responder ao tópico

Este ano ao contrário do que tem acontecido, as temperaturas em minha casa subiram bastante e se anteriormente conseguia durante a noite que baixasse, pois o vento dava uma ajuda, este ano não tem acontecido. Isto tudo para dizer que os meus aquários de camarões subiram a temperatura até aos 30º e teimam em não descer, em alguns casos chegaram aos 32º, já dei aos lagostins mais de 30 crystal red e uns 15 tiger e outros tantos tibee que não aguentaram, curiosamente os mais velhos parece que aguentam menos as temperaturas altas, os tiger foram os primeiros, coitados dos meus Tibee, lá se foram. Sugestões e métodos utilizados para baixar a temperatura.

Placas de gelo baixa em média 2 graus, tamanho normal, testado.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Seg 08 Jul 2013, 19:24Responder ao tópico

Boas
Tens as placas de gelo
TPA's com água fria (garrafões em arcas frigorificas)
Ventoinhas a soprarem para a superficie da água. Ainda há sistemas de arrefecimento mas isso é um bocado dispendioso, ou para quem tem, ar condicionado é uma boa solução.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Seg 08 Jul 2013, 21:58Responder ao tópico

O meu aquário das gambas teima em nao baixar dos 28º. A sorte é que são reds...se fossem CRS ou outros ainda mais sensiveis, acho que ja tinha tido baixas!

O uso de placas de gelo têm o inconveniente de baixar a água momentaneamente mas se não forem trocadas regularmente, apenas servirão para provocar sobe/desce na temperatura.

Pelo que tenho visto, os criadores usam ventiladores específicos ou as ventoinhas de computador para ter uma constante redução na temperatura da água.

Abraço

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 08:25Responder ao tópico

Eu no meu aquario estou com duas ventoinhas daquelas pequenas que se vendem no aki, e mesmo assim só consegui baixar dos 34º para os 30º, até agora já tive 4 baixas tudo neons, 2 neons verdadeiros e 2 neons rosa.
Está a ser muito complicado o meu betta está todo inchado nem sem mais o que fazer para arrefecer:x 

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 11:19Responder ao tópico

😢 😢 😢 eu perdi ontem o meu betta, a agua estava a 32º .
Os outros peixes parecem-me bem.
Vou ter de comprar uma ventoinha...

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 12:10Responder ao tópico

Aquários pequenos, solução, garrafas de água congelada directamente do congelador para dentro do aquário, junto á saída do filtro para movimentar a água. Baixa a temperatura um bocadinho. Atenção, para dentro do aqua as garrafas, não o conteúdo. Tinha o meu de 20 litros a 32º, passado uma hora baixou para 30º. Depois foi arrastar para junto da janela, a noite conservou os 30º. O problema é que durante o dia volta a subir e as oscilações dia/noite podem provocar tantos estragos como a temperatura excessiva.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 13:28Responder ao tópico

O calor é terrivel What a Face 
A luz, será melhor alterar as horas?
Eu tenho a luz a ligar as 16.30 e desligar as 22.30... se a ligar mais tarde menos calor provocará Rolling Eyes Rolling Eyes 

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 19:52Responder ao tópico

sandrass escreveu:
A luz, será melhor  alterar as horas?
Eu tenho a luz a ligar as 16.30 e desligar as 22.30... se a ligar mais tarde menos calor provocará Rolling Eyes Rolling Eyes 
Depende da iluminação que tenhas, se for lâmpadas HQI o melhor será nem as ligares, pois aquecem bastante!
Infelizmente devido a esta vaga de calor perdi uma corydora (única baixa pra já), tenho optado por ter uma ventoinha virada para o aqua e tampa aberta para que o calor não fique retido.

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Cneto

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Ter 09 Jul 2013, 21:03Responder ao tópico

Eu por enquanto estou a conseguir manter a temperatura nos 28/29º. Por sorte consigo tirar as tampas do aquário e juntamente com uma maior agitação de agua à superfície tenho conseguido +/- controlar a temp.

Eu disse por sorte porque quando comprei o aquário foi uma situação que nem sequer me passou pela cabeça.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Qua 10 Jul 2013, 09:17Responder ao tópico

jadsc escreveu:
sandrass escreveu:
A luz, será melhor  alterar as horas?
Depende da iluminação que tenhas, se for lâmpadas HQI o melhor será nem as ligares, pois aquecem bastante!
.

As minhas lampadas sao de led...
Ontem quando cheguei a casa a agua estava 30 meti lhe uma placa de gelo grande que tinha na arca e a agua desceu 1 grau... Ate fiquei Shocked Uma placa grande congelada so fez descer 1 grau... Andava sempre a controlar a temp. Pois tinha medo que baixasse muito.....

Hoje de manha continuava a 29...
Os peixes nadavam activos, por isso acho que estao todos bem!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Como minimizar temperatura do aquário   Qua 10 Jul 2013, 23:12Responder ao tópico

A solução que usei foi pegar numa ventoinha que tinha por lá, pu-la em frente aos aquários do marisco que tinha temperaturas mais altas e consegui reduzir para 28-29 nos dois dias mais quentes, ontem e hoje já baixaram para os 27, não houve mais mortes que eu tenha dado por isso. Tenho de investir num ar condicionado assim que possa, os meninos merecem Very Happy .

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Como minimizar temperatura do aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-