Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O aqua da Clau

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Claudia Brigolas
Gostos : 3

MensagemAssunto: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 11:57Responder ao tópico

Ora bem antes de começar, vou dizer o que já comprei e o que prentendo fazer a ver se é viavel ou não... preciso da vossa ajuda pq parece que toda a gente á minha volta percebe bué do assunto mas ouço com cada asneira... bem, vamos pelo principio.... relembro que foi material usado e por isso não tive grande escolha nos extras

Material já cá em casa e da Aquapor:

Aquario +- 35 Litros
Termoestato 75w
Termometro
Iluminação - uma no aqua de 18000k e 75w e tenho mais 3 lampadas 2x 18000 e outra de 4.200k
Filtro interno 200 (no meu entender muito manhoso pq já percebi que acumula muitaaaaaa porcaria e para o lavar não pode ser cm fiz agora que foi durante meia hora e cm agua corrente)
Bomba de ar tenho duas
Esponja Iman limpa vidros

Em falta e com duvidas:

Filtro externo ou ajuda a melhorar o que tenho. Ouvir dizer que para o aqua que tenho aquela esponja chega.
Testes.... Não tenho nada e já me disseram que para o meu tamanho só preciso do teste do PH
Substrato infertil, vou buscar hoje areao proprio para o aqua preto (natural sem ser pintado)
Substrato fertil, dizem que para o meu não é preciso e que há quem alimente as plantas com pastilhas. 

A minha ideia era ter um aqua na base do preto, areao preto e ir buscar umas pedras de rocha ao mar, ferve-las e pronto... Pode ser? Depois metia umas plantas (não faço a minima ideia de quais... alguém me disse que me dava um bocadinho)... Em relação aos hospedes queria mesmo ter um tubarão... e por mim ficava só por esse peixe magnifico... pelo que li posso ter um e para ele não se sentir sozinho ter uns  pequenos... Tb me dão Guppys e Camarões... O tubarão não os vai comer?

Precisava mesmo que me ajudassem  a escolher as opções certas.... Amanha quando começar a montar tiro fotos para verem o Layout e opinarem Razz

Obrigadaaaaaaaaaaaa

bjs

xandre

Membro
Membro

Nome Real : celso
Gostos : 90

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 12:27Responder ao tópico

boas

nao queres um aqua um pouco maior?
filtro extermo para um aqua com essa dimensao nao se justifica, e desculpa lá a correçao, nao é subestrato infertil, é subestrato inerte ou fertil.
que tipo de tubarao irás por?     vê primeiro quanto eles cresçem antes de os comprar

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 12:45Responder ao tópico

ola.então vamos começar...

em primeiro lugar quais as medidas certas do aquário? cumprimento,largura,altura

o aquário trás alguma tampa?e nesta tampa que tens a lâmpada?os 75w acho que não são certos tens que ver melhor.normalmente se usa lâmpadas com temperatura de cor de 6700k,o termostato e bom.em relaçao ao filtro eu trocava este filtro por um exterior porque alem de não ocupar espaço no aquário da para colocar muitos matérias filtrantes menos manutenção e muito mais fácil.os filtros podes lava los em agua corrente mas os matérias filtrantes só com agua do próprio aquário,isto claro depois de tudo funcionar.bombas de ar não precisas para nada,os materiais de limpeza sempre fazem falta,o íman e muito bom

teste para já podias comprar uns daqueles de 4 em 1 ou 5 em 1 que medem ph,gh,kh etc.

se queres ter plantas eu aconselho a colocação de substrato fértil,a melhor opção e o JBl aguabasis plus,muito bom e barato.

substrato inerte podes por de qual gostas desde que não seja pintado e tenha uma granulometria adequada para plantas,não pode ser muito grande nem muito fino.

a colocação de rochas do mar não e muito aconselhada porque vai subir o ph de agua

em relaçao aos plantas tens vários opções mas tudo depende também de iluminação que vais ter e se vais fazer fertilização ou não se vais ter co2 ou não etc.

agora em relaçao a fauna,qual o tubarão que queres meter???mas seja qual for para este aquário eu acho que não e uma boa opção visto que eles crescem muito.Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 13:17Responder ao tópico

Bom dia Claudia. Já aí tens algum material para começar neste hobby. Apenas alguns reparos. O filtro poderá chegar apenas a esponja como dizes, mas nesse caso apenas terás filtragem mecânica, e não biológica. Os filtros externos são sempre melhores, pois a capacidade (quatidade de matéria filtrante que levam) é muito superior à dos filtros internos Seja como fôr com TPA's mais regulares com o que tens não será problema.

Agora na luz é que deve haver aí confusão. para 35 litros de água, 35 watts é mais do que suficiente, aliás até é capaz de ser muito, já que sem CO2 irás ter algas quase de certeza. Pior falas em 75w de uma lampada e ainda mais 3 lampadas, ou compras oculos do sol para os peixes ou eles ficam doidos Very Happy
Depois a temperatura da côr, 18000k, é muito proximo de 20000, as chamadas actínicas que se usam para água salgada, para água tropical deves usar com temperaturas entre os 5000 e os 10000 kelvins.

Boa sorte com o projecto

Cumps

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 14:35Responder ao tópico

Xandre obrigado pela correcção lol

Cristian e João Rui, obrigado pela ajuda...
Não vou comprar já um aqua,maior porque nem sei se com o pequeno me vou orientar...
Em relação à fauna e flora depende do que posso colocar com o material que tenho...
As pedras podem ser de rio??
Filtros biológicos? Help.. que posso ter para ajudar o filtro?
Com TPAs mais regulares???? Não sei do que falas Sad

Luz, é uma tampa com a lâmpada T8 e sim de 75w, 18000w... era o que vinha no kit....
O substrato fértil nunca é demais certo? Vou comprar....

Sinto-me tão inútil por querer uma coisa e pouco dela perceber... se não me ajudarem não vão mesmo correr bem....

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 14:47Responder ao tópico

mas quais os medidas certas do aquário?as lâmpadas t8 de 75w que eu conheço tem 120cm de comprimento.em relaçao ao resto como o fértil e o inerte temos mesmo que saber as medidas certas do aquário.TPA quer dizer trocas parciais de agua que tens que fazer cada semana ou de 15 em dias depende de fauna que tens e de filtragem.estas trocas são de 15-20% ate 40% de capacidade do aquário

-- Assinatura --

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 15:14Responder ao tópico

como o cristian disse e bem, lampadas dessas com esses watts sao bem maiores, e impossivel ser o que dizes.

quanto a filtragem biologica e as tpa, o meu conselho e leres os topicos de iniciaçao a aquariofilia, aqueles inamoviveis que estao ao inicio, la encontras tudo o que precisas, e tens la uma boa base para perceber o principio deste mundo.

cumps

calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 15:43Responder ao tópico

Olá Cláudia, 

Segue as sugestões do Cristian e do Joao e já começas bem Smile
Sugeria que se tiveres algum tempo livre leres os tópicos inamovíveis, onde tens o manual do iniciante que para quem está a começar ajuda muito.

Quanto as rochas, não sugeria mesmo utilizares as da praia. As minhas comprei numa loja de aquariofilia  apenas por dois euros por isso Smile

Quanto aos substratos podes utilizar o JBL aquabasis plus como falou o Crtistian, depois com o inerte tenta lavar bem antes de o colocares no aquário. Pois ele vai ficar em contacto com a coluna de água...

Escolhes umas plantas de fácil manutenção, plantas e colocas as rochas. E depois água lá para dentro Smile Claro que com tudo a funcionar...

Como flora sugeria: ageria densa, bacopa, cabomba caroliniana, anubia nana... Tenho tido sucesso com elas Smile Mas já é uma questão de gosto...

Boa sorte 
Cumps

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Dom 23 Jun 2013, 21:13Responder ao tópico

Boa tarde....

As lampadas são de 15w Sorry lol as medidas são 50x25x30 (eu sei que deixa muito a desejar mas por agora é o que posso ter)
Já fiquem com algumas ideias da plantas depois é so escolher quando estiver a funcionar... esta semana vou tentar comprar o que falta...
Eu relação aos topicos inamoviveis eu li vários, mas do ler ao entender ainda vai um bocado e tem tanto informação que é dificil ler tudo em meia duzia de dias...

Mais uma ver obrigada pela ajuda de todos, quando começar a montar meto fotos

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Seg 24 Jun 2013, 00:11Responder ao tópico

então já viste o tópico "the root"?? este e novo só tem algumas semanas e não e nada difícil de fazeres uma coisa igual só que primeiro tens que pensar bem no que queres.a presa e o maior inimigo de aquarofilia.por exemplo o "the jungle" comecei como tu sem saber nada e ate da para ver nos fotos iniciais a m....a que fiz mas depois começou a evoluir e ate ficou bastante engraçado,mas se não tinha aquela pressa que tive no inicio de montagem podia ter ficado desde o inicio mais bonito Razz

-- Assinatura --

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Seg 24 Jun 2013, 11:29Responder ao tópico

Boas;

Já muito foi dito e não vou aumentar a confusão Smile

Deixa-me só fazer um reparo em relação ao filtro.

Se o filtro for o que eu estou a pensar, podes cortar cerca de metade da esponja e colocar simporex mini, que são uns "comprimidos" que colocas dentro do filtro para fazer filtragem biologica.

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 11:57Responder ao tópico

Depois de mais um dia de leitura intensiva o panico começou a desparecer, assim como algumas duvidas....

Vamos lá recomeçar...
Fica a foto do filtro e das luzes... O filtro vou comprar o SERA siporex mini, cortar um bocado da esponja e colocar as ceramicas lá para dentro certo? Nas luzes preciso da vossa ajuda para comprar, pelo que percebi seria uma T8 de 15w mas entre os 5000k e 10000k certo?

Vou comprar o substrato fertil da JLB pois com ainda não decidi a flora é preferivel a mais que a menos. A flora vou á loja ver o que gosto e depois confirmo aqui com voces a viabilidade da coisa. Fauna, quero manter a ideia inicial de um peixe maior a ser o "centro" do aqua.... Alguma ideia?? Tb tenho que dar uma volta a ver se há algum que encante especialmente...

Depois disto posso montar e ligar o filtro para começar a ciclar certo?

Mais uma vez obrigada a todos pelos vossos posts...

Foto:

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 12:03Responder ao tópico

Lembrei de outra coisa.... quantidades de substratos... (eu pensava que dois kgs chegava)... Vi numa montagem de  um aqua de3 tamanho igual ao meu (50x25x30) que era de fertil 2kg e de inerte 5kg... conseguem confirmar-me?

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 16:46Responder ao tópico

Boas 

em relação a ultima pergunta sim é por ai mais coisa menos coisa talvez nem seja preciso os 5 kilos mas compara os 5kg não ah problema e não te esqueças que a parte de trás fica sempre mais alta que a da frente imagina na frente 3 ou 4 cms e atrás 7 ou 8cm não sei se me fiz entender?

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 17:24Responder ao tópico

boas em relaçao as lampadas a Philips cool white day vem com 6500k e deve ser mais barato que na loja

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 19:27Responder ao tópico

Onde compro a PHILIPS?

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 20:12Responder ao tópico

numa loja de candeiros, maxmat, aki, supermercado, na lampada esta escrito

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 21:29Responder ao tópico

Olá, 

É isso mesmo, sugeria era colocares a água depois de teres plantado a flora e de montares o layout. Pois é mais fácil e fica um melhor resultado... Mas é só uma sugestão! 

Vais colocar rochas ou um tronco?

Cumps

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Ter 25 Jun 2013, 23:41Responder ao tópico

Sim, fazer primeiro o layout... estava mais virada para as pedras... a flora ponho logo quando encher i aqua ou só depois de uma semana?

José Elias

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Qua 26 Jun 2013, 10:28Responder ao tópico

A flora colocas antes de encher o aqua.

Ou seja, depois de teres os substratos no sitio, colocas só um pouco de agua, o suficiente para encharcar os substratos, plantas tudo.

É muito mais facil plantar com o aquario vazio, depois é só encher de agua.

Ervilhita

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Qua 26 Jun 2013, 19:57Responder ao tópico

Faltou dizer que os testes são essenciais. Podes comprar ph, kh, gh, no3 e no2 por pouco mais de 15w.

Quanto a plantas podes por anuibas, fetos de java, egerias, limnophila, musgos, cryptocorynes ....

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Qui 27 Jun 2013, 23:20Responder ao tópico

Olá!

então e essa montagem? Novidades?

Cumps

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Sex 28 Jun 2013, 01:11Responder ao tópico

Concordo novidades???

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Seg 01 Jul 2013, 21:12Responder ao tópico

Olá olá!!!
Sexta feira foi noite de montagem.... Muitos imprevistos e muito dinheiro mal gasto em material desnecessário, mas acho que na primeira ver é normal... para a proxima já tenho imensas ideias para fazer quase tudo e comprar quase nada...
Conforme prometido as fotos Wink
 " />

Areão 5 kg (já não lembro a marca)
Substrato Fertil 3 litros - NutraSoil da Aquagro

Pedras e tronco também comprados numa loja, tudo fervido e lavadinho....Pedras já a serem cobertas com o musgo Christmas Smile

Está então inciado o novo projecto... Não me perguntem o nome das plantas que já não lembro Sad
Além do layout levou um liquido para activar a filtragem biologia + purificador de agua + fertelizante da SERA para as plantas....
Lampada optei por esta de 15w:

Agora opinem! Razz

é verdade, mantenho a ideia de ter um tubarão e quando ele crescer mudo de aqua (isto se tudo correr bem)

Deu muito trabalho e teve mesmo muita coisa a não correr cm previsto mas depois das visitas ás lojas, da ida ao supermercado buscar a água (esqueci-me desse pormenor) e ainda uma viagem ao IKEA para comprar um movel extra, tenho a dizer que para mim ficou bem mais bonito do que imaginei...

Um especial e grande obrigado a quem me ajudou até ás 3 da manha!!

P.S: Testes nutrafin...

Day one - 28/06/2013
PH - 7.25
amonia, nitratos e nitritos - 0

01/07/2013
PH-6.5
Amonia, nitratos e nitritos - 0
Temperatura da agua (sem termoestato ligado) - 30ºC

Sera que com a agua tão quente não cozinho os peixes quando forem para lá?
Vou fazer TPA´s de 3 em 3 dias +-5litros de agua.

Aguardo as vossas opiniões

José Elias

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Seg 01 Jul 2013, 21:19Responder ao tópico

Trinta graus é mesmo o limite para algumas espécies.

Em relacao à montagem, fizes-te tudo bem, mas não gosto muito da disposição das pedras, e falta ai uma pedra maior para dar profundidade.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O aqua da Clau   Responder ao tópico

O aqua da Clau

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-