Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Corydora panda doente :(

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Joselgcosta

Membro
Membro

Nome Real : José Costa
Gostos : 1

MensagemAssunto: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 11:41Responder ao tópico

Bom dia a todos!

No passado fim de semana, estive ausente do meu aquário, e encontrei o meu corydora panda hoje neste estado, com as barbatanas encolhidas ou roídas e a respiração ofegante Sad 

O meu aquário tem 20l brutos com um filtro Eheim Aquacorner 60 e um termóstato de 25W, os parâmetros são:
pH:6,4
KH:0
GH:<3
NO3:50
NO2:1

Fiz TPA de 25% no sábado de manhã, e ao final da tarde desse dia, alimentei-os, mas não sei como o termóstato não funcionou até domingo ao final da tarde e encontrei-o assim :/

Quem me puder ajudar, agradecia!

Cumps, Zé Luís

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 12:46Responder ao tópico

Ela parece que foi atacada...

O unico mal que lhe vejo é a barbatana ratada, e parece-me que foi outro qualquer habitante a fazer-lhe isso.

Se assim for não existe grande coisa que possas fazer, é dar tempo para ela recuperar.

Podes sempre utilizar o ehsa optima que irá ajudar na recuperação..

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 12:52Responder ao tópico

Boa tarde José! Obrigado pela resposta Wink

É provável, apesar que ela anda junta com mais corys panda, guppies endler, rasboras galaxy e planorbis, mas nunca a vi assim num estado tão letárgico Sad até porque os outros habitantes estão todos em boas condições de saúde...

Mas se a única coisa a fazer, vou ver se consigo arranjar o esha optima para a ajudar na recuperação, tal como me aconselhaste Wink

Cumps, Zé Luís

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 19:06Responder ao tópico

Olá José, esqueceste-te de algo importante, há quanto tempo tens essa cory, e já agora, quanto tempo tem o teu aquário?

Também já tive umas corydoras panda que apareceram com as barbatanas ratadas e letárgicas, acabando por morrer, não sei ao certo a causa da morte, penso que já vinham debilitadas da loja.
Cumps

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 19:58Responder ao tópico

Boas Rui, respondendo às tuas perguntas: já tenho cory à cerca de 1 mês e outras vieram no final do mês passado, e o aquário já deve ter seguramente 2/2 meses e meio...

Aqui a parte de virem debilitadas da loja, penso que esteja fora de questão, apesar que já tive uma baixa nas primeiras que vieram por morte súbita, teve uns sinais semelhantes a esta e faleceu em pouco tempo, menos de um dia. Agora não sei se terá sido as últimas que comprei se foi das primeiras.

Cumps

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 20:04Responder ao tópico

Estas pequenotas parecem me mais frágeis ou susceptíveis a doenças, já perdi umas 4 sem saber porquê.

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Seg 17 Jun 2013, 20:11Responder ao tópico

Pois, também já me disseram o mesmo, e eu também já perdi uma num estado semelhante a esta, mas nunca consegui descobrir o porquê de ter acontecido. Vamos a ver se o esha resolve o problema dela, só espero que não seja tarde demais Sad

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Ter 18 Jun 2013, 12:00Responder ao tópico

Bom dia a todos!

Actualização: hoje ela já se encontra um pouco mais disperta e activa :)por isso ela deve ter sido atacada no fim de semana por algum dos habitantes, até porque hoje já come e vagueia um pouco pelo aquário, apesar que ainda me parece estar com a respiração ligeiramente ofegante :/

Cumprimentos a todos

José Elias

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Ter 18 Jun 2013, 12:14Responder ao tópico

Fizes-te o "tratamento" com o Ehsa optima?

Coloquei a palavra tratamento entre parentes porque o Optima não é um medicamento, é um complemento vitaminico que ajuda na recuperação de problemas activando o motabolismo e aumentando o sistema imunitário dos peixes.

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Ter 18 Jun 2013, 13:48Responder ao tópico

Boa tarde, José Elias

Ainda não fiz o "tratamento" com o Esha optima pois nas lojas da minha área de residência não têm esse produto, por isso estou a aguardar que me chegue as embalagens que encomendei a um membro aqui do fórum mas penso que amanhã já as deva ter comigo e darei inicio logo de imediato.

Eu entendi o entre parentes, até porque fui ao site de esha ler o folheto informativo, mas de qualquer das formas, obrigado pela explicação Wink

Cumprimentos

José Elias

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Ter 18 Jun 2013, 14:18Responder ao tópico

Eu tenho utilizado o Ehsa Optima e com optimos resultados...

Todas as semanas levam com uma dose...

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 19 Jun 2013, 16:31Responder ao tópico

Boa tarde,

Já recebi as embalagens de eSHa optima, e apliquei 4 gotas no aquário, segundo as instruções é a dosagem recomendada para 20l...

Agora vamos a ver se o corydora recupera mais rápido, ele actualmente já se encontra mais estável, a respiração está a normalizar lentamente, mas eu vou dando notícias da evolução...

Desde já, o meu muito obrigado ao Rui e ao José pela ajuda Wink

Cumprimentos

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 11:27Responder ao tópico

Bom dia a todos,

Infelizmente parece que o tratamento não surtiu muito efeito, o estado de saúde da corydora continua a decrescer, além da barbatanal caudal estar ainda mais afectada e a respiração ofegante, apareceu uns pontos brancos, como os que conseguem ver na imagem, penso que já pouco deve comer e até tem estado bastante parada... Sad

E nenhum dos restantes habitantes do aquário têm estes sintomas, pelo menos por enquanto, por isso se me puderem ajudar a identificar a patologia e aconselhar-me do tratamento que devo efectuar, eu agradeço imenso Wink

Cumprimentos

José Elias

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 11:56Responder ao tópico

Pontos brancos é sinal de ictio.

Basicamente deve ter surgido derivado à deficiência no sistema imunitário..

O Ictio é causada por um parasita e é altamente contagiosa.

Basicamente vai ter de fazer um tratamento completo ao teu aquario com ESHA Exit, mas continua com o Optima.

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 18:42Responder ao tópico

Obrigado pela ajuda, José Elias, já iniciei o tratamento com o esha Exit e esha 2000, e entretanto, encontrei um outro habitante, um rasbora galaxy, contaminado com dois pontos brancos no corpo... Sad

Conforme referiste, irei continuar o tratamento do esha optima como anteriormente...

Vou mantendo a par da evolução dos dois peixes.

Cumprimentos

xandre

Membro
Membro

Nome Real : celso
Gostos : 90

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 18:58Responder ao tópico

boas
ze, que temperatura tens o teu aqua?

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:10Responder ao tópico

Boas Celso,

O meu aquário está a uma temperatura de 25º actualmente

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:27Responder ao tópico

aumenta a temperatura, o maximo que poderes e que os peixes aguentam ate se for possivel 29/ 30

José Elias

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:29Responder ao tópico

28 graus no máximo, acima disso as cordydoras não aguentam.

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:30Responder ao tópico

Tenho só uma questão a colocar relativamente à subida de temperatura: será que os meus alevins de endler aguentam os 28 graus? :/

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:32Responder ao tópico

o ictio nao gosta de temperaturas altas, como tas a fazer no comunitario o tratamento deves ter uma boa oxigenaçao, sem luz, e depende do produto quimico filtro desligado, num aqua hospital deve ser só com bomba de ar luz desligada e temperatura mais alta, no teu caso só até 28

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:33Responder ao tópico

nao sei te responder

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:34Responder ao tópico

com que medicamento estas a combater o ictio?

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 19:41Responder ao tópico

Eu já tinha lido no manual de doenças que deveria subir a temperatura do aquário até aos 30º, mas como as minhas corydoras não aguentam tal, deixei estar como estava, mas sendo assim vou subindo gradualmente a temperatura até aos 28.

O tratamento que estou a utilizar e que coloquei hoje foi esha 2000 com esha exit, e tenho a iluminação desligada. Nos folhetos dos produtos, refere que posso deixar o meu filtro actual ligado sem qualquer problema e que não afecta os alevins, e penso que a nível de oxigenação não seja problema até porque o meu filtro faz 200l/h, além que tenho como flora, fetos e musgo de java.
Só tenho receio que a temperatura seja excessiva para os alevins de endler, mas pode ser que alguém me consiga informar melhor...

Desde já, o meu obrigado a ambos pela ajuda Wink

Cumprimentos

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Qua 26 Jun 2013, 21:54Responder ao tópico

Podes deixar o filtro ligado se ele não tiver carvão ou daquelas esponjas pretas que também contêm carvão. Porque se tiveres carvão estás a mandar o tratamento para o tecto.
A combinação está bem feita, até á data tive um surto de ictio, apanhou-me 4 peixes, fiz tratamento ao aquário todo, mas não foi tão forte. Mantive a temperatura nos 26º e fiz só com o Exit. Correu bem, curaram-se, mas se calhar também tive sorte.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Corydora panda doente :(   Hoje à(s) 22:57Responder ao tópico

Corydora panda doente :(

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-