Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

DBN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

yunyasha

Membro
Membro

Nome Real : Marlon
Gostos : 4

MensagemAssunto: DBN   Dom 16 Jun 2013, 01:49Responder ao tópico

Boas um dos tetra nariz-bebado que eu comprei de repente começou a ter uma DBN (Doença da bexiga natatoria) a umas 2 horas atras, e nao faço a minima ideia do que fazer, do que li dizem pra deixar ele separado em pouca agua, como n tinha nada preparado coloquei ele dentro de um "copo" que cabe um litro, mas com pouca agua dentro do aqua mesmo, pra manter a temperatura entre os 27-30º,  mas j o tinha feito antes e sinceramente n espero resultados, n acredito que seja causa de parasita/bacteria- provavelmente foi do transporte, e mudança de ph e temperatura.. algum concelho sobre oque fazer? n acredito que ele aguente ate amanha :/, anda rodando de um lado pro outro, de cabeça pra cima, e pra baixo e de barriga pra cima na maioria das vezes, e com o stress ate salta :/

MSantos

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: DBN   Dom 16 Jun 2013, 03:39Responder ao tópico

A bexiga natatória é uma doença muito comum em Kinguios, o peixe passa a estar o tempo todo na superfície boiando (maioria das vezes de barriga para cima), ou ao contrário, fica no fundo subindo a superfície com grande dificuldade. Mais o que fazer? Este artigo foi retirado de um site norte americano, netpets, para um blog http://lifeaqua.blogspot.pt/2011/04/bexiga-natatoria.html e foi deste  blog que eu transcrevi para aqui ele foi elaborado por Douglas Thamm que é estudante de medicina veterinária na Universidade de Pensilvânia. Nele são apresentados as prevenções, sintomas, e principalmente o tratameno.

Artigo

Porque o seu peixe tende a boiar na superfície e tem imensa dificuldade de ir ao fundo do aquário?

Porque ele sofre da bexiga-natatória. Essa doença pode ser causada por diversos factores. Ela normalmente afecta os kinguios ornamentais que possuem um corpo em forma de globo, como os orandas, ryukins e caldas de véu. O peixe passa a estar o tempo todo na superfície boiando (maioria das vezes de barriga para cima), ou ao contrário, fica no fundo subindo a superfície com grande dificuldade. Um peixe que tenha problemas de flutuação mas que fique de lado (bóie lateralmente), normalmente não sofre da bexiga e sim de alguma outra doença.
A bexiga-natatória é uma bolsa epitelial no abdómen anterior que é responsável pela flutuação do peixe. Ela possui uma forte associação com os vasos sanguíneos de forma que os gases podem difundirem-se para dentro e para fora do saco, de acordo com a necessidade de flutuação do peixe. Os kinguios e algumas outras espécies de peixe têm uma adição especial a este sistema, designado de canal pneumático, que conecta a bexiga-natatória ao esófago, permitindo ajustes adicionais da flutuação através da saída e entrada de ar pelo trato digestivo.

Já muito debate foi realizado sobre a doença da bexiga-natatória. Algumas causas já foram estabelecidas como as mais potenciais:

1. Um vírus. O vírus ataca o epitélio do saco e ocorre uma inflamação que torna o epitélio fino demais para que os gases se difundam devidamente. Esta causa está normalmente associada a peixes que não são da espécie kinguio
2. Uma bactéria. Existe pouca evidência que suporte isto, mas é bem conhecido que as infecções bacterianas podem causar o mesmo tipo de afinamento no epitélio do saco.
3. Anatomia. Peixes com formas de globo como os ornamentais estão mais predispostos a esse tipo de problema, pois o seu estômago está comprimido no seu abdómen. Esta característica predispõe a criação de impactos nos alimentos, que por sua vez, entopem o canal pneumático.
4. Dieta alimentar. Alimentar sempre com alimentos secos que tendem a absorver água como uma esponja e expandir cria predisposição a gerar impactos no interior do estômago.

O que posso fazer para evitar a doença da bexiga-natatória?

1. Como sempre, a regra de ouro é ter uma boa qualidade na água do aquário. Se a doença da bexiga-natatória tiver origem infecciosa, o kinguio será capaz de suportar melhor se a qualidade da água for boa. Trocas parciais regulares e testes são um “must”.
2. Molhe previamente os alimentos secos, como os flocos. Isto permitirá que eles expandam antes do peixe come-los, e reduzirá a possibilidade de criar impactos no estômago.
3. Ainda melhor, utilize outras fontes alimentares, como os congelados e vivos, além das papas, é claro. Deve ser variado o tipo de alimento que se oferece.

Digamos que você não leu a tempo estas dicas. O que posso fazer para tratar?(Nota: Alguns destes pontos são exagerados, mas efectivos…)

1. Alimente o seu peixe com ervilhas. Isso mesmo, ervilhas. Compre ervilhas congeladas (grãos) cruas e descongele-as (apenas duas por vez, é claro!). Tire a casca e corte em pedaços bem pequeninos. Segundo um Professor da Escola de Medicina Veterinária do N. C. State College, há possibilidade de que as ervilhas encorajem a destruição do impacto no abdómen do peixe. Não existem ainda provas científicas, mas vale a pena tentar.

2. Não alimente o seu peixe por alguns dias. Não dê nada por dois ou três dias, e algumas vezes, isto bastará para quebrar o impacto no abdómen e voltar tudo ao normal. A maior parte dos peixes pode ficar até 10 dias sem comer.

3. Aspiração periódica da bexiga-natatória também funciona bem. Basicamente, isto consiste em espetar uma seringa na bexiga-natatória e suga algum ar. Não é algo de se fazer de ânimo leve, mas funciona bem. Não é uma cura, mas um tratamento eficaz. De preferência procure ajuda de um veterinário para faze-lo.

4. Estectomia parcial pneumática. Isto é um outro nome para remoção cirúrgica de uma parte da bexiga-natatória. Este procedimento só pode ser feito por um médico veterinário e com especialidade em peixes. Nos E. U. A. já é praticado por muitos.

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: DBN   Dom 16 Jun 2013, 13:03Responder ao tópico

hmm obrigado muito bom topico, mas como era de prever ele n resistiu durante a noite... penso que foi do stress do transporte, e as mudanças :/ e uma pena!

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: DBN   Dom 23 Jun 2013, 10:26Responder ao tópico

FOGO!! Sad... epah hoje acordei e notei que mais um dos t-bebados, estava a ocilar, e de repente começou a rodar em circulos feito louco e as vezes para de barriga pra cima... e na cabeça dele tem uma manhca meio que preta e que os outros n teem :/... provavelmente mais  um pra ser enterrado

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: DBN   Dom 23 Jun 2013, 22:15Responder ao tópico

hmmm  morreu 2 horas depois,😢 realmente nao consigo enm descobrir a tempo qual pode ser a causa NoNoNo

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: DBN   Dom 23 Jun 2013, 22:56Responder ao tópico

A causa não é de certeza problemas de bexiga natatória, não vás por aí que estás no caminho errado.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: DBN   Qua 10 Jul 2013, 07:17Responder ao tópico

agrr e meio tarde ne :p... mas mesmo assim gostava de saber oque poderia ter causado porque eu n vejo mesmo o que pdoe ter causado.. pra alem da mudança de aquas, tendo em conta que quando sairam da loja so la estavam a 2 dias, o ph era 6,8 ( n, sei nada sobre o ponto de origem deles, logo ja deve ter havido bastante stress na mudança) e quando chegaram aqui levaram com ph de 7,0-7,2 com temperatura de 28-30 (ainda mais agr n verao, ate mesmo sem o termostato a agua chega aos 35graus as vezes) mas e estranho mesmo assim pq parecem se adaptar bem com a compania dos outros peixes e tudo e de repente passam-se! se for do stress acho q n a nada que eu possa fazer!
Tenho estado a tentar baixar o ph ainda ontem consegui baixar pra 6,9-7,0 mas n sei se consigo mante-lo, a agua nunca tem nvs de amonia auto, e faço sempre a manuntençao tanto da agua como a da limpeza do areao!
faço limpeza do filtro mes a mes n tenho certeza de quanto em quanto tempo se limpa ele!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: DBN   Qua 10 Jul 2013, 23:19Responder ao tópico

Com o teu PH penso não haver problema, não tentes mudar pois as oscilações causam pior efeito que Ph ligeiramente mais alto ou mais baixo. Provavelmente traziam alguma doença, eu faria um tratamento com esha2000 ou outro medicamento de largo espectro, para limpar caso houvesse por aí algo mais.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: DBN   Qui 11 Jul 2013, 10:22Responder ao tópico

eu outro dia pus apenas 3 gotinhas de bactopur, na loja me disseram mesmo que fazendo o tratamento completo n afeta o aqua, mas eu acho q pode afetar sim, ent fiz so um tratamento so com 3/8 gotas do normal e os peixes parecem ate mais coloridos!

DBN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-