Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Fertilização Micros (Cobre)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

joma

Membro
Membro

Nome Real : Jorge Mota
Gostos : 1

MensagemAssunto: Fertilização Micros (Cobre)   Seg 10 Jun 2013, 01:32Responder ao tópico

Boa Noite,

Estou a pensar iniciar a fertilização com Micros. Pensei em usar o o Hortrilon, e comprei umas saquetas para experimentar, que tem cobre, mas já vi que a maioria das soluções para Micros, mesmo as comerciais também têm.
O problema é que eu tenho Caridinas Japonicas e Neocardinas Heteropodas, e preciso de saber a partir de que concentração é que os níveis de cobre passam a ser preocupantes.
Para colocar 0.16ppm de Fe, tenho que colocar 0.06ppm de Cu. Li que os níveis para os invertebrados começam a ficar perigosos a partir de 0.1ppm, confirma-se?

Obrigado.

Jorge Mota

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Fertilização Micros (Cobre)   Seg 10 Jun 2013, 12:26Responder ao tópico

Boas Jorge, não me pareçe ao ideia usar fertilizantes terrestres no aquario, ainda mais quando têm tanto cobre.

Alem disso, esse fertilizante pode ter outros contaminastes que não estão no rotulo.

S precisas de micros, comprar o Ferropol da jbl por exemplo.

joma

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fertilização Micros (Cobre)   Seg 10 Jun 2013, 13:11Responder ao tópico

Bom Dia,

Obrigado pelo comentário.

O problema é que também não é garantido que o Ferropol não tenha Cu. Estive a ler o folheto e apenas exclui a existência de fostatos e nitratos, mas contém outros oligoelementos não especificados. É aqui que na maioria, dos fertilizantes de micros comerciais em maior ou menor grau também entra o Cu. A grande diferença está obviamente no preço a prazo.

Eu ontem já fiz uma fertilização com 2.5ml (Aqua de 60L) da solução que preparei com uma saqueta de Hortrilon (10gr) numa garrafa de 33cl, o que me dá entre outras micros cerca de 0.06 ppm de Fe e 0.03 ppm de Cu. Não existiram quaisquer alterações de comportamento da fauna.

O meu plano inicial, seria aplicar duas doses destas (2.5 + 2.5) semanalmente, e efectuar um TPA de 30%. O que dá uma introdução semanal de 0.12 ppm de Fe (pretendia pelo menos o dobro 0.25 ppm) e 0.06 ppm de Cu, que penso não serem tóxicos pelo menos no imediato.

Até mais.

Jorge Mota

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Fertilização Micros (Cobre)   Seg 10 Jun 2013, 20:56Responder ao tópico

Tu é que sabes... Mas conheces aquele velho ditado... O barato sai caro...

joma

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Fertilização Micros (Cobre)   Seg 10 Jun 2013, 21:38Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Tu é que sabes... Mas conheces aquele velho ditado... O barato sai caro...

Sim, claro que sim. Mas julgo que o mesmo produto já foi utilizado por muitos outros colegas sem que estes tenham reportado qualquer tipo de problema. Pelo menos, nas pesquisas que efectuei, não encontrei ninguém a relatá-los, bem pelo contrário, existem alguns que reportam mesmo grandes resultados ...

No meu caso a única preocupação prende-se mais com o cobre e os invertebrados e menos com os resultados e a restante fauna.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Fertilização Micros (Cobre)   Ter 11 Jun 2013, 09:03Responder ao tópico

José Elias escreveu:
O barato sai caro...

E eu completo: "E o bom custa dinheiro!" Wink

Abraço

Fertilização Micros (Cobre)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados-