Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Novo aquário "Agora com novo projecto"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

MSantos

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qua 21 Ago 2013, 23:39Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa tarde

Nos peixes tens que remover com uma pinça os parasitas, e depois passar um bocadinho de betadine e aplicar Sera Bactopur (o normal, liquido) para prevenir infecções.
O tratamento pode ser feito com o Argulol, mas também eficaz e mais barato tens o Sera Cyprinopur.
Renato MS escreveu:
Acabei de ler seu tópico.

Tenha persistência, vai conseguir se livrar de todos os problemas.

Assim que conseguir desinfetar o aquário, plantas, substratos, rochas, tronco e demais, pense em colocar durante a nova ciclagem, o tratamento com anti-fungico, anti-bacteriano, anti-icto, e, um sanitizante, indico a adoção do Sani da Labcon. Mas se para você for mais fácil  encontrar os produtos da tetra ou sera, muito bom.
Obrigado pelos comentários mas neste momento já não há nada a fazer os peixes já se foram todos agora é desinfectar o aquário e montar tudo de novo mas queria desinfectar de maneira eficaz para que não volte a aparecer nem o verme âncora nem os caracóis por isso estou á espera de sugestões de qual a melhor e mais eficaz maneira de o desinfectar.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 00:51Responder ao tópico

MSantos escreveu:

Obrigado pelos comentários mas neste momento já não há nada a fazer os peixes já se foram todos agora é desinfectar o aquário e montar tudo de novo mas queria desinfectar de maneira eficaz para que não volte a aparecer nem o verme âncora nem os caracóis por isso estou á espera de sugestões de qual a melhor e mais eficaz maneira de o desinfectar.
Lê com atenção:

http://www.peixefauna.com/t4332-como-limpar-o-aquario?highlight=limpar

Como diz no tópico eu também só uso água para limpar os aquas.

Detergente nenhum e se quiseres usar lixívia, há quem utilize mas de seguida tens de fazer uma lavagem intensa para retirar possíveis resíduos que fiquem da mesma. Eu de qualquer modo nunca arrisquei usar lixívia, tenho receio, nunca fiando.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 03:12Responder ao tópico

Boa noite ou bom dia, depende da perspectiva

Já é tarde, (como vou trabalhar daqui a 5 horas?) mas mesmo assim deixo aqui um testamento, desculpa lá. Vamos é a ver se eu me consigo expressar de modo a que me entendas.

O problema da desinfecção do aquário é não só teres de desinfectar o aquário, mas sim tudo o que lá esteja, plantas, decorações, filtro... Ou seja, fazeres novamente o ciclo todo.

O método mais seguro e eficaz que eu conheço obrigar-te-ia a trocar o areão.
Se tivesses só areão não era necessário, mas como tens o fértil quer queiras quer não vai-se misturar com o areão ao retirar do aquário.

Agora é assim, todos os parasitas têm um ciclo de vida, e como parasitas que são, precisam de um hospedeiro. No caso do parasita que te afectou o aquário, se realmente se confirma que seja Lernaea, esse necessita de um hospedeiro ( peixes) pois alimenta-se do sangue dos peixes. Retirando os peixes do aquário, o parasita por falta de hospedeiro iria acabar por quebrar o ciclo de reprodução e morrer. Mas.... há sempre um mas, retirar os peixes e deixar o aquário sem vivos durante uns tempos resolveria esse parasita, no entanto, quem garante que para além desse não exista um outro, que se aguente mais tempo sem hospedeiros ou que se alimente das fezes dos peixes já contidas no areão. É sempre um risco percebes? É que o problema que se levanta não é só o Lernaea, ao estarem infectados com esse parasita, os peixes doentes sofreram uma quebra da camada mucosa que os protege, dando entrada fácil a outras bactérias e parasitas que geralmente estão presentes na água mas só afectam os peixes quando estes estão debilitados. Se entrassem no sistema dos peixes, esses parasitas começariam a reproduzir-se, isso incluiria ovos que eclodiriam dias ou semanas depois. Ou seja, no fundo do aquário podem estar depositados ovos á espera de eclosão. Tens um exemplo no Lernaea, podes até remover o verme, no entanto, quando dás por ela a doença está de volta. Ou melhor, não está de volta porque nunca deixou de existir, estavam eram os ovos por eclodir espalhados pelo aquário. Daí a necessidade de se fazer um tratamento antiparasitário, para eliminar os ovos ainda por eclodir e as larvas que já existam em estado natatório.

E pronto, estou cheia de sono, alguma duvida dispõe, para já tenho dito o mais importante.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 11:56Responder ao tópico

Bom dia, devo ter-me explicado mal o que eu preciso de fazer neste momento é precisamente o que a Mara Silva está a dizer mas a tudo o que está no aquário antes de o desmontar, porque irá ser desmontado após a desinfeção e então depois de vazio novamente lavado como diz a Vera Santos para que o possa montar novamente.
Plantas, areão, rochas e o filtro não será para usar novamente tenho outros que irei usar na nova montagem (mas convém ser desinfetado antes de desmontar o aquário) para que depois um dia mais tarde quando necessitar poder usar com segurança de estar em condições.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 13:01Responder ao tópico

Boa tarde

Vinha perguntar-te se querias desinfectar o aquário montado ou desmontado, mas já disseste tudo. Agora pergunto eu. Não queres utilizar as coisas que tens no aquário, porquê? Queres mudar o layout por completo, ou estás receoso de passar novamente pelo mesmo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 15:28Responder ao tópico

Boa tarde

venho só dar uma dica se desinfectares tudo desmontares tudo e tal esfrega os vidros e as coisas com sal grosso é natural e não contamina nada como os detergentes e lixívia depois lava bem com agua corrente, esta dica foi-me sugerida por um proprietário de uma loja que já pratica aqauariofilia ah mais de 20 anos o substrato eu ia pelo que disse a Mara mudava o areão e o substrato.

boa sorte com a nova montagem

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 23:27Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa tarde

Vinha perguntar-te se querias desinfectar o aquário montado ou desmontado, mas já disseste tudo. Agora pergunto eu. Não queres utilizar as coisas que tens no aquário, porquê? Queres mudar o layout por completo, ou estás receoso de passar novamente pelo mesmo?
Por ambas as 2 mas principalmente pela segunda (receoso de passar novamente pelo mesmo pale ), quanto ao desinfectar tudo montado é mais porque assim o filtro no seu interior também ficará desinfectado, termostato, etc ficaria tudo desinfectado sendo pelo menos uma maior segurança para que possa ser usado novamente.

Bruno Dias escreveu:
Boa tarde

venho só dar uma dica se desinfectares tudo desmontares tudo e tal esfrega os vidros e as coisas com sal grosso é natural e não contamina nada como os detergentes e lixívia depois lava bem com agua corrente, esta dica foi-me sugerida por um proprietário de uma loja que já pratica aqauariofilia ah mais de 20 anos o substrato eu ia pelo que disse a Mara mudava o areão e o substrato.

boa sorte com a nova montagem
E será que só SAL é suficiente para o problema que teve ????? e o sal grosso no vidro não o riscará :scratch: , o substrato e areão é mesmo para mudar Smile.

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 23:33Responder ao tópico

Viva sim o sal vai eliminar de certeza qualquer virus praga que por la exista o sal grosso não risca o vidro porque vai-se desfazer com a agua que utilizares na limpeza percebes ? Very Happy Very Happy 

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Qui 22 Ago 2013, 23:44Responder ao tópico

Então sendo assim a maneira que referes é colocar sal dentro do aquário e deixar a funcionar uns dias ou desfazer o sal em água e com essa água fazer a limpeza?

É que sal dentro do aquário já eu coloquei e subi a temperatura para o máximo.

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 00:42Responder ao tópico

Aproveitando a conversa deste tópico, vou perguntar algo para aprender mais.

É para colocar o sal grosso no aquário em que quantidade ?

Mas caso seja preparar uma solução com sal grosso, quais são as proporções de sal e água para realização do processo de desinfecção???

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 01:15Responder ao tópico

MSantos escreveu:
Então sendo assim a maneira que referes é colocar sal dentro do aquário e deixar a funcionar uns dias ou desfazer o sal em água e com essa água fazer a limpeza?
Sim, o que ele deve querer dizer é isso mesmo adicionas bastante sal á água com que vais lavar o aqua. Por acaso no outro dia esqueci-me de te falar no sal! Falha minha.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 01:31Responder ao tópico

Boa noite

A desinfecção com sal em alguns parasitas tem que ser feita em concentrações elevadíssimas para existir a segurança de que realmente o parasita é eliminado. Um deles é o Lernaea. No entanto, a concentração de sal recomendada para a eliminação deste parasita não pode ser utilizada se existirem vivos no aquário, isso inclui plantas.
Tens que decidir concretamente o que pretendes.
Mediante isso, posso tentar ajudar-te com as dosagens e possibilidades que tenhas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 03:22Responder ao tópico

Tal como disse uns posts atrasados não existe nada para aproveitar alem de rochas, filtro e termostato Para que não restem duvidas neste momento peixes no aquário não há nenhum as plantas depois deste problema não as vou colocar noutra montagem ou seja não tenham problemas com o que está dentro do aquário porque não tem nada para aproveitar que ainda esteja vivo (os caracóis não os queria e eles vieram sem serem convidados por isso o remédio tem que ser fatal para eles também) já que não resta nada alem de rochas e areão então o que usar para desinfectar será com o máximo de quantidade que poder usar para que fique mesmo desinfectado.
Por outras palavras quero por o aquário como de origem sem bactérias nem vermes nem caracóis ou seja sem nada.

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 10:49Responder ao tópico

Boas sim a ideia é mesmo essa vais esfregando os vidros laterais fundo todos com sal e com agua imagina metes sal na mao e com agua esfregas ele vai-se desfazer e ficar dentro do aquario depois enches e metes sal la para dentro deixas ficar quando lavares lavas bem com agua limpa para nao ficar residos percebs a ideia não sei se me estou a fazer entender e para dizer a Mara 1kilo de sal custa 15 centimos Razz Razz Razz  claro que o aqaurio esta vazio sem nada de peixes nem plantas

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 11:26Responder ao tópico

Renato MS escreveu:
Aproveitando a conversa deste tópico, vou perguntar algo para aprender mais.

É para colocar o sal grosso no aquário em que quantidade ?

Mas caso seja preparar uma solução com sal grosso, quais são as proporções de sal e água para realização do processo de desinfecção???
Boas não metas sal na agua com peixes la dentro ou seja com o aquario montado usa-se o sal so para desinfetar quando os aquarios estão vazios ou então quando usares sal para tratamentos usa num aquario hospital e ter atenção nao usar em peixes de couro porque eles não toleram o sal e usa-se uma colher de cha dependendo do tamanho do aquario hospital nao sei se me fiz entender?

abraço

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sex 23 Ago 2013, 12:44Responder ao tópico

Boa tarde

Gosto da tua atitude, precavido para não haver riscos.
Logo já te coloco a opção que eu tomaria se estivesse na tua situação, para avaliares se te convém ou não.
P.S.: Não estragues as plantas que para elas também há solução segura.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 04:27Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa tarde

Gosto da tua atitude, precavido para não haver riscos.
Logo já te coloco a opção que eu tomaria se estivesse na tua situação, para avaliares se te convém ou não.
P.S.: Não estragues as plantas que para elas também há solução segura.
__________SmileSmileSmileSmileSmile__________
SmileSmileSmile Espero pela sugestão SmileSmileSmile 
________SmileSmileSmileSmileSmileSmile__________

O que tenho estado a pensar fazer é um pouco radical mas penso que será se calhar o mais indicado:

Sugestão 1
- Lixivia dentro do aquário com a água fria
- Deixar actuar durante cerca de  +-3 Horas com o filtro a fazer circular a água
- Após as 3 horas despejar a água com lixivia e lavar bem o aquário
- Depois voltar a encher o aquário e colocar anticloro em quantidade triplicada (3 vezes mais que o normal)
por exemplo:
(normal)--» 5ml anticloro para 10 litros de água
(Depois da desinfecção)--» 15ml para 10 litros de água
Ficando o aquário só com a água e filtro sem mais nada dentro,
deixar o aquário assim uns dias só com a água a circular pelo filtro
- Após este processo mudar a água toda e montar tudo normalmente com a quantidade de anticloro relativa aos litros de água normais ou seja (normal)--» 5ml anticloro para 10 litros de água para prevenir porque há quem monte os aquários sem adicionar anticloro na água tendo que para isso deixar a água de repouso uns dias para que o cloro se dissipe mas neste caso mais vale prevenir e então juntar anticloro Wink

Ou então utilizar água oxigenada:

Sugestão 2

- misturar a água oxigenada no que está no aquário e deixar actuar durante 24 Horas (para desinfectar tudo)
- Após isto remover tudo e mudar a água do aquário voltar a fazer o mesmo processo mas só com água nova e filtro durante novamente 24 horas
- Lavar o aquário com água e sal
- Depois só com água deixar fazer a circulação normal do aquário durante uns dias e está pronto a usar

Espero por opiniões
Obrigado

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 10:33Responder ao tópico

Bom dia tu é que sabes qualquer um é radical e deve resolver o problema

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 13:18Responder ao tópico

Boa tarde

Sugestão 2, não confio, acho fraca.
Sugestão 1, sim é eficaz, mas tens que ter muito cuidado para remover a lixívia toda, quanto ás matérias filtrantes do filtro, eu por prevenção punha novas, não fossem ficar resíduos de lixivia.
Eu já usei a lixívia e não tive problemas.

Havia ainda a solução do sal em dosagens onde nada sobrevive, mas é um pouco mais trabalhosa, acho que com a lixívia desde que limpes tudo bem limpinho, tens menos trabalho. Não te esqueças é que a lixivia tem de ser a normal, nada de lixivias perfumadas ou com detergentes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 16:25Responder ao tópico

Mara, mas qual é a solução para as plantas, envolve água oxigenada?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 20:04Responder ao tópico

Vera a solução para as plantas, mas logicamente mais cara é o PP (Permanganato de Potássio), para além de que tem que ser manuseado com cuidados e colocado nas dosagens certas, senão adeus planta.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zemal47

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 21:39Responder ao tópico

como é dificil...........................................................e será que os peixinhos notam tudo isso que falaram?:lol: 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 21:54Responder ao tópico

zemal47 escreveu:
como é dificil...........................................................e será que os peixinhos notam tudo isso que falaram?:lol: 
 Question Não percebi Question  Como assim? Que queres dizer com o difícil e se os peixinhos notam o que falámos?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zemal47

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 22:00Responder ao tópico

não leves a mal, isto para mim é tudo novidade,

Para quem está a querer começar acha tudo estranho. É muita informação.
Mas desde já os agradecimentos a todos os que colaboram.

Um muito Bem Haja.

Zemanel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Sab 24 Ago 2013, 22:06Responder ao tópico

Eu não levei a mal, só não compreendi o teu comentário.
E se estás a querer iniciar-te, digamos que este tópico, como houve alguns problemas, não é o mais incentivador. Mas tudo se resolve com calma.
Se tiveres dúvidas e precisares de alguma coisa, passa pelo sub fórum Iniciação á aquariofilia, abres um tópico novo e pergunta aquilo que quiseres, estamos cá para ajudar no que fôr possível.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novo aquário "Agora com novo projecto"   Hoje à(s) 09:10Responder ao tópico

Novo aquário "Agora com novo projecto"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-