Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

projecto apistograma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

robertonvs

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Roberto Neves
Gostos : 1

MensagemAssunto: projecto apistograma   Ter 04 Jun 2013, 21:45Responder ao tópico

boas

vou remodelar o aquario apara acolher um trio de apistogramas cacatuoides triple red 1 macho 2 as fêmeas como so me iniciei na aquariofilia a cerca de 6 meses e nunca montei um aquário especifico para uma espécie queria fazer este projecto com algum rigor para que os apistos se possam sentir o mais a vontade possível para poderem mostrar o esplendor das suas cores e barbatanas

Por isso peço umas dicas de quais o materiais a usar, só n faço intenção de gastar dinheiro em hardscape que acho um absurdo o preço das coisas por isso pretendo fazer um biótopo amazónico com materiais de portugal que se podem encontrar em muitos lados.

Aquario

90x35x30 94L brutos
filtro 450l/h
resistencia 100W
iluminação t5 21W mas e para trocar por LDS

a areia que estou a penssar colocar e de ardosia deu estive uma manha a partir para ficar bem fina
no fundo uma parte pretendo colocar folhas secas no fundo
e os troncos vao predominar no aquario, gostaria duma dica para umas plantas para colocar ao pé do tronco plantas pouco exigentes pois estou a pensar cobrir toda a superficie com algum tipo de plantas flutuantes
e algumas tocas feitas de cocos.

fico a espera e sugestões

obrigado

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: projecto apistograma   Qui 06 Jun 2013, 19:50Responder ao tópico

Apesar de não estar muito claro o que pretendes.

Antes de sugerir plantas, qual seria a iluminação disponível ao final?

Considerando que o valor minimo a atender plantas menos exigentes, temos seguintes parâmetros que tenho por mim base: 6000 kelvins, 50 lúmens / litro, 0,5 W / litro - "Branca".

Como pretende manter folhas mortas "secas" como parte do fundo terá que ter um sistema de filtragem de pelo menos 1200 litros / hora. E como mídia filtrante além das porcelanas, terá que ter zeolitas, o perlon, bio-balls, uma espuma própria para controle de nitritos e nitratos e para amônia. Mesmo que uses plantas flutuantes que precisaram de arrejamento, um sistema com itens sugeridos será necessario para controlar a qualidade da água.

Terá que ver um componente para manter o pH o menos ácido, devido as folhas e troncos.

A sua água terá que ser fria para controlar a decomposição das folhas.

São essas as minhas sugestões e especulações, não leve a mal. Também sou novato no aquarismo.

Veremos a opinião de pessoas mais experientes. Quero aprender também.

robertonvs

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: projecto apistograma   Qui 06 Jun 2013, 20:18Responder ao tópico

quanto a iluminação agora tenho uma calha que na nova montagem so servira para fazer manutenção para ver mais pormenores a luz vou ajustar depois as plantas que so quero ter uma ou 2as plantas so de um dos cantos do aquário e so no sitio das plantas e que vou colocar iluminacao naquele ponto com um foco

em relação a filtragem isso n sabia... e se aplicar purigen no filtro n e o bastante? ou vai saturar muito rápido?

para controlar o ph posso depois adicionar umas conchas no filtro ou por umas pedras de calcario para subir o ph n?

obrigado

João Carecho

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Carecho
Gostos : 14

MensagemAssunto: Re: projecto apistograma   Qui 06 Jun 2013, 23:07Responder ao tópico

Olá Roberto,

O aquário tem umas dimensões generosas. Dá para montar um aquário de apistogrammas bem engraçado.

Em relação ao hardscape procure uns troncos/ramos de videira. Depois de tratados funcionam muito bem! Em termos de plantas eu apostaria nas do género echinodorus.

Com os cocos, troncos, folhas, 2 plantas e umas flutuantes isso fica composto.

Depois é só pensar na espécie a manter, se estiver a pensar nos agassizii já sabe. Wink

Um abraço

-- Assinatura --
Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Moderador EspecíficoPeixeFauna do Sub-Fórum Ciclídeos

robertonvs

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: projecto apistograma   Sex 07 Jun 2013, 18:45Responder ao tópico

troncos que tenho tratados para o aquario
[img] [/img]

[img] [/img]

[img] [/img]

projecto apistograma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-