Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Escalar - Pterophyllum Scalare

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ricardo A. Silva
avatar

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


MensagemAssunto: Escalar - Pterophyllum Scalare   Seg 31 Ago 2009, 16:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.




Família: Ciclideos América do Sul

Nome comum: Escalar

Nome científico: Pterophyllum Scalare

Origem geográfica: América do Sul (Rio Amazonas)

Comprimento: até 15 cm

Temperatura: Entre 22º e 38º C

PH: Entre 6.0 e 6.8

DH:

GH: Entre 0 e 8


Características:

O Escalar é o príncipe do aquário, um ciclídeo pacifico de médio porte que se dá bem com grande maioria dos peixes pacíficos. Este peixe distingue-se facilmente dos outros peixes, incluindo os ciclìdeos, pois é possuidor de uma barbatana dorsal e anal bastante alta. Com isto são peixes resistentes e óptimos para um aquário comunitário, apenas com peixes de maiores dimensões ou com pouca diferença de tamanho, mas atenção ao tamanho desse aquário pois é um peixe que necessita de espaço, um aquário de 1 metro de comprimento premite prefeitamente a manutenção de 2 casais de Escalares. Nunca esquecendo que é uma espécie que vive em cardume, não haverá confrontos caso os Escalares sejam todos colocados ao mesmo tempo no aquário e em jovens, pois existirá sempre um que lidera o grupo.

Alimentação:

Este peixe tem uma particularidade na hora da sua alimentação, pois nessa altura torna-se mais agressivo perante os outros, podendo mesmo “morder” os restantes habitantes do aquário. A sua alimentação é a base de flocos, granulados, dáfnias liofilizafas, congelados, artémia, larvas congeladas, patês, etc...

Reprodução:

O Escalar é um peixe ovíparo, depois de formado um casal, este passa a defender o sei território afastando todos os peixes habitantes no aquário. O local escolhido para a desova vai ser limpo com todo o cuidado pelo casal, esse local tanto poderá ser uma folha larga, como um vidro ou uma pedra, a fêmea coloca os ovos e o macho fertiliza-os. Os ovos eclodem passado dois dias após a postura, no 7º dia após a eclosão os alevins começam-se a soltar e a nadar, altura a partir do qual é necessário começar a alimenta-los com comida líquida ou artémia recém-eclodida.

Video:



Escrito por Ricardo A. Silva e atualizado por Equipapeixefauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Escalar - Pterophyllum Scalare

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-