Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Irei "tentar" reproduzir Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

riick

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Ricardo Silveira
Gostos : 1

MensagemAssunto: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 02 Jun 2013, 20:31Responder ao tópico

Olá, meu nome é Ricardo, e eu irei tentar reproduzir betta, eu já criei peixes Bettas, mas nunca pensei em reproduzir, mas agora me deu uma baita vontade de criar Bettas novamente... Acho que amanha (02/06/13) irei comprar um macho, e depois de alguns dias compro uma fêmea, eu irei comprar um macho que já faça ninho em seu aquário individual, e a fêmea vou tentar ver qual tem o ovipositor a vista e que esteja gordinha, irei deixar umas 2 semanas "tentando" engordar eles, pois como minha cidade é pequena, só tem ração para Bettas mesmo, nem tem artêmias nem nada! só a ração mesmo.

Depois da tentativa de "engorda" eu irei retirar tudo do aquário, cascalho, plantas artificiais (não tem plantas aquáticas na minha cidade), e a bombinha de ar que também ajuda um pouco na limpeza do ninho, nesse aquário eu irei deixar 8 cm de água e irei colocar um pedaço de isopor, já li que ajuda como suporte ao ninho.
Depois eu coloco a fêmea em uma garrafa pet cortada ao meio, e depois espero uns 3 dias, para o macho terminar de construir o ninho (nesse período eu paro a alimentação?) . Depois desses 3 ou 2 dias eu solto a fêmea.

Uma dúvida: Sei que é para deixar a luz acessa 24 horas até os alevinos nascerem, mas acho que isso não vai dar, porque meus pais são bem ignorantes, e não irão deixar a luz acessa 24 horas... Será que tem algum problema deixar apagada? até porque no ambiente natural, a luz solar não é 24 horas. Eu pensei em deixar minha "lanterninha" acessa, mas ela é tão fraca, que nem deve aguentar ficar acessa por uma noite...
Uma outra dúvida, eu não tenho aquecedor, preciso tampar o aquário?

yunyasha

Membro
Membro

Nome Real : Marlon
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 02 Jun 2013, 21:03Responder ao tópico

Bem vindo, n sei muita coisa sobre bettas esspere por um dos membros da equipe peixe-fauna ou alguem entendido do assunto te diga Razz

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 02 Jun 2013, 21:22Responder ao tópico

Ok, você poderia me disser como muda a imagem ?

yunyasha

Membro
Membro

Nome Real : Marlon
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 02 Jun 2013, 22:20Responder ao tópico

clica no perfil depois em avatar e econtras ali um espaço pra escolher foto do computador ou da net!

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 02 Jun 2013, 23:05Responder ao tópico

Ah, obrigado, coloquei a imagem dos meus antigos molinésia e seus filhotes
rsrs

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Seg 03 Jun 2013, 13:03Responder ao tópico

Olá Ricardo, enquanto tens macho e fêmea no aquário juntos paras a alimentação, e só retomas quando os separares (fêmea quando acabar a desova e macho quando os alevins começarem a nadar na horizontal).
Quanto à luz o ideal é deixar a luz do aquário acesa 24h mesmo até passadas 2 semanas dos alevins nascerem, para lhes facilitar a alimentação. Não conseguindo fazer isto, o ideal é tentares manter a luz ligada o máximo de tempo possível, mesmo que seja uma pequena lanterna. O importante é que haja sempre uma pequena luminosidade (na natureza têm sempre a luz da lua à noite, que embora seja mais fraca que a do sol é equivalente à tua lanterna) para se poderem estar constantemente a namorar, para que o macho possa cuidar do ninho e dos ovos/alevins e para que os alevins nas primeiras semanas se possam alimentar sempre que precisem.
Quanto à tampa, é essencial mesmo quando se usa aquecedor. Se na tua zona a água do aquário está quentinha (25-26ºC) não precisas do aquecedor. Mas eles preferem ambientes húmidos, logo terás que tapar o aquário com algo (até com papel celofane dá) para que se forme condensação da água que evapora dentro do aquário. Quando as paredes estiverem a escorrer gotas de água esse é o ambiente perfeito para eles se reproduzirem.
Quanto à artémia, aí no Brasil há muito esse problema da falta dos ovos de artémia, mas penso que resolves bem se conseguires contactar com um criador de bettas/guppies, a maioria consegue-te enviar todo o tipo de alimento vivo que precises.
Se fizeres uma pesquisa no google talvez encontres alguns, eu conheço estes:
Agostinho Monteiro
ARTÊMIA SALINA RN:
FLAGNER SOARES DE SOUZA
RUA SOUZA PINTO,1 153 - BAIRRO DO TIROL
NATAL/RN - CEP: 59022-260
CNPJ: 14.737.857/0001-01
I.E: 20.261.888-9
BRASIL
FONE (0xx84) 2226-9726
FAX (0xx84) 2226-9726
E-MAIL: soares498@hotmail.com
PÁGINA: www.artemiasalinadorn.com.br
CONTATO: FLAGNER SOARES DE SOUZA.
TEL/FAX: (084) 2226-9726
CELULAR: (084) 8806-0215

Mais alguma dúvida em que possamos ajudar pergunta.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Seg 03 Jun 2013, 17:06Responder ao tópico

BeatrizCosta escreveu:
Olá Ricardo, enquanto tens macho e fêmea no aquário juntos paras a alimentação, e só retomas quando os separares (fêmea quando acabar a desova e macho quando os alevins começarem a nadar na horizontal).
Quanto à luz o ideal é deixar a luz do aquário acesa 24h mesmo até passadas 2 semanas dos alevins nascerem, para lhes facilitar a alimentação. Não conseguindo fazer isto, o ideal é tentares manter a luz ligada o máximo de tempo possível, mesmo que seja uma pequena lanterna. O importante é que haja sempre uma pequena luminosidade (na natureza têm sempre a luz da lua à noite, que embora seja mais fraca que a do sol é equivalente à tua lanterna) para se poderem estar constantemente a namorar, para que o macho possa cuidar do ninho e dos ovos/alevins e para que os alevins nas primeiras semanas se possam alimentar sempre que precisem.
Quanto à tampa, é essencial mesmo quando se usa aquecedor. Se na tua zona a água do aquário está quentinha (25-26ºC) não precisas do aquecedor. Mas eles preferem ambientes húmidos, logo terás que tapar o aquário com algo (até com papel celofane dá) para que se forme condensação da água que evapora dentro do aquário. Quando as paredes estiverem a escorrer gotas de água esse é o ambiente perfeito para eles se reproduzirem.
Quanto à artémia, aí no Brasil há muito esse problema da falta dos ovos de artémia, mas penso que resolves bem se conseguires contactar com um criador de bettas/guppies, a maioria consegue-te enviar todo o tipo de alimento vivo que precises.
Se fizeres uma pesquisa no google talvez encontres alguns, eu conheço estes:
Agostinho Monteiro
ARTÊMIA SALINA RN:
FLAGNER SOARES DE SOUZA
RUA SOUZA PINTO,1 153 - BAIRRO DO TIROL
NATAL/RN - CEP: 59022-260
CNPJ: 14.737.857/0001-01
I.E: 20.261.888-9
BRASIL
FONE (0xx84) 2226-9726
FAX (0xx84) 2226-9726
E-MAIL: soares498@hotmail.com
PÁGINA: www.artemiasalinadorn.com.br
CONTATO: FLAGNER SOARES DE SOUZA.
TEL/FAX: (084) 2226-9726
CELULAR: (084) 8806-0215

Mais alguma dúvida em que possamos ajudar pergunta.

Você me respondeu tudo!
talvez hoje eu compre a fêmea e não o macho, e iria postar aqui fotos da reprodução...

Eu irei tampar o aquário com um plástico que se coloca em comidas, ele "fixa" no vidro facilmente... Mas, eu devo abrir de vez em quanto o plastico? porque eu acho que eles irão morrer sem ar!

Uma pergunta: posso ou não colocar plantas artificiais? porque aqui não vende plantas aquáticas...

Ai quando eu juntar eles, eu paro a alimentação, quando a fêmea parar de expelir ovos, eu retiro ela e dou novamente a alimentação. No caso do macho, tem de esperar até os alevinos nadarem na horizontal
Eu irei fazer o possível em deixar a luz acessa, eu não sabia que tinha que deixar a luz acessa mesmo quando eles estiverem acasalando e nem que tinha que esperar 2 semanas...
Aqui é bem quente, ai eu deixo tampado mesmo com o macho dentro do aquário? Question
Então, no caso das artêmias, eu irei falar com os meus pais...

Obrigado.

Última edição por riick em Seg 03 Jun 2013, 18:16, editado 2 vez(es)

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Seg 03 Jun 2013, 17:21Responder ao tópico

Uma outra pergunta, sobre a alimentação dos Bettas, adultos mesmo...
é pra dar 3 bolinhas de ração de manhã e 3 a noite?

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Seg 03 Jun 2013, 22:26Responder ao tópico

Comprei uma Betta fêmea, e na barriga dela é branquinha, ai eu num sei se tem o "ovipositor" a vista
Sad
e agora? :|

E não tinha da ração de bolinha, eu tive que comprar de floquinhos, tem problema?

Fotos:
Desculpe-me por colocar tantas fotos...

Ela no saquinho

Ração em flocos

Olha o saquinho ali atrás

Saquinho dentro da água para tentar estabilizar, só que a coitada ficou batendo no plastico e eu acabei soltando ela...

Ela ainda no saquinho...

Ela libertada
kk

Olha, num tem como ver o pontinho branco, o ovipositor

Olha ai a lanterna que eu falei..

Um pouquinho da ração..

Ração na água, mas ela nem comeu... Ela nem viu...

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Seg 03 Jun 2013, 22:47Responder ao tópico

UHUL, eu consegui visualizar o ovipositor
to tão feliz
rsrs

Uma pergunta: ela é pequena ou é grande? porque o macho tem que ser grande e ela pequena...

Uma outra pergunta: esse vai ser o aquário que eu disse, irei tirar as plantas e cascalhos, mas eu acho que vou deixar so uma plantinha dessas, porque eu tenho pena da fêmea... Ai eu queria saber esse aquário é ideal?

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 12:38Responder ao tópico

Bem, então deixa ver se consigo responder a tudo.

Citação :
Mas, eu devo abrir de vez em quanto o plastico? porque eu acho que eles irão morrer sem ar!
Deves ter uma bomba de ar com pedra porosa e um estrangulador no tubo de ar para que as bolhinhas saiam com pouca força. Desta forma terão sempre ar e a intensidade das bolhas não vai magoar os alevins quando nascerem. Esta bomba de ar deve ficar ligada desde o momento em que os alevins começam a nadar na horizontal, para quebrar a tensão superficial da água. Até lá podes tentar não fechar completamente a tampa, deixando uma pequena abertura, será o suficiente.

Citação :
posso ou não colocar plantas artificiais? porque aqui não vende plantas aquáticas...
Para efeitos de reprodução podes colocar plantas artificiais, desde que não sejam bicudas e com arestas afiadas. Se as agarrares e te arranhares esquece, pois vai acontecer o mesmo aos peixes. Aconselho plantas com folhas largas para lhe proporcionar esconderijos do macho.

Citação :
Eu irei fazer o possível em deixar a luz acessa, eu não sabia que tinha que deixar a luz acessa mesmo quando eles estiverem acasalando e nem que tinha que esperar 2 semanas...
A lanterna que mostras-te serve perfeitamente, é apenas a luz que precisam durante a noite, ou até menos.

Citação :
Aqui é bem quente, ai eu deixo tampado mesmo com o macho dentro do aquário?
Qual a temperatura a que fica a água com o aquário tampado? Em princípio sim, desde que a temperatura da água não ultrapasse os 32ºC nem tenha muitas variações ao longo do dia penso que não há problema nenhum.

Citação :
é pra dar 3 bolinhas de ração de manhã e 3 a noite?
Visto que arranjaste uns flocos a teoria é a mesma. Mas cuidado com este tipo de alimentação. Nessa loja de animais não vendem comida congelada tipo bloodworms, dafnia? Ou até mesmo as bloodworms liofilizadas. Deverias tentar arranjar outro tipo de comida e variar, se não eles podem vir a ter problemas na bechiga natatória.
Mas quanto à quantidade estás certo. Antes da reprodução tenta dar mais comida, principalmente ao macho, pois vai ficar mais de 5 dias sem comer.

Citação :
E não tinha da ração de bolinha, eu tive que comprar de floquinhos, tem problema?
Bolinha ou flocos não há grande diferença, apenas no aspecto e no que vai sujar a água se o peixe não comer.

Citação :
Ração na água, mas ela nem comeu... Ela nem viu...
Isso é normal, deixa ela ambientar-se ao aquário que ela ganha logo apetite....

Citação :
ela é pequena ou é grande? porque o macho tem que ser grande e ela pequena...
Para ser sincera, não faço a menor ideia se ela é grande ou pequena. Convém o macho ser maior que ela, por isso, quando fores comprar o macho certifica-te deste facto.

Citação :
Ai eu queria saber esse aquário é ideal?
A mim parece-me muito bom esse aquário. Quantos litros leva? Ou então as medidas se puder ser.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 16:49Responder ao tópico

Citação :
Deves ter uma bomba de ar com pedra porosa e um estrangulador no tubo de ar para que as bolhinhas saiam com pouca força. Desta forma terão sempre ar e a intensidade das bolhas não vai magoar os alevins quando nascerem. Esta bomba de ar deve ficar ligada desde o momento em que os alevins começam a nadar na horizontal, para quebrar a tensão superficial da água. Até lá podes tentar não fechar completamente a tampa, deixando uma pequena abertura, será o suficiente.

Sad
não vai ter como colocar a pedra porosa, só se eu colocar um pedacinho de "bucha" será que tem como? pq a saida do ar é bem pequena. Outra coisa essa minha bombinha também limpa a água e é forte!,acho que os filhote irão ficar sendo puxados, mas dentro dele tem uma esponja... So se eu ligar com pouco tempo...

Citação :
Para efeitos de reprodução podes colocar plantas artificiais, desde que não sejam bicudas e com arestas afiadas. Se as agarrares e te arranhares esquece, pois vai acontecer o mesmo aos peixes. Aconselho plantas com folhas largas para lhe proporcionar esconderijos do macho.

Minhas plantas não são afiadas, quando eu comprei eu já fui logo vendo isso...

Citação :
A mim parece-me muito bom esse aquário. Quantos litros leva? Ou então as medidas se puder ser.

Litros eu não sei...
Comprimento: 35 cm
Altura: 25 cm
Largura: 18 cm

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 17:08Responder ao tópico

Isso de que falas é um filtro interno. Não aconselho de todo. Os alevins vão ser puxados para dentro e morrer, pois no início de vida não têm força para nadar contra a corrente.
Existem mesmo umas bombas de ar assim

que ligas à corrente, ligas a um tubo de ar e uma pedra porosa na ponta. Isto é a única coisa que precisas para criar os teus bettas. Nada de filtros.

Quanto ao aquário está óptimo tem 15 litros é mais que suficiente. Não te esqueças que a altura da água não pode exceder os 10 cm! E mete bastantes plantas e esconderijos para a fêmea poder descansar e esconder-se quando a soltares com o macho.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 18:25Responder ao tópico

Meu filtro não é assim
:|

Ai como eu posso fazer ?
Eu testei a bombinha pra ver se ainda pegava
rsrs
e pega! e puxa muito mesmo...
Sad

Será que vai prestar?

Olha como é:

Em azul: O ar
Em vermelho: A água, a impureza

Desmontando a bombinha

Bombinha desmontada

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 20:35Responder ao tópico

Pois, isso é um filtro interno, é completamente diferente da bomba de ar. A bomba de ar apenas manda ar para dentro do aquário, não faz qualquer tipo de filtração.

Como podes ver por esta imagem a bomba de ar que falo apenas serve para fazer aquelas bolhinhas que vês no meio do aquário. Para os bequenos bettas apenas podes mandar uma pequena quantidade de bolhas por segundo, daí precisares de um estrangulador para o tubo assim deste género

Esse filtro que tens não serve para os alevins, o único que aconselho a usar na reprodução caso queiras ter um filtro (o que não acho necessário) é o filtro de esponja, que até podes fazer em casa.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 20:47Responder ao tópico

Achar essas coisas na minha cidade é a mesma coisa que achar diamante
kkkkkkkk

É preciso mesmo a bomba de ar? não tem como reproduzir sem ela?
Eu to vendo na net e tem dizendo que no aquário só colocar aquecedor (que eu não tenho) plantas aquáticas( que eu também não tenho, mas vou usar uma artificial) e um copo cortado para o macho fazer o ninho no local...

Mas não tem falando da bombinha
:s
será que mata os alevinos sem usar a bombinha? pq não tem outra opção...

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 21:38Responder ao tópico

Não sei, nunca tentei sem a bomba. Mas é uma questão de tentares. Se não tens bomba convém deixar sempre uma frestinha da tampa aberta. Mas esse filtro com alevins, nunca!
Quanto ao copo penso que é preferível o isopor.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Ter 04 Jun 2013, 21:51Responder ao tópico

Ok

muitíssimo obrigado!

eu irei ficar postando fotos aqui
Very Happy

Eu irei colocar o isopor mesmo...

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Qua 05 Jun 2013, 17:08Responder ao tópico

Uma perguntinha, como eu sei se a fêmea já está ovada?

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Qua 05 Jun 2013, 17:12Responder ao tópico

Se tem a barriga bem cheiinha e se mostra o ovopositor.

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Sex 07 Jun 2013, 21:41Responder ao tópico

a minha está assim e também está com umas listras clarinhas na vertical
*------*
pronta para reproduzir

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Sab 08 Jun 2013, 15:09Responder ao tópico

Gente, hoje eu coloquei um espelho no aquário, porque eu estava achando ela solitária, porque quando eu fui comprar ela, ela estava num aquário cheio de bettas femeas... e hoje quando eu coloquei o espelho ela ficou super agitada e com raiva, ficou igual ao macho, abriu as nadadeiras, ficou bem brava, será que com a presença do macho ela vai querer ficar mais brava que ele?

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Sab 08 Jun 2013, 17:03Responder ao tópico

Isso significa que tens que arrajar um macho igualmente mau ou pior que ela. Também tenho uma fera dessas cá em casa Razz mal vê um espelho parece um macho, para não falar que tem cauda e porte de macho (Mas como já a reproduzi tenho 100% de certeza que é uma menina). O macho dela é só o pior macho em termos de carácter que tenho, só de saber que tem peixes nos aquas o lado salta para andar à bulha. Portanto quando os junto ela só tem é que baixar a bolinha!

riick

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Dom 09 Jun 2013, 13:32Responder ao tópico

Vish, mas será que ela não acostuma? porque no aquário da loja ela não tava brigando... tava até juntinha das outras fêmeas...

Mas eu vou tentar comprar um macho super brabo
kkkkkkk

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Qua 14 Ago 2013, 01:06Responder ao tópico

Adorei este post...boas perguntas e ótimas respostas.
Beatriz vc é muito atenciosa!!!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Irei "tentar" reproduzir Betta   Responder ao tópico

Irei "tentar" reproduzir Betta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-