Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Kribensis - Pelvicachromis Pulcher

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ricardo A. Silva
avatar

Membro
Membro


Localização : Sintra
Mensagens : 167
Data de inscrição : 25/08/2009
Gostos : 1


MensagemAssunto: Kribensis - Pelvicachromis Pulcher   Seg 31 Ago 2009, 16:54Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.




Família: Ciclideos Africanos

Nome comum: Kribensis

Nome científico: Pelvicachromis Pulcher

Origem geográfica: África

Comprimento: 10 cm

Temperatura: Entre 25º e 28º C

PH: Entre 6,5 e 7

DH: 6


Características:

O Kribensis é um peixe bastante apreciado em aquariofilia e uma das primeiras espécies a ser introduzidas nos aquários Europeus. É um peixe fácil de manter e também de procriar, eles têm uma característica muito rara, num casal é a fêmea que toma a iniciativa de cortejar o macho. Os Kribensis depois de se adaptarem ao aquário desenvolvem as suas cores tão características, quando estão assustados ou se sentem ameaçados o Kribensis fica pálido e sem cor. São também uma espécie que não exige cuidados especiais e passam a maior parte do tempo no fundo do aquário nadando mais acima na altura das refeições.

Temperamento:

São peixes calmos e pacíficos mas também são bastante territoriais, especialmente na altura da procriação e aquando da chegada de novos peixes. Os Kribensis não são gressivos a não ser que se sintam ameaçados.

Diferença sexual:

Os Kribensis podem ser facilmente distinguidos pelas cores. As cores destes peixes são divididas em duas partes que são separadas por uma lista escura que aparece ao longo do corpo. Nas fêmeas a cor inferior é de um rosa-violeta meio prateado enquanto que nos machos a cor inferior é púrpura-vivo. O macho é ligeiramente maior que a fêmea e a barbatana dorsal do mesmo é pontiaguda, ao contrário da barbatana da fêmea. Quanto à barbatana caudal, a dos machos é bicudas e a das fêmeas é arredondada.

Alimentação:

Alimentam-se de flocos e outros alimentos secos, assim como congelados e alimento vivo.

Reprodução:


Na época da reprodução este casal fica um pouco mais agressivo mas reproduzem-se com bastante facilidade. Num aquário de ciclídeos é comum aparecerem alevins. Os Kribensis têm uma característica especial assim como outros ciclídeos, estes defendem as suas crias até para com peixes maiores.
A fêmea geralmente desova em troncos ou num pedaço de vaso próprio para o efeito, depois disso o macho fecunda os ovos. A eclosão ocorre geralmente após dois dias. Caso o aquário seja comunitário, é aconselhável retirarem a família assim que ocorrer a eclosão para que outros peixes não tentem comer as crias e geral confusão no aquário.

Video:



Escrito por Ricardo A. Silva e atualizado por Equipapeixefauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Kribensis - Pelvicachromis Pulcher

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-