Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Discus com as barbatanas laterais coladas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

rsmash

Membro
Membro

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sex 17 Maio 2013, 20:08Responder ao tópico

Boas, adquiri 6 discus à uma semana e eles tem estado bem, contudo hoje reparei que 3 deles tem uma das barbatanas colada ao corpo constantemente, já verifiquei os níveis da agua e estão bons, a temperatura está nos 27º, e fiz uma TPA a meio da semana como sempre. Na terça feira coloquei também um cardume de 6 "narizes de bêbado" que aparentemente estão bons de saúde... O que poderá ser e o que tenho de fazer?

Imagem de um deles com a barbatana colada, os outros não consegui tirar

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 11:11Responder ao tópico

Bom dia, fiz agora um teste à agua de manhã com o tetra test 6 em 1 e deu os seguintes ressultados:

Apesar de ser leigo na matéria, parece-me que está tudo ok com os parâmetros da agua, gostaria de saber o que poderei fazer, os discus continuam com a barbatana colada... Se alguém me pudesse ajudar sobre o que fazer desde já agradecia... Relativamente a medicação tenho cá em casa esha2000 e o sera ectopur... Obrigado

xandre

Membro
Membro

Nome Real : celso
Gostos : 90

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 18:53Responder ao tópico

boas

em primeiro lugar esse teste de fita nao é tao eficaz como os de gotas, tenho tanbem esse teste de fitas.
a temperatura normal para discus é de 30º graus, tens a 27 logo semtem frio.
eu penso que o esha 2000 resolve esse problema mas faz tratamento á parte a esses discos, le o folheto a ver o que diz.
alem das bartanas coladas notas na barbatana dorsal com pequenos rasgos?

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 21:00Responder ao tópico

Boas, desde já o meu obrigado xandre, tinha os discus a essa temperatura por causa das plantas, mas já aumentei 1º no termostato para ver se até segunda feira consigo colocar nos 30º. Já coloquei esha2000, vamos a ver como corre, relativamente à barbatana dorsal, não noto nada de rasgos, apenas num dos discus, verifiquei hoje à tarde que liberava um pouco de "fungos" brancos, vou mostrar aqui uma foto da mancha branca que ele ganhou...

Infelizmente não tenho outro aquário ainda pronto para os colocar de quarentena Sad estou ainda a preparar um, mas ainda não está ciclado nem nada, logo fui "obrigado" a colocar o esha2000 no aquário deles todos... Agora é esperar para ver se eles recuperam, porque os que estão piores aparentemente são um casal e seria muito mau perder algum deles Sad

Contudo vou mantendo isto actualizado, se alguém mais tiver informações úteis de como ajudar, agradecia, e uma vez mais muito obrigado Xandre Smile

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 21:19Responder ao tópico

Boas se te fosse possível atacava já o aquario todo com esha 2000 em conjunto com o esha exit,
Penso que até é o recomendado pela esha nessas situações.

Abraço,

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 21:25Responder ao tópico

Obrigado pela ajuda NGOD, mas não será melhor fazer para já apenas com o esha2000 e aguardar os 3 dias para ver o progresso? E se não houverem progressos não será melhor depois colocar antes o esha hexamita?
Peço desculpa pelas duvidas, mas sou um pouco leigo nestas coisas de doenças :s

Uma vez mais obrigado

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 21:41Responder ao tópico

Se vês que eles estão a alimentar se bem penso que nao é preciso o hexamita, já usei hexamita mas foi por causa de 2 ramirezi que nao comiam e tinham a doença do buraco na cabeça, pela foto que meteste eu nao ficava a espera e agia já com o esha 2000 + exit

Abraço

-- Assinatura --

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 21:49Responder ao tópico

boas
esse fungo branco é uma espeçie de blor?

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:31Responder ao tópico

NGOD, esha exit só amanhã é que poderei comprar, tenho em casa apenas o esha2000, haverá problema em colocar apenas amanhã o esha exit?

xandre, relativamente à tua questão sim, parece do género de algodão...

Cumprimentos e obrigado pela ajuda Smile

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:36Responder ao tópico

boas

ve se ele tem esses sintomas

Oodinium:
Doença causada pelo protozoário Oodinium Sp. Extremamente contagiosa e muito perigosa, por ser fatal se não for tratada rápido e eficazmente.
Não pelo que eu saiba uma causa provável (temperatura, água, etc) para o seu aparecimento. Têm-se notado que ocorre mais nos meses frios do ano, mas relatos ao contrário também ocorrem.
Normalmente nota-se que o muco dos Discos assume uma tonalidade esbranquiçada, opaca, bastante semelhante a um "veludo". Os Discos, começam a ficar agitados, se coçando (raspando em algo) e normalmente perdem logo o apetite.

Diferente de alguns outros protozoários, o Oodinium, não é afetado pelo tratamento com sal grosso, então nem adianta tentar com isso.
O mais comumente usado no tratamento são os remédios à base de cloreto de cobre, esses sim eficazes contra ele.

No tratamento pode ser usado vários medicamentos específicos par isso, como o SERA Oodinopur (usado conforme bula) por exemplo.
Tome extremo cuidado com o uso de medicamentos à base de cobre, se for fazer isso no aquário principal.
Peixes de fundo, como Cory's, cascudos, etc, (idem para crustáceos) não toleram cobre e via de regra morrem na presença do cobre na água. Peixes como Rodostomus, Néons, Rásboras e outros mais sensíveis podem sofrer com ele também.

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:37Responder ao tópico

Contudo já estou a aumentar a temperatura, porque andava entre os 26,5 27º vou tentar colocar nos 30º...

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:39Responder ao tópico

Sinceramente não os vejo a roçar-se em nada, vejo sim uma das barbatanas recolhidas, eles a andarem de vez enquando meios de lado derivado a nadar apenas com uma barbatana e andam um pouco mais escondidos e parados, para além de 2 deles costumarem andar sempre juntos e como estão os dois com o mesmo problema não andam tão juntos... De resto, não os vejo a coçar-se e ainda à pouco pus comida e pelo que me pareceu eles comeram, não como de costume, não vieram logo a correr, mas vieram para a zona onde tinha a comida, mas...

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:42Responder ao tópico

como esta a barriga deles?
( ) ou ) (

mas aquele disco esta com parasitas extriores

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:45Responder ao tópico

Fungos:
Apesar de não poder ser considerado exatamente uma doença, ele normalmente vem de "carona" com um boa parte delas e se não tratado, por agravar o muito quadro.
Pontos atacados por fungos, podem surgir em decorrência de ferimentos, lesões, alguma perda de mudo e ate por baixa imunidade do peixe.
Normalmente são verificadas como manchas mais claras, tufos (parecidos com algodão), em qualquer ponto do corpo do peixe. Perda de atividade e timidez acentuada. Se não tratadas a tempo, podem causar lesões severas e ate morte.
Peixes que tenham uma boa alimentação balanceada e vivam em água de boa qualidade, dificilmente irão ter problemas com fungos, mesmo que apresentem alguma leve lesão no corpo, decorrentes de brigas, ou arranhões por exemplo.

Como tratamento em caso de infestação, fungicidas normais, são recomendados.
O Melafix poderá ser usado também para ajudar a cicatrização.
Como prevenção, repito, procurar manter o peixe bem alimentado, com uma dieta balanceada e rica, os parâmetros da água ideais, é o caminho.

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:52Responder ao tópico

A barriga deles sinceramente acho que está bem () relativamente a alimentação, apesar de os ter aqui à apenas uma semana vario sempre, tenho papa caseira, tropical d-50 plus, tetra discus, Granulado Premium discus, vermelho e verde, sera discus... Por isso n acredito que seja da comida, agora aí está não sei o que eles comiam anteriormente, o antigo dono sei que tinha tropical d-50 plus...

Sendo parasitas externos que achas que lhe devo dar então? :s e relativamente aquela situação de juntar o esah2000 e o esha exit haverá problema por já ter dado hoje o esha2000 e começar apenas amanhã com o esha exit?

Cumprimentos

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 22:55Responder ao tópico

Relativamente à agua, estavam num aquário muitooooo porco e sujo, com uma filtragem quase inexistente de um filtro interno minusculo, sendo que aquando da compra os pobres coitados estavam todos a respirar à tona, mal entraram no meu aquário parecia que lhes tinha saído o euromilhoes... Costumo fazer TPA's todas as semanas de 30% sensivelmente... Por isso... Julgo que terá sido as fracas condições em que estavam...

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 23:16Responder ao tópico

Boas nao tem mal nenhum em só começares a usar o exit amanha. Mas pelo que vejo na foto 3 dias vai ser pouco dá amanha e depois a dose de primeiro dia tanto do exit como do 2000, e depois até fazer 7 dias faz a dose de segundo e terceiro dia.

Abraço

-- Assinatura --

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Sab 18 Maio 2013, 23:21Responder ao tópico

ok, vou fazer isso, obrigado NGOD e xandre pela ajuda, espero mesmo não perder nenhum dos "pequenos" é que ainda para mais são o unico casalinho do aquário, pelo menos andam sempre juntinhos e quando o pigeon come o red melon não deixa nenhum discu se aproximar... Vamos a ver... Quando houverem novidades comunico, uma vez mais obrigado Smile

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 00:51Responder ao tópico

Dá-me ideia que o problema deles foi o aquário onde estiveram, penso que o esha 2000 resolveria o problema, mas pelo sim pelo não faz como já foi indicado. Verifica se não se rossam na decoração e não dão arranques, pois se forem parasitas das Guelras é mais complicado limpá-los. Vai dando notícias.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 10:12Responder ao tópico

Bom dia, obrigado Francisco Ramalho, de vez enquando (muito de longe a longe) passam-se e ligam o nitro... Deixam tudo em alvoroço, mas estamos a falar 1, 2 vezes no máximo por dia... Hoje vou voltar a colocar o esha2000 e adicionar o esha exit, vamos a ver... A temperatura desde ontem para hoje já aumentou sensivelmente 1,5º, vou ver se aumento mais um gru até chegar aos 30º, estando neste momento nos 28,5º. Vou mantendo isto actualizado, desde já o meu muito obrigado a todos vocês Smile

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 11:45Responder ao tópico

Reparei agora de amanhã que inexplicavelmente o ph está muito baixo, não compreendo o porquê, depois de no fim de semana passado ter feito uma TPA, os níveis de ph estavam nos 6,5/7 e agora por acaso fui medir e reparei que está nos 5,5/6 :s sendo que não inseri nada durante a semana, a minha questão é será que eles estarem assim terá a ver com as mudança abrupta de ph? Estando agora a fazer tratamento posso fazer alguma tpa? Porque se puder fazia hoje uma de uns 25/30% para tentar repor o ph... Ou será melhor fazer o tratamento e só depois de acabar o tratamento fazer a tpa?

Também reparei que estão com umas respiração um pouco ofegante :S:S:S

Obrigado

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 12:06Responder ao tópico

Boas stress e mudanças de ph podem acelerar as doencas que eles já traziam, podes subir o ph fazendo tpa de 25% mas terás de aumentar a dose dos esha.

Abraço

-- Assinatura --

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 12:27Responder ao tópico

Mas aumentar como assim? Hoje vou fazer entao uma tpa e depois deixar. Vou usar a medida do 1 dia mais hoje e amanhã e depois até ao 7 a. Dosagem do 2e 3 dias. Tanto do Esha2000 como do Edgar exit. Suas que devo aumentar ainda mais a dose?

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 12:28Responder ao tópico

Peço desculpa pelos erros mas estou no telemóvel...

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Discus com as barbatanas laterais coladas   Dom 19 Maio 2013, 20:49Responder ao tópico

Se tens um ph maior na agua que usas nas tpa o ph da agua do aquario vai subir, tens é de o ir fazendo com calma para nao haver subida repentina.
Em relação ao medicamento se fazes tpa logo existe menor concentração dele na agua logo tens de aumentar a dose na percentagem da tpa.

Abraço

-- Assinatura --

Discus com as barbatanas laterais coladas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-