Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Alterar iluminação Poseidon Riviera 80

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

PMANS

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Alterar iluminação Poseidon Riviera 80   Sex 17 Maio 2013, 19:49Responder ao tópico

Boa Tarde

Tal como diz no título, estou a pensar em alterar a iluminação do meu aquário, mas necessito da vossa ajuda em algumas dúvidas.

O aquário que tenho é este, que vem com um lâmpada T8 de 18w, o que está a ser insuficiente mesmo para plantas pouco exigentes.

Como não quero tirar a tampa estou a pensar alterar para T5 2x24W ou para uma PLL de 55W. Gostava que me dissessem qual é a alteração mais fácil e qual será a melhor escolha para um plantado pouco exigente, que tem plantas com uma exigência igual ou inferior a 0,50w por litro?

Entretanto achei um exemplo da alteração para 2 T5 mas com aproveitamento da T8, que achei interessante, mas fiquei com uma dúvida. Dá para ver que os casquilhos são estanques, mas como o aquário é fechado o que provoca elevada humidade na tampa e por sua vez na lâmpada, não irá resultar numa situação perigosa com o possível rebentamento da lâmpada?

Cumprimentos

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Alterar iluminação Poseidon Riviera 80   Sex 17 Maio 2013, 21:43Responder ao tópico

Boa noite.

Para começar seria bom saber a litragem e tamanho do aqua para te podermos ajudar melhor e aconselhar em termos de potência de luz necessária.

Mas supondo que o aqua tem 80cm (pelo tamanho da lampada), e como tal uns 96l (medidas standard) os 18 watts são mesmo muito pouco.

Quanto ao pores as duas t5, tens kits já feitos que é só aplicar, que são como referiste, com casquilhos estanques, e não terás qualquer problema com isso, desde que apliques bem os casquilhos e que o balastro esteja protegido. Tive um aqua assim com uma t8 com casquilhos estanques, e a lampada estava sempre molhada, mas nunca lhe aconteceu nada, neste campo podes ficar descansado.

Tens sempre a hipotese dos leds agora, poupas bem mais em electricidade, mas ou optas por um sistema caseiro, ou então se compras já pronto normalmente sai bastante mais caro inicialmente.

Quanto à Pll, inicialmente será mais facil na minha opinião, talvez mais barato já que só exige um balastro e um reflector, e as t5 exigem um balastro duplo e 2 reflectores, mas depois as lampadas são mais dificeis de encontrar e mais caras.

Com sorte n~ºao ajudei muito, e ainda te deixei mais duvidas mas... Very Happy

Cumps

PMANS

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Alterar iluminação Poseidon Riviera 80   Sab 18 Maio 2013, 00:50Responder ao tópico

Viva Joãp Rui,

Pelo contrario, ajudaste e muito.

Tiveste muito boa dedução, realmente o aqua é de 96l brutos (80x32x45 cm) mas deve só ter aproximadamente 80 litros, pois tem rochas, substrato, troco, biobox volumes que se tem de subtrair

A minha maior duvida era relativamente a lampa se podia estar molhada devido a humidade sem problemas, e como referiste se os casquilhos estiverem estanque não terei qualquer problema.

Como já referi, tenho plantas com exigencias iguais ou inferiores a 0,50W por litro. Se colocar uma PLL de 55w será o suficiente ou terá se ser mais?

Cumps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alterar iluminação Poseidon Riviera 80   Responder ao tópico

Alterar iluminação Poseidon Riviera 80

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-