Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 05 Jun 2013, 15:29Responder ao tópico

Desde que montei o aqua nunca adicionei nem retirei água.
Obrigado pelo gráfico Domm.
Vou ter que continuar a aguardar :/

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 05 Jun 2013, 15:32Responder ao tópico

João Marques escreveu:
Gosto bastante do teu layout, parabéns pelo aquário, quando as plantas crescerem pelo meio das pedras e colocares o tapete deve ficar muito bom.

Abraço

Obrigado
Para já vai ficar assim, mas mais tarde penso em fazer isso Smile

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 05 Jun 2013, 19:43Responder ao tópico

Na boa calex! Wink Estamos cá pra ajudar no que for possivel!

Nunca te esqueças que a maior virtude de um aquariofilista é a paciência! Lol

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 07 Jun 2013, 02:15Responder ao tópico

Olá César.
Tal como já informaram, esses bichitos vão servir de guloseima aos primeiros habitantes.
E como já está praticamente na hora dos primeiros turistas, o banquete está próximo.
Estou curioso para ver este projeto com os novos artistas.
Quanto às TPA`s, eu acho que devias fazer pelo menos semanalmente.
Boa sorte.
Abraço.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 09 Jun 2013, 02:11Responder ao tópico

G. Mestre escreveu:
Olá César.
Tal como já informaram, esses bichitos vão servir de guloseima aos primeiros habitantes.
E como já está praticamente na hora dos primeiros turistas, o banquete está próximo.
Estou curioso para ver este projeto com os novos artistas.
Quanto às TPA`s, eu acho que devias fazer pelo menos semanalmente.
Boa sorte.
Abraço.

Olá Mestre,

de facto se assim for os primeiros habitantes vão ter direito a um grandeeee banquete ahahah

Nos testes ainda não surge amónia, com as TPA´s não vai atrasar ainda mais? Não devia fazer só após o ciclo ficar concluido?

Abraço

G. Mestre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 12 Jun 2013, 05:33Responder ao tópico

Eu não serei a pessoa mais indicada para esta ajuda, mas na minha opinião, devia arranjar um peixe (por ex. cometa de água fria) e colocar no aquário, para ajudar ao ciclo.
TPA`s semanais de cerca de 20% da água, penso que seria uma opção acertada.
Há muitas opiniões diversas em relação a este assunto, há mesmo quem faça a primeira TPA ao fim de 6 meses. Também devemos ter em conta a filtragem que temos e outros condicionantes.
Aguarde outras opiniões, mais experientes e mais válidas.
Boa sorte.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 12 Jun 2013, 13:19Responder ao tópico

Boa tarde

GMestre

acho má ideia colocar um peixe de água fria para ajudar na ajuda da ciclagem.
Por vários motivos entre os quais destaco
O que faria ele ao peixe depois? De certeza que não iria ficar com ele e não acho correcto mistura de peixes de água fria com outros peixes. Não é por mal, até porque tu tens essa mistura, mas a alimentação e necessidades de um peixe de água fria são diferentes dos restantes, ao misturá-los existem bastantes probabilidades de reduzirmos a esperança de vida dos mesmos.
Não leves a mal ter dito isto, é a minha opinião. Os peixes de água fria são a minha espécie favorita, defendo-os sempre que posso
Depois existe também aquele facto bem conhecido que eles poluem muito mais a água, colocá-lo numa ciclagem realmente faria disparar o ciclo, mas teriam que ser feitas muito mais Tpas, eles toleram razoavelmente bem a amónia um pouco mais alta, mas lá está, estariamos a torná-los susceptiveis a doenças, porque também eles são afectados pela amónia.
Mais uma vez peço desculpa pelo comentário, mas não resisti.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

G. Mestre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 12 Jun 2013, 19:20Responder ao tópico

Boa tarde César e Mara;
Penso que a Mara entendeu mal a minha mensagem.
Obviamente que o peixe seria apenas para ajudar o ciclo, que é a ajuda que o César pretende. Não se trata de mistura de peixes ou de mau tratamento dos mesmos.
Em todos os sítios (locais de venda) onde tenho efetuado visitas, todos aceitam peixes à troca.
Falando com o vendedor, tenho a certeza que excecionalmente o fará, até porque o amigo César, futuramente vai precisar de comprar vários peixes. Assim terminado o ciclo, apenas faria uma troca.
E esta dica/tática, é utilizada por muitos aquaristas experientes e que resulta, resulta.
Mas, repito "Aguarde outras opiniões, mais experientes e mais válidas."

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 12 Jun 2013, 20:09Responder ao tópico

GMestre

Não leves a mal o que eu disse, não quis ofender de forma alguma quem quer que fosse. Mas acabaste por chegar precisamente ao que eu queria dizer.
Não acho justo utilizar os peixes de água fria para ajudar na ciclagem precisamente porque acabam por ser trocados nas lojas.  Acho injusto andar a fazer saltitar os pobres da loja, para casa, para regressar á loja, sabe-se lá quantas vezes, pois ninguém garante que no mesmo dia em que é devolvido á loja, não vai novamente para outra casa, não vês fazer isso com outras espécies, porque fazê-lo com eles?! Eu sei que um aquário sem peixes é frustrante, por isso a intenção é acelerar o ciclo, mas discordo que isso seja feito á base de peixes. Não gosto que sirvam de "cobaias", seja que espécie fôr. Todos sabemos que se há uma espécie de peixes menosprezada e "mal tratada" são os peixes de água fria, entre muitas outras coisas, são colocados em aquários minúsculos, sem filtragem, misturados com peixes que podem atacá-los, servem de alimentação a peixes maiores pois o seu preço geralmente é cativante... Mas isso já é culpa de quem os vende, nem comento.

Mais uma vez saliento que não quero ofender ninguém, e peço desculpa pelo off topic.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 12 Jun 2013, 22:01Responder ao tópico

Concordo com a Mara, não faz sentido um peixe de agua fria, ate porque no final do ciclo ele iria ter de esperar um ou dois dias que a temperatura da agua estabiliza-se.

Mas umas duas cordydoras não vejo mal...

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 13 Jun 2013, 00:47Responder ao tópico

Olá a todos!

Antes de mais obrigado a todos pelas ofiniões, cada um tem a sua claro Smile
Claro que não levo a mal, os foruns são para isso mesmo... Trocar ideias e aprender! Se toda a gente tivesse a mesma opinião não valia a pena nem tinha piada não é?

Pois, neste momento essas são as coisas em que penso. Colocar ou não um/uns peixe/s para ajudar no ciclo e fazer ou não TPA´s durante o mesmo. Ao que tenho lido, exite muita variedade de opiniões :s
Isto porque está a fazer um mês desde a montegem do áqua e ainda não tenho vestigios de amónia. Apenas caracois (physa) que vão largando as suas necessidades  e umas quantas folhas mortas, peincipalmente das agérias densas. 

Tenho pensado em colocar umas córidoras de um vizinho, onde qualquer problema posso sempre devolver e ia acompanhando as alterações na água para garantir segurança das mesmas.

Mais uma vez obrigado pelas opiniões, foram muito uteis! Talvez siga um meio termo de cada uma delas Very Happy

Cumprimentos

G. Mestre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 13 Jun 2013, 02:23Responder ao tópico

Mais nada.
Boa sorte mais uma vez.
E uma coisa importante: Muita calma e paciência.
(um grande segredo dos bons aquariofilistas)

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 16 Jun 2013, 15:20Responder ao tópico

Olá pessoal, 

Tenho reparado que as minhas cabombas se viram para a janela durante a parte do dia em que a janela de casa está aberta, de onde entra luz. Ao fim da tarde a luz do aqua liga-se e elas já voltam a ficar direitas... Sabem se é um comportamento normal nelas ou pode indicar carência na iluminação? Alguém já verificou isto alguma vez? 

Abraço
 Bom fim de semana a todos

xandre

Membro
Membro

Nome Real : celso
Gostos : 90

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 16 Jun 2013, 22:17Responder ao tópico

boas
é normal, a planta procura se virar para a luz, como os giraçois.
quantas horas de luz tem o teu aqua?

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 16 Jun 2013, 23:15Responder ao tópico

xandre escreveu:
boas
é normal, a planta procura se virar para a luz, como os giraçois.
quantas horas de luz tem o teu aqua?

Pois...
Para já 8 horas.

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 16 Jun 2013, 23:17Responder ao tópico

entre 8 e 12 é suficiente

G. Mestre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Seg 17 Jun 2013, 01:55Responder ao tópico

Olá César
Em princípio, essa iluminação é suficiente e esse comportamento também é normal em muitas plantas.
No entanto, podes aumentar o período de iluminação (pelo menos 1 hora) e vais acompanhando, pois 8 horas é o mínimo.
Talvez fazendo coincidir o período de iluminação artificial com o natural resolva esse comportamento, mas isso não é um problema.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Seg 17 Jun 2013, 22:01Responder ao tópico

Boas!

Obrigado pelas opiniões, era uma duvida/curiosidade que tinha e que gostava de saber mais opiniões Smile

Farei um prqueno ajueste no período de iluminação para ver se noto diferença... Mas nada que me preocupe Very Happy

Obrigado

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 18 Jun 2013, 14:39Responder ao tópico

Sim, concordo com o que foi dito, aumenta o fotopediodo em 1h não irá fazer mal.

Mas aumenta apenas 30m por semana...

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 18 Jun 2013, 23:44Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Sim, concordo com o que foi dito, aumenta o fotopediodo em 1h não irá fazer mal.

Mas aumenta apenas 30m por semana..

Mas sugere aumentar por exemplo todos os dias uns minutinhos até atingir os 30 min semanais? Ex. 4 min. todos os dias?
Cumps

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 19 Jun 2013, 12:26Responder ao tópico

Se o ter temporizador permitir um aumento de 4 minutos seria o ideal, mas se aumentares 30 minutos de uma vez tambem não é grave...

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 20 Jun 2013, 21:38Responder ao tópico

Olá  a todos,

depois de umas podas e plantações, visto que as cabombas não param de crescer e de ter rebentos Smile

Nas agérias densas surgem novos rebentos, tenho até alguns já bem crescidos que são bastante resistentes Very Happy

Mas tenho novidades, os primeiros habitantes! 3 corydoras panda.
Deixo uma foto do actual do aqua e de uma de um dos habitantes, estao bastante activas e nao consigo boas fotos...

Cumps

xandre

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 20 Jun 2013, 21:40Responder ao tópico

boas
e as cabonbas nao vao parar de cresçer

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 20 Jun 2013, 21:44Responder ao tópico

Sim, crescem imenso. E em minha opinião muito bonitas Smile Muito verdes...

ptigas

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 20 Jun 2013, 22:53Responder ao tópico

Muito fine o aqua Very Happy

Eu também tenho umas Cambombas que no inicio também cresciam e tinham rebentos, mas entretanto parece que estagnaram e até apodrecem alguns pés. Colocas alguma fertilização?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Hoje à(s) 08:31Responder ao tópico

Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-