Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Seg 13 Maio 2013, 22:04Responder ao tópico

Olá a todos,

depois de muita leitura e bastantes questões colocadas chegou a hora da 1ª montagem, seguem as informações e algumas fotos:

Aqua: Juwel  Rio 125
Montagem em: 11-05-2013
Dimensões: 80 Comp x 35 larg x 40 alt cm - 125L
Iluminação: 2 x T5  High-Lite Day 28 Watt, 590 mm
Termoestato: Eheim Jager 150W
Filtro: Fluval 204 (680 L/hr) (esponja menos porosa->esponja->lã->Eheim Substract Pro)

Substato Fértil: JBL aquabasis plus 5L
Substrato Inerte: JBL Manado

Flora:
-Ageria Densa
-Bacopa Monnieri
-Anubia Nana
-Cryptocoryne Wendtii Green
-Cryptocoryne Parva
-Cabomba Caroliniana

Fauna:
Ainda nao está decidida, mas tinha em mente algumas Corydoras Panda + Alguns Otocinclus + Um cardume de Cardinais e alguns Guppys.

Ontem, fiz alguns tentes:
Nitratos NO3: 10
Nitritos NO2: 0
GH: >14ºd
KH: 3ºd
PH: 8
Cloro CL2: 0
Amónia NH3/NH4: 0 mg/l

Temperatura: 27º

Neste momento foi plantada a flora e instalados 3 pequenos troncos (lado direito do aqua) que já foram tratados, no lado esquerdo ficará o tronco maior que ainda está a ser tratado e ainda nao inseri no aqua (mas surge nas fotos).

Algumas Fotos:

Agora as duvidas, sei que posso ir adicionado diariamente um floco de comida para ajudar o ciclo do azoto mas de quanto em quanto tempo devo fazer os testes para ir acompanhando a evolução?

Entretanto ou daqui a quanto tempo devo dar inicio aos TPA´s?

Quero também agradecer ao Pedro Santos que me ajudou imenso inicialmente ou todas as duvidas surgem Smile

Espero que gostem, aguardo opiniões e criticas Very Happy
Um abraço a todos

Última edição por calex05 em Sex 30 Ago 2013, 13:52, editado 6 vez(es) (Razão : Erro ao carregar as fotos - Corrigido)

rsmash

Membro
Membro

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Seg 13 Maio 2013, 22:24Responder ao tópico

Muito bonito e com pernas para andar... Sem duvida que vou continuar a acompanhar. Vai colocando fotos.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 14 Maio 2013, 10:12Responder ao tópico

Boas;

Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns, pois não é comum ver um primeiro aquario sem erros de concepção.

Vou em primeiro responder às tuas duvidas, e depois dizer-te as minhas preocupações:

Em relação ao floco diário, deves fazer, pelo menos até introduzires o primeiro peixe, pois irá criar amonia e ajudar a iniciar o ciclo do azoto.

A 1ª TPA, deverá fazer no final do ciclo, ou seja, mais ou menos daqui a um mês.

Os testes, nesta altura do campeonato, deverás fazer uma vez por semana, duas se quiseres.

Agora as minhas preocupações.

Antes de mais, preocupa-me o teu termostato, que sendo tu de Braga, zona em que no inverno faz muito frio, podes vir a ter problemas no proximo inverno, pois esse termostato pode revelar-se insuficiente, pois nem chega a uma relação de 1W por Litro bruto.

A minha segunda preocupação, tem a ver com os valores dos testes que fizes-te.

Por um lado, ter um valor de 10ppm's de nitratos numa agua que não está ciclada, significa em principio que a agua que utilizas-te já trás nitratos, o que é estranho, não é que exista problemas, mas, no futuro, é um factor a ter em consideração e atenção na frequencia das TPA.
Apesar de existirem muitas opiniões divergentes em relação ao valor maximo de NO3, eu sou da opinião que não devem passar os 50ppm's.

Mas o que mais me preocupa, é o valor do PH. O PH de 8 é fantastico para ciclidios africanos, mas para cardinais é para esquecer.

Faz testes directamente à agua da torneira, para perceber se os valores da agua do aquario são iguais aos da agua da torneira, ou se existe algo no aquario que está a modificar os parametros da agua.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 14 Maio 2013, 14:58Responder ao tópico

Boas,

rsmash obrigado pelo apoio :lol:

José Elias, antes de mais obrigado pelas informações e pela ajuda...

Fico contente por ter direito a parabéns Very Happy

Quanto ao termoestato também já tinha essa ideia, já tenho em mente entretanto fazer a substituição.. Mas como era o que vinha com o aqua acabei por por.
Sou de facto de Braga, mas neste momento eu estou a viver em França onde no inverno faz ainda mais frio apesar de em casa estar sempre quentinho Razz

Em relação a água, uma grande confusão que ai vem... Aqui a água é cheia de calcário, onde rapidamente fica tudo branco por causa do calcário. Então durante a montagem pensei em comprar água (no hipermercado a uns centimos cada garrafão de 5L) para evitar isso. Talvez tenha sido uma má ideia então, na embalagem tem a indicaçao que tem 7,7 de PH e <1 de Nitratos.
A água neste momento deveria ter um valor de 0 sobre os nitratos é isso?
Quanto ao PH o que posso fazer? Posso adicionar água com PH mais baixo?

Fiz o teste na água da torneira de casa (é sempre bom saber o que tenho em casa) e os resultados são:

Nitratos NO3: 25 (superior)
Nitritos NO2: 0
GH: >14ºd
KH: 6ºd
PH: 8 na mesma
CL2: 0

Para fazer estes testes utilizei daquelas tiras com quadradinhos, isto não é muito preciso pois não? para o NH3 e NH4+ já tenho de gotas...

Ainda vou adicionar mais um tronco maior e umas pedras, deve influenciar no PH certo?

Um abraço e obrigado

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 14 Maio 2013, 19:37Responder ao tópico

Com o GH que tens o tronco não vai influencia o ph derivado ao efeito tampão.

Honestamente, e derivado à tua falta de experiência na aquariofilia, penso que o método mais seguro é começares a fazer TPA de mais ou menos 20l por semana utilizando agua com um ph de 6.9 a 7.

Isso não irá influenciar o ciclo do azoto e vai baixar o ph progressivamente.

Ou então, visto que o aquario ainda não tem peixes e o ciclo mal começou, podes sempre vazar o aquario todo e voltar a encher com agua de ph neutro.

Em Portugal vais a um supermercado e tens marcas de agua engarrafada com Ph de 5.9 a 8 por isso há muito onde escolher, penso que ai é igual.

Não leves a mal quando te disse que tinhas falta de experiência, pois eu, que ando nisto à mais de um ano ainda não me sinto confortável para usar outro método e é o que tenho feito no meu comunitário.

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 14 Maio 2013, 20:15Responder ao tópico

Boas;
Está muito interessante este seu aquário.
Tpa semanal, talvez até de 30% nesta fase, ou então bi-semanal, talvez não seja má ideia...

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Ter 14 Maio 2013, 21:08Responder ao tópico

Pois compreendo, de facto devem ser as minhas alternativas...

José Elias, quando dizes que "é o que tenho feito no meu comunitário." estavas a falar da compra de água em super-mercado e TPA´s para baixar o PH?

Ao comprar devo ter em mais atençao mais algum valor sobre a composição da agua?

Obrigado

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 15 Maio 2013, 17:05Responder ao tópico

Mais alguem pode ajudar?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 15 Maio 2013, 19:40Responder ao tópico

Exacto....

Comprar agua no supermercado... com PH de 7 ou ligeiramente inferior.

Para já não vejo necessidade de olhares muito para outros valores, talvez devas ter em atenção o KH não ser inferior a 3 para não teres problemas com o efeito tampão,

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 15 Maio 2013, 21:04Responder ao tópico

Boas,

fui entao passar em alguns hipermercados em busca da água, garrafoes com PH de 7 ou inferior apenas encontrei num sitio.
Comprei um garrafão para testes

As caracteristicas após o teste são:
NO3: 10
NO2: 0
GH: <3
PH: 6,8
CL2: 0

Tinhas dito que para o GH nao ser inferior a 3, e tinha logo que ser :/

cumps

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 15 Maio 2013, 21:56Responder ao tópico

E o Kh qual é o valor?

Mas não é grave, fica apenas atento as variações de ph na agua, quando o aquario estiver estabilizado logo se vê se é necessário aumentar o GH.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qua 15 Maio 2013, 22:38Responder ao tópico

O KH é 3ºd...

É aconselhavel a substituiçao? Visto ter o PH mais baixo..

Ainda nao comprei a água, apenas 5L para fazer os testes.
Se optar por mudar é que devo acompanhar as variaçoes do PH certo?

Obrigado pela ajuda

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 16 Maio 2013, 00:45Responder ao tópico

Na minha opinião esses garrafões que encontras-te e testás-te servem perfeitamente para utilizares. Depois durante o ciclo vais medindo os parâmetros, uma ou duas vezes por semana.

Gostei do aspecto do aqua, no entanto tinhas ai um tronco muito engraçado que acabas-te por não utilizar, então o que aconteceu?

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 16 Maio 2013, 01:40Responder ao tópico

Olá Vera

obrigado pelo feedback Smile

Quanto ao outro tronco, como foi comprado agora ainda está de molho para ter a certeza que fica bem limpinho... De qualquer forma ele já está em água a 3 dias, já foi fervido durante +/- 30min. Alguem sabe quanto tempo pode levar a deixar de boiar ou terei que colocar algum "peso" para nao levantar dentro do aqua?

cumps

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 16 Maio 2013, 01:45Responder ao tópico

Pois podes colocar uma pedra temporariamente em cima dele e colocá-lo no aqua. Ele com o tempo vai ensopando e desce naturalmente, agora em quanto tempo é mais difícil dizer-te. Talvez em 15 dias ou 1 mês tenhas isso resolvido.
Falei-te no tronco porque achei-o muito bonito, dá logo outro aspecto ao aqua!

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 16 Maio 2013, 02:01Responder ao tópico

É o que me falta comprar, as rochas..
Mas é uma optima ideia Smile
Concordo, da logo outro ambiente!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Qui 16 Maio 2013, 11:44Responder ao tópico

Como disse a vera, essa agua serve perfeitamente, eu trocaria a agua toda, assim já estava...

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 17 Maio 2013, 01:48Responder ao tópico

Segui a sugestão, água trocada na totalidade e grandes ajustes na flora Smile

Mais tarde coloco a informação actualizada e fotos...

Cumprimentos

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 17 Maio 2013, 01:53Responder ao tópico

Estou em pulgas para ver isso. As fotos já deviam cá estar! Razz

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 17 Maio 2013, 02:14Responder ao tópico

Não esquecer que o ciclo vai reiniciar...
(Tomar as devidas precauções).
Estou curioso para ver novidades.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 17 Maio 2013, 10:16Responder ao tópico

Boas,

Ainda não consegui por nada porque vou estar ausente durante este fim de semana mas se tiver um tempinho faço isso...

Sim, voltei a começar do 0. Mas o que o que entendes por "tomar as devidas precauções" G. Mestre?

Abraço e obrigado a todos

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Sex 17 Maio 2013, 14:55Responder ao tópico

Ele refere-se concerteza só para teres cuidado na colocação de peixes pois com a mudança de água que efectuaste o ciclo de azoto vai reiniciar da estaca zero.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 19 Maio 2013, 18:43Responder ao tópico

Aproveito para uma questão, depois da montagem/plantação de um novo Aqua deve ser adicionado algum produto na água?
Depois de colocar a água no aquário apenas fiz os testes e adicionei o JBL ferropol...

José Elias

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Dom 19 Maio 2013, 19:24Responder ao tópico

O Ferropol é apenas fertilizante micros, faltam os nutrientes macro.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Ajuda!!!   Seg 20 Maio 2013, 20:48Responder ao tópico

Boas,

voltei de fim-de-semana e com más noticias...
Depois da substituição de toda a flora por nova acabada de comprar e da água na totalidade para dar inicio ao ciclo do azoto algumas plantas nao estão a "murchar" depois de 3 dias. Reparo principalmente nas mais pequenas da frente e na Ageria Densa que as folhas ficaram meias castanhas e "murchas".

Antes de mais vou então actualizar a informação do aqua:

->Adicionado tronco maior aos galhos que ainda flutua e tem um peso;

->flora alterada para:
- Ageria Densa/Elódea (ao fundo na esquerda)
-Cabomba Caroliniana (ao fundo no canto direito)
-Bacopa Monnieri (atrás/entre tronco aos galhos)
-Anubia Nana (ligeiramente ao centro)
-cryptocoryne wendtii green (Frente esq)
-cryptocoryne moehlmannii (Frente Dta)
-planta com nome desconhecido que perdi nome por lapso.

Como indiquei anteriormente apenas adicionei o JBL ferropol após colocar a água, penso ter escolhido bem a flora visto ter lido ser toda nivel "fácil".

Algumas fotos para identificarem:

Vista geral:
[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

Podem ajudar pf? Queria tentar salvar a minha flora Sad
Será falta de macro/micro que posso resolver com algum produto? Já li alguns tópicos mas continuo confuso...

Cunprimentos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)   Responder ao tópico

Primeiro Aquário dúvidas&opiniões (Inactivo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-