Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ajuda sump

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

jorge_

Membro
Membro

Nome Real : Jorge Carvalho
Gostos : 1

MensagemAssunto: ajuda sump   Dom 12 Maio 2013, 13:50Responder ao tópico

Boas pessoal, tenho um novo menino, com 150/60/60, teoricamente preparado para levar uma sump, e dentro do armário tenho apenas 70/60/70, que posso fazer, posso fazer uma sump para o meu aquario neste espaço?

cumps aguardo pessoal

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Ter 14 Maio 2013, 22:09Responder ao tópico

ninguem?

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qua 15 Maio 2013, 18:58Responder ao tópico

que armàrio?????o movel por baixo é????

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qua 15 Maio 2013, 19:34Responder ao tópico

Uma sump com essas medidas é mais do que suficiente.

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qua 15 Maio 2013, 22:00Responder ao tópico

sim o móvel do aquário é dividido a meio e por isso só tenho esse espaço, ou seja ficava um lado só para material técnico e o outro para o resto das coisas

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qui 16 Maio 2013, 20:07Responder ao tópico

Viva, eu na minha humilde opinião para os teus 540 litros optava por um filtro externo género fluval fx5,se bem percebi a sump ficaria por baixo do aquário essa técnica embora possível pessoalmente não gosto muito......
Os membros que já lerem os meus posts sabem que eu sou membro de um clube de aquariofilia que por acaso até tínhamos dois aquários com esses sistemas e vou tentar resumir os problemas para tu fazeres a tua opinião e decidires o que fazer.
Aquário 1- capacidade de cerca de 2.000 litros com sump por baixo.
A primeira coisa que eu fazia mal chegava ao clube era ir ver se as bombas não estavam a trabalhar a seco, porque com a evaporação tinha que andar sempre a fazer os níveis, tinha outro problema, em caso de corte de electricidade o excesso de água ia para o tubo do esgoto e o aquário baixava o nível de cerca de 10 cm.quem não tem um tubo de esgoto a certo nível vai fazer inundação na sala.......
Claro que com cálculos tudo isso se evita mas.....
Tínhamos outro aquário desta vez com água salgada mas a sump estava ao lado do aquário , com esta técnica não havia grandes problemas, aqui te deixo umas luzes para pensares e se optares pela sump tenta encontrar solução para estes problemas.

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qui 16 Maio 2013, 21:18Responder ao tópico

Como em tudo na aquariofilia, a minha opinião é diferente da do Alves Ramiro.

Já tive um aqua com Sump, e conheço um amigo meu que tem um aqua de 2,5m com 900 litros com sump, e nunca houve problemas desses.

Se a coisa for bem feita não é preciso tubo de esgoto nenhum. Aliás quando fazia a manutenção do aqua, desligava a bomba e não saia água nenhuma.

O teu aqua leva 500 litros. A sump tem quase 300, é mais de metade. o que significa que podes ter o nivel de água da sump a metade 150 litros, chega e sobra (não há nennhum filtro com tanto espaço nem lá perto), e ainda sobram mais 150 litros de folga. Mesmo que tenhas o intake a 10 cm do topo (que é um exagero) se a bomba desligar e descer esses 10 cm estamos a falar de 90 litros que descem para a sump, que se deixares a meio como eu disse, mesmo que encham esses 90 litros ainda fica com 60 litros de margem.

Agora a única coisa a fazer se queres optar por esse método é leres bastante sobre isso, desenhares bem o inteke no sitio certo, e principalmente na sump, as divisórias que puseres não excederem metade da altura. Assim não terás problemas nenhuns.
Por outro lado, falando da parte da evaporação, seria preciso muitas semanas de descuido primeiro que evaporassem 100 litros de água para a bomba ficar a funcionar em seco.

A outra vantagem é que não estás limitado na quantidade de litros de filtragem biológica/mecânica, já que 150 litros é um exagero, se tiveres 50 litros de cerâmicas e esponja já é muito.

Cumps

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qui 16 Maio 2013, 22:10Responder ao tópico

ALVELOS RAMIRO escreveu:
Viva, eu na minha humilde opinião para os teus 540 litros optava por um filtro externo género fluval fx5,se bem percebi a sump ficaria por baixo do aquário essa técnica embora possível pessoalmente não gosto muito......
Os membros que já lerem os meus posts sabem que eu sou membro de um clube de aquariofilia que por acaso até tínhamos dois aquários com esses sistemas e vou tentar resumir os problemas para tu fazeres a tua opinião e decidires o que fazer.
Aquário 1- capacidade de cerca de 2.000 litros com sump por baixo.
A primeira coisa que eu fazia mal chegava ao clube era ir ver se as bombas não estavam a trabalhar a seco, porque com a evaporação tinha que andar sempre a fazer os níveis, tinha outro problema, em caso de corte de electricidade o excesso de água ia para o tubo do esgoto e o aquário baixava o nível de cerca de 10 cm.quem não tem um tubo de esgoto a certo nível vai fazer inundação na sala.......
Claro que com cálculos tudo isso se evita mas.....
Tínhamos outro aquário desta vez com água salgada mas a sump estava ao lado do aquário , com esta técnica não havia grandes problemas, aqui te deixo umas luzes para pensares e se optares pela sump tenta encontrar solução para estes problemas.

Não sabia que em tudo discordavas comigo mas tomo boa nota...........Eu apenas relatei o que vivi pessoalmente, e tive o cuidado de escrever que isso com cálculos se evita, as pessoas que desenharam o dito aquário que falo também tinham muita sabedoria e o resultado é que se desmontou o aquário.......não tenho mais nada a dizer a respeito desse assunto.......
Seria bom que lesses TUDO e se tens um problema comigo eu aqui estou, não preciso de piadas....

Última edição por Vera Santos em Sex 17 Maio 2013, 00:38, editado 1 vez(es) (Razão : Editado por Vera Santos. Uso de termo inapropriado.)

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qui 16 Maio 2013, 23:14Responder ao tópico

Caro Alves Ramiro, estás a interpretar mal as minhas palavras.

Se reparares começei com, como em tudo na aquariofilia. Queria dizer com isto, que este mundo tem diferentes opiniões, diferentes técnicas, e diferentes modos de fazer coisas. Muitas vezes todos eles com bons resultados. Se interpretaste de outra forma estás no teu direito, mas a minha intenção era exactamente alertar o user que fez as questões de que há opiniões diferentes, e não que a minha está errada ou certa (mas poderás constatar isso em vários post que eu escrevo neste forum, no qual repetidamente aviso os users que apenas estou a emitir a minha opinião, e que existem mais tanto ou mais válidas do que a minha).
Por isso tal como tu explicaste a tua experiência, eu expliquei a minha, e dei a minha opinião, cabe a quem tem as duvidas tirar as elações, e não a mim.

EM NENHUM lado disse que estavas errado, disse sim QUE A MINHA OPINIÃO, repito OPINIÃO, é diferente da tua. Nada mais do que isso. A unica pessoa que está a brincar e a ser desrespeitosa és tu. Emitiste a tua opinião, e eu fiz o mesmo.

Não mandei piada nenhuma, nem era razão para tal comentário da tua parte. Estás a ser desrespeitoso, e a usar termos que não devias (apesar de não terem as letras todas).

Para finalizar peço desculpa jorge_ por este offtopic, que da minha parte acabou aqui, e daqui para a frente apenas escreverei aqui outra vez para emitir a minha opinião TAL COMO FIZ DA PRIMEIRA VEZ.

Cumps

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Qui 16 Maio 2013, 23:45Responder ao tópico

obrigado desde já a ambos, estou muito inclinado para a sump, mas antes disso tenho que resolver um problema!

aqui fica a foto dos tubos

como podem ver o tubo de outflow tem uns rasgos, rasgos esses que em caso de falta de luz me deixam o aquario vazio, que posso fazer?

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 10:54Responder ao tópico

Nunca tinha visto um sistema assim com furos em baixo. Isso sim será um problema.

Porque como disse o Alves Ramiro, irás necessitar de um tubo de esgoto na sump, ou então ficarás com tudo alagado.

A unica solução que estou a ver ou é essa e corres o risco de ficar sem água no aqua, ou então se conseguires substituir o tubo exterior, pões outro igual mas sem a furação em baixo.

Cumps

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 11:19Responder ao tópico

Pois acho q vou ter substituir o tubo, nao sei bem como!

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 11:20Responder ao tópico

Pois acho q vou ter substituir o tubo, nao sei bem como!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 11:45Responder ao tópico

Bem.... Sem querer meter achas na fogueira...

Eu estou 100% de acordo com o que o João Rui disse.

Um Aquario com um intake bem desenhado, não corres nenhum perigo de inundação.

Já em relaçao à bomba ficar a funcionar em seco derivado à evaporação, só tenho a dizer que antes de te preocupares com a bomba avariar por trabalhar a seco tens de te preocupar em pintar as paredes...lol porque 100L de agua evaporada é muita humidade.

Alvelos, apesar da tua má experiencia, e acreditar que ficas-te "traumatizado " com o sucedido e com isso não recomendares a utilização de uma sump, acho que o problema se deveu exclusivamente ao mau desenho do sistema.

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 14:48Responder ao tópico

Boas,
eu tenho tambem sump e posso dizer que não troco por nada, em relação ao teu caso é só trocar o tubo de esgoto e coloca-lo +- a 2cm abaixo da linha de agua que pretende e ficas com o problema de "inumdação" resolvido.
eu no meu caso tenho a entrada de agua do lado oposto e o tubo vái por fora, se quizer posso colocar umas fotos do meu sistema.
podes ver aqui nesta fota a "flauta" da entrada de agua.
[img][/img]

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sex 17 Maio 2013, 17:19Responder ao tópico

sim se poderes meter o fotos ficava muito agradecido

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sab 18 Maio 2013, 14:08Responder ao tópico

Talvez não tenha explicado bem mas vocês não estão a entender o porquê das bombas trabalharem a seco.
A sump está dividida em vários compartimentos, um compartimento com cerâmicas outro com esponjas etc. até que se chega ao ultimo compartimento onde estão as bombas, não é preciso 100 litros de evaporação para as bombas trabalharem a seco, muito menos, basta com os compartimentos, a água circula mal, e a pouca que circula não chega para a bomba estar sempre em água.
Façamos um calculo simples Aquário de 540 litros;bomba de água de cerca de 3.000 a 5.000 litros basta a sump baixar pouco o nível para não haver circulação que chegue entre compartimentos e a bomba começa logo a fazer barulho e a aquecer.
Nunca procurei solução para isso, acredito que haja nos desmontamos o aquário e acabou o problema.
Apenas digo que é preciso ter esse género de problema em mente antes de fazer o desenho da sump

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sab 18 Maio 2013, 15:20Responder ao tópico

Alvelos, isso só acontecia porque a sump estava mal desenhada...

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Sab 18 Maio 2013, 15:37Responder ao tópico

Caro Alvelos Ramiro, continuo a dizer que o problema era dessa sump. Não invalidando a chamada de atenção para o user de a desenhar bem.

Mas com os separadores, para a água circular bem, uns têm de ter a passagem de água em cima, e outros em baixo, se o desenho for feito de tal forma que o penúltimo compartimento receba água por cima, e escoe água por baixo, ficamos então com os dois últimos compartimentos da sump com água, em vez de só o último se as divisórias forem ao contrário, e como tal esse problema não se verifica. Ou pelo menos nas sumps que conheço não houve esse problema.

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Dom 19 Maio 2013, 00:13Responder ao tópico

alguem me pode fazer um desenho de como seria a sump com 70/55/65?
e que vidro devo utilizar?

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Seg 20 Maio 2013, 09:59Responder ao tópico

Boas Jorge_,
Desculpa não ter colocado antes as fotografias, mas estou sem maquina fotográfica, por isso vou colocar aqui duas do que eu tinha nos meus arquivos que foram tiradas quando andava a tentar negociar este aquário, penso que consegue perceber como é que funciona, o tubo preto está por fora do aquário e é o que trás a agua de volta ao aquário. o tubo de esgoto só está mesmo aberto na parte de cima, é que na imagem dá ideia de ter um furo a uns 10cm da linha de agua, mas isso foi um peixito que queria ficar na fotografia. se caso precisar de algo mais em pormenor é só dizer que eu posso colocar fotografias.

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Seg 20 Maio 2013, 11:52Responder ao tópico

pronto o meu unico problema neste momento é que tenho que desmontar o aqua para poder trocar o tubo, alguem sabe uma possibilidade sem ser essa?
e desenho de uma sump alguem me arranja?

guardiao

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Seg 20 Maio 2013, 12:11Responder ao tópico

jorge_ escreveu:
pronto o meu unico problema neste momento é que tenho que desmontar o aqua para poder trocar o tubo, alguem sabe uma possibilidade sem ser essa?
e desenho de uma sump alguem me arranja?

Boas,
tenta arranjar uma " tampa/taco" com rosca, e colocas na parte de baixo do tubo que sai para a sump, e já podes trocar o tubo a vontade sem ter que tirar a gua fora, pelo menos no meu isso é possivel porque o tubo que está dentro da sump é enroscado no aquario por baixo e o tubo que está na parte de cima enrosca por cima, ou seja o aquario tem uma ligação no vidro do fundo onde entra um pedaço de tubo para cima e outro pela parte de baixo.

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Seg 20 Maio 2013, 23:55Responder ao tópico

vou ver se é possivel, se não for, vou optar pelo eheim 2080 o termofiltro

jorge_

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Seg 03 Jun 2013, 16:51Responder ao tópico

já consegui arranjar solução para os rasgos do tubo, comprei uma união de tubo de 5, limei por dentro e fica tipo uma manga!

pronto tudo preparado, agora só me falta o desenho da sump, alguem me pode ajudar nisso?
o tamanho da sump é 70/55/55...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ajuda sump   Responder ao tópico

ajuda sump

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-