Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário de 200L - ciclídeos anões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

BatKnight

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nuno
Gostos : 0

MensagemAssunto: Aquário de 200L - ciclídeos anões   Qua 08 Maio 2013, 11:02Responder ao tópico

Olá,

Gostava de partilhar um vídeo do meu aquário de 200L, dedicado principalmente a ciclídeos anões, juntamente com alguma fauna comunitária.

Neste momento tenho:

- Casal de Apistogramma Cacatuoides Orange
- Casal de Apistogramma Agassizii (macho Fire Red + fêmea double red)
- uma fêmea Apistogramma Cacatuoides half-red

- maternidade com 7 alevins de Pelvicachromis Pulcher (Kribensis) com 6 semanas) (os pais faleceram recentemente com parasitas internos)

- 15 Paracheirodon axelrodi (aprox.)
- casal de Melanotaenia boesemani
- casal de Melanotaenia praecox
- casal de Tauterndina ocellicauda
- 1 Brachygobius doriae (bumblebee goby)
- 4 Corydoras
- 1 Plecostomus
- 2 Pangio kuhlii (khuli loach)
- 2 Chromobotia macracanthus (clown loach)
- 1 Schistura balteata (sumo loach)
- 1 Bunocephalus coracoideus (Banjo Catfish)
- Trio de Puntius titteya (Barbo Cherry)
- 4 Danio rerio (Danio Zebra)
- 2 Kryptopterus bicirrhis e 1 K. minor
- 1 Colisa lalia
- 1 Pterophyllum scalare Koi

Penso que não me esqueci de nenhum...

Tenho 2 filtros:

- um interior Eheim Biopower 200, com substrat Pro, principalmente para movimentar o topo da linha de água.
- um exterior Eheim Ecco Confort 2234 com Substrat Pro

Estou a fazer mudanças de água de 48L por semana.

Não uso carvão nem purigen actualmente, pois estive uma semana a tratar profilaticamente o aqua com Seachem Paraguard.
Os peixes têm recentemente sido alimentados com Artemia congelada misturada com Seachem Metroplex e Focus, para tratar os parasitas internos que já me levaram 4 peixes...

A nível de plantas, como podem verificar prosperam com um crescimento visível todos os dias, especialmente as Echinodorus que se fartam de dar rebentos, dos quais já retirei 15 e agora tenho lá mais umas hastes com rebentos já com raizes.
Tudo isto graças à adição de Seachem Flourish semanalmente e Seachem Excel diariamente. Não uso CO2.
A base do aqúario é JBL Aquabasis Plus e por cima levou 25L de JBL Manado.

Tenho também 4 folhas de Terminalia catappa (amêndoeira da praia) para ajudar no biótopo.

Tenho um grande driftwood à esquerda, uma Lava Rock no centro e decorações à direita. Duas cascas de côco para as reproduções.

Termostato de 300W e temperatura média de 26 a 27º C

Não costumo fazer medições da água, pois para mim, não há melhor medição do que a prosperidade dos fauna e da flora.
No entanto, como pretendo manter as reproduções dos ciclídios, tenho medido o pH e a dureza.
pH 6.5 a 7
GH de 4

Tenho este aquário desde Novembro 2012.

Agradeço o vosso tempo, e os vossos comentários.

Obrigado.

Nuno Santos

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Aquário de 200L - ciclídeos anões   Qua 08 Maio 2013, 11:38Responder ao tópico

Boas eu gostei muito, bom trabalho...........

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Aquário de 200L - ciclídeos anões   Qua 08 Maio 2013, 11:47Responder ao tópico

Tens este belo aquário desde Novembro e só agora é que o mostras.... Evil or Very Mad

Gostei principalmente da Flora, faltou a descrição da mesma no setup.

Se me quiseres vender uns rebentos das ozelot não me importo, e mesmo essas anúbias no tronco, que beleza.

Quanto à fauna, não gosto muito de tanta mistura de espécies, mas de facto eles parecem saudáveis mas tem cuidado com a superpopulação, vai medindo também os valores de nitritos e nitratos.

As plantas que tens são de fácil manutenção e o Excel já fornece o carbono(líquido) portanto não há necessidade de C02.

No geral gostei bastante, só aquele reparo quanto ás múltiplas espécies, e podias por um fundo preto, de cartolina por exemplo, para realçar ainda mais as plantas.

Abraço

BatKnight

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nuno
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquário de 200L - ciclídeos anões   Qua 08 Maio 2013, 12:23Responder ao tópico

Ok, irei descrever a Flora mais detalhadamente num post futuro.

Em relação à mistura de espécies, concordo. Alguma fauna veio de um áquario mais pequeno que tive o ano passado só com vivíparos e depois de terem aparecido 200 crias de guppy e platy no espaço de 4 meses, dei-as e vendi-as, e desisti, pois era uma loucura...

Quando mudei para este, em Novembro, ainda não tinha me iniciado nos ciclídeos, e alguma fauna foi ficando do outro.
A intenção é realojar alguma fauna menos interessante para o biotopo, em alguns amigos, ou vendendo-a.
Por exemplo, os dânios não me dizem nada actualmente, e as bótias palhaço só estão a destabilizar. Os apistogrammas são molengas demais para a agitação provocada por estes peixes muito rápidos.
Mas não prescindo dos Tetras cardinais, nem dos Melanotaenia ou Tauterndina. São lindos!

Não tenho tido problemas com os nitratos, pois a Fauna é tanta que é tudo consumido. E os dois filtros dão vazão. Aliás, antes dos ciclídeos eu só mudava a água de 2 em 2 semanas, e em menos quantidade. Só passei a mudar semanalmente porque para ajudar/induzir à reprodução dos apistogramas e kribensis, pois a agua macia é muito importante. Felizmente onde vivo, a água que sai da torneira tem pH 6.5 e dureza GH de 3! Não podia pedir melhor.

A Anubia no tronco, começou por ser um pequeno pé de Anubia Nana, que tinha no aqua antigo, mas desde que a passei para o novo e a fixei ao tronco, o crescimento explodiu e actualmente o que lá estão são na realidade 4 pés, juntos.

Em relação às Ozelot, teria muito gosto em as despachar, pois já não tenho espaço para plantar mais, e todos os meses nascem muitos pés novos. Não tenho ideia do valor justo, mas aceito propostas.

Irei ter em conta a sugestão do fundo preto.

Abraços

Nuno

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquário de 200L - ciclídeos anões   Responder ao tópico

Aquário de 200L - ciclídeos anões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Comunitários-