Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Projeto: Aquário 72 litros.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Seg 03 Jun 2013, 17:43Responder ao tópico

Estou com dúvidas em relação a alimentação dos peixes:

- Qual melhor dieta posso oferecer ?

- Qual alimento vivo pode ser incluso a dieta ?

- Existem receita de "papa" ou ração caseira ? Sem que polua a água do aquário ?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Seg 03 Jun 2013, 18:50Responder ao tópico

Com relação a fertilização as minhas dúvidas são:

Meu aquário tem 72 litros de água.

- No meu aquário uso o CO² líquido, Qual é a dose para ideal e a frequência de administração ?

Estou pretendendo adotar seguinte protocolo de fertilização:

- usando Flourish Excel da Seachem na dose 1 gota / litro, a cada 10 dias em média.

- usando para fertilização líquida estou usando Flourish Trace na dose 1 gota / 2 litros, a cada 15 dias em média, mais, Nutron Flora da PRODAC na dose 1 gota / 2 litros, a cada 15 dias, e, Macro Nutri da Mbreda na dose de 1 gota / 2 litros, a cada 10 dias, em média.

- Como complemento usando Ferro Max da Avetrin (improvisação) 1 gota / 5 litros, a cada 10 dias, em média.

Digam está bom? ou tenho que alterar ? ou acrescentar algo?

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Seg 03 Jun 2013, 19:10Responder ao tópico

Tens de seguir o que diz nos rótulos, eu como não usos nenhum desses produtos não te consigo ajudar.

Mas nas embalagens esta bem explicado.

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Sex 07 Jun 2013, 23:37Responder ao tópico

Viva Renato.
Tal como o amigo José Elias escreve, devemos seguir as instruções que estão nos rótulos dos produtos. Quando muito, podemos aproveitar a opinião do vendedor, que normalmente consegue ajudar com a sua experiência.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Sab 08 Jun 2013, 23:45Responder ao tópico

Li todos os rótulos do produtos que estou a utilizar. Irei fazer esquematização seguindo as orientações deles.

Em relação a dieta dos peixes, re friso minhas perguntas:

- Qual melhor dieta posso oferecer ?

- Qual alimento vivo pode ser incluso a dieta ?

- Existem receita de "papa" ou ração caseira ? Sem que polua a água do aquário ?

Estava a vasculhar a internet sobre espumas - esponjas para utilizar no meu sistema de filtragem, pois minha curiosidade está em ver a qualidade de material filtrante de partículas, restos de vegetação, restos de ração, fezes?

Agora uma dúvida minha é em relação ao uso de "zeolita" sobre sua eficiência e duração ? esta faz filtragem química, isso? como por exemplo a urina entre outros químicos excedentes da flora e fauna, é por aí.. Sua atuação máxima média fica por uns 35 dias? <---renovação?

Tenho e uso uma porcelana de excelente marca e de ótima qualidade...tenho que trocar/renovar ? existe alguma manutenção a ser feita com alguma periodicidade???

Estou vigiando a evolução do aquário, quando der público outras fotos para que amigos opinem e sugiram.

Valeu pelas visitas.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 16:42Responder ao tópico

Atualização da Fauna vivente neste aquário:

02 Plattys Azuis Fêmeas;
03 Plattys Rubis Fêmeas;
01 Platty Rubi Macho;
01 Platty Tricolor Fêmea;
01 Platty Tricolor Macho;
01 Platty Vermelho Macho;
02 Comedores de Alga Comum;
01 Corydora Comum;
02 jovens Platty Vermelho.

O que dá uma população total de 14 habitantes a fauna, cuja densidade fica 0,194/litro.

Última edição por Renato MS em Qua 07 Ago 2013, 19:39, editado 1 vez(es)

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 17:06Responder ao tópico

Atualização dos equipamentos do sistema desse aquário:

- 01 Filtro Submerso para água doce e salgada F-700, para aquários até 200 litros - Vigo Ar. Deste troquei o perlon finíssimo que veio por um mais espesso;

- 01 Atman 100 - Eletronic Heater - 100W <> 110V: - É um aquecedor automático totalmente submersível. Fabricado com avançada tecnologia, oferece divers vantagens no seu manuseio e performance.
- temperatura estável e precisa;
- prático e fácil leitura da temperatura;
- leve, seguro e dotado de ventosas para fixação no aquário;
- compacto e apropriado para maioria dos aquários;
- fabricado com componentes anticorrosivos, para ser usado em aquário marinho e de água doce.

- 01 CO² Natural Plant System: Release the natural beauty of your planted aquarium!, para aquários até 75,7 litros - Resultados Garantidos em 15 dias.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 17:30Responder ao tópico

Alimentação dos Peixes:

Rações seguintes são administradas alternativamente entre os dias:

- Fish Basic em Flocos;
- Nutri Tropical em Granulos Finos;
- Alcon Artemia com MEP 200 Complex em Flocos.

Mais uma vez por semana:

- Alcon Cure em Flocos.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 19:16Responder ao tópico

Atualização sobre a iluminação:

- Estou utilizando uma calha "Francisco Carlos Pedrigoza - Agro", uma de 61cm com duas lâmpadas frias - 01 de 25W (equivalente a 90W incandescente) com 6400K (super branca) 60 lúmens/W, e outra, 01 de 15W (equivalente a 60W) com 2400K (branca-vermelha) 59 lúmens/W.

>>>Dissecando: I) Lâmpada de 25W (90W): 1,25W/litro - 75 lúmens/litro ou melhor dizendo 1,87 lúmens / cm de coluna d'água, 160K por cm de coluna d'água;
II) Lâmapada de 15W: 0,83/litro - 49 lúmens/litro ou melhor dizendo 1,23 lúmens / cm de coluna d'água, 60K por cm de coluna d'água;
MÉDIA = 75W = 1,04W/litro - 62 lúmens/litro ou melhor dizendo 1,55 lúmens/cm de coluna d'água, 110K por cm de coluna d'água.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 19:28Responder ao tópico

Acrescentando:

- adicionei para manutenção do aquário, uma Escova Magnética - NS130 da Minjiang.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 23:44Responder ao tópico

Listagem Parcial da Flora:

- 02 Moitas pequenas de Lilaeopsis brasiliensis, uma em cada ponta no sentido do comprimento. Crescimento lento;
- 04 bulbos pequenos de Vallisneria americana (natans), postas canto esquerdo do fundo em linha aleatória atrás da rocha maior;
- 10 mini-núcleos de Echinodorus amazonicus, distribuída aleatória na região mediana, perto das rochas;
- 09 mudas de Alternanthera reineckii (Lilacina), grupo em formação de bosque região mediana-central direita de frente ao filtro e alguns (03) em linha aleatória atrás das Vallisneria americana (natans)

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qua 07 Ago 2013, 23:47Responder ao tópico

Houve uma redução significativa da população...
Sad 

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 17:10Responder ao tópico

Kit de Fertilizantes usados uma vez semana: - 3 ml de Ferro-Fe2+ da MBreda: Ferrico (Fe++) - 1,0%;
- 3 ml de Micro Nutri da MBreda: Enxofre - 2,1%, Magnésio - o,45%, Manganês - 1,1%, Potássio - 0,4%, Boro - 0,01%, Cobre - 0,01%, Ferro - 0,1%, Molibdênio - 0,05%, e, Zinco - 1,0%;
- 3 ml de Macro Nutri da MBreda: Potássio - 5,0%, Enxofre - 2,6%, e, Manganês - 1,55%.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 17:18Responder ao tópico

Tive que enfrentar uma infecção "Doença do Ponto Branco" mais uma outra por bactéria concomitante. Se encontra já sanada e sem maiores danos, fora os óbitos, que foi a parte chata.

Agora vou esperar um bom tempo para introduzir novos habitantes. Pois gostaria de manter uma densidade populacional de 0,3 - Low-Tech.

Thamyres Ederli

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 17:39Responder ao tópico

Boa escolha, espere um pouco para introduzir novos peixes

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 18:23Responder ao tópico

[url=  ]Versão Agosto/2013[/url]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 18:25Responder ao tópico

[url= ]Versão Agosto/2013 B[/url]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 18:31Responder ao tópico

[url= ]Versão Agosto/2013 C[/url]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 19:22Responder ao tópico

[url= ] [/url]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 19:31Responder ao tópico

[url=  

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 19:40Responder ao tópico

[url=  

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Qui 08 Ago 2013, 19:42Responder ao tópico

Lembrando também que coloquei um painel preto no fundo.

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Sex 09 Ago 2013, 08:57Responder ao tópico

Very Happy  tá a ficar lindo Wink
Quando as plantas taparem o filtro fica logo com outro aspecto Wink

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Sex 09 Ago 2013, 11:02Responder ao tópico

Está a ficar com muito bom aspecto!

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projeto: Aquário 72 litros.   Sex 09 Ago 2013, 17:35Responder ao tópico

Surgiu-me um questionamento sobre sistema de filtragem para meu aquário.

Inicialmente usava Filtro de Bactérias FBM 50 Modular Zanclus - Tamanho P com o motor do Filtro Interno F-700 do Vigo Ar (700 litros por hora), com mídias filtrantes: 1ª camada esponja sintética preta; 2ª camada um pequeno saco próprio para mídias com 115 gramas de zeolita, e, 3ª camada porcelana própria p/ aquário. Que contava nas primeiras semanas com auxilio de um motor Mini C da Sarlo Better (160 litros por hora).

Agora +/- 15 dias modifiquei para somente o Filtro Interno Vigo Ar com um só cartucho que vem com ele só modifiquei o seguinte invés de usar o perlon que vem com ele, estou usando um perlon de espessura 4.0 mais grossa. O cartucho que vem contém carvão ativado. Mais tarde quando estes cartuchos (02 unidades) de carvão ativado não surtir efeito (que espero leve 60 dias), aí irei substituir-los por sachê de zeolita e porcelana.

Esclarecendo que o perlon que coloco no cartucho, antes de enrolar-lo no cartucho o umedeço com água do aquário e 12 gotas de stabilish da seachem.

Programei a troca do perlon para cada 08 dias, por enquanto.

Será que o esquema que venho adotando precisa de melhoras?

Estou tentado de montar um esquema de canister caseiro aproveitando material que tenho para aumentar espaço livre, mas vou estudar e ver a viabilidade ($$$)

Essa preocupação com a filtragem é questão de melhorar mais nível da qualidade da água.

Por fim, uma constatação minha, como é caro ter um kit de testes! - Para começo de conversa, se for fazer todos os testes para controlar um plantado low-tech, minimo necessario seria 24 baterias de avaliação.

Na minha região não é fácil arranjar todos testes, ainda dos laboratórios consagrados.

Alguma sugestão de como ter os testes por um preço menos salgado.

Como seria bom ter um conjunto de testes que dura-se um ano e o preço ficasse por uns R$100,00.

Projeto: Aquário 72 litros.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-