Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Iniciação na aquariofilia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Iniciação na aquariofilia   Seg 06 Maio 2013, 23:38Responder ao tópico

Olá a todos,

como podem verificar passei a fazer parte do forum muito recentemente, onde ultimamente tenho lido todos os tópicos inamoviveis da Iniciação à Aquariofilia, terminei recentemente de ler o manual Manual do Aquariofilista.
Penso que sejam os primeiros passos importantes Smile

Neste momento fico sempre com a duvida se o que eu quero será o mais adequado para iniciar um projeto, depois de ter as primeiras noçoes dos conceitos basicos gostava de partir para o próximo passo. A aquisiçao do meu aqua Smile

Tenho ficado mais tentado em adquirir um aqua de 120, 150 ou 180L, tenho em mente um aqua Comunitário, lowtec, para ter algo pouco exitente a nivel de flora e de fauna (guppys/neons/corydoras) para um iniciante.

Podem dar opinioes sobre estas dimensoes? E do que devia ter em conta para prosseguir?

Um conhecido tem actualmente depois aquas parados (abandonou o hobby) que pretende vender (a bons preços penso eu), talve possa aproveitar e poupar uns trocos.

Deixo as informaçoes que tenho dos dois aquas, se poderem dar opinioes tambem Smile

Opção 1:
Marca: Aquatlantis
Dimensões: 100x40x50 (180L, certo?)
Iluminaçao: 2x tubo t8 de 30W
Filtro: Eheim 2217
Termoestato: Rena 200 W

Opção 2:
Marca: Juwel Rio 180 (com movel)
Dimensões: 101 x 41 x 50 cm (180L, certo?)
Iluminaçao: 2x45 Watt
Filtro: eheim 2213
Termoestato: 200w, nao sei a marca ainda
Site da marca/modelo do aqua mas com setup original:
http://www.seapets.co.uk/products/aquarium-supplies/aquariums/juwel/juwel-rio-aquariums/juwel-rio-180-aquarium-and-cabinet-beech.html

Alguma delas parece ser boa opçao? Não queria ser enganado por nao perceber... eheheh Smile

Obrigado a todos
Abraço

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Seg 06 Maio 2013, 23:49Responder ao tópico

Tanto um como o outro são boas opções, o filtro do aquatlantis é que é um pouco superior. Ambos já têm móvel?

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Seg 06 Maio 2013, 23:56Responder ao tópico

Obrigado pela opiniao.
Não, apenas o Juwel Rio 180 tem móvel. Mas tambem não é o mais importante... Se tiver melhor Smile

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:12Responder ao tópico

Boas, o filtro é bem mais importante que o móvel, claro que uma boa base com lugar para arrumos também é precisa, mas o Eheim 2213 é insuficiente para 180 litros.

Eu ia para a opçao 1, ou então comprava pelo menos outro 2213.

abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:12Responder ao tópico

No meu aquário de 96 litros tenho 2 Eheim 2213 e fazem bem falta Wink

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:20Responder ao tópico

Obrigado Rui, mas o 2217 já seria suficiente ou mesmo assim fica a desejar? Não encontro informaçoes detalhadas do 2217 :s

Segundo li, o filtro deve ter 5x de caudal o volume do aquario. Correcto?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:23Responder ao tópico

É correcto, pelo menos isso, porque vais perder bastante caudal com o tempo, e é importante limpar as mangueiras sempre que vires bastante sujidade.

O 2217 debita uns 1000 litros hora, para um aquário de 200 litros brutos acho que é suficiente. Mas depois também ves.

ora ve aqui:Eheim 2217

até videos tens Wink
abraço

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:26Responder ao tópico

Características do eheim 2217

Débito da bomba: 1000L/h
Altura de elevação: 2,3m
Potência: 20W
Volume do filtro: 6L
Dimensões: diam. 205x400mm

Para mim, no mínimo é o que deves ter num aqua de 180l. Claro que se arranjares um pouco mais potente era bem melhor.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:32Responder ao tópico

Até video tenho direito, obrigado Very Happy

Caso depois verifique que nao é suficiente, posso depois adicionar ao 2217 um 2213 e ter os dois a trabalhar no mesmo aqua? Posso depois tentar ficar tambem com o 2213... Não sei se é aconselhavel.

Obrigado Vera pela descrição!

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 00:37Responder ao tópico

Quanto ao termoestato, 200w também será o limite né? Mas segundo li, funcionara bem certo?

Alguma opiniao sobre a iluminaçao?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 01:01Responder ao tópico

O termóstato é suficiente.
Podes sempre ter dois filtros a funcionar, sem problemas. Logo vais ver como se comporta o 2217 sozinho.
Quanto á iluminação há aí quem perceba mais do que eu, embora ache que o que tens aí em ambos os casos seja suficiente.

calex05

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 01:36Responder ao tópico

Obrigado pela ajuda Vera...
Depois de ter o Aqua comigo quais sao os proximos passos?
-Ter em mente o Layout

-adquirir o restante material: Substrato Fértil/Inerte, decoraçao natural (tronco,pedras), kit testes PH/KH/GH/NO2/NO3/Amonia

-Flora

e preparar para iniciar o ciclo do azoto?

Algo em falta ou sugerido?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Ter 07 Maio 2013, 08:23Responder ao tópico

Boas!

Conforme te disseram ambas as opções são boas!

Ambas têm prós e contras!

No caso do primeiro tem um filtro um pouco melhor, mas que na minha opinião, ainda assim está nos mínimos necessários! No entanto a iluminação é mais fraca e não tem móvel!

O segundo tem um filtro claramente insuficiente, mas tem móvel e muito melhor iluminação! Além de terem mais potência, pelo tamanho deverão ser T5 que dão uma propagação de luz muito melhor que as T8.

Pessoalmente apostaria na segunda opção e reforçava com um segundo filtro, que poderia ser o 2217 por exemplo!

Depois é arranjares 3 testes (ou de tiras com todos): NH3, NO2 e NO3, Substratos, flora e hardscape e deitares as mãos ao trabalho!

Abraço!

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Qua 08 Maio 2013, 05:40Responder ao tópico

Boas César temos praticamente a mesma idade de registo, mas por aquilo que tenho lido, na minha opinião talvez seja melhor optar por um filtro mais potente do que por um segundo filtro.
Cada caso é diferente, um segundo filtro traz muitas vantagens sem dúvida, principalmente se um avariar e acima de tudo pelo caudal, mas nós é que temos de encontrar o equilíbrio:
Custo da compra/consumo energia/perfomance/manutenção/acondicionamento, etc.
Convém lembrar que acima de tudo 2 filtros consomem a dobrar e temos que juntar os consumos da iluminação, termóstato, etc...
Já agora em relação ao móvel, pessoalmente não gosto muito dos móveis que normalmente acompanham os aquários (tenho visto vários com deformações, embora sejam de origem). Por mim sou da opinião que o móvel dever ser feito ou mandado fazer de preferência reforçado e de forma que quando for fazer as manutenções, consiga trabalhar dentro do áqua (chegar ao fundo frente e trás) sem necessitar de escada ou banco.
Abr.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Qua 08 Maio 2013, 15:27Responder ao tópico

Estou de acordo com o Joao.

Conheço bem os Aquaatlatis e os Jowel, e penso que os Jowel têm melhor qualidade geral.

E as lampadas do Jowel são T5.

Em relação ao filtro, podes depois sempre adicionar um 2 filtro, pois eu sou da opinião que 2 filtros de imagina 700L cada um são melhores do que um unico de 1400.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Qua 08 Maio 2013, 15:32Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Em relação ao filtro, podes depois sempre adicionar um 2 filtro, pois eu sou da opinião que 2 filtros de imagina 700L cada um são melhores do que um unico de 1400.

Concordo e não concordo... :lol: :lol:

Podes de facto adicionar um segundo filtro que não há problema nenhum!

Já os 2 filtros de 700 serem melhor que 1 de 1400... Não seria tão linear nessa afirmação!

Tudo depende dos filtros em questão!

Pode ser preferível 1 de 1000l por hora, mas com um grande copo para material filtrante do que 2 de 800 com pouca capacidade de material filtrante.

Também importa ver a marca porque há marcas que perdem muito do caudal anunciado, enquanto que outras nem por isso...

Mas concordo que, em condições semelhante de qualidade e capacidade, é melhor ter 2 do que apenas 1.

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Qua 08 Maio 2013, 17:21Responder ao tópico

Claro pedro... nisso tens razao

Cneto

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Qua 08 Maio 2013, 18:31Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
José Elias escreveu:

Concordo e não concordo... :lol: :lol:

Podes de facto adicionar um segundo filtro que não há problema nenhum!

Já os 2 filtros de 700 serem melhor que 1 de 1400... Não seria tão linear nessa afirmação!

Tudo depende dos filtros em questão!

Pode ser preferível 1 de 1000l por hora, mas com um grande copo para material filtrante do que 2 de 800 com pouca capacidade de material filtrante.

Também importa ver a marca porque há marcas que perdem muito do caudal anunciado, enquanto que outras nem por isso...

Mas concordo que, em condições semelhante de qualidade e capacidade, é melhor ter 2 do que apenas 1.

Abraço!

Concordo com tudo isto e também acho que, caudais e filtragem a parte, dois filtros também melhoram a circulação da agua no aquário.

G. Mestre

Membro
Membro

Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Sex 10 Maio 2013, 03:11Responder ao tópico

Não esquecer de confirmar antes da compra, se os filtros já trazem matérias filtrantes incluidas...assim como torneiras duplas caso seja um modelo que necessite.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iniciação na aquariofilia   Responder ao tópico

Iniciação na aquariofilia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-