Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Molly balão doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 20:43Responder ao tópico

sim, 5 lt consigo mas como mantenho a tempretaura acima com 34º?

Só tenho o termostato do aquario principal...

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 20:50Responder ao tópico

Essa parte da temperatura tão elevada desconhecia. Já fiz tratamento com Flagyl, resolveu e a temperatura não saiu dos 24/26º.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 21:07Responder ao tópico

Já tenho o flagyl, na farmacia não me queriam vender sem receita medica mas quando expliquei que era para o fazer tratamento aos peixes do aquario, a farmaceutica olhou para mim cá com uma cara :clown: e lá me vendeu o flagyl...

Que faço agora? Separo as mollys num recipiente de 5lt? Uso sem o termostato?
Uso 5lt de agua do aquario principal que está a uma temperatura de 26º mas vai arrefecer, sem o termostato....será até amanhã elas resistem? Amanha comprava um em qq lado...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 21:17Responder ao tópico

Isso não está fácil.

O problema e que suscita dúvidas é o facto de serem só as Mollys afectadas. Como vieram do mesmo sítio não sei se não haverá por aí um problema genético ou algo semelhante.
Se fôr esse o caso, o Flagyl não te fará nada.
Quantas Mollys ainda tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 21:29Responder ao tópico

Pois só está a afectar as mollys.
Agora tenho a molly balão que está mal Sad , a molly preta e branca que não acho que amanhã vai estar como está hoje a balão e o molly laranja macho. Este molly é o mais antigo. Estas 2 mollys foram compradas há 2 semanas atrás...tal como a que morreu hoje..

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 21:39Responder ao tópico

Podes tentar o flagyl, mas não sei se será o adequado. Deve haver algo por aí que não seja só parasitas. Mas o Flagyl também tem propriedades anti-inflamatórias, poderá eventualmente ajudar em algo mais.

Tenta meter o recipiente de 5 lt dentro do aquário, o mais próximo possível do termostato. Em princípio conservará a temperatura da água do recipiente. Fá-lo de maneira a que não haja derrames da água do recipiente para o aquário.
Coloca o Flagyl apenas nos peixes que vejas afectados. a minha dúvida é se o Flagyl não cortará o oxigénio da água, não sei responder-te a isso.

O flagyl que compraste é de quantas mg em cada comprimido, 250 0u 400?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 21:47Responder ao tópico

É de 250mg, foi este que tinhas falado há dias...

Colocar o recipiente dentro do aquario é mais dificil What a Face o aquario é só 60lt... nao sei se consigo isso.
Tenho um filtro interior que vinha com o aquario...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:05Responder ao tópico

Pois torna-se mais complicado, seria uma maneira de manteres a temperatura da água.

Existem muitas pessoas que fazem tratamento com Flagyl como forma de prevenção (embora não seja muito a favor disso). Não que com isto queira incentivar-te a colocar no aquário todo, mas acho que não tens muitas alternativas. Não me parece que seja somente parasitas, mas é uma possibilidade, mas existe a dúvida. Talvez não safes as Mollys, mas também não fará mal aos restantes se seguires a quantidade correcta. Talvez não seja má ideia tratares o aquário todo, mas espera mais um bocadito por outras opiniões.

A dosagem que já usei e foi eficaz foi: 750mg/100 litros de água, uma única vez durante 3 dias, depois TPA. Temperatura mantive nos 26º.

Mas espera mais um bocadito a ver se mais aguém se manifesta.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:15Responder ao tópico

Ora se 750mg/100 litros de água, então para 10lt seria 75mg, para 5 lt seria 37mg.
O comprimido é de 250, se o dividir em 1/4 seria 62mg, teria de dividir esse 1/4 a meio What a Face

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:22Responder ao tópico

:cry: a balão não se vai safar acabei de a ver dar uma volta de 360º no fundo do aquario :cry:
Amanha de manha vai estar morta :cry:
Já a coloquei num recipinete com 5lt agua e metade de 1/4 comprimido...até se parte bem com a faca...só a coloquei a ela, estou com esperança que as outras não tenham nada..embora comece a duvidar disso :cry:

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:26Responder ao tópico

Fizeste bem.

Queres um conselho?
Visto que as Mollys são a espécie que te está a dar problemas, e que são tolerantes ao sal, tenta arranjar um termostato, pode ser mais fraquinho,
é só para remediar.
Quando o tiveres, separa as Mollys que estiverem vivas e faz-lhe um tratamento com sal. Depois podes sempre pedir ajuda que lá te indicamos as quantidades de sal correctas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:28Responder ao tópico

Ok Wink obrigado Wink
Amanhã vou procurar um termostato e ver se consigo um aquario hospital...

Acho que se os outros peixes me dessem problemas ia ficar tão :cry: que acho que ia desistir do aquario :cry: custa tanto perder os peixinhos :cry:

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 22:31Responder ao tópico

Boa sorte, embora me pareça que infelizmente não terás muita sorte.
Agora é tentar safar as outras. O aquário hospital, pode bem ser um balde que leve uma boa litragem.
Eu costumo usar um balde, não é redondo, é meio oval, em cor branca semi-transparente que leva 15 litros e serve perfeitamente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 15 Maio 2013, 16:15Responder ao tópico

:cry: :cry: :cry: tal como previa, hpje de manhã a molly balão estava morta :cry:

Restam-me 2 mollys um macho e uma femea.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 15 Maio 2013, 20:58Responder ao tópico

Como meio de prevenção, quando arranjares um termostato, aconselho-te a fazeres um tratamento com sal ás mollys restantes. Como elas toleram e até gostam de sal, vão agradecer

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 09:46Responder ao tópico

mais uma molly que está quase a morrer, já ficou separada dentro do tal "copo de 2lt" com um 3g de sal, mas logo quando chegar a casa sei que já não vai estar viva :cry:

Só ficou o molly macho que esta comigo há quase 2 meses Rolling Eyes

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 13:01Responder ao tópico

Tratamento com sal a Molly com mau aspecto podes cololar 4,5 gr de sal por litro que é para atacar forte e feio, e elas aguentam. Podes também ainda adicionar Esha 2000 se tiveres, mas em dose de prevenção, porque a mistura dos 2 pode ser demasiado forte.
Eu bem disse que não ia ficar por aí e que seria melhor prevenires, cairam uma ou duas de seguida, caem as restantes que nem tordos.

O Molly, logo que possas coloca em sal.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 13:03Responder ao tópico

Mas se o macho não veio do mesmo local das fêmeas é provável que não haja problemas.
Tal como disse, achei estranho serem só as Mollys e ainda por cima vindas do mesmo sítio, cá para mim o problema já vinha com elas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 14:17Responder ao tópico

Todos os meus peixes vieram da mesma loja.

O macho veio em março junto com + 3 mollys. Destas morreu a 1ª molly (preta e branca do meu avatar) há +- 1 mês, passado uma semana fui comprar mais mollys e acertar o nº de femeas e machos. A partir daqui foi o descalabro, começaram a morrer uma após a outra, 1º a balão que me fez abrir este topico, que era das antigas, depois o macho branco que era dos antigos, depois a branca das barbatanas grandes, que era das recentes, a seguir a balão das recentes e agora esta preta e branca que sei que logo vai estar morta.

Destes mollys todos, só o macho laranja se está a safar.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 20:10Responder ao tópico

Não gosto de medicar peixes sem estarem doentes e muito menos no aquário principal, mas se notares mais alguma coisa estranha, talvez seja melhor atirares para o aquário principal algo. O Esha 2000 é bastante eficaz.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Sex 17 Maio 2013, 21:50Responder ao tópico

Ok Wink vou comprar Wink
Obrigada Wink

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Seg 20 Maio 2013, 17:02Responder ao tópico

E no sabado a ultima Molly morreu :cry: tive tanta pena dela :cry: a pobrezinha não queria morrer, vi-a lutar contra a morte, cheguei a pensar que ia conseguir sobreviver :cry:

@ Mara fiz um aquario hospital com uma caixa daquelas transparentes da Rena, coloquei o filtro, a medicação e o sal...

Agora restou o tal molly macho que comprei em março, ele está muito bem de saude, apenas "chateado" por não ter femeas :lol: pasa o dia todo a nadar de um lado para o outro a procura de femea What a Face

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Seg 20 Maio 2013, 17:54Responder ao tópico

O problema foi quando compraste as últimas, arranja um cubo vodafone, ou algo que consiga levar +/- a mesma quantidade de água e quando comprares peixes coloca-os de quarentena nesse mini aquário com esha 2000, se estiver tudo bem no dia seguinte pões no aquário principal. É possível que tenhas o problema no aquário principal, faz esha 2000. Por vezes nas lojas não têm os peixes nas melhores condições, o stress, água em más condições, excesso populacional, acabam por fragilizá-los dando origem a doenças que depois trazemos para casa e podem devastar o nosso aquário inteiro.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Seg 20 Maio 2013, 19:00Responder ao tópico

Obrigado Wink

já mandei MP ao user que está a vender esha 2000, se não me responder vou comprar noutro lado...

No cubo da vodafone dá para colocar um filtro?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Seg 20 Maio 2013, 19:45Responder ao tópico

Boas

Vamos por partes

Pelos vistos não sou a única a pensar que mediante tantos problemas deverias fazer um tratamentozito com Esha no aquário principal. Mal não fará.

Depois, não há necesssidade de colocares um filtro no cubo vodafone, pois ele não terá bactérias, serviria somente para oxigenar a água (é importante manter a água com oxigénio quando se utliza qualquer medicamento, pois ele retira oxigénio da água), mas para oxigenares a água podes perfeitamente usar uma bomba de ar fraquinha se tiveres, se não tiveres o filtro também serve.

Se não tens aquário de prevenção, olha, faz como eu, tenho um balde daqueles meios transparentes e meio oval que leva 15 litros, serve perfeitamente para os tratamentos, e podes colocar filtro e bomba e aquecedor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Responder ao tópico

Molly balão doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-