Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Molly balão doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:26Responder ao tópico

A primavera é das piores épocas. Com as subidas de temperaturas os parasitas e "parentes" crescem a um ritmo mais acelerado nos aquários.
No entanto, não acho que devas medicar os restantes peixes.
Podes e deves é estar atenta aos restantes peixes, comportamentos diferentes, nadares estranhos, respirações alteradas, barbatanas, tenta ver se as fezes são cristalinas, se comem normalmente, se também começam a emagrecer, esse género de coisas.
Como te disse, parasitas e "irmãos" há sempre no aquário, os peixes enfraquecidos é que geralmente são afectados.
Quando tens alguém constipado por casa, não tratas a familia toda, apenas o doente, com os peixes deve ser o mesmo, excepto se fôr algo contagioso.
Ao tratares os peixes sem estarem realmente doentes, aí sim, podes enfraquecê-los.
Está atenta, principalmente ás fezes, e se realmente forem cristalinas, aí sim, dá um salto aqui, que tratamos disso.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:27Responder ao tópico

E não tens nada de que agradecer, temos que nos ajudar uns aos outros e principalmente aos nossos peixinhos.
Só tenho pena não ter podido ajudar mais.
Mas mesmo assim, coloca a Molly de parte e põe o sal, se não fizer bem, mal também não fará.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:30Responder ao tópico

Já agora Flagyl usa-se apenas se houver realmente parasitas, não para prevenção. Usa-se na proporção de 750 mg para 100 litros. .

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:32Responder ao tópico

Obrigado mais uma vez Wink
A molly já está no "copo" com sal...

Vou vigiar os outros peixes, pensei que fosse algo contagioso...

Pelo sim pelo não amanhã já vou comprar o flagyl, assim já tenho em casa se precisar (isto se não conseguir salvar esta molly)

Última edição por sandrass em Dom 05 Maio 2013, 00:36, editado 1 vez(es)

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:35Responder ao tópico

Ok... espero é detetar mais cedo que detectei nesta molly...

É em comprimidos, pó?
Para 1 litro de agua, onde tenho a molly isolada, precisava 0,750mg ?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:46Responder ao tópico

Flagyl em Comprimidos de 250 "miligramas".
E neste caso terias que dividir o comprimido quase a telescópio. Para 1 litro seriam 7,5 "miligramas"
É o mal de não ter onde fazer os tratamentos.
Quando vires um aquecedor baratinho, compra um, nem que seja só de 25 ou 50W. Assim já podes fazer tratamentos em mais água, nem que seja num balde de 10 lt.
Quanto ao Flagyl, não compres a não ser que necessites mesmo, as farmácias estão sempre abertas caso seja necessário, escusas de gastar dinheiro á toa, porque sinceramente, só acho que o devamos usar se estritamente necessário. Vê 1º como a Molly se porta.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 00:59Responder ao tópico

Esta coisa de peixes doentes é uma dor de cabeça. Vê-los a definhar e sentirmo-nos impotentes é aborrecido.

Iniciei-me com Guppys, passado um mês os 30 que tinham adoeceram, barbatanas a desfazer,tentei de tudo e não os salvei. Desmontei o aquário, esterilizei tudo e arrisquei de novo, voltou a acontecer o mesmo. Entretanto uma das fêmeas pariu e sobreviveram 3 bébés. Foram criados e cresceram (dentro de uma materinidade) junto de peixes de água fria a 22ºC. Quando já eram grandinhos remontei o aquário e coloquei-os lá junto com platys e molys. As Molys e platys acabaram por morrer sem mais nem menos ao fim de 3 ou 4 meses deixando também alguns bébés. No entanto, todos os bébés que nasceram nesse aquário estão vivos, há mais de um ano e já tiveram muitos filhotes.
Coincidência ou não, passei a acreditar que aqueles que nascem nos nossos aquários sobrevivem, os restantes "capotam".

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Dom 05 Maio 2013, 10:27Responder ao tópico

Realmente ve-los assim doentes nao é nada fácil :cry:
Citação :
Para 1 litro seriam 7,5 "miligramas"
Pois ia ser mesmo dificil conseguir dividir para 1l de agua What a Face vou começar a procurar um termostato Wink

A Molly hoje de manha estava morta :cry: pobrezinha :cry: no fundo "copo".
Até agora só tive peixe de agua fria que "maltratava" por falta de informaçao num globo (grande mas nao passava de um globo..) os meus peixes duravam sempre pouco tempo, uns meses... :cry: por isso desisti de ter, custava-me ve-los morrer.

Com a chegada do meu filhote e com a paixao que ele tem pelos animais, decidi montar um aquario de agua quente para ver se corria melhor, tinha a ideia que os peixes de agua quente "duravam" mais, agora sei os outros morrem por falta de condiçoes What a Face

E agora num espaço de 1 semana perdi 2 mollys :cry: vou vigiar as outras...

Ainda nao tive bebés, pensei que a minha platty estivesse gravida mas já esta assim gorda há 3 semanas por isso nao deve ser gravidez mas sim uma platty grande :lol:

Obrigado Wink

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 07 Maio 2013, 22:18Responder ao tópico

:cry: :cry: :cry: epá morreu o molly macho branco :cry:
Ontem a noite estava bem, vi-o a comer normalmente.

Hoje de manhã quando saí de casa estavam todos os mollys a nadar juntos e agora a noite quando lhe fui dar de comer, não o vi, prourei e no meio das plantas lá o encontrei Sad

Não percebo :cry:

Ele não parece ter parasitas, está normal Sad

Tirei foto para ver se conseguem identificar alguma coisa de errada...

Num espaço de pouco mais de 1 semana perdi 3 peixinhos Sad

BeatrizCosta

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 04:35Responder ao tópico

Parasitas internos consegues curar com alho. Ou esmagas um alho e misturas com a comida só para ganhar o sabor do alho (no caso de dares granulos), ou cozes algum vegetal que o peixe coma em água com alhos, ou fazes um patê caseiro que leve na composição alho. Realmente esse menino não parece ter nada, estava impecável. E essa questão do pH também não está bem. Quando fazes a TPA o pH não devia descer tanto, isso afecta muito os peixes. Tenta fazer TPA's mais pequenas e mais vezes se conseguires para evitares essa alteração de parâmetros tão brusca.

-- Assinatura --
Be the change you want to see in the world. 
                    (Mahatma Gandhi)

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Anabantídeos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 11:58Responder ao tópico

Estou a dar flocos as mollys... Se deitar alho esmagado sera que comem?
Nao faz mal aos outros peixes?

O ph vou tentar subi-lo com uma concha...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 13:36Responder ao tópico

Conchas sobem muito lentamente. É preferível rochas calcárias.

Ou então fazes uma TPA diária com um PH mais elevado, mas só cerca de 10%, para subires gradualmente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 13:38Responder ao tópico

Como tens peixes de fundo, para os parasitas apostava mais no Flagyl em água, pois os peixes do fundo provavelmente não vão apanhar com a medicação em alimentos

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 13:40Responder ao tópico

Nos outros peixes, não há alterações, como barbatanas desfiadas, coladas ao corpo ou alterações respiratórias?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 15:21Responder ao tópico

Citação :
É preferível rochas calcárias.
vou ver se encontro...

Citação :
Ou então fazes uma TPA diária com um PH mais elevado, mas só cerca de 10%, para subires gradualmente.
se não houver outra solução, lá terá de ser What a Face

Citação :
Nos outros peixes, não há alterações, como barbatanas desfiadas, coladas ao corpo ou alterações respiratórias?
não, estão todos lindos, os molly "antigos" agora só ficou 1 e está bem, anda sempre a assediar a molly grande branca lol! , os plattys tb estão bem e as outras espécies também estão bem.
Alias de manha esse molly também me parecia bem ...

Última edição por sandrass em Qua 08 Maio 2013, 15:54, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 15:35Responder ao tópico

Boas!

Os peixes que morreram já eram totalmente adultos?

Foram comprados no mesmo sítio e na mesma altura?

Pode-se ter dado o caso de ser apenas um caso de "velhice aguda"! Very Happy

Abraço!

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 15:53Responder ao tópico

:lol: :lol: comprei os idosos :lol:

Sim foram comprados todos juntos no mesmo sitio, todos os meus peixes vieram da mesma loja.
Bem aqui no Marco, não há muita escolha, há 2 lojas lol! 1 não gostei do atendimento do sr. foi o que me disse para eu comprar o aquario de 100lt que só precisava de limpar o filtro interior ai de 6 em 6 meses e repor apenas a agua que evaporasse do aquario What a Face

BeatrizCosta

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 16:19Responder ao tópico

Quanto a comerem o alho esmagado não sei, é uma questão de experimentares. Cada peixe é diferente e uns aceitam muito bem certas coisas enquanto outros preferem morrer à fome. O problema dos peixes de fundo também se resolvia facilmente: se dás pastilhas é fazeres o mesmo com elas. Agora com os flocos podes tentar fazer uma mistela no almofariz com os flocos e um bocadinho de alho e experimentar dar. Só espero é que eles comam porque se não não vais querer abrir a tampa do aquário Rolling Eyes Twisted Evil
Eu sou sincera, prefiro antes tentar com coisas mais naturais do que passar logo a medicamentos, por razões muito simples. Se tiver tosse vou tomar primeiro charope de cenoura para ver se acalma, caso contrário vou ao médico. Químicos só em último caso. E com os meus peixes faço igual.
Sim realmente a opção da idade pode ser verdade, visto que dois deles não apresentavam sintomas nenhuns. Se assim foi só tens uma coisa a pensar: acabaram a sua vida felizes e com uma boa casa.

-- Assinatura --
Be the change you want to see in the world. 
                    (Mahatma Gandhi)

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Anabantídeos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 17:12Responder ao tópico

Logo após ter comprado as corys e como tinha lido que as corydoras gostavam de courgete e ervilhas, dei-lhes mas elas nem provaram, tive de andar a tirar tudo com a rede...
Como estão habituadas só a comida de peixe fabricada não ligaram nenhuma aos legumes, tenho medo de com o alho ser a mesma coisa What a Face

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 20:45Responder ao tópico

Sinceramente tenho sérias dúvidas que as corys lhe peguem, mas cada caso é um caso.
Sandra, eu cá não fazia nada para já. Se eles te recusarem a comida vais andar um tempito a colocar carvão e fazer TPas para recuperar o cheiro normal do aquário. Essa parte dos problemas serem só com as Mollys e de elas vieram do mesmo local, deixa-me desconfiada.
As restantes espécies estão bem, logo não fazia nada para já. Se começassem a haver problemas com os restantes, aí sim, agiria.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qua 08 Maio 2013, 20:50Responder ao tópico

Se tratares com sal tira as corydoras pois não o toleram.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Qui 09 Maio 2013, 10:48Responder ao tópico

Vou aguardar e vigiar....
para já e como as outras espécies estão bem, vou esperar e torcer para que não haja mais mortes...

Obrigado Wink

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 19:56Responder ao tópico

:cry: :cry: mais uma molly morreu, a branca linda com barbatanas grandes :cry:
E a molly balão branca não está bem, está a custar nadar contra a corrente do filtro e quando cheguei estava muito no fundo.

Vou já a farmacia comprar o flagyl a ver se a consigo salvar. Parece-me ligeiramente mais magra tal como a molly preta e branca, esta para já parece bem. Mas a molly que morreu hoje, ontem também parecia bem, veio comer como as restantes e andava a nadar como as restantes...

Que faço, não tenho outro termostato...coloco todas as mollys num recipiente com 10lt e faço o tratamento com flagyl mas a temp. da agua deve estar mais baixa que a do aquario...tenho sempre garafões com agua para as TPA...

Faço o tratamento no aquario e englobo todos os peixes?
Mas aqui seria tratar a familia toda sem necessidade, pois os restantes peixes parecem bem...

O meu medo é a agua não estar suficientemente quente para as mollys What a Face e ainda tenho de arranjar um recipiente onde consiga colocar 10lt agua What a Face que nunca tenha usado detergentes What a Face

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 20:28Responder ao tópico

Estive a pesquisar e encontrei isto:

Citação :
O medicamento utilizado pode ser o Metronidazol, nome do princípio ativo, também encontrado com o nome comercial de Flagyl em qualquer farmácia. Utilize 100mg de Metronidazol (1/4 de um comprimido de 400mg) para cada 40 litros de água em aquário hospital. Troque 30% da água a cada 2 dias, por um período de 10 dias de tratamento, mantendo a temperatura em torno dos 34°C. Se não dispuser de aquário hospital pode fazer no aquário principal mesmo, uma vez que o Metronidazol não afeta as bactérias do sistema de filtragem, mas não é o ideal. principalmente pela temperatura que é exigida Tratamentos abaixo de 32°C não surtirão efeito pois o Metronidazol para seres humanos foi desenvolvido para ter melhor absorção na temperatura do corpo humano, aproximadamente 36°C, temperatura que os peixes não aguentariam, daí manter o valor o mais próximo possível. Como a temperatrauta estará elevada, é importante que a aeração seja reforçada. Outras duas opções que dispensam o aquecimento são o Metronidazol da Seachem e o Flagelol da Sera, esses foram desenvolvidos especificamente para peixes e não exigem uma temperatura tão alta.

:cry: não sei o que faço :cry: não tenho aquario hospital nem termostato :cry: vou já ver se consigo arranjar um nos classificados, mas nunca vira a tempo deste tratamento :cry: vou perder a molly balão :cry: :cry:

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Ter 14 Maio 2013, 20:38Responder ao tópico

5 litros consegues?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Molly balão doente   Responder ao tópico

Molly balão doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-