Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquario diy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 12:13Responder ao tópico

Boas pessoal,depois de ver varios topicos de construção de aquarios e como me apareceu vidro temprado de 4mm resolvi iniciar esta aventura.
peço desculpa por não ter fotos da construção,porque tambem não sabia se conseguia chegar a finalizar o mesmo.
para mim tudo era complicado,porque nunca cortei vidro ou mesmo dar silicone...

como consegui cortar bem o vidro,o dificil era limar as arestas,tentei com pedra de esmeril com agua mas esmilhava um pouco,mudei de tecnica.consegui limar as arestas com a rectificadora com disco de lamela(usado)e agua e ficou bom.

medidas do aquario com vidro de 4mm
52x30x30 cm

o aquario já em teste com agua:

bem,aquario feito sem fugas...mas não gostava do aspecto do silicone que apliquei(ficou tipo forte e feio),então procurei alguma coisa que lhe desse melhor aspecto e combina-se com a sala.o que me lembrei de aplicar:

nada mais nada menos,orla preta,dessa para orlar as espessuras das madeiras.

o resultado final

aquario já acabado,orla em toda a volta,nos cantos acabei por dobrar a orla ao meio e colei tudo com o silicone.
como isto foi mesmo uma grande aventura resolvi partilhar convosco Very Happy

peço aqui ideias para a iluminação.tambem queria fazer alguma coisa diy e que se enquadra-se com o aquario ,e tambem não fosse muito caro.
espero que tenham gostado.

dg12

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 13:24Responder ao tópico

Viva Álvaro,

Ficou muito fixe! Eu também adorava meter-me nisso mas na minha zona não conheço nenhuma vidraria nem nada que dê bons preços. Só para saber, quanto é que pagaste ao todo pelo projecto?

Quanto a iluminação, depende do que quiseres lá colocar dentro. Se quiseres tenho aqui umas tiras led 5050 que dariam bem para aí. Tenho 2 metros (dava para fazer 4 tiras de 0.5m ou 5 de 0.4cm) Wink

Abraço, David

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 17:25Responder ao tópico

Bem o que gastei,uma vez que o vidro foi de graça,gastei 5.01 no silicone e 2.10 na orla preta.isto na contrução,mais uma ferramenta ou outra.
quanto á iluminação,ainda não sei o que fazer,como quero fazer um plantado low-tech e iniciar-me nos camarões.
para um low-tech quantos lumens serão necessarios para este aquario?

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 17:39Responder ao tópico

Por o que eu li nalguns sites, normalmente aconselha-se uns 30-60 lúmens por litro.

Agora na verdade penso que leds para plantados não dá... Mas se for apenas para iluminar o aqua para a fauna passear e para umas plantas de fácil manutenção é perfeito (era essa a minha intenção quando comprei as fitas) Wink

cumps, David

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 19:35Responder ao tópico

Excelente iniciativa, não se costuma utilizar vidro temperado para fazer aquários pois quando quebra, estilhaça todo aos pedacinhos, não tem flexibilidade, não se costuma conseguir cortar, é cortado antes do tratamento, de certeza que é vidro temperado? Mas ficou porreiro essa ideia da orla foi muito boa. Quanto à iluminação, eu usaria leds, tenho blixas e algumas plantas de tapete que me têm dado uma agradável surpresa com menos de meia dúzia de watts de leds, como no teu caso tens uma altura de 30 cm, a coluna de água deve andar próximo dos 25cm, estás à vontade.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 03 Maio 2013, 23:46Responder ao tópico

Viva Francisco,

Então os leds dão mesmo para plantas de fácil manutenção pelo menos? É que eu tenho as minhas dúvidas devido à falta de radiação emitida pelos leds em comparação às tradicionais de aquariofilia.

Estas sendo RGB e 5050 têm um bom débito de lúmens/metro e fornecem 3 cores que as plantas gostam (veermelho, azul e verde)...

cumps, David

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sab 04 Maio 2013, 22:26Responder ao tópico

Boas, desculpem não ter acompanhado tópico, hoje passei o dia a tentar comprar alguma iluminação para o aquário, sem sucesso.por o que percebi devo ter uma iluminação de + ou - 1600 lúmens com 6500 a10000kelvin?

Francisco se assim é tens razão, de facto partimos um vidro por aqui e não estilhaçou aos bocadinhos como disseste, ficou partido aos bocados, mas grandes. Por os vistos também não sabia a diferença,disseram que era temprado e foi no que acreditei. Razz

Já tenho o aquário a trabalhar com camaroes, só falta a iluminação.vou o apresentar em breve Very Happy

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sab 04 Maio 2013, 22:36Responder ao tópico

Boas!

Leds dão para plantados, desde que sejam leds em condições! Very Happy

Os 30 lumens por litro é o mínimo aconselhado para plantas de baixa exigência.

Este valor sobe até aos 90 lúmens por litro para plantados mais exigentes.

Quanto ao espectro, para as plantas é indiferente, desde que entre 4.500K e 10.000K. O que muda dentro deste espectro é apenas a nossa percepção das cores.

Abraço!

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sab 04 Maio 2013, 23:25Responder ao tópico

Ah nice,

Obrigado pelo esclarecimento Wink

cumps, David

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Dom 05 Maio 2013, 07:25Responder ao tópico

Obrigado Pedro, vou ver o que consigo fazer dentro dos parâmetros que referiste Very Happy

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Dom 05 Maio 2013, 19:05Responder ao tópico

Boas...

Quando comecei a ler o primeiro post e disses-te que era vidro temperado e que o cortas-te, pensei logo... Foi enganado.

Como o Francisco Ramalho disse, não é possível, de maneira nenhuma, cortar vidro temperado.

O vidro temperado é nada mais nada menos que vidro normal que depois de cortado e limado, volta para o forno para temperar.

Para quem não sabe, a grande vantagem do vidro temperado, é em caso de se partir, não forma arestas pontiagudas, pois parte-se todo em pequenos cubos,assim não corta acidentalmente ninguém.

É por esse motivo que é obrigatórios o uso de vidros temperados nos automóveis, em todos os vidros do automóvel, excepto o para-brisas que é vidro laminado.

Como curiosidade, e se tiverem duvidas, podem experimentar nos vossos carros, lol, os vidros temperados sao muito resistentes ao centro, e vão perdendo resistência nas exterminadade.

É por esse motivo que mesmo uma pancada forte de um martelo no meio do vidro não o irá partir facilmente, mas uma pequena pancada num canto é o suficiente para o vidro explodir em mil pedaços...

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Dom 05 Maio 2013, 23:28Responder ao tópico

obrigado,José Elias,boa explicação Very Happy
viver e aprender,que é o meu caso.
o vidro arranjei eu,o meu cunhado é que fez essa observação,e por os vistos tambem se enganou.
quanto ao aquario em si,já esta a trabalhar á 2 dias sem problemas com vidro de 4 mm(o aquario não tem barriga),penso que não haja problemas de futuro.como está a 1.50m de altura,é para ter toda a segurança para não, haver algum imprevisto...

por o sim por o não reforcei o interior do movel

assim como toda a parte eléctrica,não ficará atrás do aquario,mas sim dentro do movél

ainda tou pendente com a iluminação,quando tiver tudo vou abrir um topico para a sua evolução Very Happy

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Seg 06 Maio 2013, 11:23Responder ao tópico

Visto ser uma aqua de pouca litragem, à partida o vidro de 4mm é mais do que suficiente...

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Seg 06 Maio 2013, 13:00Responder ao tópico

Boas,
Parabéns grande projecto, o aquário ficou muito bom... já agora deixa-me dar-te uma dica, quando colares o aquário, depois de secar, com uma lãmina quadrada daquelas antigas da barba, podes cortar e raspar os excessos de silicone e assim ficas só com as colagens e sem se ver vestígios de silicone, depois limpas bem com acetona industrial, sai tudo o que é excessos e ficas a ver só vidro. Quanto ao vidro de 4mm dá para essas dimensões, mas ficavas com mais margem de segurança em 6mm.
abraço

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Seg 06 Maio 2013, 22:17Responder ao tópico

Boas. João obrigado por a dica, mas quando falas em retirar os excessos é todo o silicone que fica na parte interior do aquário, ficando só o silicone nas espessuras entre os vidros?
Eu ai ainda dei mais um pouco e depois a colar a orla no esterior ia gastando o tubo de silicone só neste aquario,se calhar exagerei :lol:

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Ter 07 Maio 2013, 01:44Responder ao tópico

Alvaro Coelho escreveu:
Boas. João obrigado por a dica, mas quando falas em retirar os excessos é todo o silicone que fica na parte interior do aquário, ficando só o silicone nas espessuras entre os vidros?
Eu ai ainda dei mais um pouco e depois a colar a orla no esterior ia gastando o tubo de silicone só neste aquario,se calhar exagerei :lol:

Boas Alvaro,

Passas um fio de silicone só nas zonas de colagem, acompanhas a ponta do tubo com o dedo para que o fio fique certo, não é preciso que saia das zonas de colagem, quanto menos sair, melhor, menos trabalho dá a limpar. O importante é que não fiquem bolhas nas zonas de colagem. A colagem e a vedagem é feita nas zonas das espesuras, o excedente podes cortar sem medo e retirar com uma lâmina daquelas antigas da barba, não fica lá a fazer nada, depois limpas com acetona industrial e só se fica a ver vidro ... um tubo de silicone dá para fazer uns 8 aquários desses Very Happy ... mas esse com as calhas ficou bem porreiro.

Fica aqui uma imagem de como podes deixar o aquário, desde que não tenha bolhas e esteja bem unido, tira tudo o que não faz falta.

Abraço

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Ter 07 Maio 2013, 06:14Responder ao tópico

Obrigado por a explicação Very Happy

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sex 31 Maio 2013, 22:16Responder ao tópico

Boas pessoal,deixo aqui uma ferramenta de uso,uma pinça(desculpem não achei necessidade de abrir um topico) Razz

pinça diy:

acabei por fazer duas,como achei a primeira muito grossa,em tubo de inox de 6mm,na 2ª acabei por cortar o tubo de 6mm ao meio e o resultado.

esta é a que uso e que plantou todas as plantas no meu novo aquario o Eden Garden.

fica aqui a ideia Very Happy

xandre

Membro
Membro

Nome Real : celso
Gostos : 90

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Sab 01 Jun 2013, 10:14Responder ao tópico

boas

uma soluçao economica e muito pratica, sao estas ideias que vem iluminar os menbros a fazer seus propios projectos e utensilios

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Seg 03 Jun 2013, 12:43Responder ao tópico

Ficou porreira.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquario diy   Responder ao tópico

Aquario diy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum