Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

The_Vortex

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qua 01 Maio 2013, 23:05Responder ao tópico

Boas...

recentemente adquiri um novo aquario de 288l brutos. é um projecto para arrancar a médio praso mas tenho algumas duvidas.

-> Como substrato fértil estou a pensar usar o JBL Aquabasis Plus. só q estou na duvida com a quantidade q deverei usar. 5l, 7,5l ou 10l??

-> No substrato inerte vou usar JBL Manado mas aí suponho q 25litros cheguem!

-> Na iluminação, vem de origem uma calha de 2*54W T5 q pretendo manter (adicionando depois uma moonlight) só tenho duvidas no especto de luz... por enquanto tenho uma unica lâmpada de 6800k. a segunda deverei comprar igual ou 8000k?

-> Na parte da filtragem. fazendo a contas para 250l de agua, terei de ter filtragem na ordem dos 1500l/hora. actualmente tenho um Eheim 2013 (440l/hora) q estava a pensar vender e comprar um unico filtro q debite uns 1500l/h mas depois pensei melhor e se calhar até era mais vantajoso ter 2 filtros e comprar um segundo filtro q me faça entre 800 a 1000l/h. estarem certo?! com 2 filtros devo conseguir ter mais matérias filtrantes e alojar mais bactérias!

-> No termostacto estava a pensar num externo 300W.

venha daí esse feedback Very Happy

Última edição por The_Vortex em Dom 19 Maio 2013, 21:57, editado 1 vez(es)

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qua 01 Maio 2013, 23:54Responder ao tópico

boas!em primeiro lugar queria desejar-te sorte para este projecto.depois:aquabasis plus 10l para ter 2cm de espessura,manado com 25l consegues uma media de 5cm.a lâmpada pode ser igual mas dependendo das plantas que querias meter e possível que vais precisar de mais luz.em relaçao ao filtragem como sabes isto nunca e de mais mas depende de que queres meter no aquário em termos fauna e flora também!se queres um aquário bem plantado e com alguns peixes de maior portes(ex discus,escalares)ate um de 1500l + o 2213 que tens e bastante curto.um abraço Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 08:59Responder ao tópico

Inicialmente é para manter um aquário low-tech (plantas de baixa manutenção, peixes de pequeno porte, alguns invertebrados)! mas acredito q á medida q venha a experiência fique mais exigente!

O filtro Eheim 2213 é o q vou começar a usar no aquário q actualmente tenho (56l brutos) só estava a pensar depois recicla-lo pq acho q deveria ser vantajoso!

luisgon

Membro
Membro

Nome Real : Luis Gonçalves
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 09:29Responder ao tópico

Boas, acho que deverias apostar nos 15l de substrato fertil e penso que os 25 de manado chega. A nivel de iluminação tudo depende de que tipo de plantas queres meter ai, mas espera que os experts em plantas se prenunciem.

O termoestato penso que também estará bom para a litragem que tens.

Desde já desejo boa sorte com esse projecto e vai mantendo o pessoal informado Smile

Abraço!

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 12:02Responder ao tópico

Boas;

Antes de mais, parabens pelo projecto..

Em relação às ajudas, aqui vai:

Substrato fertil: JBL Aquabasic Plus : Concordo, muito bom e barato.

Quantidade: para 4cms de substrato fertil: 120*40*4 /1000= 19L

Substrato Inerte: Não gosto muito, pois é muito leve, mas tu é que sabes.

Quantidades: considerando 4cm à frente e 6 cms atrás: (120*(40/2)*4 /1000) + (120*(40/2)*6/1000)= 9,6L + 14,4L = 24L

Concordo com a tua ideia em relação ao filtro e ao termostato.

Abraço

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 13:01Responder ao tópico

Estava a pensar em usar o manado (nunca tive experiência com esse substrato) pq gostei dos aquários q vi com ele! além de q ainda sou muito verde neste mundo e ainda ñ conheço muita coisa!

podem dar feedback de outros substratos inertes se quiserem Very Happy

o projecto vai ser para arrancar a médio prazo pq já o queria instalar na "nova casa" entretanto preciso de me informar ao máximo de maneira a q as coisas corram o mesmo mal possível.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 16:22Responder ao tópico

Boas, agora é a minha vez de dar uns palpites x)

Quanto ao sub.fértil concordo plenamente.
Quanto ao Manado pessoalmente gosto muito da cor, da granulometria e do "ar" que dá ao aqua. podes ver o meu "amazónico" e tirar umas ideias.

Quanto ao termostato não vás para os externos, joga pelo seguro e arranja um Jagger de 300W. Os externos o pessoal não usa muito, acumula sujidade, não me parece muito prático. e num aquário grande é facil esconder o termostato com plantas.

Quanto à filtragem concordo com os 2 filtros, é mais vantajoso, por exemplo 2 que façam uns 800 litros hora pelo menos. Vais ter uma circulação mais homogénea do que se fosse só um filtro.

Fazes muito bem em levar isso com calma Wink

deixo aqui algo que te pode interessar.

Eheim Professional

e este:JBL e901

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 19:46Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Boas, agora é a minha vez de dar uns palpites x)

Quanto ao sub.fértil concordo plenamente.
Quanto ao Manado pessoalmente gosto muito da cor, da granulometria e do "ar" que dá ao aqua. podes ver o meu "amazónico" e tirar umas ideias.

Quanto ao termostato não vás para os externos, joga pelo seguro e arranja um Jagger de 300W. Os externos o pessoal não usa muito, acumula sujidade, não me parece muito prático. e num aquário grande é facil esconder o termostato com plantas.

Quanto à filtragem concordo com os 2 filtros, é mais vantajoso, por exemplo 2 que façam uns 800 litros hora pelo menos. Vais ter uma circulação mais homogénea do que se fosse só um filtro.

Fazes muito bem em levar isso com calma Wink

deixo aqui algo que te pode interessar.

Eheim Professional

e este:JBL e901

Tenho exactamente a mesma opinião em relação ao manado (daí ter pensado logo nele)

inicialmente o objectivo era ter 2 termostatos em locais diferentes do aquario (e depois tapa-los com plantas) de forma a ter um aquecimento melhor distribuído mas depois lembrei-me dos externos só q ñ ponderei isso da sujidade (e com toda a razão) q acabas-te de referir!

Os tubos de aspiração do filtro devem estar os 2 juntos num canto ou um a cada ponta do aquario?!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 19:48Responder ao tópico

Eu tenho dois filtros, 2 Eheim 2213 pus um tubo em cada canto, para não haver zonas sem circulação e estou satisfeito com os resultados.

1 termostato é suficiente, digo eu x)

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 19:53Responder ao tópico

Eu tenho dois filtros, 2 Eheim 2213 pus um tubo em cada canto, para não haver zonas sem circulação e estou satisfeito com os resultados.

1 termostato é suficiente, digo eu x)

A ideia dos 2 era tb para reciclar o Eheim 75W q tenho actualmente! assim comprava outro de 150 ou 200W. ñ queria comprar o de 300W pq aquilo é um bacamarte do diabo (já vi postes de strip mais pequenos :lol: ) se bem q o de 200W tb é bem grande!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 19:57Responder ao tópico

Tens razão! aquilo é enorme x)

sendo assim usa os 2, não sei bem o que compensa mais, se vender o pequeno, os Eheim tem sempre venda, ou então complementar com outro mais potente.

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 20:04Responder ao tópico

Tens razão! aquilo é enorme x)

sendo assim usa os 2, não sei bem o que compensa mais, se vender o pequeno, os Eheim tem sempre venda, ou então complementar com outro mais potente.

pois... ñ sei... tenho de ver então!!

Tenho outra duvida em relação ao tudo de aspiração do filtro!

normalmente vejo q ele está o mais rende possível do "chão" mas o aqua é muito alto! existe algum tipo de acrescento para q este chegue até lá ao fundo?!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 20:16Responder ao tópico

Eu nem gosto de o por muito rente ao "chão" para não aspirar o Manado, desde que tenhas habitantes que agitem o fundo o lixo sobe Wink

Quanto ás extensões, deve haver mas não sei onde.

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Qui 02 Maio 2013, 20:35Responder ao tópico

Eu nem gosto de o por muito rente ao "chão" para não aspirar o Manado, desde que tenhas habitantes que agitem o fundo o lixo sobe Wink

Quanto ás extensões, deve haver mas não sei onde.

vou então deixar essa parte para o fim. qd começar a montar o equipamento depois vejo q fazer Very Happy

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 19:06Responder ao tópico

Como o dinheiro ñ abunda e ñ posso comprar tudo de uma vez, hoje foi dia de encomendar já algumas coisas!

10 litros JBL Aquabasis Plus (ainda faltam mais 5 ou 10l)

Termometro JBL de precisão

Cerâmicas Eheim Substrat Pro 1l (mais tarde eide ter de comprar mais outro litro)

Lampada T5L8 54W para a calha de iluminação (tb comprei fio e um relé temporizador de maneira a alterar a calhar para q uma das duas luzes só se acenda 20/30min mais tarde)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 19:15Responder ao tópico

Agora já compraste o termostato, mas olha este:Eheim jagger 200W

Já deves ter gasto bastante, o substrat pro é caro, consegui arranjar 1L por 12,5€, mas nas lojas o preço sobe bastante.

boa sorte com o projeto

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 19:46Responder ao tópico

Termostato ainda nao comprei... comprei foi um termometro! LOL

esse usado é mais caro q um novo nas lojas!

150W - 19€
200W - 23€

As ceramicas aí da Eheim custaram-me 16€.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 20:55Responder ao tópico

Quais foram as cerâmicas? O substrato pro?

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 22:15Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Quais foram as cerâmicas? O substrato pro?

Eheim SUBSTRATpro

http://www.eheim.com/en_GB/products/filter-media/biological/substratpro

José Elias

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 22:57Responder ao tópico

Grande compra.... Para mim as melhores.

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 23:05Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Grande compra.... Para mim as melhores.

Pelo preço, espero bem q sim :lol:

entretanto deixo aqui umas fotos do quadro eléctrico q um amigo me está a fazer para depois ligar todos os aparelhos eléctricos do aquário (o quadro eléctrico depois vai ficar escondido dentro do móvel do aquário).

O quadro ainda ñ está concluído. depois mostro o resultado final.

EDIT:

entretanto o rapaz já me mandou o esquema final do quadro

Última edição por The_Vortex em Qui 16 Maio 2013, 22:45, editado 1 vez(es)

José Elias

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Sab 04 Maio 2013, 23:53Responder ao tópico

E tens espaço para um quadro desses? É que os moveis da aquatlantis não têm muito espaço...

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Dom 05 Maio 2013, 00:04Responder ao tópico

Ainda não tenho o movel!

depois qd comprar o móvel estou com ideias de comprar um com duas portas... á partida deve lá caber sem grandes problemas

José Elias

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Dom 05 Maio 2013, 19:07Responder ao tópico

Nesse caso deve dar.

Ja que queres montar uma caixa dessas, coloca pelo menos 3 tomadas com temporizador, vais ver que vai dar jeito.

The_Vortex

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Dom 05 Maio 2013, 19:19Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Nesse caso deve dar.

Ja que queres montar uma caixa dessas, coloca pelo menos 3 tomadas com temporizador, vais ver que vai dar jeito.

uma delas vai ter (para a iluminação principal) mas realmente mais uma ou duas é capaz de dar jeito para mais tarde usar moonlight's.

3a ou 4a feira já devo ter o quadro cmg e depois aí vou ter noção do tamanho dele. mas tb não me parece q vá ser muito grande Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3   Responder ao tópico

Projecto Aquatlantis - 120*40*60 - Moonlight @ pag 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-