Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Experiência: HMxHM + CTxCT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 17 Abr 2013, 22:10Responder ao tópico

Boa noite,
Sei que o título do tópico parece um bocado confuso, mas na realidade a minha experiência foi bastante simples. Quis testar se era possível fazer duas reproduções ao mesmo tempo num aquário, ou melhor, num suposto terrário. Very Happy

Setup:
    Terrário de 18,5L (50x25x15cm)
    Placa de acrílico branco opaco 3mm usada como divisória
    Tampa DIY em acrílico com iluminação de LEDs
    Água da torneira tratada com aquatan da sera
    2x Termostato Boyu 25w
    2x Termómetro de vidro
    Bomba de ar Boyu
    2x Papel bolha 10x10cm servindo de suporte para o ninho
    Esha 2000
    2x Folha de amendoeira
    2x Dose de musgo de java

06 de Março: Começou a engorda de ambos os casais. Comiam 3 vezes por dia: 1ª refeição bloodworms congeladas, 2ª refeição ração, 3ª refeição dafnia/artémia congelada. Macho e fêmea apenas se viam 15 minutos antes de serem alimentados.

14 de Março: Ambos os casais foram juntos no aquário de reprodução com as fêmeas dentro de garrafas. Os machos começaram a contrução dos ninhos.

15 de Março: Com os ninhos já prontos soltei ambas as fêmeas ao mesmo tempo (19h00). Casal CT começa os abraços (19h20). 30 minutos de abraços sem ovos expelidos devido ao tamanho da fêmea. Abraços acabam às 23h00.

16 de Março: Casal HM começa os abraços (16h00). Abraços acabam às 20h00.

18 de Março: Primeiros rabinhos avistados no ninho do casal de CT (9h00).

19 de Março: Alevins CT começam a nadar na vertical (20h00). O macho CT não para de carregar os ovos para o ninho.

20 de Março: Primeiros rabinhos avistados no ninho do casal de HM (11h00).

21 de Março: Alevins HM começam a nadar na vertical (11h00). Alevins CT começam a nadar na horizontal (20h00). Macho CT foi retirado (21h30) e os primeiros corajosos começaram a passar para o lado dos HM. Macho HM cuida dos alevins CT como sendo seus, tentando a todo o custo re-introduzi-los no ninho.

22 de Março: Alevins HM começam a nadar na horizontal (8h00). Macho HM foi retirado (8h15).

26 de Março: Foi retirada a separação em acrílico para que todos os alevins pudessem estar juntos no mesmo aquário. Os dois termostatos de 25w foram substituídos por um de 75w regulado para os 26ºC. Um dos termómetros foi retirado.

30 de Março: Já se notava a diferença no crescimento dos alevins: CT's apresentavam o dobro do tamanho dos HM's.

Fotos:
Macho HM

Fêmea HM
(brevemente)
Macho CT

Fêmea CT
(brevemente)
Alevins com 9 dias

Alevins com 21 dias

Vídeos:
Casal HM
(brevemente)

Eu sei eu sei... faltam aqui fotos, estas não estão tão boas. Mas a minha máquina boa foi para outra freguesia e de momento só tenho uma fraquita para o desenrasca.

Luiji

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Luís
Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 17 Abr 2013, 22:13Responder ao tópico

São lindos parabéns!

jorge_stier

Membro
Membro

Nome Real : Jorge
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Dom 28 Abr 2013, 21:52Responder ao tópico

Muito giros Wink

Paulo F Pereira

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Pereira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Dom 28 Abr 2013, 22:28Responder ao tópico

Parabéns, que inveja Smile

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Seg 29 Abr 2013, 02:17Responder ao tópico

Parabéns,grande projecto e grande postura...a dobrar Very Happy

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 02 Maio 2013, 20:16Responder ao tópico

Tenho alguns HM ainda muito pequenos, não sei se vão conseguir desenvolver-se normalmente. Mas quanto aos CT's, já são pequenas (grandes Very Happy) miniaturas do que aí vem. Já se vêm as cores, barbatanas já definidas, muito apetite, muita genica, enfim... respiram saúde. Ontem já com um mês e 8 dias fiz uma limpeza geral ao aquário, aspirei totalmente o fundo, limpei as paredes, "lavei" o musgo e apenas tinha 7 mortos já de há muito (pelo menos eram bastante pequenos e alguns já eram só espinha). À vista também não me parecem haver grandes baixas, sim ainda não sei quantos são e espero não vir a saber tão cedo :lol:
Brevemente meto mais umas fotos, que agora ando aflita com outras pestes que não me deixam respirar também, um casal de escalares que decidiu andar a fazer posturas de 2 em 2 semanas Shocked *MEDO*

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Seg 06 Maio 2013, 19:49Responder ao tópico

Alevins com 1 mês e 5 dias:

Já fazem muito ninho por todo o aquário alguns dos alevins maiores. A maior parte dos CT's já apresenta a coloração vermelha nas barbatanas.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Seg 06 Maio 2013, 20:19Responder ao tópico

Tão novinhos e já fazem ninhos??? lol

Estou a ver que daqui a uns meses vou querer uns desses Wink

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Seg 06 Maio 2013, 21:22Responder ao tópico

Nem mais, eu como faço tpa's todos os dias muito grandes é que desmancho aquilo tudo, mas é super engraçado. Estão sempre a mandar bolinhas minúsculas.

EDIT das 2h da manhã: Estava com muuita pachorra e sem nada para fazer e decidi contar os peixes da 1ª foto onde mostra apenas metade do aquário, a outra metade é a zona de descanso (grande novelo de musgo com folhas de amendoeira a fazer "cavernas") onde é impossível contá-los pois é uma zona muito escura onde a luz não passa e eles estão completamente camuflados. Aqueles que se vêm nitidamente nesta foto são 140, onde a maioria (uns 100 aproximadamente) são CT's. Agora rezo para que as fêmeas desta ninhada também sejam muito boas a fazer bolhinhas, porque se não estou bem tramada daqui a um mesito, pois a maioria dos CT's é bem grande e passa o dia a fazer ninho (mentira, também gostam de andar a correr atrás uns dos outros para mostrar quem manda), o que são as características dos machos. Noto também que alguns dos CT's mais pequenos que penso serem as fêmeas costumam andar com a barbatana caudal bem fechadinha, como se costuma ver nos adultos em sinal de submissão.

Ana Soares

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ana
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Dom 12 Maio 2013, 08:59Responder ao tópico

Adorei! Está a ficar espectacular Very Happy

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 15 Maio 2013, 23:09Responder ao tópico

Bem, aqui vai a primeira vez que estes meninos provaram o delicioso patê! Very Happy Ao início ficaram um pouco apreensivos e nem todos foram ver o que era, mas assim que descobriram como era bom foram todos a correr comer e nem uma migalha ficou para amostra... Razz

E aqui vai um vídeo:

Estes bettas estão a ser criados em água com pH=6.5, têm 1 mês e 25 dias.

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Ter 21 Maio 2013, 00:30Responder ao tópico

Aqui vão mais umas fotos e um pequeno vídeo dos míudos, que fazem daqui a 2 dias 2 mesitos.

Nota-se bem o crescimento muito mais rápido após a introdução do patê. Nos primeiros dias a água ficava muito turva, quase branca mesmo, mas agora eles nem dão tempo que aquilo se desfaça, devoram tudo mal cai na água...
Já se nota bem ali no meio os HM's, os branquelas. São poucos mas tenho iguais à mãe (Red Copper) e iguais ao pai (Turquoise).
Quanto aos CT's, alguns dos maiores já andam à porrada entre eles e já se abrem muito uns para os outros. Tenho ali um particularmente muito engraçado, tem um anel branco a toda a volta do corpo. Sempre quero ver como vai ficar...

Ana Soares

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ana
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 05 Jun 2013, 15:40Responder ao tópico

estão a ficar lindissimos sem duvida Very Happy vai dando novidades :p

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 05 Jun 2013, 16:03Responder ao tópico

Very Happy Very Happy Que lindos e tantos Shocked Very Happy

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qua 05 Jun 2013, 17:02Responder ao tópico

Sinceramente não consigo tirar-lhes fotos de frente! Eles não param quietos quando me aproximo do aquário, são os "bichos" mais dependentes de mim que já tive. Acreditem ou não estes peixinhos sabem quem eu sou. Não sei se por terem sido criados por mim, se por estarem habituados a comer da minha mão, ou se por outra coisa qualquer, mas o certo é que mal me chego à beira do aquário eles concentram-se todos ao pé de mim, e não o fazem com mais ninguém. Se ponho a mão dentro de água, o instinto dos peixes seria fugir, mas estes vêm todos a correr para a minha mão estejam onde estiverem. Enfim, quero ver como me vou desfazer destes. Rolling Eyes

Quanto ao número, não faço ideia de quantos sejam, já uma vez contei 150 em metade do aquário numa fotografia, e não tive grandes baixas (uns 3 ou 4 morreram desde essa altura) portanto deve andar à volta de uns 200 ou assim.

Se estão lindos? Pois eu acho que estão a ficar maravilhosos, só tenho pena de até agora ainda nenhum ter dado ares do pai que é praticamente todo vermelhinho. As fotos e os vídeos não fazem justiça da beleza deles, quanto então o maior de todos está a ficar com umas cores espectaculares no corpo, preto com reflexos azuis escuros muito brilhantes, vamos a ver se mantém a cor. O riscas também ainda não perdeu a sua risca à volta do corpo, se assim ficar vai ser muito engraçado!

Mas bem, deixo-me de paleio que vocês querem é fotos... e o resto! Razz

As imagens comprovam o que digo, eles todos concentrados à minha beira, e foi só uma foto... Ah e também estão muito gulosos, comiam o dia inteiro se os deixasse!

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 14:35Responder ao tópico

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy que espectaculares mesmo!!
Citação :
são os "bichos" mais dependentes de mim que já tive. Acreditem ou não estes peixinhos sabem quem eu sou.
Os bettas são mesmo engraçados Very Happy

lockheed

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 15:08Responder ao tópico

Fantástico!!!!

Parabéns!

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 16:01Responder ao tópico

E aqui vai o vídeo deles que acompanhava aquelas fotografias.
Os bettas são realmente espetaculares. Mesmo os adultos que tenho todos interagem comigo, vêm-me comer à mão, quando preciso de os tirar da betteira para a limpar não uso redes, também é à mão, e eles não fogem. Ficam deitadinhos na minha mão à espera que os coloque de novo em água. Não sei se é por os habituar assim desde sempre e ter um carinho especial por esta espécie, mas para mim são dos peixes mais interactivos que tive até hoje.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 16:45Responder ao tópico

Estão fantásticos, adorei o video, muito bom.

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 17:50Responder ao tópico

Very Happy a minha experiencia com bettas é muito recente, tenho 1 (acho que é femea Embarassed ) há pouco mais de 3 semanas e acho-a muito engraçada.
Sempre que estou a olhar o aquario, vem para a minha frente e fica a olhar para mim. Ontem tirei-lhe várias fotografias para o concurso e foi muito fácil de fotografar, parecia mesmo que estava a gostar de toda a atenção, pois não saía da minha frente Very Happy

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 18:21Responder ao tópico

Eles são assim! Sabem reconhecer os seus donos e adoram atenção. Se a habituares até te vem comer à mão como os meus. Mas cuidado com bettas em comunitário! Tens que lhe variar a alimentação, se não vai ficar com problemas na bexiga natatória. Aos meus adultos dou ração industrial de várias marcas (bolinhas), comida congelada (bloodworms, dáfnia e artémia) e comida viva (tenébrios do amendoim e dáfnias). De vez em quando lá cai um bónus de patê dos pequenitos quando vou fazer a limpeza da caixa.

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Qui 06 Jun 2013, 18:32Responder ao tópico

Eu estou a dar comida em flocos, sera vipan, tetramin e um outro da TRopica que veio de oferta com o aquario...
Já vi que tenho de aprender mais sobre as suas comidas Rolling Eyes

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Ter 11 Jun 2013, 00:28Responder ao tópico

Mais umas fotografias aqui com 2 meses, 2 semanas e 2 dias.
Durante a TPA diária de 6L, após a alimentação com o patê caseiro, ou seja, de barriguinhas a rebentar:

Uma geral dos meus pançudos:

Mais umas bem apanhadas em que se podem ver alguns HM's lá no meio (alguns com ares do papá, verdinhos, e outros a carinha da mamã, coppers):

Algumas de cima (nem da câmera fogem os pobres coitados, querem é mimos!):

O Riscas:

Os mini ninhos que se entretém a fazer:

Também tenho uns vídeos para aqui meter, inclusivamente um para a Sandra Razz

godofmishef

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Ter 11 Jun 2013, 11:38Responder ao tópico

Muito bonito, parabens

Depois tens que começar a orientar femeas CT para a malta

Joselgcosta

Membro
Membro

Nome Real : José Costa
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Ter 11 Jun 2013, 12:04Responder ao tópico

Belos exemplares, muitos parabéns, gostei muito de ver estes meninos Wink
Na altura que montei o meu aquário queria um macho CT, mas como não arranjei o que queria, acabei por optar por outra espécie... mas ao ver as tuas fotos do pequenos, fiquei outra vez com o bichinho lol

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Experiência: HMxHM + CTxCT   Responder ao tópico

Experiência: HMxHM + CTxCT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-