Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

iniciante em aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:14Responder ao tópico

Boa tarde, sou a lidia ^^

Herdei um aquario com dois peixes azuis,

O antigo dono tinha os num aquario pequenino, porque nao conseguia cuidar deste aquario, eu agora queria monta lo antes de trazer os peixes do aquario onde estao

portanto eu trouxe o tanque de vidro com estas geringonças la dentro, que, segundo o que eu consegui descobrir, é uma bomba e algo mais...

Deixo as fotos, os peixes são cicledeos azuis africanos um casal nao tirei foto ainda, talvez amanha ou depois vos meta aqui uma foto deles para me dizerem se estao bem tratados

entao aqui em baixo deixo o aquario e as geringonças

[url][/url]

Última edição por lidiaoliveira em Ter 16 Abr 2013, 20:47, editado 1 vez(es)

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:20Responder ao tópico

Ola

bem vinda Very Happy

Ainda bem que estás disposta a dar umas melhores condições aos peixinhos Wink

Vais ver que com a ajuda de todos aqui no forum vais conseguir fazer um lindo aquario Wink

Eu não conheço as geringonças :lol: mas espera que já deve aparecer alguém para te ajudar Wink

Quais são as medidas do aquario

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:27Responder ao tópico

ola, 200 litros, 1 metro, por 50 de altura e 40 de largura

tambem preciso que me digam um movel do IKEA que aguente o peso do aquario e ja li que o aquario abana e preciso de uma coisa XPTO para os vidros nao se partirem

se me pudessem aconselhar umas plantinhas faceis de aguentar so com areão e coco de peixe XD, voces falam em bombas de CO2 e coisas muito complexas para a minha fraca mente

em principio no fim de semana vou ao alentejo apanhar pedras, xisto ou ardosia, ja li os vossos tuturiais, tambem tenho uns troncos perdidos de aquario, tenho que os ir procurar, mas sao pequenitos e cheios de buraquinhos

Sandra Costa

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:39Responder ao tópico

Já leste os inamovíveis todos?

uauuu que bom tamanho de aquario Very Happy

Citação :
voces falam em bombas de CO2 e coisas muito complexas para a minha fraca mente
:lol: eu também sou iniciante e também me mete um puco de "confusão"as bomas de CO2... para já e como tenho um aquario pequenino, so tenho plantas de fácil manuntenção.
Uso apenas pertilizante liquido e tenho conseguido umas plantas verdinhas Wink

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:41Responder ao tópico

estou a ler XD ainda são alguns

acho que os peixes que tenho no outro aquario são :Rocio octofasciata
um casal, mas nao tenho a certeza mal possa trago fotos deles, lá para segunda feira já as trago

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 20:59Responder ao tópico

Boas!

As "geringonças" que tens não servem para manteres um aquário desse tamanho, especialmente com ciclídeos!

O que tens é um filtro interno, uma bomba de recirculação, um termostato (que me parece fraco /pequeno para esse aquário) e uns produtos que desconheço.

A espécie que falas são conhecidos como os Jack Dempsey.

Se queres manter ciclídeos africanos necessitas de pH próximo dos 8,0.

Necessitam de águas com dureza média /alta (acima de 8º dgH).

Em termos de plantas não consegues ter grande coisa, pois são grandes escavadores e, sendo peixes de algum porte, acabam por desfazer tudo o que quiseres manter!

Das poucas que penso que podes manter são anúbias, pois são plantas bastante resistentes.

Em termos de layout, com esse tipo de peixe, por norma opta-se por areias como substrato, para que possam escavar sem se magoar. A areia mais usual é a de sílica.

Costuma completar-se o layout com pedras calcárias para ajudar a manter o pH nos níveis desejados.

Neste tipo de aquários não se usam troncos.

Quanto aos móveis do IKEA o melhor é esquecer, a meu ver!

É mais seguro e fiável mandares fazer um num carpinteiro, isto se não te quiseres dedicar a um DIY!

Lê bem os tópicos inamovíveis na secção de iniciação que são uma boa ajuda para quem está a começar!

Qualquer dúvida adicional conta connosco! Very Happy

Abraço!

P.S. - Desculpa o testamento....

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 21:33Responder ao tópico

eu estou aqui ja a um bocadinho a ler os inamoviveis

dos testes que trouxe descobri que a agua da torneira e cerca de 8, nitritos e amonia nao fiz, visto ser agua potavel nao deve ter residuos organicos

a dureza nao sei vou ver agora ^^

ja tenho aqui agua em alguidares para perder o cloro

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 21:39Responder ao tópico

Rocio octofasciata, mais conhecido como Jack Dempsey, os machos chegam a atingir 25cms, normalmente o mínimo aconselhado é um aquário de 300l.
São oriundos da América central - Rocio.
Podem ser mantidos com um ph entre os 7 e os 8.

Como tal, deves manter apenas um casal nesse aquário.

Sobre o móvel não te posso ajudar, só confirmando no IKEA se têm algum móvel que suporte o peso do aqua e afins!

Pelas fotos pude observar que nem filtro nem termóstato são adequados para esse volume de água que tens.

O filtro deverá ter entre 5 a 7 vezes o volume do aqua. O filtro que por exemplo dava para aí era um JBL E1501, que tem uma relação Qualidade/Preço bastante razoável.

Penso que um termóstato de 200W também fosse suficiente.

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 21:40Responder ao tópico

PEço desculpa, eu nao entendi 1 coisa, o

as geringonças são inuteis ou devo guardar?, li no inamovivel ter uma bomba a mais caso uma delas falhe,

a bomba de recirculaçao esta completa? no meu aquario pecanino trazia uma blaca, mas e uma coisa que leva 5 L de agua, e deitava bolhinhas por um dos lados , tinha tipo uma chamine XD

que tipo de bomba devo comprar para este aquario?

eu nao tenho a certeza dos peixes, entretanto vou tentar arranjar fotos deles!

eles estão um aquario de 60L

Tenho qe lhes ir fazer uma TPA naquele aquario porque acho que o meu tio nao lhe tocava ah pelo menos 1 mes nao sei como estara a agua

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 21:49Responder ao tópico

Convém guardar o que tens, pode vir a ser preciso para outro aqua.
O que tu chamas de bomba é um filtro, e não é preciso ter dois filtros, porque também não é natural que se avarie assim com tanta facilidade. Agora quem tem disponibilidade finançeira para ter dois filtros melhor! Fica um de reserva.

Sobre o filtro já te dei a minha opinião, também há outras marcas igualmente boas mas mais caras, como a Fluval e a Eheim.

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 22:30Responder ao tópico

PEço desculpa Vera, eu estive no google a ver o filtro, que recomendaste o JBL E1501, o manuseio dele é facil?

Eu não tenho experiencias com filtros, eu tive um aqua pequenito onde a manutençao dele era 5 min

e plo que vi parecia algo saido da guerra das estrelas

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Ter 16 Abr 2013, 23:00Responder ao tópico

PAra 200L o seguinte filtro externo Eheim 2227 seria suficiente? para os cicledeos?

peço desculpa pela chuva de duvidas

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 00:24Responder ao tópico

O JBL vem com uma configuração muito fácil, é silencioso, eu gosto muito.
O 2227 de que falas também fazia um bom trabalho mas este já não o conheço. Terei de analisar e ver se há algum site que fale nele como deve ser.

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 00:34Responder ao tópico

obrigado vera, é que nao encontro nada que explique os da eheim, a vantagem dele e que me ficaria muito barato, visto ser do meu vizinho

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 00:41Responder ao tópico

Então e já viste como ele funciona, já agora quanto é que ele te pede?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 08:32Responder ao tópico

Boas!

Não conhecia o 2227, mas estive a ler alguns feddbacks de pessoal que os tem e o que dizem é que em termos de filtragem mecânica é algo deficitário.

O JBL é excelente. Eu também tenho 1 e estou bastante satisfeito!

Abraço!

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 13:42Responder ao tópico

acabei por desistir do 2227, tive a ve lo era uma dor de cabeça do inicio ao fim com parafusinhos e coisinhas para, a primeira limpeza eu nao o voltava a montar Very Happy

acho que o meu tio tem pra la um fluval 306, mas o outro sobrinho dele, que tem discos anda la a esgravatar a dispensa do homem a procura do filtro por isso ele deve ficar com ele, eu trouxe os peixes porque ele , que percebe de aquarios disse que estavam bons para irem para a sanita

Enfim a ver se amanha trago os peixes, algumas dicas para o transporte deles?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 13:56Responder ao tópico

lidiaoliveira escreveu:
...eu trouxe os peixes porque ele , que percebe de aquarios disse que estavam bons para irem para a sanita

Enfim a ver se amanha trago os peixes, algumas dicas para o transporte deles?

Mas quem te disse que os peixes estavam bons para ir para a sanita? E porquê?
Os peixes estão doentes?
Mal possas coloca umas fotos.

O transporte faz-se num saco de plástico com as pontas do fundo dobradas de preferência. E não os alimentes enquanto estiverem no saco. A viagem não será assim tão grande.

Luiji

Membro
Membro

Nome Real : Luís
Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 17:40Responder ao tópico

Sanita!
Mesmo doentes há cura para quase tudo

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 18:10Responder ao tópico

a ver se vos trago fotos, mas acho que não estão doentes mas porque tem um baixo valor monetario,

A ver se este fim de semana meto o aquario a trabalhar

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 18:28Responder ao tópico

E pá... Alguém dizer isso é muito mau...

Luiji

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 20:01Responder ao tópico

É tem sempre algum valor nem que seja apenas pela piada de os ter.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 20:47Responder ao tópico

Todo o ser vivo tem algum valor, não é nada correcto deitar nenhum pobrezito pela sanita.

Em casos extremos que mais vale optar pela eutanásia o melhor método é colocar o recipiente com água no congelador, morte indolor.

lidiaoliveira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 21:11Responder ao tópico

ok acabei de trazer o aquario do carro, ja esta ao pe do quintal para amanha ser bem lavadinho, alguns conselhos para isto ficar bem limpo?

o que acham do filtro fluval 306?

aqui vai a caixinha para os peixes

Luiji

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: iniciante em aquario   Qua 17 Abr 2013, 21:19Responder ao tópico

Mostra fotos dos peixes

iniciante em aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-