Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

migração de dúvidas :rabbit:

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

JoaoEMC

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 08:50Responder ao tópico

Bom dia a todos os aquariofilistas do grupo.
Vou então tentar resumir a minha situação inicial.
Sou novo na aquariofilia, já tenho lido alguma coisa, e continuarei a fazê-lo.
O meu aqua tem entre 50 a 60L. Tenho filtro interno de 400L/h, termostato de 75W, e uma lâmpada que já vinha com o aquário(a calha tem só uma rosca). Tenciono arranjar uns LED, para ter igual luminosidade em todo o aqua e pelo factor €€€.
A ideia era ter um aqua low-tech (que a vida não está fácil!), onde pudesse tentar reproduzir pelo menos duas espécies: guppies/mollies(preferência pelos guppies) e camarões.
As plantas que adquiri penso que são todas pouco exigentes:
egeria
riccia fluitans
cabomba
anubia-ana
musgo
outra que parece rúcula
Estas, mesmo sendo low-tech, necessitam de fertilizante na água?

3 rochas vulcânicas, areão preto e possivelmente fundo do aqua preto também (porque pensei que realçaria mais as cores dos habitantes).
Bem, acho que está tudo (por agora!!!! Twisted Evil ).
Fico à espera das vossas rápidas e elucidativas respostas! What a Face
Cumprimentos,
João Cunha

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 08:59Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais nada tiveste uma falha grave... Faltaram as fotos! :lol:

Tens nesta secção da iniciação uns excelentes tópicos inamovíveis (manual do aquariofilista) onde tens praticamante tudo o que necessitas para te iniciares devidamente informado neste hobbie!

Quanto ao teu aquário, como de certo já sabes, os filtros internos deixam bastante a desejar, apesar de, com uma correcta manutenção, serem suficientes para se manter um aquário!

Quanto às plantas o fertilizante é sempre aconselhado e elas agradecem mostrando melhores cores e vitalidade. No entanto pode não ser necessário! Depende do número de TPA's que faças e do tipo de água que introduzes.

Espero ter sido rápido e elucidativo o suficiente! Wink

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 09:57Responder ao tópico

Boas, essas plantas no geral são pouco exigentes, tirando a Riccia.

Bem vindo Wink

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 10:58Responder ao tópico

aqui vai a foto!

mas pretendo alterar o layout e remover a planta de plástico logo que compre os LED.
vá, dêem nas orelhas sff
Obrigado desde já, ao Rui Bacelar Oliveira e ao Pedro Santos pelas respostas fulminantes!
Cumprimentos,
João Cunha

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 13:08Responder ao tópico

Antes de mais, o aqua para começar até está interessante, pelo menos não tem aviões despenhados...lol

Podes encher mais o aqua.

As leds, são uma boa opção, força nisso.

Relativamente à reprodução, os guupys e as mollys são faceis de reproduzir, basta teres 2 femeas para cada macho e a natureza trata do assunto.

claro, que se quiseres tem uma elevada taxa de sobrevivencia, tens de ter uma maternidade para os adultos não comerem as crias..

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 13:23Responder ao tópico

Boas!

De facto para primeira montagem não está nada mau!

Gosto do areão, do tronco e do contraste das pedras.

Não gosto da disposição das pedras e o tronco parece "perdido" ali no meio, mas tens bom material para "trabalhar"!

Quanto à planta de plástico não esperes por nada... Fora com isso! Essas plantas podem ter algumas zonas mais rijas / "afiadas" que magoam os peixes!

Abraço!

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 13:45Responder ao tópico

Citação :
De facto para primeira montagem não está nada mau!
Vindo do Pedro acredita que o aquario esta bom :lol:
Na minha opinião precisa de mais plantas e tal como o pedro disse mudares o tronco e as pedras....
Aproveita que o Pedro é um expert em layouts, com a ajuda dele vais ver que ficas logo com outro aquario Wink
Quanto aos peixes, tens só uma cory? Se só comeca por comprar mais, sao peixes de cardume, deves ter pelo menos 4/5...

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 15:56Responder ao tópico

Eu vou tirar a planta artificial e tentar colocar a dita gruta onde essa planta está(de momento)! Assim a 45º com a frente.A gruta era mais para ver se conseguia reproduzir os cory Embarassed pelo que li, apercebi-me que os peixes de fundo gostam de locais para desovar assim para o escondido (ânforas, cocos, plantas)...Tentei improvisar :silent:
Quanto às cory, tenho duas!Isto tem de ser devagarinho. Sou estudante universitário e os troquinhos estão todos contados. Aos poucos ir aprendendo e introduzindo! Estou em dúvida de adicionar mais cory, porque como quero tentar a reprodução dos red cherry e dos guppies, pensei que assim já iria sobrepopular o aqua. Quanto às verdinhas, também tem de ser devagar. Fui a uma loja aqui de Aveiro e só uma anúbia custava 9 €... o que vale é que eu não nasci ontem e fui pesquisar a outros sítios antes e arranjei uns pézitos pequenos (os que estão na foto) por menos que isso. Acho que antes de comprar as plantas tenho de perder a cabeça e comprar uns LED (se souberem de uns baratinhos, let me know).
Na foto não dá para ver bem mas eu pus vários tufos de musgo no tronco, até na base, pus a toda a volta, a ver se ele agora crescia no sentido centrífugo(fiz-me entender?).
Entretanto desliguei o filtro do lado esquerdo, porque me disseram que quando se faz o que eu fiz com a saída da água que não significa que esteja a oxigenar mais. Até estou é a libertar o CO2 tão precioso ao meu jardim do Éden 🐰
Esqueci-me de referir que tenho duas ampulárias e agora uns novos membros que vieram agarrados às plantas que comprei (uns 3 ou 4 caracóis de concha castanha).
Obrigado pelas vossas respostas Smile

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 16:05Responder ao tópico

A ideia com o tronco era simular um chaparrozinho para quem quisesse, se recostar, mas creio que não é o melhor tronco para tal. Ou então não o pus da melhor maneira! Pensei que desta maneira, e quando o chaparro estivesse pronto, eu teria um abrigo tanto para alevins de topo(guppies), como de camarões.
A blyxa japonica é low tech? Gostava de colocar mais junto ao vidro da frente, fazer um relvado de musgo mas também com estas que parecem bem bonitas.

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 16:13Responder ao tópico

O meu ph deu 7,5. Terei de remover os neon?Sad

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 16:33Responder ao tópico

e outra ideia que eu tive, quanto à iluminação, deveu-se ao facto de ter lido que num aqua, ao se pôr LED, não pode ser só de uma cor. Convém que seja branco e azul.(corrijam-me se for asneira )
a ideia era, por exemplo, pôr uns led em cima(de uma das cores) e por dentro do aqua, nas duas arestas verticais da frente, pôr os da outra cor virados para o interior do aqua. Espero ter sido claro. Teriam de ser waterproof. Não há nenhuma maneira de eu ir a um chinês arranjar uns led que não rebentem e " waterproofizá-los"? (há que ser rato! 🐰 )

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 17:05Responder ao tópico

Ser precisas de leds e plantas manda MP ao cristian , ele vende tudo a bom preço.

Todas as plantas que tenho no aquário, tirando o coco c/musgo comprei-as a ele por um bom preço e ainda me ofereceu uma montanha de caracóis Very Happy

O meu aquário já trazia iluminação led e só tem luz branca...

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Qui 11 Abr 2013, 18:28Responder ao tópico

Os leds têm de ser brancos....

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Sex 12 Abr 2013, 00:12Responder ao tópico

obrigado pelas vossas respostas.
já perguntei, mas já não fui a tempo!
não têm mais sugestões de alguém que tenha LED waterproof baratos para vender?
Cumprimentos,
João Cunha

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Sex 12 Abr 2013, 18:48Responder ao tópico

http://imageshack.us/photo/my-images/842/p4110904.jpg/

aqui está uma actualização do layout. Gosto de experimentar e ver se, sem ler sobre isso, chego a um Éden por inspiração!belo nome para primeiro aqua, não?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Sab 13 Abr 2013, 00:45Responder ao tópico

Boas, quanto aos leds azuis, apenas pouquinhos para moonlight se quiseres.

Quanto ao aqua,já está mais natural, é esse tipo de aparência que deves procurar, algo inspirado numa paisagem natural, algo "espontâneo" e gracioso.

Deixa as plantas irem crescendo, já viste o tópico relativo aos tipos de layout? este?
http://www.peixefauna.com/t12824-capitulo-iii-manual-do-aquariofilista-iniciante-construcao-de-layout

Espero que te ajude Wink

Abraço

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Dom 14 Abr 2013, 14:06Responder ao tópico

já dei uma olhada!Smile
isto agora anda atribulado. não ando com muito tempo.
como faço correctamente as TPA? tenho de pôr água da torneira de parte e meter o condicionador, esperar um dia, retirar 20% de água do aqua e depois colocar a que "ficou de molho"?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Dom 14 Abr 2013, 14:18Responder ao tópico

Boas!

Podes ver aqui.

Mas não foge ao que falaste! Very Happy

Abraço!

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Dom 14 Abr 2013, 16:33Responder ao tópico

Sexta já vou fazê-lo!Smile Obrigado, Pedro.
Eu tenho um trio de guppies, comprado há menos de uma semana, em que nenhuma das fêmeas vinha grávida. Eram bastante esguias. É possível que já estejam grávidas? A minha fêmea escura de barbatanas azuis já está com uma barrigazita...!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Dom 14 Abr 2013, 18:10Responder ao tópico

Boas!

Sim é perfeitamente possível que já esteja prenha...

Isso começando agora não pára! Dentro de 1 mês já deves ter pequenotes aí a nadar...

Abraço!

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Dom 14 Abr 2013, 18:55Responder ao tópico

não quero que estes guppies me morram. gosto bastante dos 3. depois vou ter para aqui uma mistura de cores e feitios!

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Seg 15 Abr 2013, 14:44Responder ao tópico

Very Happy Boa sorte com os pequeninos Wink

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Seg 15 Abr 2013, 22:08Responder ao tópico

mais umas perguntinhas.
maternidade: sim, não, depende (se sim, porquê?)?
local da maternidade?(calculo que seja perto do filtro, mas no lado do fim do percurso da água, para não interromper o fluxo de água após limpa, certo?)

grolier

Membro
Membro

Nome Real : Daniel Madeira
Gostos : 6

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Ter 16 Abr 2013, 08:49Responder ao tópico

Ola, a questão da maternidade é muito subjectiva,irá depender da quantidade de esconderijos para os alevins, se o aquario tiver muitas plantas onde eles possam esconder-se,na minha opinião não vais precisar de maternidade se bem que nem todos iram sobreviver com toda a certeza.Caso queiras uma taxa mais elevada de sobreviventes ou então o aquario tenha poucas plantas,pode arranjar uma maternidade externa como a que eu tenho no meu aquario poderás ver na minha assinatura.A maternidade funciona quase como um filtro de mochila, a agua está sempre a circular e não tem buracos por onde os pequenos possam ser apanhados, basta estares atento a quando os pequenos nascem porque a maternidade tem uma divisão e quando os alevins nascem passam para a parte inferior,local para onde a mãe não consegue passar,depois e so retirares a femea para o aquario,retiras a peça que faz a divisão da maternidade e alimentas os pequenos. Boa sorte abraço

-- Assinatura --
http://www.peixefauna.com/t15380-fishroom-do-alentejo-montagem-da-minha-fishroom-passo-a-passo

JoaoEMC

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Ter 16 Abr 2013, 18:18Responder ao tópico

Quanto custa uma maternidade dessas?
Obrigado pela resposta!Smile

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: migração de dúvidas :rabbit:    Responder ao tópico

migração de dúvidas :rabbit:

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-