Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

crc

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 22:00Responder ao tópico

boas pessoal...

como disse sou novo neste "mundo" e queria iniciar um projeto...

tenho alguns projetos mas com tartarugas ja a alguns anitos e deu-me a cabeça de começar com peixes. Nao tou muito dentro do assunto sei +/- o basico sobre peixes, arranjaram-me um aquario de 120L, 100x40x30 (C/A/L), não sou muito fã de peixes pequenos, tipo neons guppys etc, o que eu mais gostava era ter uns ciclideos africanos ou dentro do genero mas aconcelharam-me a não seguir essa ideia devido ao aquario nao ter as medidas adequadas para tal.

Ja iniciei o projeto do aquario embora não saiba ainda o que comprar (peixes) e ter muitas duvidas...

apos uns dias de ter tudo prontinho comprei um peixe "cobaia" para o ciclo da agua, acho que ja cometi uns erros, 1º tava na duvida de meter ou não plantas, acabei por não meter e agora que tenho aquilo tudo prontinho e bonitinho secalhar vou ter de tirar agua para meter umas plantas, tambem queria saber que tipo de peixes escolher para comparar o PH e comprar o kit de medição etc (que ainda não comprei nada disso), tenho um gupyy á dois dias e para ja anda feliz da vida no aqua...

a razão de me inscrever neste forum foi para me darem dicas sobre que tipo de peixes escolher se compativeis etc etc, de preferencia porte medio, e tambem para aprender muitas coisas aqui com o pessoal, como disse acho que ja cometi erros mas o gupyy como peixe cobaia anda bem fino

vou meter uma foto do aqua e aceito qualquer sugestão/critica e ajudas nas especies a escolher,

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:10Responder ao tópico

Boas, ante de mais bem vindo.

Então vamos por partes como eu gosto de fazer:

1. Deves ler os manuais que estão neste subforum de iniciação a aquariofila intitulados "manual do aquariofilista iniciante" estão logo no inicio do subforum como tópicos inamovíveis, se não encontrares diz que eu posto o link, lê todos.

2. Esse aquario ja é bastante bom para te iniciares e ja da para fazer umas coisas bastante giras.

3. Coloca o setup do aquario, tipo de iluminação, filtro, dimensões, termóstato, substratos utilizados, etc...

4. O meu conselho vai para que primeiro vejas o ph e khda tua agua para depois escolheres a fauna, visto seres um iniciante, acho que ainda é cedo para te colocares a alterar os parâmetros da agua.

5. Penso que em vez de um aquario de ciclideos africanos, onde não iras conseguir ter plantas, poderias fazer um belo comunitário, com espécies variadas, o teu Aqua aguenta bem peixes ate 8 ou 10cms como escalares, ancistros etc... Mas em quantidades reduzidas, mas tudo depende da filtragem e do tipo de agua.

6. Em relacao as plantas, se optares por um comunitário são óptimas, ficam bonitas e ajudam a estabilizar o aquario, se optares por plantar, diz que o pessoal ajuda no tipo e forma de plantar.

7. Em relacao a tua foto do aquario, tenho a dizer duas coisas, adorei o layout que contruis-te, odiei o fundo com desenhos de plantas.

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:17Responder ao tópico

Boas dá uma vista de olhos neste site pode ser que te ajude

http://www.theaquatools.com/aquasketcher

crc

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:21Responder ao tópico

boas jose, obrigado pelo comentario e ajuda na tua resposta...
amanha com mais tempo irei ler o manual que falas-te e meter aqui a discrição passo a passo do meu aqua.
em relação ao papel de fundo em breve ira ser retirado e colocar um mais a combinar ou sem papel, eu tambem não gosto do papel so que antes habitavam umas tartarugas com outro layout e ate ficava porreiro, mas como disse em breve ira ser trocado.
agora que tenho tudo montado fiquei com a certeza que falta umas plantinhas na parte detrás mas isso ja implica retirar novamente a agua e tornar a fazer o ciclo certo?

obrigado,
cumps

José Elias

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:33Responder ao tópico

Errado Very Happy

Das duas uma, ou plantas com o Aqua cheio, que da mais trabalho, ou vazas metade do Aqua para garrafões e a outra metade pode ir fora que não das cabo do ciclo.

Eu plantei o meu Herespides garden, o que aparece na 1 foto da minha assinatura com ele completamente cheio de agua.

Se clivares em cima da foto, iras ver no segundo post desse tópico a evolução do Aqua.

Antes de comprares plantas, tens de perceber que tipo de plantas queres e se iras ter condições para elas.

Muita Luz, fertilização, e injecção de CO2 são fundamentais para algumas plantas, ja outras quase que se desenvolvem por si próprias....

José Elias

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:36Responder ao tópico

Ve este link, tem as plantas divididas por grau de exigência.
http://www.tropica.com/en/plants/difficulty.aspx

crc

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:41Responder ao tópico

mais uma vez obrigado pela ajuda amigo...
quero umas plantas que não dêm muito trabalho Very Happy
apenas para enfeitar e servir como "escoderijo" para os peixes, mas amanha passo aqui e vou dar uma vista de olhos no link que envias-te e "estudo" mais sobre colocar as plantas cumps

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Sex 05 Abr 2013, 23:42Responder ao tópico

Tens aí um belo aquário com potencialidades para criares algo bonito. O fundo punha preto, colocava outro tipo de areão mais escuro e melhor para enraizar plantas, os peixes não se sentem tão à vontade em areões escuros, as suas cores tornam-se esbatidas devido ao andarem mais inibidos. Vê qual o PH da tua água de modo a poderes escolher as espécies de peixes, se for acida ou alcalina mas pouco acima dos 7º podes optar por Escalares, cilcideos anões, coridoras, peixe de cardume tipo cardinal ou rodostomus, rasboras, caso seja fortemente alcalina acima dos 7.5 aconselho ciclideos africanos e aí podes deixar ficar como está pois eles comem quase todo o tipo de plantas. Caso dê para escalares e espécies em cima citadas, colocava um cardume de cardinais e um casal de apistogramas, colocava uns troncos e plantas naturais, que te ajudariam a filtrar e oxigenar a água. Entretanto cada um tem as suas ideias, vê o que melhor se adequa.

Mas segue a literatura que o José te indicou, e irás compreender certos conceitos essenciais.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

crc

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 09 Abr 2013, 20:24Responder ao tópico

bem entao é assim pessoal...

ja andei em mudanças (falta o palel de fundo) lol, meti umas anubias e umas que desconheço, não fui eu que as comprei por isso não sei o nome da planta...

o meu maior problema é mesmo na agua, fiz os testes do PH na agua do aquario ( +/- 5 dias la parada) e resultado 8 ou 8,5, peguei fui testar na agua diretamente da torneira PH 8,5 o que é muito, ate pessoas da zona ficaram admiradas de sair tão alto na minha zona, comprei o liquido PH DOWN meti umas 30 gotas ontem e hoje fui verificar e sinceramente acho que ta igual nos 8...

hoje os meus pais trouxeram uns garrafoes da "bica" da zona e o PH é de 6... acham que poderei fazer algum tipo de calculo e "misturar" aguas?

se nao der vai ser chato ter de andar sempre a fazer as mediçoes e ver-me "lixado" para ele descer porque o meu aqua não tem tampo e pelo menos 1 garrafão (por semana) de agua irei precisar para manter o nivel de agua
sei que existe alguns materiais para fazer descer tipo troncos etc etc mas o aquario fica muito cheio como podem ver em cima mas agora com plantas... alguma dica?

rsmash

Membro
Membro

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 09 Abr 2013, 21:05Responder ao tópico

Desde já os meus parabéns pelo aquário e por estares a fazer o que se deve fazer, que é antes de povoares o aquário, tirares as duvidas, relativamente à agua da "bica" tens de ter cuidado pois essa mesma agua não é "controlada" e pode ter um PH bom, mas não ter o resto dos parâmetros essenciais da agua bons devido à mesma não ser controlada, mas podes sempre gastar uns 4 ou 5€ e comprar uns garrafões de agua de um hiper/super mercado com um ph baixo (normalmente a rondar os 5.5/6 e fazer essa dita mistura. E relativamente a isso de teres de andar a fazer medições sempre não irá acontecer, pelo menos eu acho, isso será uma questão de tempo e uma questão de estabilizares o aquário... Mas se achas que o ph aí è alto aqui em minha casa ronda os 9 e tem aqui pessoal no forum que vive a uns 2/3 kms de minha casa e tem um ph de 6.5/7, e a agua vem toda do mesmo lado, não me perguntes como, mas é a verdade xD Vai mantendo o pessoal actualizado com fotos, e boa sorte no projecto.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 09 Abr 2013, 22:05Responder ao tópico

Boas, bem vindo ao fórum!

mais um projecto para acompanhar.

crc

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 09 Abr 2013, 22:29Responder ao tópico

obrigado pessoal, sim a compra de agua nos hipermercados talvez não seja má ideia, se não tiver outra soluçao terá de ser Smile

mas aguardo + respostas e ajudas do pessoal do forum Wink

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 09 Abr 2013, 23:10Responder ao tópico

Compra um teste de tirinhas, são rápidos, faceis e avaliam vários parametros essenciais como o PH, Gh, Kh, N02 e N03.

José Elias

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 16 Abr 2013, 18:03Responder ao tópico

POis.... o PH é uma praga....lol

Vamos por parte... ora bem, se tens PH a sair da torneira a 8, das Três uma...

1º Usas turfa no filtro e uns troncos, o que vai fazer-te baixar o PH, mas tens de ter cuidado quando fazes TPA pois vai elevar o PH novamente o que é muito mau para os peixes, depois, se tiveres o KH elevado, vai ser dificil baixar o PH com este metodo, e quando baixar, vai cair a pique.... o que tambem é muito mau.
Acho que este tipo de tecnica só deverá ser usada por aquariofilistas experientes...

2º Visto teres a agua a ph8, fazes um aquario de ciclideos africanos, esse ph é perfeito.

3º USas agua engarrafada... este é o metodo que eu uso, escolho a agua mais barata do supermercado com um PH <7, e depois começei a fazer as TPA's semanais com esta agua, em menos de um mês tinha o PH a 6.8
Como sou calão, e só faço TPA de 15% uma vez por mês, não sai cara a brincadeira...

PS: Eu só faço TPA 15% uma vez por mês porque como o meu aquario é muito plantado, as plantas absorvem os Nitratos, e nunca tenho um valor de Nitratos a cima dos 50ppms...

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 16 Abr 2013, 19:17Responder ao tópico

Vai para os ciclideos africanos, não tens que te preocupar com o Ph nem com a flora x)

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 16 Abr 2013, 19:54Responder ao tópico

Também sou da mesma opinião, um biótopo de tanganyika aí ficava muito bem! E com 1.20m de comprimento já tinhas uma coisa bem engraçada.
Rock dwelers, shell dwelers e uma espécie de meia água.

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 16 Abr 2013, 20:32Responder ao tópico

:lol: :lol: sabia que já tinha visto este aquario ... esse papel de fundo é inesquecivel :lol:

crc

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Ter 16 Abr 2013, 20:44Responder ao tópico

"inflizmente" ja andei a inventar e optei por esta fauna

http://www.peixefauna.com/t13290-novato-1-projeto

uma pessoa vai com a mulher a algum lado ver peixes e para ela todos os peixes são bonitos e decidi comprar alguns que esta no link acima...

obrigado pelas vossas opinioes e sinceramente os ciclideos africanos são uns dos peixes que mais aprecio

os peixes que tenho neste momento com o ph entre os 7,5 8 andam la todos contentes ja á uma semana +/- mas sei que é um risco, agora vou andando e vou vendo não posso despachar esta fauna, isto porque gastei algum € e hoje em dia acho que ninguem compra peixes "por fora", so nao me meti nos ciclideos africanos porque sempre me disseram que o meu aquario não servia devido ás dimensões, mas vai ser um projeto que irei criar no futuro, cumps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L   Responder ao tópico

NOVO NESTAS ANDANÇAS...120L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-