Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Fertilização automatica DYI - Em contrução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 14:38Responder ao tópico

Boas;

Como alguns viram noutro topico, irei construir um sistema de fertilização automatico.

O esquema ainda está em aperfeiçoamento, como tal, sugestões são muito bem vindas.

Material Necessário:

2 Recipientes herméticos dos chineses (Um para micros e outro para macros)
4 valvulas anti-retorno
2 torneiras de plastico de regulação de caudal de bomba de ar.
1 T de plastico de bomba de ar
1 Bomba de ar
1 Tubo de CO2 com 1,5M
1 timer que permita de forma automatica ligar a bomba 1minuto por dia (Já tenho)

Funcionamento:

O funcionamento é muito simples:

O Fertilizante estará dentro de um recipente hermético com dois furos na tampa.
Nesses furos, estará conectado duas vavulas anti-retorno, cada uma em seu sentido para ter um in e um out.

Na vavula IN (à face da tampa) estará conectado uma bomba de ar a injectar ar para dentro do recipiente, a quantidade de ar a entrar no recipente será controlado por uma torneira propria para o efeito.

Na Vavula out (que atráves de um tubo terá de chegar ao fundo de recipiente) sairá um tubo directo para o aquario.

A Bomba de ar estará lligada a um timer que possibilite ligar a bomba durante um minuto por dia.

A Bomba, quando começa a trabalhar, injecta ar para dentro do recipiente e fará aumentar a pressão dentro do mesmo, com o aumento de pressão, o fertilizante começará a Sair pela outra vavula e a entrar dentro do aqua.

Para controlar a quantidade de fertilizante que entra dentro do aquario, antes de montar o sistema, terei de calibrar a torneira que está ligada à bomba de ar para que durante um minuto entre a quantidade de liquido que pretendo dentro do aquario.

Para isso, usarei um copo com medida, e irei cronometrar a quantidade de liquido que é derramado para esse copo durante um minuto, e fazer os ajustes necessarios na torneira.

Deixo aqui um esquema muito basico da montagem e fico à espera de sugestões.

PS: Este esquema é a versão 1.0, e só inclui um recipiente, mas o funcionamento é igual.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 18:06Responder ao tópico

Pequena actualização, ja optei todo o material necessário, amanha vou tentar meter mãos a obra...

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 20:48Responder ao tópico

Boas!

Apenas uma questão.

Com o passar do tempo não vai deitando menos? Ou sendo o recipiente completamente estanque consegues manter o fluxo?

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 20:55Responder ao tópico

Pode resultar, pelo menos em teoria, dimensionar a pressão a injectar para obrigares um certo volume a sair para o aquário não vai ser muito fácil, e ao longo do tempo a bomba de ar perde força, e o fertilizante, sobretudo os DIY criam depósito.

mas espero mesmo que funcione, ficarei atento.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 20:57Responder ao tópico

Como tem as válvula anti-retorno penso que a caixa vai ficar sempre em pressão, o que significa que teoricamente, o ar irá ocupar o espaço deixado pelo baixar do nível de fertilizante e a pressão só irá baixar quando começar a entrar ar pelo tubo, de saída, ou seja, quando o fertilizante acabar...

Mas e so teoria, so depois de montar irei ter a certeza....

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 21:00Responder ao tópico

Rui, estou a pensar colocar fertilizante para duas ou três semanas, cada vez que encho os recipientes vou ter de calibrar o sistema... Logo, da para compensar a perda de pressão da bomba.

Relativamente ao deposito, desta vez, fiz os fertilizantes muito menos concentrados, tenho de colocar mais quantidade, mas não tenho qualquer deposito.

José A. Campos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 21:10Responder ao tópico

Promete este projeto. Vou ter muito gosto em o acompanhar. Boa sorte José

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qua 03 Abr 2013, 21:56Responder ao tópico

Realmente pela simplicidade deve funcionar, o que acho mais difícil é não haver fugas nos recipientes herméticos, quanto ao aumento de depósito no caso dos fertilizantes feitos em casa penso que a única forma de ultrapassar seja a que indicas menos concentrado, mais diluído. É um projecto que me chama a atenção, pois já disse fertilização e plantas sei o básico, sou um bocado distraído com as dosagens e tempos, logo um sistema deste género é ouro sobre azul.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 17:54Responder ao tópico

Boas, acabei de construir o primeiro protótipo da fertilizados automático, no entanto foi um redondo falhanço.

Cometi um erro grave na escolha do material, os taparweres que comprei, supostamente herméticos, com a pressão que se gera no interior, as paredes dilatam e começa a sair ar pela junção da tampa....

Por isso tive de arranjar uma nova solução....

Basicamente irei utilizar garrafas de néctar da compal.

A tampa e hermética e relativamente fácil de furar com um berbequim. Depois vou ter que insular as válvulas de agulha que iram ficar espetadas na tampa com silicone.

Para ja tenho de arranjar as garrafas, lá vou ter eu de beber néctares...lol

linus84

Membro
Membro

Nome Real : Adelino Santos
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:01Responder ao tópico

Boas

Apesar de n fazer fertilização achei este tópico bem interessante pois pode também servir para outras coisas(reposição automática de agua no aquário)... Força nisso

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:14Responder ao tópico

Esses frascos de néctar são em vidro?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:27Responder ao tópico

Sim rui, são de vidro, são aquelas que quando abrimos a tampa pela primeira vez, derivado a estar em vácuo faz um clacc..

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:29Responder ao tópico

São resistentes, e dificilmente a pressão no interior seria suficiente para os "rebentar", boa escolha!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:37Responder ao tópico

Essas aguentam de certeza...

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:42Responder ao tópico

Boas!

Porque não as garrafas de refrigerantes como as que se usam em sistemas de CO2 caseiro?

Abraço!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 18:44Responder ao tópico

Também pensei nisso Pedro, mas queria algo mais pequeno, por isso e que me lembrei das de compal.

Mas agora que falas nisso, a coca cola tens umas de 1/2 litro porreiras...

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 23:41Responder ao tópico

eu também acho que uma garrafa de coca cola e mais indicado.o que será porreiro numa gafa destes era uma tampa ASSIM Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Qui 04 Abr 2013, 23:57Responder ao tópico

Essas tampas são muito porreiras...

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 00:00Responder ao tópico

pois....o mal e que demora uma eternidade ate chega Razz

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 08:14Responder ao tópico

Boas!

Cuidado com essas tampas...

Tens a certeza que o passo da rosca é igual ao das garrafas?

Abraço!

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 09:13Responder ao tópico

Boas José Elias,
também acho que a garrafa de coca cola será mais estanque, as de nectar em vidro depois de abertas, se encheres de líquido e virares ao contrário perdem liquido, penso que depois de abertas perdem a estanquecidade.
... e esse sitema feito tipo saco de soro, electroválvula a meio com timer e a trabalhar simplesmente por gravidade. Tudo dentro de uma caixinha bem feitinha na parede e só um tubinho a entrar para o aquário. O teu sistema está muito bem pensado, mas vai dar muito trabalho para acertar, fica um bocado dependente de fugas e diferentes pressões, com muita coisa a ter de ser acertada.

Depois fiquei a pensar nisso e tomei a liberdade de detalhar a minha ideia aqui no teu tópico, espero que não te importes, é apenas mais uma ideia e quando fizer algo do género será parecida com isto:

Uma caixinha bem feita para colocar na parede por cima do aquário, o sistema funciona por gravidade e não há qualquer pressão.
Um recipiente interior, vidro, uma simples garrafa virada ao contrário, o que se quiser, neste exemplo desenhei um recepiente em vidro.
Um tubo de ar a sair do reservatório, interrompido por uma pequena electroválvula barata, porque não necessita de aguentar pressão.
Electroválvula ligada a um relé/timer de dois contactos ligar/desligar, que é acionado pelo relógio do aquário de cada vez que acende a luz, depois o tempo do relé regulado para os segundos necessários para manter a electroválvula aberta durante o tempo necessário para cair para o aquário a quantidade de fertilizante que queremos.

Fica mais esta ideia.

Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 17:41Responder ao tópico

Boas.

Antes de mais deixem-me dar o feedback.

Hoje fiz mais uns testes, e o conceito funciona, no entanto, como se previa, e quase impossível acertar com as quantidades, qualquer diferença de altura do tubo de saída e suficiente para alterar o fluxo.

Sendo assim, vou voltar para o extirador.... Estou a brincar,lol mas vou volta a repensar todo o sistema a fim de conseguir afinar o sistema.

Ja tenho algumas ideias, mas são mais complexas, no entanto, acho que as consigo simplificar.

Joao, a tua ideia é exelente, aliás, foi a minha primeira ideia, ate bastante mais simples, pois tinha pensado em usar material hospitalar, num sistema de fertilização constante gota a gota, que no final de 24h tivesse despejado a quantidade de fertilizante calculada para um dia.

Era um sistema que utilizaria um regulador igual aos utilizados nos sacos se soro...

No entanto, e apesar de ter a certeza que iria funcionar, a minha mulher iria passar-se de ver algo pendurado por cima do aquario, mesmo que dentro de uma caixa bonita.

Por esse motivo prefiro um sistema que funcione por pressão.

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 19:14Responder ao tópico

Ainda não tinha opinado, po isso cá vai.

Existe nos hipermercados uns frascos miniatura, iguais a tantos outros que estamos habituados, mas em tamanhos maiores e de vidro, só que em acrílico (comprei um para fazer um difusor de CO2), que acho que funcionava ainda melhor que as garrafas, isto porque esteticamente ficaria melhor.

Estou a falar disto (neste caso o maior tem 250 ml

O preço também é maior, mas esteticamente ficaria bem melhor.

Quanto à regulação, mesmo com as torneiras que falaste não conseguiste regular bem a coisa?
Ainda para mais com um timer que consegue ligar apenas 1 minuto não consegues?

Cumps

José Elias

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 21:26Responder ao tópico

Boas joao...

Não consegui porque estava a controlar o ar que entrava, amanha vou experimentar ao contrario e tentar controlar com a torneira o liquido que sai.....

Olha, esses frascos compraste em que super? E fácil furar o acrílico?

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Sex 05 Abr 2013, 21:49Responder ao tópico

Sim o acrilico com uma broca de madeira ou ferro fica um buraco perfeito, mas deixando apenas o berbequim furar com o peso dele, sem imprimir força. Acho a ideia de controle do que sai pela torneira mais adequada, talvez funcione.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fertilização automatica DYI - Em contrução   Responder ao tópico

Fertilização automatica DYI - Em contrução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-