Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

corydora doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

madalena1962

Membro
Membro

Nome Real : Madalena Magalhães
Gostos : 2

MensagemAssunto: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 11:44Responder ao tópico

Ola meu peixe corydora albino está a morrer....
Duma das guelras está vermelha, parece um inchaço vermelho, vem ao cimo da água «
Troçe se todo, será que nao consegue respirar?
Que se passa alguém sabe?
No cimo do aquário, (superficie) tem espuma não sei porque, será do filtro que cai (em forma de cascata) para a água, e faz essa espuma? acho que antes nao fazia!
Será isto que anda a matar os meus peixes
Alguém me ajude.....

deixo aqui fotos:

http://imageshack.us/photo/my-images/855/img0801kc.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/593/img0803is.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/132/img0804mc.jpg/

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 13:47Responder ao tópico

Eu tenho um cascata e não faz nada disso. Como estão os parametros da água? Ten as TPAS em dia?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 14:06Responder ao tópico

O filtro é novo, lavaste-o com algum detergente?
Quando fizeste a ultima TPA?
A cory vai muitas vezes respirar fora de agua? Elas fazem isso quando a agua não está boa...

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 14:14Responder ao tópico

Essa espuma não me parece muito normal...

Por acaso não usas nenhum balde da limpeza para fazeres tpa?

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 14:25Responder ao tópico

Fiz no sábado uma mudança de água
Com um balde da limpeza, mas lavei-o bem primeiro
Os parâmetros estão bons

o filtro e bom, mas nao e de cascata, cai de cima como mostra na foto será por isso que faz as bolhinhas?

José Elias

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 14:38Responder ao tópico

Eu só não adivinho os numeros do euromilhoes....

Madalena... Já mais poderás utilizar o balde da limpeza...

As bolhas são restos de detergente... por mais que laves o balde, fica sempre restos microscópicos de detergentes e afins...

Tens de ter um balde NOVO Exclusivo para as TPA's

Acabas-te de envenenar os peixes...

Faz já uma TPA de 50% da agua utilizando um Balde NOVO. Lava primeiro o Balde novo SÒ COM AGUA.

Tenho serias duvidas que os peixes sobrevivam... Mas à que tentar

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 14:49Responder ao tópico

Vou fazer já isso até já

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 15:18Responder ao tópico

:cry: espero que sobrevivam!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 19:03Responder ao tópico

Pois, baldes exclusivos.
Boa sorte para a tentativa de salvamento

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 22:07Responder ao tópico

boas,
ja mudei a agua, vamos ver se é disso!
aconselham-me comprar o teste dos nitritos/nitratos (nao sei a diferença)??
tenho o do ph e da amonia e esses 2 estao bem, acham que podem ser dos nitritos?

os meus peixes tem a vindo a morrer todos 1 por um, tempos a tempos, nao deve ser desta ultima mudança de água.

o que acho estranho são escalares e corydoras, peixes resistentes, morrerem... Só sobrevivem os tubaroes, agora tenho só os tubaroes e um unico bebado, visto que já nao vejo o corydora, já deve ter falecido Sad

Eu mudo a água de 2/3 semanas em 2/3semanas, e meto depois tetra aquasafe, equivalente à medida de água que meto no aquario nova,

uma outra coisa, a agua do aquario custuma evaporar 2/3dedos, é normal?

José Elias

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 22:22Responder ao tópico

O Aqua safe tens de colocar na medida da agua do Aqua, ou então colocas a medida para a agua que mudas, mas directamente no balde.

Os teus peixes devem estar a morrer derivado aos químicos dos detergentes que usas no balde.

Ja agora, quando dizes que a amónia esta bem, o que isso significa? Qual o valor?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 22:30Responder ao tópico

Nitritos = NO2
mesmo em valores reduzidos faz mal
podes ter a amonia bem e os nitritos altos

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 22:32Responder ao tópico

eu nao adiciono no balde, meto na agua logo! ERROOOO meu deussss

relativamente a amonia

no tubo e ensaio nao deu qualquer cor, fui a tabela ver mas nao consigo calcular, o meu aquario que tem ph7, acho que nao tem amonia, estou certa?

amanha vou ver do teste dos nitritos a ver se e disso

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 23:08Responder ao tópico

deixo aqui fotos da tal espuma

José Elias

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Ter 02 Abr 2013, 23:28Responder ao tópico

Certo, se não tem cor e porque a amónia esta a 0

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 09:16Responder ao tópico

Boas
Tens razão quando dizes que as corydoras são peixes resistentes, mas a possibilidade de envenenamento por residuos de quimicos é grande.
No entanto não é assim tão estranho a água criar "essas" bolhas ao de cima, se bem que normalmente são em quantidade bem menor.
Já tive albinas com "as guelras" vermelhas sem consequências de maior e a recuperar bem.
Considero muito estranho o facto de os peixes irem morrendo aos poucos, mas sem saber qual o setup do aqua, ninguém te poderá ajudar.
Eu inclino-me mais para qualquer pancada que a cory tenha dado ou levado, mas não há dados suficientes para afirmar.
indica o setup do aqua, principalmente as dimensões, a tempª, filtragem, fauna e tipo de decoração (se tem rochas/troncos e plantas verdadeiras ou não).
Quanto à cory, se ainda estiver viva e conseguires tirar uma foto, era bom, do mesmo modo era conveniente retira-la do aqua (se morta para evitar contaminações, se viva para fazer tratamento num aqua à parte).
Boa sorte.

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 10:19Responder ao tópico

o meu setup esta na minha ass., num link. e so clicar la. fico a espera de alguma resp. aconcelham me a comprar o teste dos nitratos?

putogiro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 11:10Responder ao tópico

Boas
Quanto aos testes, quanto maior a variedade que tenhas melhor, agora se compensa ou não o investimento já é outra coisa, quanto ao ser mesmo necessário, as opiniões divergem. Eu penso que pelo menos nos 1º tempos, até o aquário estabilizar fazem muita falta, depois com a estabilização e a experiência penso que deixam de ser necessários.
No caso da litragem do aquário não sei como é que chegaste a esse valor, pois é um valor aproximado para um aqua dessas dimenções com areão, plantas e peixes.
A capacidade bruta é calculada através das dimenções exteriores do aqua, fazendo a equivalência entre decimetros cubicos e litros. pelo que se queres calcular a capacidade util, ou medes a água que pões, ou descontas a espessura do vidro a altura do areão, o volume da restante decoração e a margem de segurança (espaço que não leva água para não transbordar). Posto isto penso que como dizes que não encheste mais com medo da resistencia da prateleira, deves ter apenas 50l de água, mas fazendo a conta a 60l. Parece-me ser muito pouco para os tubarões (dos quais pouco sei), as corydoras tem tendência a adoecer quando estão em nº inferior a 4 ou 5, pois são peixes de cardume que gostam de remexer o fundo à procura de restos de comida, da mesma forma gostam de subir à superficie para "respirar".
Posto isto, pode ser envenenamento, como foi dito anteriormente, pode ser resultado de algum embate ou ataque, ou pode ser apenas doença.
Uma foto ajudava, assim ....
Um conselho retira a concha que tens no aqua, a não ser que seja artificial, porque se for natural vai alterar o ecossistema do aqua, principalmente o PH.

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 12:38Responder ao tópico

obrigada pela resposta

o volume do aquario devo-me ter enganado!!! Razz

quanto ao corydora já nao o vejo... deve ter falecido, já o vou procurar para o retirar... Sad
Quanto ao ser peixes de cardume, eu tinha mais, mas como disse morreram todos.. Os bebados tambem morreram só resta 1, neste momento e parece estar cheio de vida, vamos lá ver...

em relaçao aos nitratos vou comprar... a ver se é disso, nao faz mal experimentar!! Rolling Eyes

putogiro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 13:09Responder ao tópico

Boas
Não acredito, mas não faz mal nenhum ver.
Não acrescentes mais peixes, até passar pelo menos uma semana sem haver mortes ou o aparecimento de sintomas de doença.
Não julgo haver necessidade de teres a bomba de ar a trabalhar.

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 13:15Responder ao tópico

nao acredita que seja dos nitratos? é que os peixes tem morrido deste que me lembro!!

em relaçao à concha, é uma simples decoração

só tenho a bomba, porque acho que fica melhor, em termos de estética.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 14:38Responder ao tópico

Alguma coisa de grave se passa com o teu aquario!
Não é normal os peixes estarem constantemente a morrer, tal como não é normal essa espuma.

A espuma já descobriste que é de usares o balde de limpeza, se o usas sempre, pode-se dizer que os teus peixes têm morrido envenenados, escapando os tubarões por serem muito resistentes (atenção, suponho isso pois eu não sei nada sobre tubarões)

Os nitratos pelo que li têm de ser um valor muito alto para causarem a morte dos peixes. O perigo é a amónia, como dizes que está a 0 então não é isso.

Embora acho estranho a amónia estar a 0 uma vez que dizes fazer TPA de 2/3 semanas em 2/3 semanas...num aquario de 60lt isso não é muito tempo sem TPA? Suspect

Última edição por sandrass em Qua 03 Abr 2013, 14:58, editado 1 vez(es)

José Elias

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 14:50Responder ao tópico

Boas...

Vamos por partes:

Antes de mais, apenas a AMONIA, e o NITRITOS são toxicos para os peixes, o nitratos têm de estar num valor superior a 100ppm's para se ornarem toxicos.

Aposto que os teus peixes têm morrido por envenenamento de substancias exteriores ao aqua.

1º Se como disses-te, não colocas a quantidade certa de anti-cloro no aqua, significa que muito provavelmente tens cloro na agua.

Cloro= Veneno para os peixes

2º Como te disse antes, ao usares o balde da limpeza estás a colocar restos de detergentes e outro contaminantes na agua.

Detergentes= Veneno para os peixes, mesmo em micro quantidades

Não percebo porque ainda tens duvidas em relação às mortes....

Enquanto estes dois factores não estiverem resolvidos nem vale a pena pensar em mais nada.

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 17:59Responder ao tópico

boas,
já fui comprar o teste do NO3, e dá valor 5! Mas nao sei ver se está dentro dos parametros normais ou nao! Podem me ajudar??
ver fotos

madalena1962

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Qua 03 Abr 2013, 18:07Responder ao tópico

José Elias escreveu:

1º Se como disses-te, não colocas a quantidade certa de anti-cloro no aqua, significa que muito provavelmente tens cloro na agua.

Cloro= Veneno para os peixes

em relação ao cloro fiz uma outra TPA, e pus as medidas no balde novo que comprei...
No frasco diz 5ml para 10L
eu adicionei 2 baldes de 7 litros, por isso meti dentro de cada balde 3.5ml (mais que de metade de um traço da escala indicada no frasco)

Já fiz tudo o me disseram, até tirei o corydora morto e tudo

Obrigada a todos, mesmo!!!
Espero que o meu aquario estabelize.... vamos ver se é desta que fica tudo bem!!!
Ainda tenho 1 bedado e 2 tubaroes, vamos ver se há mais baixas, vao ser as cobaias neste teste Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: corydora doente   Responder ao tópico

corydora doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-