Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Duvidas sobre GH....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Duvidas sobre GH....   Sab 23 Mar 2013, 12:52Responder ao tópico

Boas, hoje resolvi fazer testes completos a minha agua e obtive um valor de GH bastante alto, mais propriamente dGH 16

Fui fazer os teste ao Aqua hospital, que inda ontem levou uma TPA de 50% de agua proveniente do comunitário, pois como tenho dois discos em desparatizacao, prefiro usar agua do comunitários para as TPAs do hospital.

O GH do hospital esta a 8 o que me deixou algo confuso, como e possível????

Então comecei a pensar o que poderia ter acontecido de ontem para hoje para um aumento tão drástico do GH no comunitário em menos de 24h.

A única coisa que fiz foi limpar a Biobox, o que não me parece que tenha tido influencia, e fertilizei.....

Cá esta, so pode ter sido da fertilização!

Como sabem, uso fertilização DYI, ate hoje com bons resultados, mas este aumento de GH deixou-me preocupado.

Logo ao final da tarde volto a medir o GH para ver se baixou.

Alguém ja fez testes de GH antes e depois de fertilizar????

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Sab 23 Mar 2013, 14:00Responder ao tópico

Boas!

É normal subir um pouco o gH com a fertilização que fazes!

Isto porque o gH mede a concentração de Ca+Mg e, como sabes, fertilizas com Mg!

Por isso é tão importante as grandes TPA no método de fertilização que usamos!

Como tens Discus, não é de todo aconselhado a que faças TPA de 50% como o método sugere.

No entanto deves durante a semana trocar este volume de água ou mais em 3 ou 4 TPA's se possível.

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Sab 23 Mar 2013, 14:42Responder ao tópico

Pedro, mas isso parece-me contra procedente, então primeiros encharcamos o aquario com mg, e depois retiramos esse mesmo mg com a TPA... Na minha cabeça isso não faz muito sentido, alias, tenho fertilizado semanalmente, e tudo bem que tenho feito TPA diárias de 10l para substituir no Aqua hospital, mas o que e certo e que o valor de GH diminui ao longo da semana, assim que colocar os discus de volta ao comunitário, e não fizer tpa's diárias, vou medir o GH diariamente a ver se vai baixando durante a semana, pois e suposto, pois as plantas vão consumir o mg. Pelo menos na teoria.

Como ja te deves ter apercebido, a minha religião e contra as tpa's, pois Jesus Cristos, o profeta maome, Buda e o dalilama disseram em uníssono " não carregues com baldes, que faz mal as costas". E eu como homem religioso que sou, tento cumprir o que eles disseram.

Por isso TPAs so mesmo quando estou inspirado, ou quando vejo que são realmente necessárias.

Vou acompanhar a evolução do GH a ver a que conclusão chego...

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Sab 23 Mar 2013, 15:29Responder ao tópico

Boas!

Faz os testes que vais ver que vai baixar ao longo da semana!

Gosto dessa tua faceta religiosa! lol!

Mas já por isso não uso baldes, mas sim mangueiras! Very Happy

E o facto de ser aconselhado a TPA é para fazeres um restart nos níveis, pois a teoria que usas é, exactamente,a de fertilizar por excesso!

Se quiseres ter mais um pouco de trabalho podes começar a usar o método exacto.

Fazes soluções para cada um dos parâmetros e colocas diariamente apenas o que for consumido!

Mas olha que as TPA, especialmente com Discus, são bastante importantes!

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Sab 23 Mar 2013, 18:17Responder ao tópico

Acabei de fazer o teste novamente, ja baixou, de 16 para 14 em poucas horas...

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Dom 24 Mar 2013, 21:34Responder ao tópico

Essa tua faceta religiosa desconhecia, mas a minha religião (experiencia) manda não descuidar TPAs e tal como diz o Pedro, principalmente os discos não são praticantes dessa ideia, quanta mais águinha melhor sem dúvida, quanto à fertilização o Pedro é que é o mestre, o que diz tem toda a lógica. Atenção que alguns peixes são muito sensíveis a variações de GH o que aumenta a probabilidade de contrair doenças.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Qui 28 Mar 2013, 14:19Responder ao tópico

Boas!

Tenho andado meio desaparecido mas cá estou eu para mandar o meu bitaite! Very Happy

Zé, se percebi bem, tu fazes fertilização pelo EI semanalmente (aplicas micro e macro uma vez por semana?!?). Se assim é, talvez esteja explicado o porquê desse grande aumento de gH! Ao aplicares uma dose enorme de nutrientes, obrigatoriamente irás ter alteração dos parâmetros da água! Por isso é que, quem usa este método, por norma, divide as fertilizações por 6 (aplica 3 dias de micro, 3 dias de macro e um de descanso) para não se dar o tal aumento abrupto das concentrações dos elementos na água.

No meu caso específico de fertilização, tenho de aplicar semanalmente 54 ml de micro e 54 ml de macro. O que faço é aplicar 18 ml de micro á 2ª, 4ª e 6ª e 18 ml de macro à 3ª, 5ª e domingo (dia da TPA), sendo que o sábado é o dia de descanso.

Abraço

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Qui 28 Mar 2013, 20:33Responder ao tópico

E possível Domm, vou começar a fazer diário.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre GH....   Responder ao tópico

Duvidas sobre GH....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-