Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aqua misto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

antonio1

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 14:27Responder ao tópico

Boas, passo a descrever o aqua para ver se me podem ajudar nalgumas duvidas que tenho e dar-me sugestões se não se importarem, tamanho 201*51*71cm; filtro eheim 2217, iluminação 2*10000ºk+2*8500ºk, termostatos 2*300w rena smartheater.
Flora:
Cryptocoryne wendtii; Echinodorus ;Anubias nana;Anubias Hastifolia;Ludwigia mullerti;Microsorum pteropus;Vallisneria, musgo de java ;Aponogeton crispus;Aponogeton ulvaceus; e mais duas de superficie q não sei o nome penso que o nome vulgar de uma delas é alface de água.
Fauna: 6 pequenos escalares; 6 narizes de bebado, 2 olhos de fogo; 2 zebras; 2 tricogaster leeri; 2 bocas de fogo, 2remirezis,2 tubarões bala e 1 bicolor, 2 corydoras aeneus, 2 c. paleatus, 2 otocinclus, 1 plecostomus, 1ancistrus, 4 barbus titteya, 3 ampularias.
Duvidas:
-O ph da água da minha zona é muito alcalino, posso usar turfa no filtro, e como devo fazer?
-Tenho dois trico leeri com uma pequena elevação na pele junto á barbatana caudal, parecendo um pequeno tumor, não sei se é contagioso, que devo fazer?
-Tenho algumas algas filamentosas no aqua, tem problema? http://imageshack.us/a/img507/8586/p1010892n.jpg
-Tenho umas vallisnerias que apresentão umas manchas negras na parte da base, que devo fazer?
http://imageshack.us/a/img856/9958/p1010890kb.jpg
* o substrato que tenho é manado jbl, não fiz mais nenhum tipo de fertelização
Desde já o meu obrigado, tenho o aqua montado só a cerca de 2 meses e pouco, visto também ser um apaixonado pela aquariofilia e ter achado o vosso forum muito interessante, inscrevi-me para aumentar o meu conhecimento e melhorar o mais possivel o meu aqua. Smile
...já agora quanto ao filtro??
aceitam-se sugestões Smile

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 15:35Responder ao tópico

Boas!

Em relação ao pH podes usar a turfa colocada num saquinho ou meia de senhora directamente no filtro.

Apenas tens de ter cuidado com o valor do kH por causa do efeito tampão.

Em relação ao filtro penso que é curto para o aqua que tens!

Tens um filtro com capacidade de 1000 l/h e pouco volume filtrante num aqua com quase 730 litros!

Idealmente deverias ter uma capacidade filtrante, no mínimo de 7x o volume do aqua, ou seja algo como 5.000 l/h!

O ideal será mesmo pensares numa SUMP...

Em relação aos trico leeri o melhor é colocares uma foto deles! Quais os parâmetros da água? pH? kH? temperatura? NO2? NH3/NH4?

Em relação às algas, não é que faça mal, mas fica feio e acaba por abafar as plantas!

A causa é a mesma do problema das Valisnérias... Falta de nutrientes!

Precisas de começar urgentemente a pensar em fazer fertilização nisso...

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 21:39Responder ao tópico

Bem, o Pedro ja disse quase tudo....

Em relacao ao filtro, não e insuficiente, e mais do que insuficiente...

Esse Aqua foi muito mal pensado, pois com essa dimensão, a solução ideal seria uma sump, neste momento não sei se e possível a sua colocação.

Se não tiveres como colocar uma sump, o ideal seria adicionar um 2. Filtro, um Eheim 2080 seria o ideal, pois apesar de ser apenas de 1700l/h tem um copo gigante o que a juntar com o que tens, ja ficarias com uma capacidade de filtração considerável, depois poderias juntar uma bomba de circulação apenas para movimentar um pouco a agua, mas isso so se fosse necessário.

O problema e arranjar um 2080 a preços simpáticos...

antonio1

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 21:57Responder ao tópico

Pois é, o aqua já vinha completo com iluminação, termostatos, móvel tudo, só o uv foi á parte,mas o filtro que era da rena deu logo problemas, depois de duas vezes seguidas acabei por arranjar este, mas tens razão vou ter de optar por esse da eheim ou então o fluval fx5 que me parece mais económico no preço, vai ter de ser, obrigado.

antonio1

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 22:08Responder ao tópico

Boas, o ph está a 7.5 , nitratos 0, amónia 0.009.
Hoje comprei turfa granulada sera para colocar no filtro, pois os peixes que tenho penso preferirem ligeiramente ácida, também comprei nutrafin para as plantas, alguém me sabe dizer se o carvão no filtro ou o uv invalida a ação do nutrafin?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 22:30Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais o UV não é para estar ligado 24h por dia!

Umas 2h ou 3h são suficientes!

Em relação ao Nutrafin o que compraste?

Os nitratos a zero vais ter problemas com as plantas!...

Abraço!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Qui 21 Mar 2013, 22:46Responder ao tópico

Teres amónia >0 também não e normal, a culpa e do filtro.

Procura bem, o fluval tem mais caudal, mas testes comprovam que não e tão eficiente como o Eheim...

antonio1

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Sex 22 Mar 2013, 10:51Responder ao tópico

Boas, mais uma vez obrigado Pedro e José, não sabia que o uv era para estar só esse tempo , o meu tem estado sempre ligado, mas apartir de agora passa a estar só 3 horas, quanto ao nutrafin é o plant gro 500ml, a porcaria do filtro está-me a moer e vou comprar outro para acrescentar, um dos dois que já falamos, mas tem de ser com calma que as coisas estão complicadas, mas assim que puder , o mais rápido possível ou o fluval fx5 ou o eheim 2280, quanto aos problemas por os nitratos estarem a zero o que hei de fazer ? não sabia que isso tb era um problema, desculpem estar sempre a chatear...

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Sex 22 Mar 2013, 11:41Responder ao tópico

Boas!

Era o que eu suspeitava...

O Nutrafin Plant Gro apenas tem Micros! Faltam-te os elementos Macro de fertilização!

Dá uma olhada neste tópico.

Abraço!

antonio1

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Sex 22 Mar 2013, 12:23Responder ao tópico

Boas Pedro, irra não acerto uma, será que m podiase dizer que produto acrescentar para ir buscar as ditas macro... e já agora estou farto de dar voltas na net por causa dos filtros e encontrei um eheim 2260 classic 2400l/h, enquanto q o 2080 professional plus 1700l/h e ainda por cima é mais barato e da linha classic q eu pessoalmente gosto mais, o que dizes é má opção este 2260?
ainda não li o topico, estou a ver se resolvo isto do filtro, mas já vou ler Smile , obrigado

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Sex 22 Mar 2013, 13:54Responder ao tópico

Boas!

Para as macros podes optar pela gama SEACHEM que tem esses elementos em produtos distintos.

Podes ainda optar por um tudo em um como o que a TROPICA tem.

Em relação ao filtro, pessoalmente preferiria o 2080!

Tem um volume de copo de mais de 60l, enquanto que o 2260 apenas tem 18l...

Isto em termos de capacidade de material filtrante é uma diferença significativa e a ter em conta, especialmente se os preços são tão idênticos!

Basicamente o que quero dizer é que o 2080, apesar de ter menos caudal, tem 3x mais capacidade de te "tratar" a água!

Abraço!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Sex 22 Mar 2013, 14:50Responder ao tópico

Bem, dizeres que preferes os classics aos professionais.... gostava de perceber os teus argumentos...

É a mesma coisa de dizeres que preferes um Mercedes classe A a um Classe E

Em termos mais praticos, como disse o Pedro, temos de cosiderar duas coisas.

1º Filtragem Mecanica
2º Filtragem Biologica....

No que toca à filtragem Mecanica, quanto mais caudal tiver o filtro, melhor, pois consegue filtrar muito mais sujidade da agua.

Já no que diz respeito à filtragem biologica, o que conta mesmo é o tamanho do copo do filtro, pois quanto maior ele for, mais ceramicas lá conseguimos colocar.

Tendo em consideração que vais ter dois filtros no aquario, um de cada lado, facilmente irás consegir ter uma boa filtragem mecanica, pois 2 filtros de 1000L/h conseguem uma filtragem mais eficiente de um de 2000L/h.

Por isso, o que tu realmente precisas é de melhorar significativamente a filtragem biologica, e ai o 2080 é fantastico.

Para não falar que o 2080 tem duas entradas de agua o que ainda melhora mais a filtragem mecanica...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aqua misto   Responder ao tópico

Aqua misto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-