Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

popondetta furcata

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

netoalmeida

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Parede
Mensagens : 23
Data de inscrição : 05/02/2013
Gostos : 1


MensagemAssunto: popondetta furcata   Sex 15 Mar 2013, 13:56Responder ao tópico

Boas pessoal!

Alguém tem a ficha técnica desta espécie?

Gosto bastante destes peixes e queria reuniar mais informação sobre eles.

A nivel de reprodução, alguém conhece o processo?

Obrigado.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Victor Arnour

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Belém-PA
Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/03/2013
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: popondetta furcata   Qua 20 Mar 2013, 01:09Responder ao tópico

Qual o nome popular da espécie amigo ?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

netoalmeida

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Parede
Mensagens : 23
Data de inscrição : 05/02/2013
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: popondetta furcata   Qua 20 Mar 2013, 09:24Responder ao tópico

Bom dia

Acho que consegui descobrir. A tradução não está grande coisa.

Aqui fica para quem estiver interessado.

Ponpodetta Furcatus

Furcatus Pseudomugil guia-upload

Nome comum.
Espanhol: fin olhos azuis bifurcada.
Inglês: Forktail Blueye
Francês: Bleu-oeil Forktail, Pseudomugil furca
Alemão: Gabelschwanz-Regenbogenfisch

Sinónimos.
Popondetta furcata Allen, 1982; Popondichthys furcatus Allen, 1987.

Etimologia.

Género: Pseudomugil, "pseudo-" (grego) = false + "mullet" (latim) = Lisa, tainha, possivelmente em referência à semelhança com o corpo de tainha.
Das espécies: furcatus (Latina) = bifurcada, em referência à forma da sua cauda.

Observações.
Descoberto em 1953 por M. Hobart Van Deusen, foi John Treadwell Nichols, curador do Museu Americano de História Natural, que batizou a espécie Pseudomugil furcatus em 1955, mas posteriormente foi reclassificado várias vezes. Em 1980, uma revisão do gênero gênero Pseudomugil Melanotaeniidae foram separados e levados para um de seus Popondetta própria chamada, tornando-se Popondetta furcata, então vi que o nome havia sido usado Popondetta a um gênero de besouros e em 1987 foi rebatizado Popondichtys furcatus (nome que geralmente aparece em listas de lojas e importadores). Dois anos mais tarde, em uma revisão da Pseudomugil gênero, o grupo "azul-olhos", que inclui Popondichtys, foi incluído em sua própria família: Pseudomugilidae, voltando ao seu nome original. Foram recolhidos e posteriormente apresentado ao aquário por Gerald Allen e Crockford Barry.


Taxonomia.
- Ordem: Atheriniformes
- Família: Pseudomugilidae
- Subfamília: *
- Sexo: Pseudomugil
- Espécie: furcatus



Habitat.

Distribuição.
Países: Oceania.
Zonas: Papua Nova Guiné, entre Dyke Ackland Bay ea baía Collingwood. Foram coletados pela primeira vez em 1953, a Creek Peria, um pequeno córrego afluente e rio Kwagira bacia do rio em Safia Musa nas planícies do nordeste da Papua Nova Guiné.


Habitat.
Pequenos riachos de água límpida e abundante vegetação.


Vulnerabilidade.
Preocupação menor.

Estatuto legal de protecção.
É encuentraen Lista Vermelha da Lista Vermelha da IUCN

Morfologia.

Descrição.
Ligeiramente comprimido e alongado do corpo. Salienta o tamanho e recuo da nadadeira caudal e posição barbatanas peitorais, muito alto, o que com sua coloração (borda superior em amarelo nos machos), dá a impressão de antenas. A cabeça é pequena em relação ao corpo. Olhos grandes e sotaque azul elétrico este fato. A boca é terminal e relativamente grande. Eles têm um grande número de pequenos dentes nos bordos superiores. Eles têm duas barbatanas dorsais, segundo as barbatanas dorsal e anal são longas eo maior número de raios suaves que a grande maioria das espécies do gênero. As escalas são visíveis a olho nu e têm bordas escuras que dão um ligeiramente reticulado para o corpo.

Fórmula merísticos e morfométricos.
Raios dorsais (total): 4-7; Raios dorsais (total): 7-9; raios anais: 1; raios moles: 15 a 18

Coloração.
Relativamente variável. O corpo é mais ou menos translúcido cinza e tonalidade azul escura. A barriga e na área jugular são de um amarelo esverdeado vivo em ambos os sexos, especialmente nos machos. Nos machos, as barbatanas peitorais são transparentes, exceto por uma faixa de amarelo brilhante, as duas cristas têm um gradiente azulado translúcido preto na parte inferior para amarelo nas bordas com o dorsal primeiro afiado com um brilhante amarelo. O fluxo é amarela, mas tem bordas pretas aro e um "triângulo" raios núcleo translúcido preto azulado, dando o nome Inglês, "Forktail" = cauda bifurcada. Alguns exemplares, especialmente os machos grandes têm uma coloração laranja-avermelhada nas barbatanas pares e na jugular e abdômen. As fêmeas são dicretas muito mais.


Tamanho.
De 4 a 5 cm.

A expectativa de vida.
O ideal pode viver quatro anos ou mais; liberado a maioria dos "azul-olhos" não passar de ano, excepcionalmente 2.

Diferenças entre os sexos.
Os machos são visivelmente mais colorido e maior. Ele também tem as alhetas mais desenvolvidos, em especial o primeiro dorsal e caudal. As fêmeas têm boluminoso vez e abdômen é predominantemente na cor prata. O tribunal machos das fêmeas estão vibrando na frente dele com barbatanas totalmente estendidos e descrevendo trajetórias em espiral para baixo, para a área de desova. Este comportamento é mais atraente quando dois machos competem, estrelado por um belo show alternando uma e outra vez, em paralelo, descidas carreiras em espiral.

Diferenças populacionais.
Inexistente.

Diferenças sazonais.
Inexistente.

Espécies semelhantes.
São extremamente semelhante ao Pseudomugil connieae, que vem da mesma área e difere principalmente ser um pouco maior eo padrão de cores baseada no branco em vez de amarelo.

Manutenção.

Instalação.
O comprimento mínimo recomendado de 45 cm. (Aquários cúbicos deste tamanho são ideais) e vegetação abundante, também deixando áreas onde podem nadar livremente. Eles são muito animados e ocupar a coluna de água inteira. É espetacular ver nadar em círculos, enquanto os machos aletas paralelas e estendendo e guelras para impressionar o adversário.

Características do meio.
Temperatura: 24 a 27 º C
pH: entre 7,0 e 8,0
GH: 5 ° d - 12 ° d
KH: *
Outras considerações: Não gosto de águas ácidas e muitas vezes doente, com pH abaixo de 7,0.

Alimentos.
Na natureza sua dieta consiste principalmente de: insetos terrestres e aquáticos e suas larvas, pequenos crustáceos e copépodes, também consomem material vegetal suficiente na forma de algas e restos de plantas. Isto é especialmente evidente na época da seca. Em cativeiro aceitar todos os tipos de alimentos, é importante a ser variado. Íris análise estômago de peixe dar os seguintes resultados: 40% de insetos terrestres, 37% dos crustáceos aquáticos pequenos, e os insectos aquáticos 18% a 5% de algas marinhas. Ainda são aproximados porque a variedade de habitats ocupados por esta família faz a sua comida em cada local é único em termos de percentagens. Em geral, podemos dizer que eles precisam de uma refeição com muita proteína, mas também rica em matéria vegetal. Preparações comerciais para Poeciliids perfeitamente atender a essa necessidade. Também é altamente recomendado bloodworms suministrales três ou mais vezes por semana, especialmente se você pretende jogar.

Comportamento.
Os machos podem ser um pouco agressivo, mas não causar ferimentos. É aconselhável ter mais mulheres que homens no aquário comunitário. No entanto, na criação Acurio é bom ter um mínimo de três homens e duas para as quais incitar uns aos outros para procriar.

Reprodução.
A procissão é geralmente no início do dia e continua por horas, sem colocar ovos em plantas ou musgo em um montante de 5 a 10 ovos por dia e do sexo feminino. No aquário costuma colocar no substrato, para evitar isso, pode colocar musgo de java ou espanadores de killifish, usado na condição de pendurar a partir da superfície.

Os ovos são grandes em relação ao peixe (cerca de 2 mm) e são suficientemente fortes para ser apanhada com os dedos. Filamentos apresentar aadhesivos cobertura que dá a aparência de "bolas de natal" pendurados no local de desova. Eclosão ocorre após 16 a 21 dias (permitindo ovos enviados por correio). Os alevinos nascem de bom tamanho e comer náuplios Artemia salina de um dia, nenhum problema de mudar para secar alimentos em pó. Eles crescem relativamente devagar e, mesmo depois de 7 ou 8 meses não chegar a 3 cm.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

EdsonRechi

Membro
Membro


Nome Real : Edson Rechi
Localização : São Paulo - Brasil
Mensagens : 80
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 19


MensagemAssunto: Re: popondetta furcata   Sex 22 Mar 2013, 17:49Responder ao tópico

Já tive um trio... são ótimos para aquários densamente plantados. Dão um contraste bem interessante. Aqui no Brasil são bem raros de se encontrar.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: popondetta furcata   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

popondetta furcata

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-