Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

"The Black essence"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem

rsmash

Membro
Membro

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: "The Black essence"   Ter 12 Mar 2013, 22:14Responder ao tópico

Decidi começar neste "hobby" e como tal adquiri para primeiro aquário um tanto ao quanto para o grandote, e vou deixar algumas especificações do mesmo.

MEU AQUÁRIO:

Aquario:
          120x40x55
          Comprimento - 120 cm
          Largura - 40 cm
          Altura - 55 Cm
Total -  Aproximadamente 260 litros brutos
           Iluminação: Sylvania Grolux T8 30W + Osram Fluora T8 30W 10000K
             2 fitas de leds brancos de 1 metro (Feitas pelo João Rui)
             Termoestato:  Eheim Jager 300 watts
             Filtro: JBL e1500

Flora:
       Echinodorus tenellus
       Echinodorus bleheri
       Limnophila sessiliflora
       Musgo Christmas
       Microsorum Pteropus
       rotala rotundifolia
       Nymphoides sp. "Taiwan"
      fissidens fontanus

Fauna:

1  Discu Cobalto
         1  Discus Tiger Turq
         2  Discus Pigeon
         2  Ramirezi de véu
        20 neons
         20 Hemigrammus rhodostomus (nariz de bêbado)
         3 Plattys Coral
         7 corydoras paleatus
        6  Otocinclus Affinis
          Helenas

Imagem dele, "despido"

Imagem tirada hoje

Plantas que desconheço o nome, mas se alguém souber agradecia que soubesse

E de momento está assim o aquário, simples como pretendo, apesar de brevemente colocar mais algumas plantas e possivelmente uma corydora...

Sei que o filtro é um pouco "aquém do necessário", mas infelizmente as finanças não andam muito famosas e de momento irei ter de ter apenas este, mas logo que possível irei arranjar um filtro com o dobro da capacidade. Aceitam-se sugestões, criticas (construtivas) e outras coisas que achem relevantes.

Quero desde já agradecer ao Pedro Santos pela amabilidade, e pela disponibilidade em me esclarecer nos mais diversos pontos Smile

Última edição por rsmash em Qui 12 Set 2013, 22:04, editado 20 vez(es)

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Ter 12 Mar 2013, 22:47Responder ao tópico

A planta será a Alternanthera sessilis ou talvez a Alternanthera reineckii var lilacina ??????

jonnystayle

Membro
Membro

Nome Real : Jonathan
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Ter 12 Mar 2013, 23:22Responder ao tópico

Eu tenho essas plantas mas como você eu não sei o nome... hehe

Se eu fosse você colocaria essas pedras no meio em pé e plantaria as plantas por trás formando um arco envolvendo as pedras e trocaria o fundo por um preto.

Mas assim está bom também.

Boa sorte no projeto.

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 13 Mar 2013, 08:57Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais parabéns pela abertura do tópico com o teu primeiro aquário! Very Happy

Como já tive oportunidade de te dizer pessoalmente, o melhor que tens a fazer é ir com calma e pensar bem as coisas!

Em relação à planta pode de facto ser a Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina). Não é de todo uma planta apropriada para as condições que tens...

A iluminação é muito fraca para plantas deste género, e arrisco-me a dizer que para quase todas...

Em relação a essas pedras, sei que não são para ficar assim, e ainda bem! As pedras assim tão separadas e com uma ao alto fica "estranho" e pouco natural.

Dá uma leitura neste tópico onde tens um excelente manual com as noções a ter na construção do layout.

Em relação ao areão, além de não ser fã desse tipo como te disse ontem, penso que o deves re-arranjar. Apesar das "ondas" que o puseste a fazer, não dá a noção de profundidade que deveria dar.

O meu conselho é que coloques sempre mais altura atrás do que à frente. Além disso não fazer essas ondas tão pronunciadas. Se fizeres algo mais suave vais ver que fica com um look mais natural!

Mas como "um passarinho" me disse que hoje já vamos ter mais novidades, fico a aguardar... Very Happy

Continua o bom trabalho!

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 13 Mar 2013, 11:21Responder ao tópico

Sim hoje já vão haver "ligeiras" mudanças, espero eu Razz relativamente às pedras, essas vão ser temporárias, quero ver se arranjo um panelão relativamente grande para poder ferver algumas maiores, relativamente ao areão, para conseguir fazer isso que disseste, teria agora de colocar mais areão lá dentro, e tenho "receio" que mexa muito com a àgua, mas a gente logo fala melhor sobre o assunto Smile

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 13 Mar 2013, 23:00Responder ao tópico

0brigado jonnystayle e Pedro.

Finalmente chegou o dia de colocar alguns animais dentro do meu aquário, e assim sendo os contemplados foram:

Fauna:
3 "Danio rerio" (peixe zebra)
3 Red Cherry

Flora : Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina)
Hygrophila Difformis
Musgo Christmas
Microsorum Pteropus

preciso que tentem identificar este bichinho apesar da má qualidade da foto, mas para além de ser tirada com o telemóvel o pequenote tinha acabado de entrar no aquário e andava todo feliz da vida de um lado para o outro.

Modifiquei um pouco o areão, dispondo-o em forma de V, alto nas partes de fora e ao centro mais baixo, e subi relativamente bastante na parte traseira para dar profundidade ao aquário tal como que aconselhou e bem o Pedro Santos, contudo posteriormente irei comprar um pouco mais de areia mais fina para acrescentar. Coloquei também tudo de um lado, a flora e uma rocha, pois amanhã com mais tempo irei colocar mais algumas pedras (xisto preto) gentilmente oferecidas pelo Pedro Smile e tenho como objectivo colocar um tronco de sobreiro alto bem no centro do aquário e posteriormente colocar mais algumas plantas do lado direito no mesmo.
Coloquei a Flora como aconselhado uma vez mais pelo Pedro dividida por "secções" para ficar "limpo" e "organizado" e para não estar tudo confuso, mas digam de vossa justiça.

Última edição por rsmash em Qui 14 Mar 2013, 10:02, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 09:03Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais acho que o areão ficou bem melhor assim! Vai ser mais fácil "trabalhares" o resto do layout do que com aquelas ondas muito pronunciadas que tinhas!

Em relação à flora tens aí uma incorrecção.

O que tens não é Difformis, mas sim Limnophila sessiliflora.

Em relação aos pequenos vermelhos são Platty Coral.

Os outros não consigo distingui pela foto...

Como te disse antes de ires à loja comprar os peixes, penso que não o devias ter feito, especialmente sem saberes ao certo o que estavas a comprar!

E quanto muito, uma vez que queres um comunitário, optaria pela introdução de umas corydoras.

Já sei que na loja te desaconselharam vivamente a compra de corydoras, mas ainda não percebi porquê...

De resto ficamos à espera dessas novidades!

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 09:58Responder ao tópico

Viva Pedro, tal como falamos ontem ele desaconselhou-me de todo a não meter corydoras, disse mesmo que seria morte pela certa, por não ter comida para elas, e como eu também mexi no areão, a pouca comida que lá tinha colocado no dia anterior tive receio que acabasse por ficar debaixo do areão. Fui lá principalmente para trazer uma lampada e acabei por não a trazer porque estavam esgotadas :s os peixes laranjas são bonitos e pelo que ele me disse são comunitários tal como os zebras, ele disse-me o nome, mas a minha cabeça é verdadeiramente fantástica que quando cheguei a casa já não me lembrava. Mas vamos esperar para ver se alguém descobre, senão também passo lá e pergunto-lhe o nome dos ditos cujos. Logo vou ver se coloco as pedras que me deste por ali e se no fim de semana começo a tratar do tronco, apesar de estar a ver que só daqui a bastante tempo é que conseguirei coloca-lo na água Sad

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 10:35Responder ao tópico

Pelo que vi na net, o peixei em questão que me estava em falta é o Tetra Silver -Tipped Smile nomeadamente este

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 13:54Responder ao tópico

Boas!

Uma coisa que penso me esqueci de te dizer é que o rizoma dos fetos não pode estar enterrado!

Só podes enterrar mesmo a raíz!

Caso contrário a planta definha e morre.

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 14:03Responder ao tópico

Viva Pedro, os fetos são os que tenho na frente certo? Aquelas pequenitas?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 14:20Responder ao tópico

Boas!

Sim!

Tem um "pequeno tronco" de onde saem as folhas e as raízes!

Isso chama-se o rizoma.

Tem de estar desenterrado!

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qui 14 Mar 2013, 14:26Responder ao tópico

Ok Pedro, uma vez mais muito obrigado, estou a trabalhar, mas já vou obrigar a mulher a meter os braços dentro de água xD

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Sab 16 Mar 2013, 22:35Responder ao tópico

Pedras gentilmente oferecidas pelo Pedro Santos, e vão estar ali enquanto não tiver um tronco, pois tenho como "objectivo" colocar ali um socalco para posteriormente colocar um tronco, mas enquanto não coloco o tronco, decidi colocar as pedras com o musgo no cento das mesmas.

Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina) com novos rebentos, e a platy estará prenha? Se sim, de quanto tempo acham por esta foto?

Outra prespectiva da Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina) com novos rebentos

Video da platy para tentar perceber se está ou não prenha e quanto tempo faltará para nascer os respectivos

Ideias, opiniões, criticas, e afins aceitam-se Smile

Última edição por rsmash em Sab 16 Mar 2013, 23:00, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Sab 16 Mar 2013, 22:56Responder ao tópico

Boas!

Não ficou nada mal esse monte... Acho que ainda pode (e deve...) levar uns retoques...

Tal como, por exemplo, umas anúbias, ou musgo, na zona de "emenda" das pedras para não se notar que são pedras diferentes.

Já a pedra "perdida" à esquerda acho que não fica bem... Está muito deslocada e pouco enterrada!

Quanto à colocação, se já tens ideia do que queres fazer, não coloques noutro local! Isso evita que no futuro tenhas que fazer novas alterações!

Quanto à Platty não me parece prenha! Elas são mesmo assim com a barriga redondidnha!

Os Plattys, os Reds e as plantinhas como se estão a dar?

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Sab 16 Mar 2013, 23:07Responder ao tópico

Viva Pedro, o tronco para te ser honesto, até estava a pensar em colocar do lado onde estão as plantas, mais à frente um pouco e depois colocar um pouco mais de plantas por trás, pois o lado onde estão as plantas é o lado encostado à parede, relativamente às plantas julgo que se estão a "dar bem", só as Limnophila sessiliflora traseiras, (as maiores) é que em algumas folhas estão um pouco mais "pálidas", mas em cima estão a rebentar, e as outras parecem estar todas de boa saúde, também já coloquei mais uma lampada (osram fluora T8 30W 10000K) para elas terem mais um pouco de luz, os plattys andam sempre sem parar, e relativamente à ideia que tiveste acerca das anubias ou do musgo, por acaso tinha pensado no mesmo Razz talvez anuvias e depois no troco colocar um pouco de musgo... Mas tens de vir um dia cá a casa para ver ao vivo e dar a tua opinião de expert Razz e depois quero que fales com o teu irmão para ver se pode dispensar-me mais uns 3 ou 4 platys Very Happy e relativamente às plantas, já sabes quanto tiveres disponíveis daquelas todas XPTO, comunica Wink E uma vez mais obrigado pelas ideias Very Happy

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Dom 17 Mar 2013, 10:52Responder ao tópico

Boas!

Quanto às Limnophila, se por acaso as que levaste ficarem "feias", mas estiverem a rebentar, assim que tiverem uma boa quantidade nova, podas as antigas, mandas fora e plantas os rebentos. Além disso, precisando eu arranjo-te mais uns pés.

Quanto às XPTO, presumo que sejam as Blyxa Japonica, Wink ainda vai demorar um bocado, mas assim que tiver arranjo-te claro.

Quanto aos Plattys não há problema nenhum! Só tens de dizer quantos queres que no fim do mês arranjo-te isso!

Quanto à visita aí a casa, terei todo o gosto! É só combinar!

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 27 Mar 2013, 16:48Responder ao tópico

Oram bem pessoal, ao fim de umas semanitas com o aquário a funcionar, e felizmente sem nenhuma baixa, apareceu-me um pouco de verdete no fundo e no vidro frontal, e devido a isso adquiri um Comedor de algas Chinês (Gyrinocheilos aymonieri) e um Tubarão de cauda vermelha (Labeo bicolor) para ver se os artistas conseguem limpar aquilo tudo, mas são engraçados de se ver, que quando vêem alguém escondem-se logo debaixo das pedras... Logo ou amanhã posto fotos do aquário.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 27 Mar 2013, 16:52Responder ao tópico

Boas!

Para as algas o CAE não é, para mim das melhores opções!

Enquanto for pequeno é fabuloso, mas em pouco tempo te vai crescer (em adulto ficam com quase 30cm...) e vai-se tornar territorial e agressivo!

Se queres peixes para limpar algas, pensa em Ottos. Para mim é do melhor que aí anda...

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 27 Mar 2013, 19:25Responder ao tópico

Hummm... Interessante isso, vou ver isso porque se for verdade posso sempre trocar, mas o que dizes que não é boa opção é o comedor de algas chinês ou o tubarão? Obrigado

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Qua 27 Mar 2013, 21:09Responder ao tópico

Boas!

O CAE (Chinese Algae Eater).

Com os tubarões não tenho experiência...

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Sab 30 Mar 2013, 23:00Responder ao tópico

Depois de à uns dias ter arranjados uns ramos de sobreiro, eis que hoje me decidi a"limpa-los", quer dizer um deles.

Aqui está o tronco antes de ser "depenado"

E depois de umas 2 horas e dois dedos cortados, ficou assim.

E este é outro que com tempo terei de limpar.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Dom 31 Mar 2013, 09:55Responder ao tópico

Boas!

Excelente trabalho! Very Happy

Só falta metade! lol!

Abraço!

rsmash

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Dom 31 Mar 2013, 21:45Responder ao tópico

Obrigado Pedro, pois... Já faltou mais Razz a faca é que estava muito afiada e lixou-me dois dedos xD, mas...

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: "The Black essence"   Dom 31 Mar 2013, 22:51Responder ao tópico

Para as algas tens os Sae são bons e não crescem tanto como os cae.

Mas prefiro os ancistros...

"The Black essence"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-