Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Retirar biobox, colocar filtro externo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

PMA

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Pedro M A
Gostos : 15

MensagemAssunto: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 08 Mar 2013, 16:30Responder ao tópico

Boa tarde
Acabadinho de chegar JBL E901 Very Happy

Bem gostava de saber a vossa opinião para esta operação tão delicada.
Retirar biobox 2,colocar filtro externo, e colocar o aqua num outro movel.
Estrategia  :

Este fim de semana , faço um TPA cerca de 10 a 15 litros de agua.
A que é retirada vai ser colocada em garrafões para lavagem suave, suave do areão uma vez que vou ter que lhe mexer para retirar a biobox, e este já tem algum lixo misturado.

Durante a semana ou no proximo fim de semana, começa a GRANDE operação:

Retirar a agua para outros garrafões e alguidares, onde vão ser colocados os peixes, troncos pedras, plantas, resistencia, ceramicas, a lã, bomba , mas esta só vai fazer circular a agua, onde estão os peixes.

Depois de + - vazio, retirar a biobox, conforme já li por aqui, com um garrote, retirar o resto de silicone que ficará agarrado ao vidro com uma lamina.
Pegar no aquario e coloca-lo em cima de um outro movel que inspira mais confiança. Voltar a colocar o areão, a agua que está nos alguidares, as pedras, tronco, plantas, e os meus pxinhos coitadinhos.
Ligar o novo filtro externo com as ceramicas e toda a materia filtrante que estava na biobox, pois a materia nova fica para colocar depois de algum tempo, isto para ciclar o filtro novo.(Esta é a minha duvida)

Chiça até já estou cansado só de pensar Very Happy:D:D

E aguardar para que tudo corra bem 

Duvidas:
1-A minha duvida é ao colocar o filtro novo retiro as ceramicas novas e coloco as que estão em uso na biobox certo?
2-No filtro novo existe tambem dois compartimentos de umas bolas, essas retiro tambem e coloco a lã que estava na biobox nesses lugares, ou fica assim com as bolas?
3-O filtro novo tambem tem esponjas, devo de substituir essas novas pelas usadas que estão na biobox?

Aguardo sugestões vossas,

Miguel Lamy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Miguel Lamy
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 08 Mar 2013, 20:28Responder ao tópico

Boas, tens algum trabalho pela frente Very Happy
Inicia o filtro com o que tinhas e depois vais trocando passado um tempo aos poucos.
Minha opinião.
Abraço Wink

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 08 Mar 2013, 21:22Responder ao tópico

Boas

Eu fazia assim:

Se estas a pensar no proximo fim de semana fazer a operaçao, eu metia ja o filtro novo a funcionar no aquario para ciclar, ao fim de uma semana esta mais que no ponto.
Para a operaçao e como esta ainda frio e vai levar algum tempo"demora sempre mais do que noz pensamos" arranjava um balde bem grande, lavava-o bem para meter la os peixes dentro, podes meter o termostato a funcionar no balde e o filtro externo tambem, retiras alguma agua para garrafoes para voltares a meter no aquario.
Assim ao montares novamente o aquario ja nao tens de andar a mudar materias filtrantes de um filtro para o outro e so montar e por a funciuonar.

Um abraço

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 08 Mar 2013, 21:41Responder ao tópico

Concordo com o Fernando.

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 08 Mar 2013, 23:20Responder ao tópico

Faço exactamente como diz o Baga quando ponho um filtro novo, primeiro ponho a ciclar noutro aquário e depois quando monto onde é para ficar, já vai ciclado o que diminui e muito o tempo do ciclo. Para retirares a biobox, aconselho uma lamina de barbear ou de um xizato se está colada com silicone como de costume.

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 09 Mar 2013, 13:32Responder ao tópico

Fernando, mas colocava o filtro externo a funcionar junto com a biobox, ou desligo a biobox.
Se desligar a biobox, coloco as matérias filtrantes da biobox, já no filttro externo, ou fica tudo novo?
Desculpem as minhas perguntas mas como podem ver vai seruma operação delicada e nunca dura o tempo que pensamos é verdade, por isso todas as opiniões são bem vindas.
Desde já um obrigado.

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 09 Mar 2013, 13:50Responder ao tópico

Boas

O aquario deixas estar tudo como esta, com a biobox a funcionar, metes é tambem o filtro a funcionar no aquario, assim ele vai ciclar rapidamente pois as bacterias existentes no aquario vao começar a fixar-se de imediato no novo filtro.
Para a semana quando fores fazer a operaçao, primeiro preparas o balde com a agua do aquario e passas o filtro do aquario para o balde e assim podes ficar descansado com os peixes.

Um abraço

Carlos Mota

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 09 Mar 2013, 14:54Responder ao tópico

ola a todos,eu passei pela mesma situação e fiz tal como o Fernando diz, pôs o filtro externo a funcionar junto com a biobox ao fim do uma semana retirei a biobox eficou tudo ****,para tirar a biobox usei uma lamina de xsato
boa sorte.

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 09 Mar 2013, 20:39Responder ao tópico

Ok obrigado.
E isso que vou fazer, e para não ter muita corrente reduzo o caudal da bomda da biobox.
Outra coisa quando fizer a dita operação, as ceramicas que estão na biobox, faço o quê com elas, posso junta-las no novo filtro se couber, dá para lavar e guardar???

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Dom 10 Mar 2013, 03:15Responder ao tópico

Sim podes por no filtro as que couberem, nem precisas lavar, podes passar por água do aquário quanto muito. Se sobrarem, lavar bem e guardar para quando for necessário, a maioria das matérias filtrantes são reutilizáveis.

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Dom 10 Mar 2013, 21:32Responder ao tópico

Ok
Filtro a funcionar há 24 horas Very Happy

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 15 Mar 2013, 22:28Responder ao tópico

Boas noites.
Serviço acabado ufa.
Com um grande susto, quando comecei hoje ás 11:30h a retirar a água, notei que estava muito fria, fui ver o termómetro e fiquei :O, estava a 20º, retirei a agua para um alguidar onde coloquei parte da fauna, e outro onde coloquei alguma flora.
Vi a resistência e estava a luz estava desligada, coloquei-a dentro do alguidar junto dos peixes e ligue-ia novamente, ficou a funcionar, estranho, lá aqueceu a agua.
Bem ficando com cerca de 3 cm de agua lá levantamos o aqua (ui que medo, se isto parte...)colocamos em cima do outro móvel, ai comecei a descolar a biobox, com um fio de pesca fino, tipo garrote, lá fui cortando, saiu bem.
O silicone que ficou colado no vidro, com uma lamina de barbear das antigas, nos chineses encontra-se, dobra-se, um bocadinho antes de partir, e raspa-se de uma só vez no sitio do silicone, saiu tudo,Smile
Voltei a colocar mais areão no local da biobox um tronquito ajustar as plantas.
Está diferente, fica maior e os habitantes parecem mover-se muito melhor.
Sem baixas até agora Smile
Colocarei fotos mais tarde, como podem compreender, estou sentado no sofá a olhar para eles Very Happy:D:D:D:D

Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Gostos : 141

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 16 Mar 2013, 00:08Responder ao tópico

Boa noite

Olha a baba, já começa a cair pelo cantinho da boca... É bom ver a nossa trabalheira compensada por um aquário mais harmonioso.

Cuidado com essa situação do termostato. Em tempos aconteceu-me um termostato que funcionava deixar a água baixar. O que era? Encaixe da ficha tripla meio lixado. Vê bem isso, e se a ficha encaixa na perfeição e não fica nenhuma folga.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 16 Mar 2013, 00:17Responder ao tópico

Very Happy
Pois Mara também fiquei com essa impressão acho que deve de ter problema na ficha, mas agora consigo ver a se a luz está acesa ou não e antes estava dentro da biobox, não conseguia ver.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sab 16 Mar 2013, 11:35Responder ao tópico

E por isso que tenho ois termóstatos, nada como ter redundância.

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Dom 17 Mar 2013, 23:35Responder ao tópico

Sim é sempre uma salva guarda. Smile Tudo para o bem estar deles Very Happy

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Seg 18 Mar 2013, 11:35Responder ao tópico

Bom dia pessoal tudo a funcionar sem problemas aparentemente visíveis Smile.
Peço desculpa pelas fotos já com projecto finalizado, pois não consegui tirar durante a operação, era muito minuciosa e estava em risco a vidas dos habitantes do aquário Very Happy, mas posso dizer quem quiser tirar a biobox é fácil de tirar, com um bocadinho de paciência , tira-se ou com um garrote ou com uma lamina tipo x-acto, e depois com as ditas laminas de barbear retira-se o excesso do silicone.
Bem segue as fotos:
O antes com biobox:

Agora sem biobox e com o movel novo(reciclado):

Alguns dos habitantes:

Peço desculpa pela quantidade de fotos mas fiquei entusiasmado, para vos mostrar a produto final Very Happy o espaço que se ganha ao retirar a biobox, falta agora fazer um quadro eléctrico dentro do móvel para as várias ligações com relógios etc...

Vossas opiniões aguardam-se, sejam boas ou construtivas ;D.

Carlos Mota

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Seg 18 Mar 2013, 12:07Responder ao tópico

Ola,parabéns pelo aquário esta bonito e muito melhor sem a biobox para alem de ter mais espaço tem outra qualidade de vida para os seus habitantes.
Quantos litros leva?Acho muito baixo para escalares...

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Seg 18 Mar 2013, 12:31Responder ao tópico

Obrigado
Sim no lugar da biobox deu para por um tronco e ainda têm espaço para passar por trás.
Leva 100 litros + -, tem 80 de comprimento, 40 de altura e 35 de fundo, agora sem biobox posso enche-lo mais um bocadinho, pois não tem limite. As escalares têm 1 ano, tinha 6 que me foram oferecidas, já dei algumas e fiquei só com estas duas, penso que sejam um casal.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Seg 18 Mar 2013, 14:50Responder ao tópico

Parabens, focou muito bonito, gostei!

José A. Campos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Seg 18 Mar 2013, 15:37Responder ao tópico

Parabéns, está brutal Smile

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Sex 22 Mar 2013, 10:01Responder ao tópico

Bons dias.
Só agora consegui apanhar este, que foi o sobrevivente mais o tubarão, da iniciação de aquariofilia com agua quente Smile

na casa dele Very Happy

PMA

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Qua 17 Abr 2013, 21:16Responder ao tópico

Boas noites.
Coloco aqui algumas fotos onde mostra algumas mudanças, especialmente no tronco, onde no tronco que aparece nas fotos anteriores, cresceram mais duas pernadas Smile.

Bem no meu caso achava que aquele tronco (o do meio) estava vazio, mas como já está dentro do aqua há já alguma tempo, colar, estava fora de questão.
Então optei por tratar alguns ramos de videira, seca-los bem.
Com uma lima/lixa arredondei até ficar uniforme na ponta do ramo que queria colocar no tronco, tipo taco.
Retirei o tronco submerso, e com uma broca de madeira, na rotação mínima, abri os buracos onde queria colocar os ramos secos, uma vez que os troncos estão secos vão entrar em pressão no tronco molhado.Quando coloquei tudo dentro do aquário os troncos secos incham com a agua, se já estão apertados quando estão secos Very Happy voilá, nem necessita de cola.
( broca com nº inferior ao taco criado com a lima/lixa e só depois abrir com o mesmo nº de broca)

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Qua 17 Abr 2013, 23:07Responder ao tópico

Grande trabalho, fantastico

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Retirar biobox, colocar filtro externo   Responder ao tópico

Retirar biobox, colocar filtro externo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-