Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Tronco com bolor :O

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

MiguelAngelo

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 0

MensagemAssunto: Tronco com bolor :O    Qua 06 Mar 2013, 23:15Responder ao tópico

Pessoal tenho 3 troncos no meu aqua, e um deles começou a ganhar bolor. Depois disso, meti-o a secar uma semana ao sol e voltei -o a por no aqua, mas ele voltou a ganhar o bolor. Tem salvação?

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Qui 07 Mar 2013, 10:19Responder ao tópico

Boas,

O tronco estava bem seco quando o introduziste no aquário?
Se sim isso é perfeitamente normal. Aparece nos primeiros tempos e depois desaparece. Tens camarões e/ou ottocinclus no aquário? Eles tratam de limpar isso.

Caso contrário podes tu mesmo limpar e depois aspiras devidamente.

Abraço

jrocha

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Miguel
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Qui 07 Mar 2013, 12:21Responder ao tópico

Se estamos a falar de um tronco que encontraste na Natureza é possivel que tenha casca se não tirares a casca vai ganhar bolor, chegou a acontecer comigo com uns bonsai mortos, lavei os dito cujos, meti no aquario e passado uns tempos começaram a ganhar bolor, ao lavar reparei que a casca estava a sair, tirei tudo e maravilha, nunca mais tive problemas.

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Qui 07 Mar 2013, 12:46Responder ao tópico

Bom dia.

Por exepriência própria posso dizer que as duas opiniões em cima são válidas Very Happy
Isto é, esse bolor pode aparecer por diferentes factores, Tanto por ter ainda casca, ou por estar mal seco. Tenho troncos de videira num aqua que ainda têm bocados de casca, e que como estavam secos não tiveram esse problema. E tenho outros que estavam sem casca nenhuma, pareciam redmor wood apesar de serem de videira, e no entanto como não estavam bem secos ganharam bolor.

A diferença está no tratamento, se estavam bem secos, (digo completamente ressequidos) então podes deixar no aqua mesmo com alguma casca que os peixes (principalmente camarões ottos e ancistrus) vão dar cabo disso e passado umas semanas está ocmo novo.
Se o tronco não estava bem seco, é mais complicado, e uma semana fora do aqua não te vai resolver. Os meus ficaram 1 mês ao sol no verão e não foi o suficiente.

Cumps

MiguelAngelo

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Qui 07 Mar 2013, 18:40Responder ao tópico

O tronco é de videira, e penso que estivesse seco eu cheguei mesmo a deixa-lo junto da lareira. Até começou a estalar. Ainda nao tenho peixes, o aqua ainda está a ciclar e tinha medo que o bolor branco lhes fizesse mal. Tenho 3 troncos de videira no aqua mas apenas um tem bolor :S

Obrigado pelas respostas, foram bastante esclarecedores. Abraço

PMA

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Pedro M A
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Sab 09 Mar 2013, 13:45Responder ao tópico

Boa tarde
Eu tratei de um tronco de oliveira, seguindo algumas informações daqui, tenho há 1 ano e está tudo ok.
Fervi em agua e sal, 20/30 minutos, depois coloquei durante uma semana o tronco acravado num balde com sal (se colocares agua quente o sal dissolve melhor Wink, depois voltei a ferver (passo 1), coloquei dentro de um balde novamente mas com cloro ou podes utilizar lixívia (esta até sentires o cheiro da lixívia na agua), deixas durante uma semana, e voltas ao (passo 1-ferver) entre este passos vais vendo se existe alguma casca a descolar (vai haver de certeza) retiras até conseguires.Voltas colocar dentro do balde só com agua, no dia seguinte verificas se agua ainda fica castanha (vai sempre ficar tipo uma cor de chá muito suave, que vai passando com o tempo depois de estar dentro do aquário.
Se tiveres tempo e fizeres isto todos os dias o tempo pode ser mais curto,fazes até verificares que agua fica clara.
Com isto todas as bactérias que possa ter , desaparecem, depois vais verificando o que se vai passando dentro do aquário.
Poderá ganhar algum bolor, mas já é do próprio aquário, com uma faunazita isso desaparece Wink:

MiguelAngelo

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Dom 17 Mar 2013, 14:39Responder ao tópico

Eu fiz os tratamentos todos, tanto qe apenas um dos troncos tá com bolor, esse demorou mais a secar, pois quando o apanhei ainda tava verde e teve algum tempo a secar, depois vi qe ele ganhou bolor voltei a tirá-lo do aqua e secá-lo de novo. Amanha vou comprar 3 Ottos, há problema ter ottos com Escalares? Queria por escalares neste aqua...

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Sex 29 Mar 2013, 21:53Responder ao tópico

Não tens problemas em colocar os ottos com escalares, dão-se bem.
Desculpa a resposta não ter sido breve. Como estão as coisas?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tronco com bolor :O    Responder ao tópico

Tronco com bolor :O

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-