Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

...:::Harmony:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: ...:::Harmony:::...   Dom 03 Mar 2013, 20:27Responder ao tópico

Boas,

Como todos sabem, após um descuido meu na manutenção do meu anterior aquário devido à minha falta de tempo (...:::The Green Plain:::...), venho aqui mostrar a montagem que veio substituir esta.
Tal como eu tinha dito, esta é uma montagem não tanto virada para o hardscaping como a última mas sim algo mais descontraído para levar com calma e com flora um pouco menos exigente apesar de alguma ainda ser de alta manutenção.
Irei fazer algumas esperiências ao longo da vida deste brinquedo...

Setup:

Data de Montagem: 21-02-2013

Dimensões: 60Cx40Lx30A (72l)

Filtragem: Eheim 2213 com torneiras duplas + Filtro UV 5W da Boyu

Aquecimento: Eheim Jagger 150W

Iluminação: 1x24W + 2x14W (calha 60 cm da boyu) ligada 9h por dia

CO2: Garrafa de 2Kg com redutor de pressão de 2 manómetros + válvula solenoide + válvula de agulha

Substracto:
JBL Aquabasis plus
JBL Manado

Hardscape:
Tronco (não sei qual o nome da madeira)

Fertilização:
Esquema da Elos:
Fase1
Fase2
K40

Flora:
Eleocharis sp. "mini"
Pogostemon Helferi
Staurogyne sp.
Fissidens fontanus
Rotala wallichii
Althernanthera rosaefolia mini
Blyxa japónica
Ammania sp. "Bonsai"

Fauna:
Paracheirodon Axelrodi
Ottocinculus Affinis
Ottocinculus "negros"
Iriatherina Werneri (talvez irão sair)
Corydoras Pygmaeus
Ramirezi "German Blue"
Caridinas Japónicas
Neritina Natalensis

Bem pessoal este é o setup do aquário, fotos, amanha eu coloco-as aqui... Wink
Na fertilização começei com o Estimative index mas não gostei dos resultados depois de cerca de 2 semanas de utilização, tenho sempre o mesmo resultado com este método, fico com as plantas esbranquiçadas e com uma película grossa de "gordura" à superfície da água, logo vou voltar para a Elos, pois tive bons resultados na montagem anterior.
O manado o o aquabasis são exactamente os mesmos da última montagem, eu não os troquei, pois acho que ainda têm muito para dar... Smile
Aqui vai a foto prometida, mas é apenas uma do inicio com uma semana de montada:

Vou tentar tirar mais fotos pois com uma é sempre pouco pois mal da para mostrar o aquário como deve de ser... Wink
Comentem pessoal!! Cool

Última edição por Fábio Joaquim em Seg 04 Mar 2013, 16:32, editado 1 vez(es)

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Dom 03 Mar 2013, 21:25Responder ao tópico

Ficamos a espera das fotos.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 14:49Responder ao tópico

Boas!

Amanhã é hoje certo? Very Happy Cadê as fotos? Lol

Fábio, só para ficar com uma ideia, quanto te fica a fertilização com os produtos da ELOS? Deduzo que fique bem mais caro do que usando pós para o EI.

Abraço

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 15:05Responder ao tópico

Boas,

Fotossss ??? Razz

AB

João

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 16:36Responder ao tópico

Boas!

Isso ainda está muito no início, mas promete...

Simples e bonito!

Fico a aguardar o desenvolver!

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 16:46Responder ao tópico

Domm escreveu:
Boas!

Amanhã é hoje certo? Very Happy Cadê as fotos? Lol

Fábio, só para ficar com uma ideia, quanto te fica a fertilização com os produtos da ELOS? Deduzo que fique bem mais caro do que usando pós para o EI.

Abraço

Boas João,

Sim, a fertilização com Elos fica mais cara com os pós (eu próprio também tenho os pós) mas com o E.I. tive sempre os mesmos resultados, não sei porque, uma camada super grossa de uma espécie de "gordura"na superficie da água e as plantas acabam por ficar esbranquiçadas (devido a algum tipo de carência que eu não sei qual é) e com a elos não acontece, as plantas crescem super saudáveis, sem carências (que ficou comprovado na minha última montagem).
Os 3 fertilizantes da Elos ficaram por volta de 60€ mais coisa menos coisa mas dá-me para um bom tempo, é um grande investimento mas acho que a longo prazo compensa.

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 16:57Responder ao tópico

Boas,

Eu não quero pensar no trabalho que tiveste a meter aqueles "carreiros" todos certinhos LOL
Gostei Wink

Agora é dar tempo.
Joaquim aquela madeira é nova? Já a tens de outra montagem?
Já tive este tipo de madeira e ao inicio deixava mta cor na água.
Passado 2 anos tive que mudar porque apodreceu.

AB

João

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 18:48Responder ao tópico

Boas.

Qual e a mistura que fazes nos fertilizantes DYI?

Muitos utilizadores usam fertilizantes DYI usando a tabela do Pedro Santos para as quantidades incluindo eu próprio, e nunca ouvi queixa igual.

Camada na superfície não tenho, e as plantas estão com muito bom aspecto, basta olha para a foto que tenho na assinatura.

Alias, experimentei um fertilizantes da ADA e não tive tão bons resultados...

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 20:42Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Boas,

Eu não quero pensar no trabalho que tiveste a meter aqueles "carreiros" todos certinhos LOL
Gostei Wink

Agora é dar tempo.
Joaquim aquela madeira é nova? Já a tens de outra montagem?
Já tive este tipo de madeira e ao inicio deixava mta cor na água.
Passado 2 anos tive que mudar porque apodreceu.

AB

João

Boas João,

Se estas a falar da eleocharis, sim deu uma dor de costas valente, preparar e plantas 3 vasos de 1-2-grow da tropica ainda me deu uma boa dor de costas... Very Happy mas quem corre por gosto não cansa né!? :lol:

Sim, ainda é tudo muito recente, ainda tem que maturar , vamos a ver como é que a flora se comporta...
A madeira comprei de propósito para esta montagem, e sim deixa um pouco a água tipo chá, mas não muito, com o tempo penso que irá deixar menos cor na água Wink Os peixes agradecem a água tipo chá pois a maior parte da fauna que tenho é sul americana... Smile

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 20:47Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Boas.

Qual e a mistura que fazes nos fertilizantes DYI?

Muitos utilizadores usam fertilizantes DYI usando a tabela do Pedro Santos para as quantidades incluindo eu próprio, e nunca ouvi queixa igual.

Camada na superfície não tenho, e as plantas estão com muito bom aspecto, basta olha para a foto que tenho na assinatura.

Alias, experimentei um fertilizantes da ADA e não tive tão bons resultados...

Boas José,

Eu uso os sais de acordo com o método Estimative Index do Tom Barr.
Não conheço essa tal tabela do Pedro Santos, onde é que isso está para ir dar uma espreitadela?
Ja usei em várias montagens e sempre tive o mesmo resultado, não sei porque mas sempre foi assim por isso prefiro jogar seguro e ir de novo para a Elos, como tive bons resultados anteriormente, acho que não vale a pena mudar agora, vou continuar... Wink

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Seg 04 Mar 2013, 22:33Responder ao tópico

Boas!

Essa tabela não é nada de especial!

Apenas te dá uma maneira fácil de "jogares" com a quantidade de compostos para teres a quantidade de nutrientes que necessitas!

Quanto à película também me acontece um pouco, mas nada que nas TPA's não se resolva!

Mas se tens bons resultados com a ELOS, e a tua carteira assim o permite, também penso que não vale a pena arriscares, mesmo achando que o risco é mínimo! Very Happy

Abraço!

P.S. - A tabela está neste tópico.

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Qui 07 Mar 2013, 21:42Responder ao tópico

Boas pessoas,

Bem, venho dar o ponto de situação do aquário.
Ja la vão 2 semanas desde que montei o aquário e até agora apenas umas alguinhas, o que é normal no inicio da montagem, nada de preocupante, as helferi é que se ressentiram um bocado, perderam algumas folhas mas nada de mais, o mesmo tinha acontecido na montagem anterior, ja se ve rebentos novos e tudo Wink A blyxa também se ressentiu um pouco, algumas folhas melaram mas tal como as helferi ja vejo melhorias e pequenos rebentos... A eleocharis é a planta que se nota mais crescimento em apenas 2 semanas no aquário, ja se nota o seu crescimento comparando com a primeira foto Smile
A planta que me esta a dar dor de cabeça é a rotala wallichi pois esta não anda nem desanda e parece que algumas folhas estão a queimar é estranho pois no inicio estava a dar-se bastante bem... É esperar para ver, até ja tenho uma planta em mente para a substituir. Cool
Em termos de fauna, as iriatherinas estão para sair, irei apenas ficar com um cardume de cardinais, apenas tenho 8, para a semana hei de adicionar mais uns quantos.

Um update que eu devo de fazer é adicionar uma bomba de circulação pois vejo em algumas áreas do aquário onde ha deficiencia de circulação o aumento de algas apesar de estas se removerem facilmente, acho que mais circulação so vai trazer beneficios... Smile

Prontos, chega de paleio e vamos às fotos. Very Happy

A qualidade das fotos é que não é a melhor pois foram tiradas um pouco à pressa. Wink

Comentem!!!

Miguel Lamy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Miguel Lamy
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Qui 07 Mar 2013, 23:12Responder ao tópico

Gosto do layout, estas de parabens Wink

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 08 Mar 2013, 12:12Responder ao tópico

Bom dia. IIsso está a compor-se. A eleocharis está a desenvolver bem, daqui a uns tempos está fechada e impecável. Só me parece que a pogostemon é que está a ir-se a baixo, mas pode ser da foto.

Muito bom layout. Boa sorte com isso

Cumps

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 08 Mar 2013, 17:32Responder ao tópico

João Rui escreveu:
Bom dia. IIsso está a compor-se. A eleocharis está a desenvolver bem, daqui a uns tempos está fechada e impecável. Só me parece que a pogostemon é que está a ir-se a baixo, mas pode ser da foto.

Muito bom layout. Boa sorte com isso

Cumps

Boas,

Sim, de facto as helferi ressentiram-se um bocado, mas ja estão a arrebitar, isto ja me tinha acontecido na minha montagem anterior, mas como ja estão a arrebitar não me estou a preocupar muito Smile
A eleocharia está a surpreender-me, cresceu significativamente numa semana, da para ver bem a diferença, mais um mesinho e ja espero com o tapete fechado, a ver vamos se corre tudo bem até la...

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 15 Mar 2013, 18:58Responder ao tópico

Boas,

Pessoal, preciso da vossa ajudo com o meu aquário!
Ultimamente as plantas, nomeadamente as helferi e a blyxa têm estado a morrer, pois têm estado a melar, mas como ja me tinha acontecido anteriormente, não fiz caso mas agora as blyxas ja foram quase todas à viola e as helferi também!!
Hoje fui fazer testes à água (ja os devia ter feito ha mais tempo) e descobri o real problema das plantas estarem assim, tenho o KH e o GH demasiado baixos, o que faz com que as plantas começem a melar, o que é o que esta a acontecer!!
Tenho o GH a 3º e o KH a 2º!! E o PH está nos 6.0...
Como é que eu faço para subir estes valores?
Agradeço que me ajudem...

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 15 Mar 2013, 20:16Responder ao tópico

Boas!

O gH sobe se usares Mg.SO4... Se não estou em erro o gH dá-te a concentração de Mg e Ca na água, por isso qualquer um deles serve.

O kH não te sei dizer...

Abraço!

maseumaseu

Membro
Membro

Nome Real : João
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 15 Mar 2013, 22:45Responder ao tópico

... lindíssimo!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 15 Mar 2013, 23:45Responder ao tópico

Isso esta a ficar brutal...

Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna

Gostos : 141

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sex 15 Mar 2013, 23:49Responder ao tópico

Boa noite

Antes de mais gosto do teu aquário, está muito bonito
Quanto ao KH, nos primeiros tempos após a montagem do meu aquário tive o KH muito baixo, não fiz nada e ele acabou por subir. Issonão estará a acontecer por ser uma montagem recente?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sab 16 Mar 2013, 00:01Responder ao tópico

Conheço um tipo que mete uns pós na água para controlar isso, quando tive o kh baixo ele disse-me que para aumentar o KH usava NaHCO3 (penso que isso é bicarbonato de sódio), e para aumentar ambos (GH e KH) usava CaCO3 (carbonato de cálcio). Mas como não fiz nada disso, não faço ideia se funciona, se é prejudicial e quais as quantidades se fôr uma hipótese "saudável"

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sab 16 Mar 2013, 01:18Responder ao tópico

Boas pessoal.

Antes de mais obrigado pelos comentários...

Depois de pesquisar um pouco acerca de como aumentar o GH e o KH vi que há várias formas, adicionando sais como o bicarbonato de sódio (aumenta o kh e o ph) como o sulfato de magnésio (aumenta o gh), pois é eu tenho estes dois produtos mas depois pensei, mas assim terei que estar constantemente a adicionar estes produtos na água para ter os níveis de KH e GH correctos, foi aí que eu pesquisei mais um pouco e acho que arranjei a forma mais "fácil" de fazer aumentar estes valores na minha água, que é adicionar rochas calcárias ao sistema.
Então o que é que eu vou fazer, amanhã vou a uma loja aqui da zona comparar areão de coral moído para colocar no filtro de modo a aumentar estes valores gradualmente sem estar constantemente a adicionar químicos na água e sem correr o risco de afectar a fauna com "choques" de valores pois ao usar os pós iria aumentar estes valores repentinamente se saber as doses certas que usar...

Por isso é isto que vou fazer, assim penso conseguir estabilizar esses valores a longo prazo e também subir o meu PH que está um pouco baixo (6.0 ph) e assim aumentar o efeito de "tampão" no sistema.

Hoje até ja coloquei umas pedras calcárias no filtro mas com o areão de coral moído tenho resultados mais rápidos do que as pedras e por isso amanha serão substituidas pelo areão de coral...

Eu bem estranhava as plantas estarem a ressentirem-se tanto mas pensei que fosse normal, mas ja deveria de ter feito testes ha mais tempo pois não tinha deixado prejudicar tanto a flora, mas como diz o ditado, "mais vale tarde que nunca".
E também para a semana ja vêm reforços na flora prejudicada, tal como uns pés de blyxa japónica e uns pés de pogostemon helferi Wink

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sab 16 Mar 2013, 01:37Responder ao tópico

Ora bolas. Como nao me lembrei disso. Tens razao, na altura pus conchas e pedras calcarias no aquario. É isso mesmo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sab 16 Mar 2013, 11:33Responder ao tópico

Mas coloca pouca quantidade de cada vez.

Alteração brusca de ph tem maus resultados

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Sab 16 Mar 2013, 18:11Responder ao tópico

boas.no meu aquário no inicio tinha uma agua muito dura com gh de 18 e kh 10 ph 6.4.depois consegui descer mas desceu muito o gh caiu abaixo dos 3 o kh 6 ph ficou de 6.4 mas passando algum tempo as conchas dos meus caracóis e algumas plantas começaram a desfazer-se as conchas ficaram cheios de buracos foi então que coloquei na agua osso de choco que eu tinha para o periquito do meu filho,desde então não há mais problemas com as conchas e nem as plantas e os parâmetros desde então são gh 6 kh 8 o ph esta nos 6.4.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ...:::Harmony:::...   Responder ao tópico

...:::Harmony:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-