Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como fazer um Sifão !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Como fazer um Sifão !   Sab 02 Mar 2013, 18:00Responder ao tópico

Ora boas:

Não será nada de novo mas deixo a ideia de como fazer um sifão em casa, poupando algum dinheiro.
Esta peça permite eliminar o tipico ruído da água a escorrer pelo tubo de queda.
No meu caso, necessitei de uma ponta com 10cm de tubo pvc de 35mm mas pode ser outra qualquer, depende do tubo que estiver no aquario.

Material:
- 1 União 35mm/35mm
- 1 Tampão de pvc 35mm
- 1 Ponta tubo de 40mm
- Silicone ( usei fita de electricista, pois não fica submerso, e queria deixar pronto, usando silicone teria que deixar secar)
- 30cm (variavel) mangueira de ar ou CO2

Ferramentas:
-Berbequim
-Broca 5 ou 6 mm (não mais que o diâmetro da mangueira!!!)
-Lixa ou grosa
-Serrote c/ serra de ferro ( é o que uso para cortar o pvc, ou rebarbadora)

Não deixo grandes explicações porque é facil de perceber.Corta-se 10cm (variavel) tubo 35mm, encaixa-se dentro da união e depois, essa parte encaixa-se dentro do tubo 40mm.Acerta-se de um dos lados e marca-se do outro com caneta feltro (ou lápis), retira-se do tubo 40mm (mantendo a união) e nessa zona é só fazer furos de qualquer modo, não precisa ficar bonito.Após furação feita limpar as "limalhas" com a grosa.Encaixar dentro do tubo 40mm e colar a zona por cima dos furos.
Na outra ponta da união colar (eu, só encaixei) o tampão, e no seu topo fazer um furo de modo que a mangueira entre justa, sem grandes preocupações.Encaixar a mangueira.Na ponta da mangueira aplicar uma valvula de ar, eu não tenho em casa e usei uma mola.Ao fechar a saida da mangueira, ligeiramente, permite que a agua circule com maior rapidez, aumentando o fluxo e eliminando o ruido.
Encaixar a peça no tubo de queda do aquario, por dentro ou por fora desse tubo, é irrelevante.
Deixo umas fotos.Espero ter sido util.
Abraço

Pormenor do interior tubo 40mm, por onde vai escoar a água:

Aqui, peça concluida, sem colas, dá para tirar limpar etc:

União, tampão, ponta tubo 35mm e tubo 40m ( zona branca é teflon para ajustar, não usei cola)

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Sab 02 Mar 2013, 23:58Responder ao tópico

Bom, simples e prático.

izaque

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Dom 20 Out 2013, 10:43Responder ao tópico

acho q nao vai ser mto eficiente por causa da mangueira ser mto pequena.. aqui eu sifono com a propiá bomba acho bem mais pratico

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Seg 21 Out 2013, 20:27Responder ao tópico

Boas izaque, tem sido eficiente até ao dia de hoje Very Happy  escoa sem qualquer ruído, a mangueira serve unica e exclusivamente para passar o ar, pois a água para entrar é necessário que o ar saia.
Obrigado pela participação no tópico e qualquer coisa disponha.
Abraço

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Seg 21 Out 2013, 23:02Responder ao tópico

Citação :
tem sido eficiente até ao dia de hoje
Eu queria ver isto Razz Razz Razz Hehe grande Alex bem vindo de volta,mas realmente eu já estou muito curioso de Destiny,para quando podemos esperar novas fotos??? Suspect  

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Ter 26 Nov 2013, 22:29Responder ao tópico

Boas,

E um vídeo do funcionamento deste DIY?
Isso seria excelente Wink

Abraço

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Ter 26 Nov 2013, 22:52Responder ao tópico

Izaque hoje reparei q talvez tenhas feito confusão com sifão de sifonar o fundo do aqua.?!
Este sifão não tem esse objectivo.Trata-se de 1 sifão para diminuição de ruido da queda de água, quando esta cai para a sump.

Olá Hugo, tudo bem? xiiiiiiii videos.......não tenho paciência para isso eheheh
Vamos vêr.....
Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como fazer um Sifão !   Responder ao tópico

Como fazer um Sifão !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-