Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Consumos do material do aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 22:37Responder ao tópico

Boas,

Vinha aqui lançar um tema de debate para chegar a melhor conclusão acerca dos gastos do nosso aquário então é assim,

Como alguns sabem o meu filtro externo eheim 2213 avariou e eu comprei outro igual(agora novo em folha Smile) estive para comprar o 2215 mas gastava mais luz então surgiu-me uma ideia será que ah algum problema em desligar o filtro algumas horas por dia? ou seja imaginado o seguinte esquema o filtro ligado durante 6 horas e desligado duas por exemplo mantendo este sistema ao final do mês somando as horas que o filtro esteve desligado talvez se notasse alguma diferença na factura da EDP ?

gostava de saber as vossas opiniões acerca deste assunto

Obrigado pela atenção

Grande Abraço

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 22:44Responder ao tópico

Esquece isso, um filtro, mesmo os mais comilões ao nível do consumo não Gastao mais de 1e por mês ligados 24h.

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:02Responder ao tópico

LOL asério e os termoestatos? consonem muito?

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:17Responder ao tópico

Também acho que com o filtro não vale a pena. O termostato sim, se tiver muito tempo ligado gasta com fartura.já vi montagens de aquarios embutidos na parede isolados com esferovite para que a temperatura nao desca muito...

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:18Responder ao tópico

Ola Bruno

Ao nivel dos filtros tens que pensar que as bacterias precisam de O2 para sobreviver.
É o estar a funcionar vai fornecer esse O2 que elas precisam.
Ganhas em € mas perdes em qualidade da água = possiveis baixas = talvez as baixas sejam mais caras que os € poupados por o filtro estar off.

Os Termostatos são consumo directo.
Isto é, enquanto os termostatos procuram atingir o objectivo gastam energia ... dai ser sempre melhor ter um termostato mais potente para mais rapidamente atingir o seu objectivo e esteja menos tempo ligado.

AB

João

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:20Responder ao tópico

Humm pois eu estou a pensar em trocar os termoestatos que tenho por mais potentes de modo a estarem mais vezes desligados obrigado pelo esclarecimento pessoal Smile

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:37Responder ao tópico

Não, um filtro não provoca mossa, já o termostato faz uma ligeira mossa

Imagina o seguinte: Um termostato de 200 W se estivesse ligado 24 h/dia gastaria qualquer coisa como:

200 W x 24 horas= 4800W x 30 dias = 144000 W
144000 W = 144 KW
1 Kw - 0,1582 € + IVA(tarifa normal, em bi-horário é diferente)
144 Kw x 0.1582 € = 22,78 € + Iva, qualquer coisa como 28.02 já com IVA

É claro que isto seria para 24 horas sempre a trabalhar o que não acontece na realidade. Daí ser aconselhável um termostato forte, assim permanece menos tempo a aquecer a água

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Ter 26 Fev 2013, 23:53Responder ao tópico

Além disso aí para baixo a temperatura é mais alta, menos tempo estão os termostatos ligados. Já aqui, com 3º negativos na rua, não é fácil manter a casa quente

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Qua 27 Fev 2013, 09:08Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Não, um filtro não provoca mossa, já o termostato faz uma ligeira mossa

Imagina o seguinte: Um termostato de 200 W se estivesse ligado 24 h/dia gastaria qualquer coisa como:

200 W x 24 horas= 4800W x 30 dias = 144000 W
144000 W = 144 KW
1 Kw - 0,1582 € + IVA(tarifa normal, em bi-horário é diferente)
144 Kw x 0.1582 € = 22,78 € + Iva, qualquer coisa como 28.02 já com IVA

É claro que isto seria para 24 horas sempre a trabalhar o que não acontece na realidade. Daí ser aconselhável um termostato forte, assim permanece menos tempo a aquecer a água

Obrigado Mara era mesmo uma coisa dessas que eu queria para ter mesmo noção dos gastos obrigado :cheers:

Só mais uma coisa a temperatura no ALentejo só é quentissima de Verão porque de resto de Inverno tbm chega a negativos por exemplo cada vez que saio de casa tenho o carro congelado com geada Razz Razz Razz Razz

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Qua 27 Fev 2013, 10:14Responder ao tópico

Boas Bruno,

Realmente o nosso Alentejo é bem tramado no que diz respeito às amplitudes térmicas. O que me safa durante o Verão é ter uma casa bastante fresca, caso contrário seria difícil manter uma temperatura aceitável no aquário.

Em relação ao filtro, concordo plenamente com o que foi dito. O filtro é o pulmão do aquário e é nele que está patente todo o equilíbrio do mesmo. Se existe algum equipamento onde não deveremos poupar (para o bem estar dos habitantes do aquário) é no filtro. Pensa assim, se tu respirasses durante 6 horas e parasses durante 30 minutos e depois repetisses, achas que conseguirias aguentar? (eu sei que é um exagero, mas é só mesmo para exemplificar).

Sobre o funcionamento dos termostatos existe um tópico de discussão que podes consultar aqui:
http://www.peixefauna.com/t10356-o-termostato-topico-de-discussao

Podes poupar nos termostatos, no iluminação, nas fertilizações, etc… Mas no filtro é melhor não Wink

Abraço

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Qua 27 Fev 2013, 14:40Responder ao tópico

Só um reparo....

Um termostato mais potente não é sinonimo de popança!

Se tiveres um termostato de 200W, por principio mais estar mais tempo ligado do que um de 300W, mas por outro lado, um de 300W gasta mais 100W no tempo que está ligado do que o de 200W, pois isso anda ela por ela...

A unica maneira de poupar na electricidade gasta pelo termostato é ter o aqua bem isolado por baixo e nos lados não expostos, assim como ter o aqua tapado.

Um Aqua tapado arrefece muito mais devagar do que um destapado...

Um termostato potente tem como UNICA vantagem o conseguir aquecer a agua mais rapidamente, o que permite ter uma temperatura mais constante, mas isso só é bom para os Peixes, não para a carteira..

Bruno Dias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Qua 27 Fev 2013, 20:20Responder ao tópico

boas noites pessoal já estive a ler as vossas respostas todas muito obrigado pelo tempo gasto grande abraço e obrigado pelas dicas foram muito importantes

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Consumos do material do aquario    Responder ao tópico

Consumos do material do aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-