Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Medaka (Oryzias latipes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

mario carvalho
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : portugal
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/08/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Medaka (Oryzias latipes)   Qua 19 Ago 2009, 15:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nome cientifico: Oryzias latipes

Ordem: Beloniformes.

Família: Adrianicthyidae.

Subfamília: Oryziinae.

Origem: Japão, China, Formosa, Coreia e Vietname.

Habitat: Rios de águas lentas e arrozais.

Descrição: Peixes esguios, a sua coloração em estado selvagem é de um cinzento-prateado, mas há também variedades de aquários brancas ou amarelas. A barbatana anal é mais extensa do que é normal, em comparação à dorsal que tem uma dimensão menor que esta.

Comprimento: 4 cm.

Dimorfismo sexual: As fêmeas têm geralmente uma barriga maior que os machos e estes têm as barbatanas dorsal, peitoral e anal mais desenvolvidas.

Esperança de vida: 3 anos.

Temperatura: 18 a 24 °C, mas podem suportar durante breves períodos temperaturas extremas entre os 5 e os 35 °C.

pH: 7 – 8.

Dureza da água: 9 – 19 °dGH.

Dieta: omnívoros (flocos, granulado, dáfnias e náuplios de artémia). Os Medakas alimentam-se à superfície do aquário podendo, no entanto, procurar comida no fundo do aquário.

Actividade: diurnos.

Sociabilidade e aquário: são um peixe pacifico e de grupo, por isso é conveniente existirem pelo menos 5 indivíduos no aquário, e este deverá ter no mínimo 20 litros de capacidade. O aquário deve ter bastante vegetação próxima da superfície que proporcione um suporte adequado para a desova. Prefere a zona media e o cimo do aquário. Não necessita de aquecimento, pois é originária de águas temperadas – deste modo pode partilhar o aquário com outras espécies de águas temperadas e não-agressivas como os falso-neo chines, a Beaufortia leverettii ou até o Carassius auratus (até dimensões médias).

Reprodução: São ovíparos de fertilização externa. Têm tendência a reproduzirem-se durante a Primavera. O processo é despoletado através da temperatura quando esta se encontra perto dos 25°C. Durante o processo reprodutivo a fêmea ganha um aspecto inchado parecido com o dos vivíparos, e de seguida manterá os ovos fixados em cacho entre o abdómen e a barbatana anal durante algumas horas, período em que o macho os fertiliza, depositando-os depois em plantas de folhas preferencialmente finas. Neste altura, para assegurar uma melhor taxa de sobrevivência dos alevins é aconselhada a remover os ovos para um aquário próprio. Uma fêmea pode produzir ovos todos os dias durante um período de várias semanas.
Os ovos demoram entre 1 e 3 semanas a eclodir, dependendo isso de vários factores como as características da água e a sua temperatura. Os alevins são fáceis de criar e podem ser alimentados com comidas comerciais para alevins.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Medaka (Oryzias latipes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-