Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sintra Garden - 1º Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 07:38Responder ao tópico

Boas!

O mal dessa alga é mesmo esse... Ou a controlas de início ou depois é uma dor de cabeça!

Para a combateres desde já, o melhor é aplicares carbono líquido directamente nos focos com uma seringa.

Em alternativa podes usar água destilada, mas com muito cuidado pois queima das plantas quando sobre-doseada!

As algas verdes que falas é em bolas ou é tipo pó?

De resto 5 estrelas! Very Happy

Abraço!

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 07:58Responder ao tópico

Boas Pedro,
A alga é tipo pó e só apareceu nas zonas que estão paralelas à incidência da luz, partes dos troncos e pedras que estão na sombra não aparece, agarra-se também aos vidros, mas dos vidros sai facilmente com uma simples passagem, tenho é de limpar os vidros de 3 em 3 dias, das pedras é mais difícil de sair.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 09:52Responder ao tópico

Boas!

É a GDA (Green Dust Algae).

O tratamento para isso é algo estranho... Very Happy

Não lhe mexas durante 3 semanas a 1 mês. Isto permite a que a alga tenha um ciclo completo.

Depois limpa bem o vidro com um pouco de lã filtrante, muito devagar, para que a alga fique lá! Não espremas a lã dentro do aquário e retira o mais possível.

Podes ter de fazer isto uma segunda vez, mas por norma resulta bem!

É uma alga frequente em montagens recentes e é provocada habitualmente por baixos níveis de CO2 e de nutrientes.

Abraço!

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 11:38Responder ao tópico

Ok, vou fazer isso e entretanto também reduzi o tempo de luz para sete horas.
Obrigado.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 12:19Responder ao tópico

Gostei muito do layout, vou acompanhar a evolução!
Boa sorte com as algas.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 12:20Responder ao tópico

Boas, de facto este aquário tem muito potencial, tens uma bela disposição de rochas, muito natural, gosto também do manado, dá uma cor muito porreira, agora o C02 caseiro é que te vai dar dores de cabeça como já te estás a aperceber, sei que o investimento é elevado mas se queres manter essas plantas e puxar pelo aquário um kit pressurizado é a solução.

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 13:36Responder ao tópico

Boas Rui,
Pode ser que com a devolução do gaspar deste mês, sobre algum para o sistema e pelo que tenho visto por aí em segunda mão, há pessoal a desfazer-se deles a bom preço. Mas já vi que tem de ser, aliás as algas apareceram quando o débito do caseiro caiu para 50%, foi automático, por outro lado devo estar com os nitratos altos, embora tenha feito TPAS de 4 em 4 dias para minimizar o pico do ciclo é possível que isso esteja a acontecer, mas não fiz testes e por isso não sei, amanhã vou fazer outra TPA e no fim de semana a ver se faço testes ao aquário.

Abraço

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 13:37Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Gostei muito do layout, vou acompanhar a evolução!
Boa sorte com as algas.

Obrigado Vera.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 13:39Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Boa sorte com as algas.

Mais que sorte é preciso paciência! :lol:

Quanto aos nitratos, porque achas que estão altos?
Que valor é que para ti é estar alto?
Que relação tem isso com as algas?

Abraço!

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 14:04Responder ao tópico

Peço desculpa, eu queria me referir a niveis de fosfatos.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 14:37Responder ao tópico

João Marques escreveu:
Boas Rui,
Pode ser que com a devolução do gaspar deste mês, sobre algum para o sistema e pelo que tenho visto por aí em segunda mão, há pessoal a desfazer-se deles a bom preço. Mas já vi que tem de ser, aliás as algas apareceram quando o débito do caseiro caiu para 50%, foi automático, por outro lado devo estar com os nitratos altos, embora tenha feito TPAS de 4 em 4 dias para minimizar o pico do ciclo é possível que isso esteja a acontecer, mas não fiz testes e por isso não sei, amanhã vou fazer outra TPA e no fim de semana a ver se faço testes ao aquário.

Abraço

Eu bem sei, o meu nano enche-se de BBA's e acredita que isso é praga que dificilmente morre!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 15:11Responder ao tópico

João Marques escreveu:

E que tem os fosfatos a ver com as algas? Very Happy

É mais um mito da aquariofilia!

Abraço!

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 15:24Responder ao tópico

Lindo Very Happy
Espero que resolvas a questão das algas Wink

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 15:55Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
João Marques escreveu:

E que tem os fosfatos a ver com as algas? Very Happy

É mais um mito da aquariofilia!

Abraço!

Tenho lido por aí que a presença de fosfatos em excesso favorece o crescimento de algas... mas o meu conhecimento nessa area é bastante limitado, terei de estudar o assunto... se dizes que não tem nada a ver é menos uma coisa para me preocupar agora. Very Happy

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qui 04 Abr 2013, 15:57Responder ao tópico

sandrass escreveu:
Lindo Very Happy
Espero que resolvas a questão das algas Wink

Obrigado Sandra, há de se resolver.

gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 00:29Responder ao tópico

fosfatos a mais pode originar algas sim.

que e o caso de green spot.

Pedro Santos, nao leves a mal por te contradizer, mas nao e bem um mito.

deves saber bem melhor q eu que deve haver um balanço entre fosfatos e nitratos. se o valor de fosfatos for demasiado alto perante o valor de nitratos, pode originar pelo menos greenspot.

sei o que digo pois ja presenciei isso, ja fiz o teste por varias vezes, e obtive sempre o mesmo resultado. apos baixar o valor de fosfatos perante o valor nitratos, voilá, no more green spot.

já agora, parabens pelo plantado Joao Marques.
está agradavel de se ver, e a tua calha, uma belissima ideia 6*

gosto de ver calhas DIY, (pois eu tambem fiz a minha) e atua sem duvida está muito engraçada !

abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 08:12Responder ao tópico

Boas!

Ricardo, de certa forma estás-me a dar razão...

Não são os fosfatos a mais que criam algas! É nessa teoria que se baseia a filosofia do método estimativo de fertilização.

Tens é de ter valores equilibrados (mínimos) para que o ecossistema esteja equilibrado!

Tendo carência de um dos elementos vais ter algas. Não por excesso de outros!

Abraço!

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 09:11Responder ao tópico

Obrigado Ricardo. Quanto às algas a coisa está a melhorar, tenho feito TPA de cerca de 30% de 3 em 3 dias e noto menos green spot tanto nos vidros como em alguns locais das pedras. Como na quinta vou 4 dias para fora estou também a pensar deixar o aquário em apagão, fica só com a luz natural da sala e como está bastante afastado da janela, não é muita.

gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 09:50Responder ao tópico

cuidado com esse "apagao" 4 dias é muito tempo.. e sujeitas-te a chegar a casa e tar tudo "morto"

se calhar e preferivel deixar tudo ligado (gasta-te mais luz ao fim do mes, e de certeza que vao aparecer algas) mas ao menos é coisa q depois consegues resolver em 1 semana.

nao tens ngm da familia de confiança que possa ir a tua casa ver isso? pais, irmaos ?

assim ao menos sempre te punham o olho nisso ..

abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 10:09Responder ao tópico

Boas!

Não tens um temporizador na iluminação?

Isso nos chineses é baratíssimo e resolve-te o problema!

Abraço

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 10:38Responder ao tópico

Pois... 4 dias sem luz = a morte da flora...

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 10:43Responder ao tópico

Boas , sim tenho um temporizador e neste momento estou a dar 7 horas diárias, quando me referia a apagão era mesmo desliga-lo durante os 4 dias para ajudar à limpeza das algas... sempre ficava com a luz ambiente da sala, não seria na escuridão completa, mas então é melhor não, quando chegar continuo com a limpeza... entretanto amanhã faço mais uma TPA para os 4 dias de ausência... provavelmente também estou com intensidade de luz a mais no aquário, o aqua tem 90x35x35 110 lT brutos e tenho 3 T5 de 39W, inicialmente estava a dar 10 horas diárias, reduzi para as 7.
Abraço

Última edição por João Marques em Ter 09 Abr 2013, 10:48, editado 1 vez(es)

gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 10:48Responder ao tópico

faz como o user Pedro disse, usa um temporizador.

isso é coisa para custar no maximo 5 euros.. e acaba por te resolver o problema, como tambem te ajuda no futuro para ter uma hora certa de luz diaria.. caso algum dia tenhas de sair, chega a aqela hora e acende, e ao fim de X horas, apaga. nada mais pratico. eu uso temporizadores nos meus aquas todos e é bastante pratico

(nem me lembrei de te mencionar isso)

abraço !

João Marques

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 11:15Responder ao tópico

Peço desculpa Ricardo, mas as nossas respostas cruzaram-se, como já disse tenho um temporizador digital ligado á iluminação. Vou então deixar como está e depois... limpeza.

Abraço

gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 09 Abr 2013, 11:24Responder ao tópico

Parece que sim Smile

Deixa estar como está entao. Quanto a luz a mais, eu nao acho. de qualquer das formas, se vires que aparecem muitas algas, se for possivel apaga so 1 lampada e ja fazes o teste.

no meu plantado tenho 90 litros uteis de agua e 110W de luz e funciona tudo as mil maravilhas.
tirando a parte de ter q andar sempre a podar as plantas. desgraçadas n param de crescer Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Responder ao tópico

Sintra Garden - 1º Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-