Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sintra Garden - 1º Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 25 Fev 2013, 18:15Responder ao tópico

Parabéns, está a ficar com muito bom aspecto.

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 26 Fev 2013, 08:48Responder ao tópico

Obrigado vera, ontem já ficou lacada por fora, hoje vou lacar por dentro, depois coloco fotos.

celsan

Membro
Membro

Nome Real : Célia
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 26 Fev 2013, 21:39Responder ao tópico

Excelente Smile

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 00:32Responder ao tópico

Obrigado Célia.

Entretanto a calha está pronta, falta só electrificar, o material era para ter chegado hoje, mas só deve chegar amanhã, ficou porreira. Levou duas demãos de lacagem em cima do isolamento do verniz, ficam as fotos do produto final já com o aquário em cima do tapete de borracha no local onde vai ficar:

Entretanto tive uma ideia e vou colocar na tampa da frente um microswitch e assim quando abrir a tampa frontal a lampada da frente apaga automáticamente, ficando só as duas de trás acesas durante as manutenções.

Os troncos já estão no forno há 4 dias, 2 horas por dia a 80º, estão quase secos para seguirem para tratamento, a coisa começa a compor-se. Não vejo a hora de começar a montagem.

[img][/img]

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 00:37Responder ao tópico

Impecável, grande trabalho, a acompanhar!

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 00:43Responder ao tópico

Obrigado Vera, tem dado trabalho... bastante, mas está a valer a pena.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 15:04Responder ao tópico

Boas;

Excelente trabalho....

Deixa-me só fazer uma observação.

Esse Aparador, onde tens o aquario, é muito parecido com o aparador do user NGOD e ele teve um problema com o peso do aqua...

Em poucos meses o tampo do aparador começou a vergar e notava-se bem a barriga da madeira...

Eu foi obrigado a colocar uma trave central no movel.

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 15:28Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Boas;

Excelente trabalho....

Deixa-me só fazer uma observação.

Esse Aparador, onde tens o aquario, é muito parecido com o aparador do user NGOD e ele teve um problema com o peso do aqua...

Em poucos meses o tampo do aparador começou a vergar e notava-se bem a barriga da madeira...

Eu foi obrigado a colocar uma trave central no movel.

Boas José Elias,
Antes de mais, obrigado pela tua observação. Neste móvel penso que não vá acontecer essa situação, porque o móvel além de ter um tampo de 30mm, já tem também dois travamentos centrais de 2x19mm de cada um dos lados das gavetas, temos 2x38mm mesmo por debaixo do aquário.

Fica aqui um desenho para se perceber melhor a construção do móvel... acho que não vou ter problema.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 16:11Responder ao tópico

OK, Percebi, pois, pelo que me lembro do movel do NGOD não tinha essa duas traves de cima a baixo...

sendo assim não deves ter problemas...

O tampo de 30mm dobra e dobra mesmo, pois o dele é igual, de madeira maciça.

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 16:34Responder ao tópico

José Elias escreveu:
OK, Percebi, pois, pelo que me lembro do movel do NGOD não tinha essa duas traves de cima a baixo...

sendo assim não deves ter problemas...

O tampo de 30mm dobra e dobra mesmo, pois o dele é igual, de madeira maciça.

É igual ao meu a diferença é que eu tenho o aquario mais para o lado esquerdo porque tenho o equipamento no compartimento da esquerda e para chegarem as mangueiras teve de ficar assim.
Logo não está sobre as duas barras centrais só numa e apanhar o meio do movel que nao tinha apoio, logo tive de por o apoio central de baixo acima.

Abraço

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Qua 27 Fev 2013, 16:55Responder ao tópico

Pois... no meio sem apoios, sem o peso distribuido já seria mais complicado.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 01 Mar 2013, 15:34Responder ao tópico

Boas João!

Grande projecto que tens aqui! Parabéns!

Relativamente aos troncos que tens, vais ter de ter muito cuidado com o posicionamento dos mesmos dado que, pelo que vejo na foto, notam-se bem os cortes feitos por ti! Para que pareçam o mais naturais possíveis, esses cortes não devem aparecer na montagem. Podes sempre enterra-los ou então cobri-los com plantas/musgos.

Abraço

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 01 Mar 2013, 18:36Responder ao tópico

Boas Domm,
Obrigado pelo comentário, os troncos ainda não estão prontos e vão ser ainda trabalhados nas pontas, alguns vão ser furados para que o seu interior fique ouco, outros em meia cana... ainda vão ter muito trabalho, o musgo também vai ser usado para cobrir algumas areas dos troncos, neste momento andam pela fervura, a água já quase que está limpa, falta o quase, mas já todos afundam praticamente.

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 04 Mar 2013, 16:55Responder ao tópico

[/quote]

É igual ao meu a diferença é que eu tenho o aquario mais para o lado esquerdo porque tenho o equipamento no compartimento da esquerda e para chegarem as mangueiras teve de ficar assim.
Logo não está sobre as duas barras centrais só numa e apanhar o meio do movel que nao tinha apoio, logo tive de por o apoio central de baixo acima.

Abraço[/quote]

Depois fiquei a pensar como é que o móvel podia dobrar o tampo, mesmo estando o aquário mais chegado para a esquerda e fui ver o teu tópico, e aí percebi, é que os móveis parecem iguais, mas enquanto o meu só tem um vão de 55 cm porque são gavetas ao centro, o teu tem um vão enorme porque é um armário de vidro todo aberto ao meio, daí ter havido esse problema e a necessidade de um travamento central dentro do armário.

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 04 Mar 2013, 17:03Responder ao tópico

Yep o teu tem a parte das gavetas ou meu é aberto com aquela porta de vidro....

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 11 Mar 2013, 12:56Responder ao tópico

Boas,
Este fim de semana o aquário avançou, terminei a calha e deixo-vos aqui as fotos da sua electrificação, já com os balastros e os suportes para as lâmpadas, optei por 3 balastros para funcionarem as 3 independentes, no futuro se houver algum problema, só desliga uma em vez das 2, caso ficasem duas associadas a um só balastro:

Colocoquei um microswitch, assim quando levanto a tampa, a lâmpada frontal desliga automáticamente para não incomodar durante as manutenções:

Depois da calha colocada, já tinha o estudo feito para o hardscape e dei início à sua montagem, esta parte dá um gozo bastante grande, em primeiro lugar coloquei-lhe uma linhas de coser presas com fita na parte frontal para ter os pontos de imagem presente e umas nas laterais para ter as cotas de profundidade:

Trabalho das pedras de xisto previamente escolhidas:

Como subtratos, para fértil usei jbl aquabasis e como inerte o manado e dei início à montagem do harscape:

E neste momento a coisa está assim, falta agora dar ainda uns toques de manado no aquário, e colocar uns pequenos troncos em alguns sítios, situação que ainda está em esboço e estudo, acho que não está mau, ao vivo está com uma profundidade muito porreira, depois as plantas farão o resto.

Espero que estejam a gostar, comentários são bem vindos,
Abraço.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 11 Mar 2013, 20:23Responder ao tópico

Gostei....

Está muito porreiro, isso agora com um tapete de cuba...ui...

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Seg 11 Mar 2013, 23:46Responder ao tópico

Boa noite José Elias, a cuba é uma das ideias, o problema é a exigência e agora de início o Co2 vai ser caseiro, a iluminação é suficiente... vamos ver e de ferilização não percebo nada, tenho de estudar.
Abraço

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 12 Mar 2013, 00:22Responder ao tópico

O aquario está um brinco assim como a montagem do harscape.com as plantas e esses troncos,vamos ver como fica.os trocos já comecaste a trabalha-los?
Parabens por o trabalho,quando somos nós a fazer o sabor é outro.

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Ter 12 Mar 2013, 00:29Responder ao tópico

Boas alvaro, obrigado.
Os troncos estão em fase de acabamento, vão ser o toque final do hadrscape, depois o resto vai ser com as plantas e é isso mesmo, vamos ver como fica, ainda vai demorar algum tempo.

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 15 Mar 2013, 00:45Responder ao tópico

Boas, depois de experimentar várias situações com os troncos selecionei as três que mais me agradaram, gosto mais da 2 e da 3, estando mais inclinado para a 3, talvez seja a que no conjunto e com as plantas me vá dar mais profundidade ao aquário.
O que acham?

1

2

3

Abraço

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 15 Mar 2013, 09:14Responder ao tópico

Boas!

Vou arriscar e dar uma sugestão para uma 4ª hipótese! Very Happy

Claro que também depende do que estás a pensar para a flora, mas a minha sugestão é pegares no 3º layout e mudares o tronco da direita para o meio dos outros 2 à esquerda.

Isto permitia-te fazer um layout triangular com a vegetação mais alta do lado esquerdo e progressivamente mais baixa para o lado direito.

Se não gostares desta opção, possivelmente iria para a opção 2 e faria um "duplo triângulo" com a vegetação mais alta na zona central e a descer progressivamente para ambos os lados.

Espero ter-me feito entender... Very Happy

Abraço!

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 15 Mar 2013, 09:50Responder ao tópico

Boas Pedro,
Percebi a ideia, e a hipótese que sugeres dos troncos à esquerda fazendo um triangular iria permitir uma vegetação mais baixa à direita aumentando a noção de espaço e o equilibrio do olhar, vou experimentar.
Em relação á segunda que sugeres, também vou experimentar, vai de encontro à minha ideia inicial que seria fazer um túnel central com a vegetação de maneira a dar uma ideia de maior profundidade ao centro e ficaria com o olhar em fuga para dois triangulos laterais. Vou experimentar e depois coloco aqui as fotos.

Obrigado pelas sugestões, abraço.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 15 Mar 2013, 09:54Responder ao tópico

Boas!

Lembrei-me agora de mais uma... Só mesmo para te dar trabalho! tongue

Se quiseres o ponto de fuga visual ao centro, o que podes fazer é "abrir" a hipótese 2.

Isto é, puxar tudo mais para as laterais, de forma a deixares a zona central liberta, o que dá uma sensação de profundidade bastante grande, fazendo 2 triângulos "invertidos" com as zonas mais altas nas laterais e a descer para o centro.

Boas experiências! Very Happy

Queremos ver fotos disso tudo! lol!

Abraço!

João Marques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sintra Garden - 1º Plantado   Sex 15 Mar 2013, 10:10Responder ao tópico

Ok Pedro, vou experimentar essas opções e depois coloco as fotos... este fim de semana é que já me arranjaram programa e se calhar não vou conseguir pegar nisto :cry:

Sintra Garden - 1º Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-