Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquario 65 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

jorge_stier

Membro
Membro

Nome Real : Jorge
Gostos : 2

MensagemAssunto: Aquario 65 litros   Seg 18 Fev 2013, 11:42Responder ao tópico

Bom dia,

Tenho um aquário de 25 litros com 8 peixes:
5 tetra neon
1 espada lyra
1 betta fêmea com problemas físicos com o quais já nasceu
1 ancistrus, assim espero, estou com dificuldades em diferenciar com o plecos e sei que crescem muito.

Ontem ofereceram-me um aquário de 68 litros (35x30x65) que vou querer prepara para receber estes e outros peixes.
Vou atualizando aqui o Tópico para mostrar a evolução do projeto, receber criticas e alguma ajuda.
A finalidade é que este aquário seja um pequeno plantado comunitário.
Vou começar por fazer uma lista dos equipamentos que devo comprar.

Obrigado

Última edição por jorge_stier em Sex 15 Mar 2013, 11:36, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 18 Fev 2013, 12:04Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais bem vindo ao fórum.

De seguida aconselho-te a ler alguns tópicos na secção de iniciação pois há aí algumas coisas que deves repensar, tal como o aumento da fauna, em especial se queres um plantado.

Mostra umas fotos do que tens, até para tentarmos ajudar na dúvida que tens em relação ao ancistru.

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 18 Fev 2013, 13:05Responder ao tópico

Boas;

benvindo ao forum.

Como disse o Pedro, visto ainda teres pouca experiencia, deves ler os topicos que inamoviveis que estão na secção da iniciação à aquariofila, que são basicamente um manual para iniciantes...

Agora deixo-te aqui algumas perguntas..

Qual o HardWare que tens no teu aquario de 25L?

Qual o Hardware que tens para o aquario de 60L?

Quando falo em hardware, estou a falar do equipamento, ou seja, Iluminação, Filtro, materias filtrantes, termoestato, etc...

Pergunto isto, para te puder-mos ajudar o melhor possivel, pois normalmente quando nos iniciamos e temos poucos conhecimentos, temos sempre a tendencia em comprar equipamento mal dimensionado ou sem utilidade, o que se revela em um desperdicio de dinheiro.

Abraço

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 18 Fev 2013, 14:50Responder ao tópico

Boas,
O HardWare que tenho no aquário de 25L é:
-Um termostato de 50W
-Um mini filtro interno ipf-408
Volts: 110/220/240v
Freq: 50/60 hz
Power: 2w
- Iluminação já vinha no aquário e não sei quantos watt tem
O valor do PH esta entre 6,5 e 7
A temperatura 27

Relativamente a flora:
-4 Vallisneria asiatica
- 1 Vallisneria spiralis

Ancistrus ou Pleco?

Última edição por jorge_stier em Seg 18 Fev 2013, 14:57, editado 1 vez(es)

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: aquario 68L   Seg 18 Fev 2013, 14:51Responder ao tópico

Relativamente ao aquário de 68 L apenas disponho somente do aquario.
A lista de equipamentos a comprar:
- Filtro - gostava de poder comprar um externo mas são muito caros devo optar por um interno ou em cascata
- Termostato de 100W
- Iluminação – ou compro uma calha com lâmpada para ficar presa no vidro ou faço uma tampa para o aquário e incorporo a lâmpada, Florescente T5 de 35W é suficiente?
- Substrato JBL Aquabasic 2L
- Substrato inerte – ainda por escolher
-Testes para verificar os valores de NH4, NO2, NO3, KH
-Pinças e tesouras
-Troncos – já tenho a fazer o tratamento
Posteriormente devo escolher o tipo de flora e fauna que vou por.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 18 Fev 2013, 23:44Responder ao tópico

Boas...

Se tiveres espaço, deves optar por um externo, ve nos classificados, por vezes em 2 mao encontra-se uns exelentes negócios.

Relativamente a calha, ja pensas-te em leds? Existem alguns membros aqui no fórum que fazem calhas a preços muito, mas mesmo muito simpáticos.

Manda mensagem privada ao joao rui ou ao cable-man e pede um orçamento, vais ver que ficas surpreendido.

Relativamente ao resto, nada a dizer.

Solange Sousa

Gostos : 56

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 19 Fev 2013, 10:33Responder ao tópico

Tens ai algo bom por onde começar Smile
força!

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 19 Fev 2013, 14:51Responder ao tópico

viva em relação ao peixe parece-me um Plecostumos mas deixa ver o que o pessoal te diz,

em relação ao material para o de 60 litros olx tens negocios muito porreiros mesmo no Porto então é do melhor

Abraço

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Tampa   Qua 20 Fev 2013, 09:31Responder ao tópico

Boas,

Ontem comecei a fazer a tampa, hoje vou reforçar o interior para poder colocar lampadas LED e pintar com spray em preto no exterior.
Quantos Lumens/Litro devem ter?

jonnystayle

Membro
Membro

Nome Real : Jonathan
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Qua 20 Fev 2013, 11:31Responder ao tópico

Amigo que material é esse que você confeccionou a tampa?

Amigo quanto a lúmens não sei informar mas compra leds SMD a luz deles é melhor dimensionada que os leds comuns de alto brilho.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Qua 20 Fev 2013, 17:11Responder ao tópico

Por norma 60Lumens por litro, masse for um pouco menos não é grave...

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Qui 21 Fev 2013, 22:03Responder ao tópico

Não me lembro do nome do material, tinha em casa um bocado que sobrou da altura que fazia maquetes.

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Actualização    Dom 24 Fev 2013, 16:15Responder ao tópico

Gostava de alterar um pouco o meu filtro em cascata.
Actualmente ele tem esponja e carvão.
Vou deixar assim por um mês, mas depois estava a pensar retirar o carvão e juntar umas cerâmicas.
Talvez cortar a esponja e preencher o local do carvão com a esponja e o local da esponja com as cerâmicas.
Também enquanto passa este mês deixava as cerâmicas dentro do filtro na parte que sai a agua limpa.
Eu quero usar durante 1 mês o carvão porque tive a pintar o aquário e usei cola na tampa para eliminar qualquer toxico.

maseumaseu

Membro
Membro

Nome Real : João
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Dom 24 Fev 2013, 19:26Responder ao tópico

Está muito bonito! A tampa ficou fantástica!
O material é plástico?
Esse filtro de cascata ... parece-me muito fraco.
Cumps!

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: filtro   Dom 24 Fev 2013, 22:43Responder ao tópico

Boas,

Obrigado maseumaseu, o material é plastico mas ja não me recordo do nome quando souber publico.
Ainda nem utilizei o filtro e ja penso em fazer algumas alterações.
Coloco aqui umas fotos da alteração que penso fazer com uma divisoria para a agua a circular pelas ceramicas que vou comprar( área amarela) e manter metade da esponja (área azul).
Este filtro, BOYU 2025, tem uma capacidade máxima de 300L/H

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 25 Fev 2013, 10:27Responder ao tópico

Boas!

Deves considerar sempre, a meu ver, uma capacidade filtrante mínima de 7x o volume do aquário.

No teu caso 68 x 7 = 476 l/h.

Assim sendo, e ainda mais sendo um filtro de cascata, parece-me manifestamente insuficiente!

Abraço!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 25 Fev 2013, 15:08Responder ao tópico

Tal como o Pedro disse, esse filtro é muito fraquinho para esse aquario, não só pela bomba, mas tambem pela area de filtração...

Visto teres muito jeito para a bricolage, podes até tentar fazer um filtro externo DYI, existem varios exemplos que podes copiar e melhorar.

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 25 Fev 2013, 15:43Responder ao tópico

Também queria um filtro melhor mas eram caros, vou fazer um.
É um hobby que sai um pouco caro ao inicio Sad, estou a esforçar-me para que não seja tao caro.
Não sei como, mas fiz mal as contas e pensei que 300 L/h era suficiente para este aquario ja o espaço para filtragem achei logo muito pequeno.
Vou usar este enquanto faço um melhor Wink.
Esta semana deve chegar a iluminação que vou aplicar depois coloco aqui as caracteristicas para me poderem ajudar.
Obrigado
Abraço
Estou a gostar bastante deste forum Wink

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 26 Fev 2013, 16:18Responder ao tópico

Boas,

Parabéns pelas excelente iniciativas e pela vontade de apostar em vários DIY Wink

Com esse aquário já consegues fazer algo bem engraçado.
Tenho um filtro igualzinho ao teu, mas uso-o num aquário de menos de 30 litros. Por isso, para os teus 68, é claramente insuficiente.
Em primeiro lugar, deves, e bem, apostar num melhoramento à filtragem, pois esse será o pulmão de todo o aquário e tudo o que possas investir neste aspecto será compensado no que diz respeito a evitar problemas futuros. Quanto maior o espaço para matérias filtrantes, maior é a colónia de bactérias disponível para fazer funcionar o ciclo do Azoto (conceito muito importante que podes encontrar nos tópicos que o José e o Pedro te indicaram.

Depois da filtragem estar pensada, julgo que deves pensar na iluminação. Queres um aquário plantado, ou um aquário com plantas? Esta simples escolha ajudar-te-á a definir a iluminação para o teu aquário. Para além disso, verás que existem centenas de espécies de plantas, cada uma com exigências e necessidades diferentes. Ao fazeres a escolha das plantas deves fazê-la em função do que o teu aquário é capaz de lhes proporcionar. Assim não terás problemas no seu desenvolvimento e ficarás com um aquário bonito e saudável.

Força nisso, a malta está cá é para ajudar.

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Ter 26 Fev 2013, 16:19, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção de erros ortográficos)

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 04 Mar 2013, 15:24Responder ao tópico

Já devolvi o filtro, e já esta construída uma sump, vou testar hoje para ver se resulta.
Aguardo aindas a chegada da iluminação.
O substrato Sera floredepot , aconselham? Por cima vou colocar um areão de rio, entre 1mm e 4mm.
Os meus peixes não estão bem. Tive um percalço no meu aquário de 25l e não sei bem como fazer para os meus peixes aguentarem o período ate o aquário de 68l estar pronto. De momento estão num aquário pequeno que deve ter 15 l, com as plantas, com metade da agua do antigo e outra nova. O meu filtro não é grande coisa e queria voltar a passar os peixes para o aquario de 25l que já esta novamente limpo e com água nova, já adicionei sera bio nitrivec, sera aquatan e cerâmicas biopur. Podem ajudar-me?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 04 Mar 2013, 16:36Responder ao tópico

Boas, em relação ao substrato, eu pessoalmente acho ineficaz...

Tenho metade do meu aqua com esse substrato da SERA e metade com o Aquabasic da JBL e eu noto bem a diferença entre os dois...

Coloca os peixes novamente no aqua de 25L e vai controlando os parametros, tens de ter cuidado para não ter um pico de amonia.

jorge_stier

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Seg 04 Mar 2013, 23:40Responder ao tópico

Obrigado José Elias,

Os parâmetros do aquário de 25 l são: no3-10;no2-0;gh>6ªd;kh 6ªd; amónia ainda 0 e ph 7,5.
como possa descer o ph, sem usar químicos?

para o aquário de 68l
o filtro não correu muito bem, tenho de repensar, o k acham deste EHEIM LIBERTY 200
FILTRO DE CASCATA PARA AQUÁRIOS ATÉ 200 LTS 760L/H com algumas alterações para poder ter cerâmicas.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 05 Mar 2013, 09:18Responder ao tópico

Boas!

Para desceres o pH basta juntares um pouco de turfa no filtro, se bem que com o kH já em 6 vais ter alguma dificuldade.

A minha sugestão é fazeres uma TPA com água de garrafão, já que o aqua é relativamente pequeno, de cerca de 50% com um pH de 6,0, por exemplo.

Depois a turfa no filtro e o kH vão-se encarregar de manter isso estável.

Em relação ao filtro, a EHEIM é sempre uma boa aposta, se bem que os filtros de cascata acabam por originar pouca agitação de água...

Abraço!

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 05 Mar 2013, 11:43Responder ao tópico

Quanto ao filtro por mais vinte e tal euros do que esse compras o Fluval 106, exterior com capacidade de 550L/h e já com materias filtrantes, fica-te em 40 e tal euros tudo.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Ter 05 Mar 2013, 13:24Responder ao tópico

Bem, relativamente ao aqua de 25L, como disse o Pedro, agua de garrafão faz o serviço.

Eu neste momento estou a fazer micro-TPA's de 24L semanais no meu comunitario, estou a usar agua do continente, 6L=50c, o PH que vêm no rotulo é 6,25 se não me engano.

Para o aqua novo, se conseguires colocar um filtro externo é preferivel.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquario 65 litros   Responder ao tópico

Aquario 65 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-