Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Botia palhaço doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Botia palhaço doente   Sex 15 Fev 2013, 00:58Responder ao tópico

tenho neste momento o botia palhaço doente.

sei que esta especie arranja mil e uma posiçoes esquezitas para dormir, mas este meu nunca teve esses estranhos habitos.

tive 1 semana fora de ferias e quando regressei esta segunda feira reparei que ele tava a dormir em cima de uma das pedrinhas deitado de lado, assustei-me e fui buscar a rede para o apanhar... assim que lhe toquei fujiu de uma forma nervosa e descontrolada como nunca tinha feito. Pensei para mim, foi a primeira vez que o vi dormir em posiçoes esquezitas, não é nada de mais. A isto sucedeu-se mais vezes e em diversos sitios do aquario e cada vez menos actividade e cada vez mais magro (ventre mirrado) e com cor menos brilhante. Hoje então mal se mexeu e tem dificuldade em por-se direito.

Apos muita pesquiza no google vi relatos de varios casos parecidos ou com mais sintomas ainda em que foi administrado flagyl e consegui-se re-estabelecer a saude ao animal.

Neste momento tenho ele dentro de um um recepiente escuro tipo uma maternidade, mas que não partilha a agua (receio que espalhe a doença) no aquario. Está apenas com agua que retirei do aquario e com a dosagem de flugil de 1g para 100L de agua.

Espero que amanha quando acordar o tenha melhor e que já coma.

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sex 15 Fev 2013, 20:04Responder ao tópico

Continua bastante mal, sempre deitado de lado. De vez em quando la se tenta mexer.

Continuo com a medicação de fragyl, tenho esperanças que se recomponha.

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sex 15 Fev 2013, 20:15Responder ao tópico

Boas
Só posso desejar as melhoras para o teu peixe
Cumps.

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sex 15 Fev 2013, 21:15Responder ao tópico

Obrigado Abel.

Un saludo motard Smile

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sab 16 Fev 2013, 00:51Responder ao tópico

Boa noite amigo, lamento o sucedido com o teu peixe, mas penso que já estás a agir bem, pela tua descrição isso é um síndrome de emagrecimento causado por vermes. podes reforçar o tratamento com Sera Flagelol mas é basicamente a mesma coisa.

Ora ve este tópico, e o sindrome que falei.

http://www.peixefauna.com/t12522-guia-basico-de-doencas

Abraço

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sab 16 Fev 2013, 01:17Responder ao tópico

Obrigado Rui,

ainda sou muito novo neste mundo, tenho aquario a cerca de 5 meses e experiencia é quase zero, sendo que todo o conhecimento que tenho sobre o tema devo agradecer ao Mr. Google que me dá sempre um leque enorme de respostas. Tantas que depois nem sei como agir.

Em relação á medicação no teu excelente texto que faço intençao de imprimir a cores não fazes mençao á quantidade de medicamento a dar. Julgo então uma vez que nao comentaste que 1g por cada 100L de agua é o indicado. Certo?

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sab 16 Fev 2013, 15:22Responder ao tópico

Morreu esta noite, estava bastante esbranquiçado incluindo os olhos.

Lá se foram as minhas esperanças =(

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sab 16 Fev 2013, 18:18Responder ao tópico

vasoide escreveu:
Obrigado Rui,

ainda sou muito novo neste mundo, tenho aquario a cerca de 5 meses e experiencia é quase zero, sendo que todo o conhecimento que tenho sobre o tema devo agradecer ao Mr. Google que me dá sempre um leque enorme de respostas. Tantas que depois nem sei como agir.

Em relação á medicação no teu excelente texto que faço intençao de imprimir a cores não fazes mençao á quantidade de medicamento a dar. Julgo então uma vez que nao comentaste que 1g por cada 100L de agua é o indicado. Certo?

Boas, em primeiro lugar lamento o sucedido, pelo menos tentaste e fizeste o teu melhor para o salvar, para a próxima já estás mais prevenido.

Quanto ao google o unico senão é que nem toda a informação é correcta, qualquer dúvidas que tenhas não hesites em perguntar, estamos aqui para isso.

Quanto ao texto não posso reclamar os louros, era um artigo que já existia, apenas inseri as imagens,completei e estruturei o texto. Espero que seja útil a todos.

Relativamente ás quantidades, penso que o Flagyl é semelhante ao Fluvermal, 1 comprimido para 100L. Normalmente os medicamentos especificam bem as quantidades nas bulas, portanto não referi, mas vou referir as quantidades do Flagyl/Fluvermal.

Abraço

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sex 01 Mar 2013, 22:45Responder ao tópico

más novidades:

Esse meu botia palhaço começou a emagrecer 2 dias após ter introduzido dos outros botia lohachata no aquario.

Um desses novos era magro e de aspecto novinho e o outro gordinho, ambos com boa aparencia e boas cores. Esse magro hoje dei com ele todo magrito e morto tal como havia morrido o palhaço. Será que foi este que trouxe alguma bacteria e que teve ate hoje a resistir a ela? E o botia palhaço foi mais sensivel e morreu em menos dias?

Tenho tb uma molly balao que andava descoordenada (nadar lentamente e balanceando muito) que agora enquanto estava a escrever reparei que tava no fundo deitada meio de lado e o outro botia que me resta a morder-lhe o rabo sem que ela reagi-se.

Ja a meti dentro de outro aquario separada.

Que se passa com o meu aquario =(

Tou a ficar desanimado.

Que produto lhe devo começar a meter para tratar os peixes?
Tenho a agua a 26º, devo subir mais um pouco?

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Sab 02 Mar 2013, 11:23Responder ao tópico

Molly balao tb morreu.

Fui esta manha á loja de animais do e.lecrec do Montijo pedir aconselhamento.

Disseram-me para fazer um TPA de 30% e medicar aquario inteiro com Flagellol.

Vou agora fazer isso.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Qua 06 Mar 2013, 23:41Responder ao tópico

Sim isso dá ideia que foi o outro botia que trazia parasitas internos, flagelol é para parasitas internos flagelados, tens ainda o nematol pode ser que acertes, mas chegaste a ver se defecavam bem ou se havia algo estranho nas fezes. Vai dando notícias.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Aduartemaio

Membro
Membro

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Qui 07 Mar 2013, 02:14Responder ao tópico

Boa sorte. Vai dando noticias.

vasoide

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Ter 19 Mar 2013, 12:05Responder ao tópico

Finalmente sinto o meu aquario em forma ZEN. Tudo parece correr bem desde os peixes ás poucas plantas que tenho. =)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Ter 19 Mar 2013, 12:16Responder ao tópico

Boas notícias Wink

é sempre de lamentar essas mortes mas pelo menos já ficaste mais prevenido.

Ao primeiro sinal de comportamento estranho ataca logo a doença.

Se tens poucas plantas podes sempre por mais algumas, ajudam a estabilizar o aqua.

Abraço

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Ter 19 Mar 2013, 12:19Responder ao tópico

Concordo com o Rui. Eu ao início, tinha "medo" de por plantas.. agora tenho dois aquários e o aquário plantado comunitário está em muito melhor estado quanto a parâmetros da água do que o meu aquário sem plantas dos ciclídeos. Principalmente no que toca ao valor dos nitratos.

Ainda bem que está tudo a correr bem Wink

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Ter 19 Mar 2013, 12:38Responder ao tópico

Bom dia podes

tambem exprimentar um esha 2000 dá para um largo espetro de doenças para a próxima já estas mais prevenido

NMLS1977

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: É altamente recomendavel fazer quarentena nos peixes comprados nessa loja   Ter 21 Maio 2013, 20:42Responder ao tópico

Boas

Adquiri recentemente 4 bótias almorhae (botias yoyo) que me deram bastantes dores de cabeça nessa loja do eclerc do montijo pois não efectuei a quarentena necessária e a doença espalhou-se por todo o aquário. Consegui minimizar os danos e apenas morreu uma yoyo e um dos meus 5 palhaços com 17 cm que eu adorava. Voltei á loja e reparei que a maioria dos peixes se encontra em débil saude e muitos deles mortos (a propagar doenças) e outros se coçando no substrato. Gosta da loja pela variedade mas recomendo muita atenção e observação dos animais que vão comprar e nunca mas nunca coloquem no comunitário sem antes fazer a quarentena (3 a 4 semanas) no aquário hospital.
Aqui fica o meu testemunho.

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Botia palhaço doente   Ter 21 Maio 2013, 21:31Responder ao tópico

Eu concordo com tudo o que disseste. Comprei muitos dos meus peixes lá, mas tenho de ter sempre em atenção a tudo isso. Por vezes a loja está impecável... mas outras vezes está mal... Sad

Botia palhaço doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-