Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Película Gordurenta na água.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3483
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


MensagemAssunto: Película Gordurenta na água.   Qua 13 Fev 2013, 12:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Bom dia pessoal, alguns de vocês já perguntaram o que era esta "película", de aspecto gordurento no topo da água, e ninguém sabia ao certo de que se tratava nem porque aparecia nos nossos aquários. confused
A informação que encontrei não é muita mas acho que o mistério ficou resolvido.
Acima de tudo, esta película é de formação natural, não há necessariamente algo de errado com a sua água. No entanto pode indicar fraca ou insuficiente agitação da água.
Não é directamente prejudicial para os peixes, pode, contudo, dificultar as trocas gasosas.


Na verdade, devido à tensão superficial um nicho ecológico particularmente privilegiado em termos de trocas gasosas - oxigénio atmosférico e dióxido de carbono. Bactérias, algas, fungos e protozoários constituem neste ambiente um habitat até cem vezes mais rico em organismos vivos do que no resto da coluna de água, formando o neuston.
Alguns autores reconhecem a existência de um verdadeiro ecossistema neustónico e uma neustonosfera.

Muitos organismos existentes nesta camada passam aí todo o seu ciclo de vida, outros apenas vivem aqui enquanto estão na fase larvar ou enquanto ovos.
Algumas bactérias e algas até desenvolveram a capacidade fotossintética (cianobactérias por exemplo – embora sejam invisíveis a olho nu). Outros organismos assumem uma coloração intensa (vulgarmente azulada ou esverdeada) como protecção em relação às radiações ultravioletas letais. Por isso notamos aquela coloração oleosa na superfície do aquário.
Na natureza, em lagos ou outros pontos de água podemos verificar que até alguns insectos como alfaiates, aquelas "pulgas de água" que deslizam pela superfície, fazem parte deste nicho ecológico que se alimenta da matéria orgânica superficial.

Como o neuston é uma zona bastante rica em nutrientes podemos ver um Otocinclus ou mesmo um Crossocheilus siamensis (SAE) de barriga para cima, alimentando-se desta camada. As Mollys e os Guppys também se alimentam desta camada, sendo estes peixes recomendados a quem quer manter esta película sob controlo.

Não consegui saber ao certo o porquê desta camada aparecer em alguns aquários e em outros não. Não descobri nenhuma relação entre o aparecimento desta camada e o substrato, o tipo ou a quantidade de plantas ou animais, a fertilização, a temperatura, o pH ou o kH (embora não queira excluir que exista alguma). Mas posso dizer que se trata de um fenómeno natural.
Matéria orgânica, proteínas de alimento de peixe e fertilizantes não absorvidos pelas plantas constituem a base nutricional para a criação desta camada viva de organismos microscópicos.


-Se é natural, qual é o problema? Esta película dificulta um pouco as trocas gasosas, na medida em que constitui uma barreira entre a água e o ar atmosférico, podendo em casos extremos provocar falta de oxigénio disponível para os peixes.

-Então como é que nos podemos livrar desta camada superficial? :scratch:


1- Não podemos exterminar esta camada. Aprende a viver com isso. Por mais que façamos essa camada volta sempre.

2-Nas TPA's tirar primeiro a camada de cima com um copo ou uma garrafa cortada. Resulta, mas é uma solução temporária. Podemos também absorver essa camada com guardanapo ou papel de cozinha.

3-Criar uma movimentação constante e forte na superfície da água. Deste modo evitamos que a película apareça, mas ficamos com outros problemas caso tenhamos um plantado pois o CO2 escapa para a atmosfera com muito mais facilidade do que com a superfície parada. Podem, por exemplo, colocar a flauta do filtro acima da linha de água, causando uma forte turbulência.

4- Existem também os escumadores, os Skimmer's. É caro mas resolve a situação de certeza. Eu tenho um filtro de cascata que também capta a água à superfície, tem um tubo específico para isso e é eficaz.

5- Geralmente aconselha-se Black Mollys porque de todos os peixes são os mais eficazes a comer a camada de neuston. Bastam dois peixes num aquário de 120 litros para nunca mais haver problemas com esta camada superficial.

Vista de cima:

Toquei-lhe para se notar a diferença entre a água e a película.


Vista de baixo:



Fontes: :study:
http://www.lmvp.org/Waterline/winter2002/neuston.htm
http://www.thekrib.com/Plants/Algae/surface-scum.html
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Película Gordurenta na água.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-