Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

[Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Ter 12 Fev 2013, 23:25Responder ao tópico

Depois de adquiridos e após alguma desconfiança quanto à espécie em causa conseguiu-se identificar que são realmente Procambarus sp. "marble" variante blue, neste aquário mantenho uns 14, deixei de vender devido aos mesmos mudarem de cor devido a alterações nos parametros da água dos aquários de alguns compradores. Uns mais azuis que outros mas a diferença para o castanhos mais comuns é notória como se pode ver no vídeo e pelas fotos, comparando com os do aquário onde tenho os castanhos nada tem a ver a coloração. Como experiencia coloquei um dentro de água com o PH elevado e em duas semanas mudou a casca, ficou castanho mais forte que os castanhos, depois foi colocado neste aquário e não ficou azul como era anteriormente, mas as pinças ficaram totalmente azuis e o dorso azul tipo acinzentado, neste momento já não tem diferença. São todos adultos neste momento tenho 4 femeas com ovos   Very Happy, vão ser imensos, vou ver se arranjo mais tubos e mais pequenitos esta semana.

À uns meses atrás um pequenote

Neste momento o aquário

Os meninos já adultos

Para finalisar um video

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

linus84

Membro
Membro

Nome Real : Adelino Santos
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qua 13 Fev 2013, 02:43Responder ao tópico

Boas

Uns desses no meu aquário é que ficavam bem lol
Por acaso depois de ver um tópico já a algum tempo sobre esta espécie despertou-me interesse devido a sua adaptação e mudança de cor consoante o ph e o gh e a sua reprodução é ainda mais interessante. Mas realmente existem muitas pessoas que se queixam de ser enganadas, mas acho q isso é devido a falta de informação desta espécie pois mesmo no google acho que é escassa.
Mas digo que tens ai uns belos duns exemplares e com a musica que estavas a ouvir no vídeo querias de certeza que eles "acasalassem" xD

Já agora se puderes deixa ai os parâmetros da agua desse aquário.

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qua 13 Fev 2013, 11:42Responder ao tópico

Boas,

Fenomenais de facto.

Os meus ficaram mesmo castanhos e fiz experiência com eles em vários ph´s e temperaturas.

O que posso dizer sendo Marbles é que devido à sua reprodução "especial", é que só em adultos devemos ter noção da sua cor real e ai sim fazer uma selecção dos que têm as cores que nos interessam ... por exemplo mais azul, verde ou vermelho como já vi em algumas espécies.

Não havendo machos ou fêmeas, a selecção só por si da cor ... dará filhotes com mais intensidade nessa cor escolhida nas gerações seguintes.

Até os vermelhos fogo dos Clarkii quando mudam de casca ou são juvenis, têm por norma ser azulados o que pode induzir em erro por vezes.

AB

João

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qua 13 Fev 2013, 12:12Responder ao tópico

Boas

Um amigo mandou-me este Email, o que acham.

"... estive a investigar esses lagostins e são uns verdadeiros frankensteins que nem se sabe bem de onde vieram.. apareceram pela primeira vez entre aquariofilistas aleaães nos anos 90... a grande novidade é que além de invasivos, e extremamente prolificos, são partenogénicos, ou seja, não necessitam de fecundação para pôrem ovos. na verdade não existem machos nesta sub-especie, só fêmes. existem varias artigos cientificos sobre o assunto que confirmam isso. o perigo é que alem de estarem a invadir, nem sequer necssitam de um macho e uma femea viaveis para colonizar novos cursos de àgua, basta um(a). ja foram encontrados no meio selvagem inclusive na suecia e madagascar, vê no mapa (diminui o zoom). há grande peocupação sobre este invasor. o estado do missouri vai bani-lo (proibilo totalmente) e outros estados se devem seguir. este bicho que deriva do Procambarus fallax (da florida) é uma bomba relogio ecologica "

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qua 13 Fev 2013, 23:23Responder ao tópico

Realmente se criam bem na natureza são um perigo, como qualquer dos habitantes dos nossos aquários que seja predador o não, e consiga proliferar na natureza, pode desequilibrar qualquer sistema. Algo que se tem de ter cuidado, eu por mais que me custe prefiro sacrificar um peixe ou outro animal exótico a deixá-lo em liberdade e poder gerar desequilíbrios e milhares de mortes com desequilibrios que possamos causar.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 15:03Responder ao tópico

Fernando. a parte de nao haver machos e de se reproduzirem por partenogenese, ja sabias, tinha o dito no meu topico ha meses atras

e sim, sao uma subspecie dos fallax, mais precisamente Procambarus fallax virginalis

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 16:23Responder ao tópico

Carlos Couceiro escreveu:
Fernando. a parte de nao haver machos e de se reproduzirem por partenogenese, ja sabias, tinha o dito no meu topico ha meses atras

e sim, sao uma subspecie dos fallax, mais precisamente Procambarus fallax virginalis

Boas Carlos

Sim o facto de so existirem femeas ja sabia, inclusive ja comprovei pois quando os adquiri acabei por ficar so com uma e ela cria sozinha.
Que criam em agua fria 14º/15º tambem ja sabia pois os meus estao sem aquecimento a essas temperaturas e elas ovam e naschem pequenotes, nao sabia é que toleravam temperaturas muito mais baixas e se aguentariam as nossas aguas no inverno.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

linus84

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 20:56Responder ao tópico

Boas

Fugindo um bocado ao tópico, que bola verde é aquela? Gostei da planta mas n a consigo identificar nem a encontro no site da tropica xD

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 22:53Responder ao tópico

Boas,

Adelino penso que a planta que falas é artificial.
Pelo menos vi umas iguais por estas bandas Razz

AB

João

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 23:40Responder ao tópico

Pois na trópica não aparece de certeza Very Happy , tem de ser artificial, pois com aquela quantidade de lagostins, tudo o que é verdinho comem, o musgo e a pélia não vão muito à bola, mas de resto são tramados, assim com a planta artificial ficam com mais uns esconderijos, principalmente os mais pequenos.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Telmo Mendes

Membro
Membro

Nome Real : Telmo Mendes
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Qui 14 Fev 2013, 23:43Responder ao tópico

muito bem Francisco, estao muito bem... umas cores bem bonitas... Very Happy

linus84

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Sex 15 Fev 2013, 00:07Responder ao tópico

Lol falei na tropica pois é onde vou encontrando mais info sobre as plantas. Pois acho que eles ainda estão a fazer upload da parte de plantas artificiais por isso é que houve ali uma falha =). Essa engana mesmo pelo menos a mim.lol
Pois esconderijos são bem vindos para esses predadores

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue   Hoje à(s) 05:46Responder ao tópico

[Consulta] Aquário de Procambarus sp. "marble" blue

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caranguejos e Lagostins-