Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Problema Femea Platy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pedromiguel

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Miguel
Gostos : 7

MensagemAssunto: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 10:28Responder ao tópico

Bom dia.

precisava da vossa ajuda para desvendar um misterio :p

Tenho uma femea platy que me parece estar gravida, desde domingo andava muito escondida pelos cantos, muito junto a umas plantas, sossegada e sem apetite desde de domingo a noite. ontem continuou assim. Mais perto da tarde meti-a dentro de uma maternidade para que se fosse parir nao haver problema. mas ate agr nada e continua sem comer que é o que mais me preocupa. a água encontra-se em boas condiçoes e o resto dos habitantes estaop normais. se me ajudarem no misterio agradecia. vou meter aqui por baixo umas fts da dita cuja :p

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 12:49Responder ao tópico

Eu nao sei se isto é normal, mas ja é a segunda vez que me acontece, pouco antes de terem os filhos morrem! ja e a segunda vez que isto acontece. andei agora a ler e parece que é bastante comum. já alguem experienciou o mesmo?

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 12:56Responder ao tópico

Boas!

Por vezes acontece...

Pode ser devido ao stress de as apanhares e colocares na maternidade!

Eu prefiro deixar os peixes no aquário do que os colocar na maternidade.

Se tiveres uma boa moita é o que chega para que os alevins se consigam safar!

Abraço!

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 14:24Responder ao tópico

Boa tarde

Pela minha experiência com platys grávidas não me parece que essa esteja para dar á luz. Cheguei a tê-las com esse aspecto e comportamento semanas seguidas e não tiveram os filhotes. Colocá-las na maternidade é bem pior, assim provavelmente acabarão por morrer antes de dar á luz. Se tiveres bastantes plantas é preferível soltá-la. Em último caso, na maternidade se a quiseres deixar ficar podes sempre colocar umas plantitas flutuantes, eu opto por elódeas, sentem-se mais seguras. Mas o ideal seria mesmo soltá-la. Eu optei por arranjar um aquário pequeno onde as coloco quando parecem estar para ter os filhotes, bastante plantas e sossego, parece ter funcionado, na semana passada retirei 3 fêmeas do aquário principal para o pequeno, já tive nascimentos, e como os bébés têm onde se esconder lá andam todos contentes.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 16:01Responder ao tópico

è que já é a segunda vez que isto me acontece. tive outra femea tambem que pariu e que nasceu tudo morto e poucas horas depois morreu. agora esta como ja andava com um comportamento estranho decidi ontem po la na maternidade e apagar as luzes todas para ela nao stressar, acabou por morrer tambem. com esta fiquei ainda mais chateado porque ja vinha gravida da loja ou seja poderia ir ter uns com cores engracadas. vamos ver agr com a proxima como corre. como ela é de cor escura (vermelho vivo) vai ser dificil ver quando esta para parir os pequenos

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 17:55Responder ao tópico

Pois, dá aquela sensação que andam a guardar os bébés até á última e depois acaba por morrer tudo, talvez seja por stress que não dão á luz a tempo e horas, mas a verdade é que isso acontecia-me com guppys e platys ao inicio quando não as colocava de parte, mas depois que comecei a transferi-las para o aquário pequeno nunca mais aconteceu. Não sei se o método que uso é o mais correcto, mas funciona, nunca mais tive baixas das mães, tanto que agora, já nem quero machos perto delas, caso contrário pelo menos mês sim mês não lá vêm filhotes. Em 4 meses já tive que dar 200 filhotes e ainda tenho pelo menos meia centena no aquário a crescerem para poderem ser dados. Se tiveres possibilidades de detectar quando está para dar á luz e colocares soxinha num pequeno aquário com bastantes plantas vais ver que as consegues manter vivas.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 18:26Responder ao tópico

isso nao tenho possiblidade de fazer por falta de espaco, ja para ter sitio para este aqua foi um drama. vou ver se comeco a meter plantas na maternidade ou assim para ela nao ver os outros peixes a volta e se sentir mais segura.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Ter 12 Fev 2013, 20:14Responder ao tópico

É isso mesmo, experimenta assim. Uma maternidade espaçosa, umas plantas flutuantes, elódea também serve. E não sei se é coincidência ou não, deve ser, mas há tempo uma bióloga disse-me que habitualmente elas parem pela mudança de lua, por isso quando vejo as minhas fêmeas perto de parir costumo isolá-las 3 dias antes da mudança da lua. Coincidência ou não costumam parir entre o 3 dias antes e os 3 dias depois da mudança da lua

maseumaseu

Membro
Membro

Nome Real : João
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Qua 13 Fev 2013, 12:19Responder ao tópico

Olá Pedro!
Concordo com tudo o que a Mara disse, mas permite-me dar a minha opinião.
Esta minha opinião é muito pessoal baseada apenas na minha experiência e observação, o que logo deve estar, muito provavelmente, cheia de erros.
Para começar penso que deve ser a primeira gravidez da platy, e muitas vezes elas acabam por morrer, não por qualquer problema no aquário, mas sim algo físico.
Esta situação só me aconteceu com vivíparos durante a primeira gravidez.
Penso que não há volta a dar, todavia podes sempre fazer o que a Mara disse, e no final diz-nos como é que correu.
Boa aquáriofilia!

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Qua 13 Fev 2013, 12:30Responder ao tópico

a primeira que me morreu ainda pariu uns quantos mas nasceram mortos. essa aicomprei a 2 meses antes de parir e era pequena logo ja fico gravida ca em casa. esta agr ja vinha gravida da loja pq so a tinha em casa ha duas semanas. agora tenho uma vermelha que e maior do que as duas anteriores, nao sei se ja tera constituicao fisica paranascerem bebes saudaveis, vamos la ver. como e muito escura nao consigo perceber se ja estara prenha ou nao :p vamos ver como sucede.

ricardo gomes

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Ricardo Gomes Pinto
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Sab 16 Fev 2013, 00:09Responder ao tópico

Avalia também os parâmetros da água. Poderá estar aí a resposta.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problema Femea Platy   Responder ao tópico

Problema Femea Platy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-